Sistema odontológico: 5 motivos para investir em um para sua clínica

É inegável que a tecnologia veio para ficar. Hoje em dia ela já faz parte de quase todos os processos que realizamos, como compras e até mesmo a comunicação com a nossa família e amigos. E claro, o mundo da odontologia não ficou para trás. Afinal, tenho certeza que você já viu pelo menos um sistema odontológico para clínicas no mercado.

Esses softwares vêm acompanhando a necessidade do mercado odontológico no Brasil. Todos sabemos que gerenciar um negócio pode ser um grande desafio.

E para os dentistas isso não é diferente. Lidar com o administrativo, financeiro, estoque e outras áreas que fazem parte do dia a dia de uma clínica não é uma tarefa fácil. E é nesse sentido que as ferramentas digitais, como softwares para clínicas podem te auxiliar.

Mas afinal, o que um sistema odontológico pode fazer na prática pela minha clínica? Se essa é uma pergunta que você está se fazendo, acompanhe esse post e veja cinco motivos para investir em um software de gestão para o seu negócio. 

Maior organização e segurança de dados

sistema odontológico

Quando falamos em um sistema de gestão, a primeira coisa que vem à mente é, de fato, a organização. E sim, uma das principais vantagens desse tipo de ferramenta é auxiliar na estruturação de processos do seu negócio.

Grande parte desses sistemas contam com agenda online, prontuário e cadastro de pacientes, além de espaço ilimitado para armazenagem de imagens e documentos. Tudo isso faz com que os dados mais importantes e que precisam ser consultados com frequência estejam sempre à disposição.

Além disso, a centralização de informações é outra vantagem. Ter acesso à ficha de todos os pacientes em um único lugar, assim como as consultas do dia, poupa tempo na clínica tornando os procedimentos mais ágeis. 

Outra questão tão importante quanto a organização é a segurança de dados. Muitos sistemas odontológicos já realizam o armazenamento de dados na nuvem, onde as informações são resguardadas por meio de criptografia, com acesso apenas por meio de login e senha. Isso evita ataques de hackers e garante o sigilo total das informações, algo primordial para evitar perda de dados sensíveis sobre pacientes.

Otimização do tempo e aumento da produtividade 

Uma das principais consequências da organização é a otimização do tempo. Afinal, com os processos da sua clínica organizados, mais tempo útil você e sua equipe terão. E isso impacta diretamente no aumento da produtividade.

Mas como um sistema odontológico pode me ajudar a aumentar a minha produtividade? Um software completo pode influenciar positivamente em toda a produtividade do consultório ou clínica por uma questão muito simples: automatização de processos.

Com um sistema, por exemplo, o cancelamento ou remarcação de consultas são realizados automaticamente com o envio de mensagens de confirmação. Toda essa comunicação é transmitida diretamente para o sistema que atualiza a agenda prontamente.

Assim, sem precisar se preocupar com esses processos, você e sua equipe podem se concentrar em outras atividades que necessitam de maior atenção, produzindo mais e melhor.

Auxilia e melhora o relacionamento com o paciente

sistema odontológico

Uma das coisas mais importantes na odontologia é a experiência do paciente. Mas quem acha que apenas o atendimento clínico é responsável por essa etapa está muito enganado. 

A experiência do paciente começa desde o primeiro contato para marcar a consulta. 

E nesse sentido, um sistema odontológico pode te ajudar. Isso porque com essa ferramenta, o agendamento se torna muito mais rápido e fácil, melhorando o atendimento e a satisfação do seu paciente desde a primeira ligação.

Além disso, o prontuário eletrônico auxilia o dentista na hora de realizar um atendimento mais personalizado e alinhado com as necessidades do paciente. Lá é possível encontrar procedimentos já realizados, consultas, tratamentos, radiografias e outras informações essenciais para um atendimento de excelência.

Com esses dados em mãos, fica mais fácil agilizar o atendimento e oferecer maiores opções ao seu paciente, uma vez que você já conhece todo o histórico dele. Tudo isso é fundamental para a experiência do seu paciente, e vai te ajudar na hora de fidelizá-lo.

Melhor controle administrativo e financeiro

A gestão financeira de qualquer negócio requer atenção e constância. É muito importante ficar sempre alerta nas receitas e despesas, fluxo de caixa e capital de giro da sua clínica. 

Parte das ferramentas de gestão odontológica vêm acompanhadas de um painel financeiro. Nesses painéis é possível consultar toda a movimentação de cheques, cartões, boletos e demais pagamentos. Algumas ferramentas, inclusive, tem integração direta com maquininhas de cartão para uma gestão mais assertiva.

Tudo isso te ajuda a acompanhar de perto o financeiro, ver como andam os pagamentos, qual a previsão de baixa de boletos e outras informações. Com isso, fica mais simples visualizar como anda a saúde financeira da sua clínica. O que proporciona maior controle administrativo, e auxilia na tomada de decisões.  

Relatórios de gestão personalizados

sistema odontológico

Relatórios são essenciais para medir a eficiência de uma gestão. Alguns sistemas odontológicos possuem relatórios gerenciais que podem ser personalizados por período e até mesmo por tipo de procedimento.

Entre os principais relatórios que podem ser gerados a partir desses sistemas estão os de:

  • Pacientes;
  • Agendamentos;
  • Financeiro;
  • Produtividade; 
  • Tratamentos.

Com essas informações, você consegue mensurar cada detalhe da sua clínica. Assim, você garante uma gestão cada vez mais eficiente e de alta performance. Além disso, ter acesso personalizado a essas informações também te ajudam e muito nas decisões relacionadas ao seu negócio. 

Por fim…

Como vimos acima, um sistema odontológico completo pode ser uma grande aquisição para a sua clínica ou consultório. Afinal, apostar em uma ferramenta de gestão é um investimento que pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. 

O Dental Office é um sistema de gestão para dentistas, com agenda, prontuário, cadastro de pacientes, odontograma, telemonitoramento e muito mais. Mude a sua gestão e torne o dia a dia na sua clínica mais fácil. Com o Dental Office seu consultório é mais eficiente de qualquer lugar que você esteja!

E quem tem mais a dizer sobre o Dental Office é o Dr. Reginaldo Tateigi. Confira o que nosso cliente tem a dizer sobre o nosso sistema odontológico clicando abaixo:

Faça como o Dr. Reginaldo, teste gratuitamente o nosso sistema e veja na prática tudo o que o nós podemos fazer por você.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar com a sua equipe! 

Agradecemos a leitura e até a próxima!