Você provavelmente já ouviu falar em impressão 3D. Mas e em impressão 3D na odontologia?
Apesar de ser muito utilizada em outras profissões e áreas de conhecimento, essa tecnologia ainda é pouco usada no nicho odontológico, apesar de já se fazer mais presente nesse mercado atualmente.
Essa tendência já está há algum tempo revolucionando a odontologia moderna, possibilitando planejar os tratamentos e fazer próteses, moldes, alinhadores e outras peças essenciais para os procedimentos clínicos da odontologia.
Alguns desses processos eram realizados apenas por laboratórios protéticos. Mas, atualmente, se você tiver capital para investir na impressão tridimensional, então você mesmo pode fabricar as peças protéticas.
Continue lendo esse artigo para ficar atualizado da nova tendência de tecnologia odontológica.
O que é impressão 3D na odontologia?
A impressão 3D permite confeccionar objetos baseados usualmente em sistemas gráficos de sobreposição de camadas.
Apesar de parecer muito complexo, a ideia é um tanto quanto simples e bastante inovadora. A partir de uma impressora 3D e com um sistema gráfico, você pode modelar os objetos e imprimi-los.
A primeira utilidade da impressora 3D na odontologia foi no desenvolvimento dos moldes de cera utilizando laser. Com a evolução desse processo, as aplicações da impressão 3D foram se expandindo na odontologia e hoje já são utilizadas em diversos procedimentos que veremos mais adiante em detalhes.
Em suma, as impressoras 3D podem ser utilizadas para criar modelos odontológicos e cirúrgicos para o planejamento pré-operatório e outras aplicações que devem aumentar cada vez mais nos próximos anos.
O que é muito utilizado atualmente por dentistas que têm a solução da impressão tridimensional é de imprimir modelos para estudo, análise e teste. Muitos fazem o molde para o paciente experimentar como ficaria o resultado final do tratamento, aumentando as expectativas dele com o procedimento.
Como é feita a impressão 3D na odontologia?
A impressão 3D é realizada através de máquinas que fazem a leitura de dados e, literalmente, esculpem o material desejado de acordo com as especificações determinadas. Para tal, é utilizado um software onde é necessário preencher corretamente as informações para que o objeto final saia da maneira mais fiel possível.
A impressão pode ser feita com diversos tipos de material. Entre os mais conhecidos estão o ABS e o PLA. O ABS é um plástico leve e resistente derivado do petróleo. Já o PLA é um polímero biodegradável, por sua vez, mais sustentável.
Já em relação às impressoras 3D, as mais comuns são a Modelagem de Deposição Fundida (FDM), a Estereolitografia (SLA) e o Processamento Digital de Luz (DLP).
A FDM é a mais comum e mais acessível atualmente no mercado. Funciona com a aplicação de material camada por camada, criando assim modelos tridimensionais. Além do baixo custo, outras vantagens são a utilização de diversas matérias para a criação de modelos, e a produção mais acelerada.
A SLA produz uma impressão mais precisa e com alta resolução. A grande diferença entre ela e a FDM é a necessidade de manter o objeto impresso sob luz ultravioleta para curar a peça. O valor também é mais acessível, e permite impressões em grande escala. É muito utilizada na impressão de próteses.
Já a DLP também utiliza a luz para curar o objeto impresso. No entanto, ao invés de se utilizar luz ultravioleta, é usada uma tela de projetor de luz digital. A vantagem é ter um acabamento melhor que a tecnologia SLA, inclusive em peças curvadas.
Como a impressão 3D é utilizada na odontologia?
Agora que já vimos o que é, e como é feita a impressão 3D na odontologia, vamos aprofundar em algumas de suas aplicações.Separamos a seguir alguns exemplos da utilização das impressoras 3D na odontologia.
Vamos a elas.
