Metodologia SMART: como definir metas para sua clínica odontológica?

Com a chegada do final do ano, muitas empresas se preparam para iniciar seus planejamentos para os desafios do ano que se aproxima. Você, dentista, já sabe como definir metas para a sua clínica odontológica?

Metas são muito importantes para nortear ações e medir resultados. Além disso, definir metas é uma ótima maneira de monitorar o sucesso das decisões tomadas durante a execução do seu plano de ação.

Nesse post vamos nos aprofundar na Metodologia SMART, uma das mais conhecidas e recomendadas na hora de definir as metas para empresas e negócios.

Então se você quer saber como iniciar 2023 com uma definição mais assertiva nas suas metas, continue lendo esse post.

O que é a Metodologia SMART?

A Metodologia SMART é um método de desenvolvimento e definição de metas. Sua autoria é atribuída a George T. Doran, que escreveu o artigo “There’s a S.M.A.R.T. way to write management’s goals and objectives”,  que em tradução literal significa “Existe um jeito INTELIGENTE de escrever metas e objetivos de gestão”.  O artigo foi publicado na revista Management Review na edição de novembro de 1981. 

Essa metodologia implica em definir critérios para a definição de metas e objetivos, que podem ser aplicados a diversas áreas, tanto profissional, quanto pessoal, individual e coletivamente.

A Sigla SMART significa, em inglês, specific, measurable, achievable, relevant e time based. Traduzindo temos: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. 

Vamos falar sobre cada um desses tópicos a seguir.

Meta Específica

metas para clínicas odontológicas

Uma meta bem definida precisa ser específica, clara e objetiva. Isso ajuda na compreensão da meta por todos os envolvidos e também ajuda compreender se a meta foi alcançada ou não.

Por exemplo, digamos que você é ortodontista e quer fechar mais orçamentos de aparelhos fixos. A meta “fechar mais orçamentos de aparelhos fixos” não pode ser considerada uma meta específica.

Afinal, a meta não transparece o plano de ação necessário para ser atingida. O mais recomendado nesse caso seria quantificar essa meta. Ou seja, inserir um percentual de crescimento desejado em um período.

Assim, a meta ficaria “Aumentar em 25% o fechamento de orçamentos de aparelhos fixos”. Dessa forma, fica mais fácil desenvolver um plano de ação para atingir essa e outras metas para clínicas odontológicas.

Meta Mensurável

Como atingir uma meta sem medir o seu sucesso? Todo plano de ação e objetivo deve ser mensurável, ou seja, precisa ser possível de ser medido.

Afinal, como sabemos, o que não é medido não pode ser melhorado. E isso também pode ser aplicado nas definições de metas. 

Seguindo no exemplo que usamos acima, como é possível medir o aumento de 25% no fechamento de orçamentos de aparelhos fixos? 

O primeiro passo é definir um período em que essa meta deve ser atingida. É mensalmente? A cada 3 meses? Ou essa meta é anual? Essa definição de período é primordial para que os esforços do seu time estejam alinhados.

Mas lembre-se: caso a meta seja atingida antes do período definido, você deve ajustá-la. Dessa forma, você conseguirá ter resultados ainda mais expressivos. Contudo, é preciso manter o pé no chão e não colocar uma meta que não seja possível de ser alcançada.

Falaremos disso no próximo tópico. 

Meta Alcançável

Como vimos, é primordial acompanhar as metas de perto para saber se o que foi definido corresponde com a realidade do seu negócio, e do seu mercado. Ou seja, mensurar os resultados.

Digamos que você havia projetado que conseguiria aumentar em 25% o fechamento de orçamentos de aparelhos fixos em 3 meses. Mas no primeiro mês, você e sua equipe aumentaram em 40%.

Com isso, você define que nesses 3 meses, vocês devem aumentar o fechamento de orçamentos em 80%. Mas essa meta é alcançável?

É importante manter em mente que a definição de metas deve ser um processo que ajude a manter sua equipe motivada. Uma meta difícil, e inatingível pode ser um grande balde de água fria e até mesmo causar frustração.

Isso não quer dizer que as metas não podem ser desafiadoras. Contudo, é preciso equilibrar e saber quando uma meta é desafiadora e quanto ela é inatingível, o que pode comprometer o seu sucesso. 

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Meta Relevante

Outra parte importante sobre como definir metas para clínicas odontológicas é considerar a relevância dessas metas. 

Digamos que você é especialista em ortodontia, e quer ter mais pacientes nessa especialidade. Nesse caso, definir uma meta para aumento do fechamento desses orçamentos, como fizemos no nosso exemplo, é relevante para o seu negócio.

Em suma, uma meta relevante impactará nos principais indicadores da sua clínica odontológica: número de pacientes, faturamento, ticket médio, entre outros indicadores. 

Leia mais sobre esse assunto em: Quais são os indicadores de desempenho das clínicas odontológicas?

Lembre-se que quanto mais relevante for a meta definida, mais engajados estarão os colaboradores da sua clínica odontológica. Especialmente se o atingimento dessa meta estiver atrelado a algum benefício direto, como comissões e afins.

Meta Temporal

Por último, mas não menos importante na definição de metas para clínicas odontológicas, chegamos a meta temporal. Além de ser mensurável, toda boa meta deve ter um período de execução, um prazo definido. 

Essa definição de tempo para o atingimento da meta é primordial para compreender quais ações precisam ser feitas e quando. Esses ajustes de estratégias para alcançar o objetivo só podem ser medidos quando há uma definição temporal.

Afinal, como saber se você e sua equipe estão próximos ou longe de atingir a meta se não há um período final para alcançá-la? 

Por isso, sempre que for definir uma meta, defina um período para que esta seja alcançada.

Como monitorar minhas metas?

metas para clínicas odontológicas

Depois de definir suas metas, que podem e devem ser construídas em conjunto com a sua equipe, é importante sempre monitorá-las. Afinal, sem esse acompanhamento, não é possível saber se as metas estão sendo alcançadas ou não.

Você pode fazer esse acompanhamento semanalmente, que é o que recomendamos. Dessa forma, caso seja necessário mudar ou ajustar as suas metas será muito mais fácil, e você terá mais agilidade nesse processo.

Você pode fazer esse monitoramento por meio de apresentações ou reuniões. Utilize esse momento para discutir estratégias com a sua equipe, escutar sugestões e manter a equipe alinhada.

Por fim, 

Chegamos ao fim de mais um conteúdo aqui no Blog Dental Office.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco melhor sobre a Metodologia SMART e como definir metas para clínicas odontológicas.

Afinal, planejamento é mais do que necessário para um negócio de sucesso, inclusive no mercado odontológico, cada vez mais concorrido.

Se você gostou desse post, não deixe de compartilhar esse conteúdo com seus amigos e colegas de profissão, e claro, com a sua equipe.

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Agradecemos a sua leitura e até a próxima!

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