Redução de custos em clínicas odontológicas

A rentabilidade de uma clínica odontológica está diretamente ligada ao sucesso dela. E uma gestão financeira eficiente é a melhor maneira de garantir que a margem de lucro, ao fim do mês, seja positiva. 

Um dos fatores mais importante nessa questão, é a redução de custos. Como essa ação está acontecendo em sua clínica odontológica? Sua clínica já possui um planejamento odontológico?

Otimizar a verba da clínica, reduzindo seus gastos, é uma tarefa que demanda muita análise de números e atenção, por parte do gestor. Por ser um assunto tão importante, vamos falar sobre ele neste artigo. 

Continue sua leitura e confira:  

Aprendizados sobre gestão financeira trazidos pela pandemia de coronavírus
Redução de custos e análise de gastos
Como cortar custos em clínicas odontológicas
Planejamento financeiro e investimento inteligente
Como o Dental Office pode ajudar sua clínica a ser mais produtiva e cortar custos?

Aprendizados sobre gestão financeira trazidos pela pandemia de coronavírus

A pandemia de coronavírus impactou clínicas de odontologia por todo o mundo. E mesmo que isso tenha trazido muitos desafios, também existem aprendizados. Principalmente se tratando da gestão financeira.

Neste período pôde-se perceber que planejar suas finanças é realmente essencial. Os gestores que deixam esta questão de lado acabam sentindo os impactos de cenários difíceis de maneira muito mais negativa. 

No final das contas, a recuperação leva muito tempo ou, em casos mais sérios, sequer acontece. O que resulta no fechamento da clínica odontológica. 

Para evitar problemas maiores e garantir que seu negócio siga tendo bons resultados e atendendo bem seus clientes, organização e planejamento se tornam pré-requisitos.

Tendo esse cenário em mente, depois de viver todos os desafios de 2020, quer saber como reduzir custos em sua clínica, planejando e organizando suas finanças? Então é hora de seguir para os próximos tópicos.

Redução de custos e análise de gastos

Focar na redução de custos é uma excelente maneira de ter mais lucratividade. Mas para chegar aos benefícios disso para o seu fluxo de caixa, é preciso iniciar o processo de análise de gastos da sua clínica odontológica. 

Primeiramente, analise seus recebimentos: quantos atendimentos estão sendo realizados e como eles são pagos pelos seus clientes? Também é importante verificar quantos dos seus pacientes são particulares e quantos utilizam planos de saúde. 

Depois de conhecer o valor médio de recebimentos da clínica, é hora de conhecer os gastos. Eles são divididos em dois tipos: custos fixos e custos variáveis. 

Analise com cuidado todas as contas e, no fim, o dentista saberá quanto sua clínica está custando para se manter mensalmente. Vale a pena fazer uma média de valores variáveis, já que esse é um valor que costuma mudar todo o mês.

O próximo passo é calcular sua margem de lucratividade, subtraindo a média de gastos do total de recebimentos. Apenas depois de ter esse resultado em mãos deve-se iniciar o processo para reduzir custos. 

Como cortar custos em clínicas odontológicas

Lições da pandemia para gestão odontológica | Dental Office

A análise citada acima é bem importante para evitar que a redução de custos impacte a qualidade do atendimento aos pacientes da sua clínica de odontologia. Feito isso, é hora de colocar algumas estratégias em prática para diminuir gastos. Algumas delas são:

Buscar uma gestão sem papel: ao cortar por completo o uso do papel em sua clínica, muitos custos com agendas, post its, canetas, impressão e até tinta, irão diminuir drasticamente. 

Para isso, utilize um sistema de gestão como o Dental Office, que oferece agenda online, prescrição digital, prontuário eletrônico e uma série de outras funcionalidades para sua clínica odontológica. 

Organizar seu estoque: uma clínica de odontologia utiliza muitos produtos para realizar os procedimentos do dia a dia. Para evitar que você acabe comprando mais itens do que é realmente necessário, é preciso ter um controle de estoque atencioso e efetivo. 

