7 dicas para iniciantes na gestão de clínicas odontológicas

Os iniciantes na gestão de clínicas odontológicas, tem o forte hábito de procurar por ferramentas e metodologias que o ajudem na gestão.

Pode ser o seu caso: terminar a faculdade, abrir um consultório com colegas, praticar a odontologia e gerir esse negócio.

Essa pequena história se repete frequentemente no Brasil com milhares de profissionais dentistas sonhando em ter o seu próprio negócio.

Porém, muitos empreendedores dentistas ainda não sabem que em 10 empresas que abrem no país, 6 delas fecham.

Esse é dado preocupante e por isso que o seu sonho de abrir um consultório ou clínica de odontologia precisa ser arquitetado. 

Então, leia esse artigo e descubra 7 dicas para te ajudar com o início da gestão do seu consultório ou clínica odontológica.  

Dica #01 – Conte com pessoas fiéis e com valores

pessoas fiéis e com valores para os inciantes na gestão de clínicas e consultórios odontológicos

Toda empresa, organização ou instituição é formado por pessoas, esse é o caso de uma clínica ou consultório também. 

Por isso, lembre-se: você não pode estar sozinho nessa jornada! É impossível construir qualquer negócio escalável sem pessoas dedicadas e apaixonadas. 

Então, no momento de escolher essas pessoas, estude e analise os profissionais que estarão dividindo o mesmo ambiente com você e o seus pacientes. 

Dica #02 – Planejamento com antecedência é fundamental 

Planejamento estratégico para iniciantes na gestão de clínicas

Sabemos que o sonho é frenético e por isso alguns iniciam o projeto de abrir uma clínica ou consultório por impulso, sem planejamento, sem conter uma análise preditiva ou até mesmo sem objetivos concretos.

O planejamento estratégico é fundamental para entregar valor aos pacientes, ser relevante a toda sociedade, ter um negócio sustentável e, principalmente, poder expandir-se.

Dica #03 – Iniciantes na gestão de clínicas, estude casos de sucesso

casos de sucesso na odontologia

Assim como você, os grandes gestores já foram iniciantes na gestão de clínicas, eles passaram por todo esse processo, cometeram erros e aprenderam. 

Por isso, pegar feedbacks e ensinamentos de quem já escalou os degraus que você busca escalar agora é uma forma muito valiosa de aprendizado. 

Pergunte a essas pessoas ensinamentos práticos, o que elas aprenderam com a caminhada e o que não fariam novamente. 

Obviamente, nem todos os ensinamentos servirão para você no momento, mas lembre-se de valorizar cada dica, elas podem ser úteis no futuro. 

Dica #04 – Conte com ferramentas tecnológicas para a gestão   

software para dentistas

A gestão e registro na folha de papel ou planilhas dificultam uma melhor segurança das informações do paciente. 

A falta de recursos no começo de um empreendimento faz com que muitos gestores odontológicos coloquem todos os registros dos pacientes em prontuários, anamneses e fichas na folha de papel.

Saiba que essa ação pode ser prejudicial para a organização do consultório. Por isso, é fundamental iniciar a jornada na clínica com um software de odontologia.

Porém iniciantes na gestão de clínicas apresentam recursos financeiros limitados para as mensalidades de um software, não é mesmo?

Por isso nós do Dental Office liberamos gratuitamente para os iniciantes na gestão de clínicas e consultórios odontológicos o plano Start que irá lhe ajudar nessa fase inicial.

PLANO START DO DENTAL OFFICE

Dica #05 – Iniciantes na gestão de consultórios, saiba lidar em conflitos

conflitos na equipe odontológica

A gestão de um consultório, também está diretamente ligada à gestão de pessoas e clientes (pacientes). Por isso, lembre-se: se pessoas convivem uma com as outras, conflitos também existirão, isso é normal. 

Contudo, a forma como proceder nos conflitos precisa ser sabiamente analisada e evitada ao máximo possível. 

Dica #06 – Priorize a sua saúde mental 

saúde mental para dentistas

Começar um negócio, nunca é fácil, sempre tem muitos desafios! Para o dentistas gestor, isso tudo é multiplicado por 2, pois ele exerce praticamente duas funções: 

  1. prática odontológica e a
  2. gestão da clínica. 

No começo isso é natural, não tem como ser evitado, contudo, não deixe de cuidar da sua saúde mental. 

Busque sempre: 

  • descansar mais 7 horas por dia; 
  • se organizar muito bem para não perder tempo; 
  • aproveitar dias não úteis com lazer, família e amigos;
  • praticar atividades físicas. 

Dica #07 – Iniciantes na gestão de consultório, busque por produtividade e organização 

produtividade e organização na odontologia

O gestor odontológico é responsável por: manter o controle financeiro; aumentar a produtividade do negócio; identificar prejuízos; maximizar a performance dos profissionais; melhorar a experiência do paciente; investir e qualificar; além de muitas outras atividades. 

Mas podemos definir a gestão odontológica como a busca por produtividade e uma melhor organização da clínica ou consultório odontológico como um todo. 

Porque é importante sempre relembrar essa dica? Porque, o gestor precisa ter um controle do negócio como um todo, a final das contas ele é o administrador.

Sem aumentar a produtividade não haverá crescimento e sem uma melhor organização mais insatisfação por parte dos funcionário e pacientes ele terá. 

Por fim, 

Começar um negócio é sempre um grande desafio, estar à frente desse negócio e ainda praticar a odontologia é ainda maior.

Contudo, lembre-se que para gerir o seu consultório você pode contar com a ferramenta de gestão mais tecnológica do mercado e o melhor disso, gratuitamente!

Não deixe de compartilhar esse conteúdo com a sua equipe!

Agradecemos a leitura.