Implantes e Próteses
Esse tipo de procedimento odontológico necessita de um alto grau de fidelidade ao formato do dente. E é por isso que a impressão 3D é muito utilizada nesses casos, para trazer mais conforto e funcionalidade ao dente implantado.
Além de fazer as próteses, também é possível fabricar modelos de impressão rápida para o paciente testar e ajudar no refinamento da prótese final.
Restaurações
A impressão 3D também pode ser utilizada em restaurações. Quando os dentes tiveram uma grande perda da sua estrutura, estes podem ser recompostos por blocos ou coroas. É aí que entram as impressões.
Depois de realizado o escaneamento com o Scanner Intraoral, para analisar as medidas, as impressoras 3D confeccionam fielmente todas as peças ao formato original para o encaixe no que foi perdido do dente.
O software de gerenciamento odontológico, Dental Office, tem interatividade com o Scanner Intraoral Active War. Dessa forma, é possível armazenar todos os scans em um único lugar.
Cirurgias
As impressoras tridimensionais também possibilitam o auxílio em cirurgias, como cirurgia buco-maxilo-facial e as cirurgias de correção. Nesses casos, a impressão 3D possibilita planejar o procedimento cirúrgico através de biomodelos. Dessa forma, fica bem mais fácil estudar a anatomia dentária do paciente.
A principal vantagem desse estudo prévio é de aumentar a segurança do procedimento, evitando assim erros na cirurgia. Além disso, esse estudo realizado com auxílio do biomodelo melhora o resultado final da cirurgia, assim otimizando tempo e deixando o seu paciente mais confortável e seguro do procedimento.
Fabricação de alinhadores
Por fim, mas não menos importante, a impressão 3D na odontologia também permite a fabricação de aparelhos ortodônticos personalizados Os famosos alinhadores que aumentam o conforto na etapa de movimentação dos dentes do paciente.
Vale a pena investir em uma impressora 3D para o meu consultório?
Apesar de ser uma tecnologia muito promissora, o investimento em uma impressora 3D ainda é fora da realidade de muitos consultórios e clínicas odontológicas aqui no Brasil.
Contudo, com a popularização dessa tecnologia é bem provável que o preço diminua com o tempo e fique mais acessível aos dentistas. Mas com todos os benefícios que uma impressora tridimensional pode trazer para o seu negócio, reavalie se é possível adquirí-la mesmo com um valor um pouco mais alto.
Vale ressaltar que em algumas especialidades específicas, o uso ou a aquisição de uma impressora 3D pode ser dispensável. Consultórios que tenham mais de um dentista e mais de uma especialidade também podem avaliar a aquisição da impressora para uso compartilhado.
Dessa forma, você garante essa tecnologia inovadora no seu dia a dia, e evita que essa aquisição se torne uma dor de cabeça para o seu bolso.
Outra dica antes de você optar por comprar uma impressora 3D ou não é pesquisar, com muita calma, a empresa fornecedora.
Estude preços, se a empresa apresenta um bom suporte e manutenção, custo-benefício, credibilidade no mercado, entre outros.Tudo isso vai evitar que no futuro você tenha problemas no futuro.
Além disso, outra recomendação é conversar com colegas que já utilizam a impressora em suas clínicas ou consultórios odontológicos. Assim você também consegue indicações de empresas, marcas e outras dicas valiosas na hora da sua compra.
Enfim…
Chegamos ao fim de mais um conteúdo do Blog Dental Office. Você leu neste post tudo sobre a impressão 3D, e como ela pode ser utilizada na odontologia.
E aí, você já usa essa tecnologia no seu consultório? Conta para a gente nos comentários aqui embaixo. Gostou desse conteúdo? Então não deixe de compartilhar com os seus colegas e amigos de profissão e, claro, com a sua equipe.
Ah, aproveite e baixe o nosso conteúdo gratuito com dicas de 45 ferramentas digitais para dentistas! É só clicar aqui embaixo:
Agradecemos sua leitura e até a próxima!
Comentários