A principais tendências para a Odontologia em 2022

A cada ano que passa, as tecnologias, tanto para a gestão odontológica quanto para a própria Odontologia, são melhoradas. Manter-se atento não somente a essas novidades, mas também às tendências que estão chamando mais atenção do público, é de grande ajuda para realizar um melhor atendimento e ainda atrair e fidelizar mais pacientes.

Em qualquer área, aqueles que estão sempre atentos às mudanças e novidades do mundo, buscando sempre pela inovação e informação, ganham destaque, ficam à frente e se diferenciam de outros profissionais

As tendências da Odontologia para 2022 revolucionam sua prática e diversificam seus serviços. Acima de tudo, essas novidades e mudanças prezam por melhorias na saúde para todos os pacientes que confiam em seus cuidados.

Dessa maneira, separamos ao longo deste texto as principais tendências da Odontologia para o ano de 2022. Assim, você já começa a preparar sua clínica ou consultório odontológico e já garante um bom início de ano para seu negócio. Boa leitura!

A principal tendência odontológica para 2022: os impactos do 5G e outras tecnologias 

A nova geração da internet veio como a principal tendência odontológica para 2022. Com ela, a possibilidade de dentistas desenvolverem novos tratamentos e organizarem melhor suas clínicas é grande. Mas, primeiro, vamos entender um pouco sobre o que é a inovação do 5G.

A tecnologia 5G é compreendida como a próxima geração da rede de internet móvel, levando muito mais velocidade para realizar downloads e uploads, além de oferecer uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. 

A ideia apresentada é que os aspectos de rádio sejam melhor usados em todos os aparelhos, dessa maneira, muitos dispositivos poderão acessar a internet móvel ao mesmo tempo. 

Leia mais: Alinhadores invisíveis: garanta o diferencial de sua clínica odontológica

Com o avanço dessa tecnologia, quase tudo poderá ser conectado à internet, desde carros, eletrodomésticos, etc. Sendo assim, a internet 5G também vai afetar a Odontologia e seus respectivos tratamentos. 

As principais tendências para a odontologia em 2022 | Dental Office
A rede 5G permitirá a interconexão de equipamentos possibilitando acesso a produtos inovadores e utilidades domésticas

Veja a seguir, as principais tendências odontológicas para 2022 que a internet 5G possibilitará!

Realidade aumentada

A realidade aumentada permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade. Dessa maneira, poderemos visualizar objetos em determinados contextos, mesmo eles não estando ali presentes, como ocorre no famoso jogo Pokemon GO e em diversos filtros do Instagram

Na Odontologia, a realidade aumentada poderá ser utilizada pelos dentistas para simular implantes ou analisar com mais clareza as arcadas dentárias de pacientes, mesmo se eles não estiverem presentes em sua clínica ou consultório. 

Essa ferramenta já faz parte da realidade tecnológica e foi pensada há muito tempo (1992) pelo cientista e pesquisador Thomas P. Caudell, criador do Boeing 747. Porém, agora será impulsionada em níveis surpreendentes pelo 5G. 

Realidade virtual

A realidade virtual já é mais conhecida e mais aplicada do que a aumentada, porém, também crescerá junto com o 5G. É por meio de um óculos de realidade virtual (VR), que um novo cenário é simulado, o que faz com que esse tipo de ferramenta seja muito utilizada em jogos.

As principais tendências para a odontologia em 2022 | Dental Office

Já na área odontológica, ela pode ser muito explorada com o uso de programas que estimulem o paciente a não sentir dor, por exemplo. 

Cirurgias realizadas por robôs 

A China realizou em 2017 o primeiro implante dentário por um robô, o que foi de grande necessidade visto que o país possui uma demanda de mais de 1 milhão de implantes por ano. Essa é outra tendência a ser impulsionada com a internet 5G, não somente no país asiático, mas em todo o mundo.

Muito em breve, os braços robóticos serão cada vez mais vistos em clínicas odontológicas. Dessa maneira, implantes e até mesmo pequenas cirurgias poderão ser realizadas por meio de hardwares previamente programados. 

Leia mais em: Implantodontia: saiba tudo sobre essa especialidade

Inteligência artificial

A inteligência artificial vai muito além da automatização mecânica. Esse tipo de tecnologia permite que máquinas e programas desenvolvam a possibilidade cognitiva de aprender.

