Impressão 3D na odontologia

Tempo de leitura: 2 min

A impressão 3D na odontologia permite confeccionar objetos baseados usualmente em sistemas gráficos de sobreposição de camadas.

NÃO ENTENDEU NADA, NÉ? HAHAHAHA!

A ideia é bem simples e inovadora: a partir de uma impressora 3D e com um sistema gráfico, você pode modelar os objetos e imprimi-los.

Essa tendência já está há algum tempo revolucionando a odontologia moderna, possibilitando planejar os tratamento e fazer próteses, moldes e outras peças essenciais para os procedimentos clínicos da odontologia.

Alguns desses processos eram realizados apenas por laboratórios protéticos.

Mas, atualmente, se você tiver capital para investir na impressão tridimensional, então você mesmo pode fabricar as peças protéticas.

Continue lendo esse artigo para ficar atualizado da nova tendência de tecnologia odontológica.

Impressão 3D e odontologia

A primeira utilidade da impressora 3D na odontologia foi no desenvolvimento nos moldes de cera utilizando laser.

E com a evolução desse processo, as aplicações da impressão 3D também foram se expandindo na odontologia.

Atualmente, as impressoras 3D podem ser utilizadas para criar modelos odontológicos e cirúrgicos para o planejamento pré-operatório e outras aplicações que devem aumentar cada vez mais nos próximos anos.

O que é muito utilizado atualmente por dentistas que têm a solução da impressão tridimensional é de imprimir modelos para estudo, análise e teste.

Muitos fazem o molde para o paciente experimentar como ficaria o resultado final do tratamento, aumentando as expectativas dele com o procedimento.

Então separamos a seguir mais exemplos da aplicação das impressoras 3D na odontologia:

Implantes e Próteses

Além de fazer as próteses, também é possível fabricar modelos de próteses de impressão rápida para o paciente testar.

Restaurações

Quando os dentes tiveram uma grande perda da sua estrutura podem ser recompostos por blocos ou coroas.

Depois de realizado a escaneamento, com Scanner Intraoral, para analisar as medidas, as impressoras 3D confeccionam fielmente todas as peças ao formato original para o encaixe do corrompimento.

O software de gerenciamento odontológico, Dental Office, tem interatividade com o Scanner Intraoral: Active War.

Dessa forma, é possível armazenar todos os scans em um único lugar

Cirurgias

As impressoras tridimensionais possibilitam o auxílio em cirurgias, como:

Cirurgia Buco-maxilo-facial e de correção: a impressão 3D possibilita planejar o procedimento cirúrgico através de biomodelos. Dessa forma, fica bem mais fácil estudar a anatomia dentária do paciente.

A vantagem desse estudo prévio é em aumentar a segurança (evitando erros durante o procedimento), melhorar o resultado final e otimizando tempo (a cirurgia é realizada com menos tempo).

Fabricação de alinhadores

Você também pode fabricar aparelhos ortodônticos personalizados, que aumentam o conforto na etapa de alinhamento dos dentes do paciente.

Enfim…

O investimento em uma impressora 3D ainda é fora da realidade de muitos consultórios e clínicas odontológicas aqui no Brasil, mas com a popularização dessa tecnologia é bem provável que o preço diminua com o tempo.

Notou que são muitas as vantagens em ter uma impressora 3D e se você pensa em adquirí-la, é muito importante atentar-se às qualificações do fornecedor: estudar se apresenta um bom suporte e manutenção, custo benefício, credibilidade no mercado.

Por fim, você leu neste post-blog sobre a nova tendência tecnológica para odontologia, a impressão 3D.

Gostou desse conteúdo?

Então, não deixe de compartilhar com sua equipe!

Agradecemos sua leitura!

Mais Vendas no seu Consultório Odontológico