É importante ter uma pessoa da sua equipe que seja responsável por essa tarefa,  para garantir o controle do estoque de maneira realmente eficiente.

Terceirizar alguns serviços: você não precisa contratar uma pessoa para fazer a limpeza da sua clínica, por exemplo. Existem muitas empresas que oferecem esse serviço de forma terceirizada. 

O custo desta terceirização acaba sendo bem menor do que a contratação de uma pessoa para a tarefa. 

Leia também: Erros de gestão financeira que podem levar a clínica odontológica a falência

Planejamento financeiro e investimento inteligente 

Para trilhar o caminho do sucesso em sua clínica odontológica, é importante saber como utilizar as margens de lucro maiores que sua clínica terá após o corte de custos. 

Por isso, é importante fazer um planejamento financeiro e incluir quais investimentos serão feitos na estrutura da clínica para melhorar a experiência do seu paciente. 

Inclusive, essa é uma questão importante de se incluir no plano de negócio da sua clínica odontológica

Analise sua clínica e perceba quais são os pontos positivos dela, e o que pode ser melhorado. 

Talvez sua sala de espera precise de novas poltronas, uma TV ou algum outro eletrodoméstico novo, para tornar a espera do seu paciente mais agradável. 

Sua gestão também precisa de atenção. Pode ser que esteja na hora de escolher um sistema mais completo para sua clínica de odontologia, como o Dental Office. Este é o tipo de investimento inteligente que também irá ajudar a reduzir custos do seu consultório.

Como o Dental Office pode ajudar sua clínica a ser mais produtiva e cortar custos? 

Com o software de gestão Dental Office, sua clínica contará com uma série de ferramentas que foram criadas para tornar seu dia a dia mais produtivo, diminuindo custos. 

Armazenagem ilimitada de imagens e documentos 

Centralize todos os documentos, imagens e exames do paciente em sua ficha de cadastro no Dental Office, facilitando o andamento do tratamento de seus pacientes e a conferência das informações sempre que necessário. 

Painel dashboard com relatórios para análise

Tenha acesso fácil às informações da sua clínica em um dashboard amigável.  Acompanhe o fluxo financeiro, administrativo, agenda e muito mais, garantindo que suas decisões sejam mais assertivas.

Com essa ferramenta fica muito mais fácil analisar os custos da sua clínica e cortar gastos de maneira inteligente!

Emissão de boleto

Emita boletos diretamente para os clientes e tenha a baixa automática de recebimento no seu Dental Office. Tudo isso sem contrato com bancos, evitando a burocracia.

Além do mais, os boletos podem ser enviados para seus pacientes via e-mail, evitando a impressão e cortando custos com papel.

Agenda online

Deixe de utilizar a versão física da agenda e migre para o online. Isso reduz gastos e ainda diminui as faltas dos pacientes. 

Sem papel, sem problemas. Tempo poupado e mais organização no dia a dia em sua clínica de odontologia. Com a agenda do Dental Office é mais fácil controlar as consultas e os retornos. 

Prontuário eletrônico

Cadastros, consultas, informações: com o prontuário eletrônico você tem todos os dados dos seus pacientes salvos e seguros, sempre ao alcance quando precisar. E mais: o Dental Office conta com orçamento integrado para cobranças e outros procedimentos. 

Prescrição digital: integração com o Memed

Busque entre mais de 20 mil medicamentos na hora de realizar suas prescrições digitais. Com o cadastro de pacientes, o sistema avisa caso o medicamento escolhido tenha alguma reação de acordo com o que está no cadastro. 

Com a prescrição digital do Dental Office, você tem receitas sempre legíveis, digitais e mais inteligentes, e ainda deixa de usar o papel de vez, podendo enviar as informações por SMS para seus pacientes. 

Conclusão

Espero que você consiga usar as dicas deste artigo para diminuir os custos de sua clínica e otimizar seu financeiro. 

Quer ainda mais dicas para aumentar sua margem de lucro e ter sucesso em sua clínica de odontologia? Então confira o eBook: