Os iniciantes na gestão de clínicas odontológicas, tem o forte hábito de procurar por ferramentas e metodologias que o ajudem na gestão.
Pode ser o seu caso: terminar a faculdade, abrir um consultório com colegas, praticar a odontologia e gerir esse negócio.
Essa pequena história se repete frequentemente no Brasil com milhares de profissionais dentistas sonhando em ter o seu próprio negócio.
Porém, muitos empreendedores dentistas ainda não sabem que em 10 empresas que abrem no país, 6 delas fecham.
Esse é dado preocupante e por isso que o seu sonho de abrir um consultório ou clínica de odontologia precisa ser arquitetado.
Então, leia esse artigo e descubra 7 dicas para te ajudar com o início da gestão do seu consultório ou clínica odontológica.
Dica #01 – Conte com pessoas fiéis e com valores
Toda empresa, organização ou instituição é formado por pessoas, esse é o caso de uma clínica ou consultório também.
Por isso, lembre-se: você não pode estar sozinho nessa jornada! É impossível construir qualquer negócio escalável sem pessoas dedicadas e apaixonadas.
Então, no momento de escolher essas pessoas, estude e analise os profissionais que estarão dividindo o mesmo ambiente com você e o seus pacientes.
Dica #02 – Planejamento com antecedência é fundamental
Sabemos que o sonho é frenético e por isso alguns iniciam o projeto de abrir uma clínica ou consultório por impulso, sem planejamento, sem conter uma análise preditiva ou até mesmo sem objetivos concretos.
O planejamento estratégico é fundamental para entregar valor aos pacientes, ser relevante a toda sociedade, ter um negócio sustentável e, principalmente, poder expandir-se.
Dica #03 – Iniciantes na gestão de clínicas, estude casos de sucesso
Assim como você, os grandes gestores já foram iniciantes na gestão de clínicas, eles passaram por todo esse processo, cometeram erros e aprenderam.
Por isso, pegar feedbacks e ensinamentos de quem já escalou os degraus que você busca escalar agora é uma forma muito valiosa de aprendizado.
Pergunte a essas pessoas ensinamentos práticos, o que elas aprenderam com a caminhada e o que não fariam novamente.
Obviamente, nem todos os ensinamentos servirão para você no momento, mas lembre-se de valorizar cada dica, elas podem ser úteis no futuro.
Dica #04 – Conte com ferramentas tecnológicas para a gestão
A gestão e registro na folha de papel ou planilhas dificultam uma melhor segurança das informações do paciente.
A falta de recursos no começo de um empreendimento faz com que muitos gestores odontológicos coloquem todos os registros dos pacientes em prontuários, anamneses e fichas na folha de papel.
Saiba que essa ação pode ser prejudicial para a organização do consultório. Por isso, é fundamental iniciar a jornada na clínica com um software de odontologia.
Porém iniciantes na gestão de clínicas apresentam recursos financeiros limitados para as mensalidades de um software, não é mesmo?
Por isso nós do Dental Office liberamos gratuitamente para os iniciantes na gestão de clínicas e consultórios odontológicos o plano Start que irá lhe ajudar nessa fase inicial.
Dica #05 – Iniciantes na gestão de consultórios, saiba lidar em conflitos
A gestão de um consultório, também está diretamente ligada à gestão de pessoas e clientes (pacientes). Por isso, lembre-se: se pessoas convivem uma com as outras, conflitos também existirão, isso é normal.
Contudo, a forma como proceder nos conflitos precisa ser sabiamente analisada e evitada ao máximo possível.
Dica #06 – Priorize a sua saúde mental
Começar um negócio, nunca é fácil, sempre tem muitos desafios! Para o dentistas gestor, isso tudo é multiplicado por 2, pois ele exerce praticamente duas funções:
- prática odontológica e a
- gestão da clínica.
No começo isso é natural, não tem como ser evitado, contudo, não deixe de cuidar da sua saúde mental.
Busque sempre:
- descansar mais 7 horas por dia;
- se organizar muito bem para não perder tempo;
- aproveitar dias não úteis com lazer, família e amigos;
- praticar atividades físicas.
Dica #07 – Iniciantes na gestão de consultório, busque por produtividade e organização
O gestor odontológico é responsável por: manter o controle financeiro; aumentar a produtividade do negócio; identificar prejuízos; maximizar a performance dos profissionais; melhorar a experiência do paciente; investir e qualificar; além de muitas outras atividades.
Mas podemos definir a gestão odontológica como a busca por produtividade e uma melhor organização da clínica ou consultório odontológico como um todo.
Porque é importante sempre relembrar essa dica? Porque, o gestor precisa ter um controle do negócio como um todo, a final das contas ele é o administrador.
Sem aumentar a produtividade não haverá crescimento e sem uma melhor organização mais insatisfação por parte dos funcionário e pacientes ele terá.
Por fim,
Começar um negócio é sempre um grande desafio, estar à frente desse negócio e ainda praticar a odontologia é ainda maior.
Contudo, lembre-se que para gerir o seu consultório você pode contar com a ferramenta de gestão mais tecnológica do mercado e o melhor disso, gratuitamente!
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Agradecemos a leitura.