Quais as novas tecnologias da odontologia?

Nós vivemos em uma era digital e a tecnologia está tão integrada no nosso dia a dia que muitas vezes não percebemos que estamos em uma época de revoluções tecnológicas muito frequentes!

Essas tecnologias transformam a maneira com que as pessoas se relacionam, se divertem, fazem negócios e, até, como elas trabalham. E isso é real também para dentistas. As tendências para odontologia estão sempre repletas de novidades para sua clínica odontológica ter uma alta performance.

Profissionais da saúde bucal precisam estar conectados às novidades do setor para oferecer sempre o melhor tratamento para seus pacientes e, também, para se manterem competitivos no mercado. 

Este pode ser o melhor momento para estudar essas novidades e começar a implantar novas tecnologias. Principalmente se suas consultas tiverem diminuído. É uma forma de aproveitar o isolamento social em seu consultório odontológico.

Por isso, que tal conhecer algumas novidades em tecnologias para dentistas? Continue lendo:

1. Aparelho ortodôntico invisível

Quais as novas tecnologias da odontologia? | Dental Office

Uma novidade na área de odontologia é o aparelho ortodôntico invisível. Essa tecnologia para dentistas é preparada no computador e depois moldada em uma espécie de plástico elástico transparente, para se ajustar de acordo com a dentição de cada paciente.

Essa tecnologia reduz o impacto negativo na aparência que o aparelho tradicional causaria, já que passa quase despercebido nos dentes do paciente.

Além disso, o aparelho invisível ainda pode ter resultados mais rápidos e proporciona muito mais conforto, já que pode ser removido na hora de comer, passar o fio-dental e escovar os dentes.

2. Impressão 3D

Essa tecnologia já existe a alguns anos e é uma tendência tecnológica na odontologia, mas sua aplicação como uma tecnologia para dentistas tem crescido muito recentemente, principalmente com os avanços das impressoras 3D em resina. 

Através delas, você mesmo pode produzir dentaduras, pontes e coroas, sem depender de comprar de laboratórios. Ou seja, o processo é mais rápido e barato.

No entanto, é preciso se aperfeiçoar no uso da máquina para acertar suas impressões. Busque conhecimento e considere a possibilidade de começar a imprimir seus próprios itens.

3. Escaneamento intraoral

Cansado de usar modelos de gesso para conseguir uma resolução oclusal adequada? Já considera ele lento, difícil de trabalhar e incômodo para a paciente? A solução está na tecnologia.

Com um sistema de escaneamento intraoral você pode registrar a oclusão de um paciente com precisão em cinco minutos! Registrando claramente arcos, tecidos adjacentes e dentes.

Ele dispensa a necessidade de pó e seus resultados são digitais, 3D e em cores, para facilitar ainda mais o tratamento do seu paciente.

Essa tecnologia para dentistas ainda libera sua clínica odontológica da necessidade de espaço físico para armazenar os modelos. Além disso, com um bom software de escaneamento, você pode até simular o tratamento antes de levá-lo ao paciente.

Para melhorar a precisão com modelos 3D computadorizados, esse sistema conta com a tecnologia CAD/CAM.

4. Anestesia eletrônica

Quais as novas tecnologias da odontologia? | Dental Office

A anestesia é uma das dificuldades para o bom atendimento em uma clínica odontológica, não é? 

O próprio procedimento de anestesiar pode ser doloroso para o paciente, mas o pior é quando o organismo não absorve a anestesia corretamente. Em qualquer caso negativo, a tendência é que o paciente sofra e fique insatisfeito com o seu atendimento.

Por isso, a anestesia eletrônica é inovadora entre as tecnologias para dentistas. Com esse aparelho, a aplicação é muito mais precisa e menos dolorida.

5. Cirurgia guiada

Essa tendência para odontologia vem se popularizando entre clínicas odontológicas.

Para executar esse processo, é preciso fazer um molde computadorizado da boca do paciente, que então baseia a produção de um guia cirúrgico a ser usado durante o procedimento.

Esse guia, então, é fixado na gengiva na hora da cirurgia, mostrando exatamente os locais onde os cortes devem ser feitos. Com isso, a operação se torna muito menos invasiva.

6. Prescrição digital de medicamentos

Essa é uma das ferramentas digitais que precisam estar no seu consultório odontológico. Através dela, você pode prescrever um medicamento para um paciente que está distante ou não pode ir até sua clínica.

Isso facilita muito a continuidade de tratamentos longos com seus pacientes. Você ganha em agilidade, praticidade e satisfação do paciente.

Com o software Doctor Max, você pode fazer essa prescrição eletrônica online através da parceria do sistema com a Memed.

7. Software de gestão odontológica na nuvem

Esta última dica não é necessariamente uma novidade. Os softwares estão por aí há alguns anos. No entanto, cada vez mais eles são fundamentais para o sucesso da sua gestão odontológica.

Um bom software oferece prontuários eletrônicos, prescrições online, agenda inteligente, odontograma, gestão financeira e muito mais. São verdadeiras ferramentas tecnológicas que podem melhorar muito o trabalho da sua clínica – desde a gestão até os atendimentos.

Eles se tornaram ainda mais indispensáveis para manter a gestão odontológica com o coronavírus, pois melhoram seus processos e seu controle financeiro.

Além disso, os softwares são uma forma muito boa de usar a tecnologia para deixar seus atendimentos mais humanizados. Afinal, a humanização na odontologia é central para fidelizar pacientes e melhorar seus tratamentos.

Saiba mais sobre a humanização na odontologia com o nosso eBook gratuito:

Enviando...