Por meio do uso desses sistemas, os dentistas poderão apurar dados e gerar relatórios prevendo qual a maior probabilidade de ter complicações pós-operatórias, ou ainda, contribuir com recursos para a realização de diagnósticos, planejamentos e tratamentos dentários. 

O uso da internet 5G possibilitará o avanço dessa ferramenta. Principalmente pois, para trabalhar com uma grande quantidade de dados, é necessário uma conexão de excelente qualidade.

Telerradiologia

Esse serviço também deve se tornar uma tendência odontológica popularizada pelo 5G no próximo ano. Isso ocorrerá pois o envio das imagens às empresas que elaboram laudos a distância será ainda mais rápido e acessível. 

A internet de qualidade poderá ser encontrada em pontos mais remotos em que as conexões apresentam grande instabilidade ou simplesmente não existem, como em cidades no interior dos estados, zonas rurais, comunidades indígenas e quilombolas, etc. 

Dessa maneira, dentistas localizados nessas regiões poderão contratar os serviços de empresas de telerradiologia das regiões metropolitanas. Isso promoverá uma maior qualidade nos diagnósticos e tratamentos de sua clínica ou consultório odontológico. 

Telemonitoramento como complemento do atendimento presencial 

O telemonitoramento foi uma das novidades mais úteis durante a pandemia, pois permitiu a segurança do isolamento social enquanto a saúde permitia o acompanhamento e o atendimento de forma online.

Isso aconteceu inclusive em pré-consultas de diagnóstico da covid-19, em que pacientes realizavam a teleconsulta para identificar os sintomas e verificar as chances de ser a doença. Dessa maneira, pacientes adoecidos que apresentavam sintomas que não caracterizam a enfermidade não eram expostos ao risco de pegar o vírus nos ambientes de saúde. 

Já na Odontologia, o Conselho Federal de Odontologia (CFO), aprovou a resolução CFO-226, que permite o exercício da profissão à distância. Com isso, muitos dentistas passaram a orientar seus pacientes por meio de videochamadas, tanto na pré quanto na pós-consulta. 

CTA

O novo perfil de pacientes está cada vez mais digital, por isso, a oportunidade de diversificar seu atendimento com qualidade por meio de uma tecnologia inovadora pode garantir o sucesso de sua clínica odontológica. 

Investimento em marketing digital 

Os números referentes ao marketing digital crescem a cada ano e isso é o principal motivo para esse serviço não sair das tendências de mercado em diversos setores, incluindo o odontológico. 

Isso acontece pois as pessoas, a todo momento, buscam por referências e informações na internet, seja de profissionais, tratamentos, prevenção, etc. 

Dessa maneira, possuir um site e um blog ajuda muito a atrair e fidelizar os pacientes de sua clínica odontológica, além de fortalecer sua marca e gerar mais autoridade, o que pode ser um diferencial para escolherem entre você ou seu concorrente.

Leia mais: Quanto investir em Marketing Odontológico 

A melhor maneira é oferecer um conteúdo rico que procure solucionar ou ajudar seus pacientes nas principais dores que enfrentam. Isso vai aumentar significativamente o tráfego para seu site. Além disso, você ainda pode contar com anúncios pagos para impulsionar mais ainda seu negócio no mundo online. 

A harmonização orofacial   

Essa tendência só se encontra no mercado como uma especialização odontológica há poucos anos. Por conta disso, o número de especialistas nessa área ainda é baixo e as oportunidades para novos dentistas são grandes. 

A harmonização orofacial busca o equilíbrio entre a relação estética e funcional do rosto e sorriso do paciente. Por meio de procedimentos que se encontram cada vez mais em alta, é possível corrigir assimetrias e melhorar algumas proporções faciais de pacientes, contribuindo para o bem-estar, a saúde e a autoestima.

As principais tendências para a odontologia em 2022 | Dental Office

Além da harmonização orofacial fazer parte das tendências odontológicas de 2022, a tecnologia que auxilia nesse procedimento também está se destacando. Ela é essencial para aproveitar ao máximo essas oportunidades.

Leia mais: Como atrair e fidelizar pacientes com a Harmonização Orofacial

Um importante exemplo é o módulo de harmonização orofacial do Dental Office, que permite o controle de todo o processo com mais agilidade e maior satisfação dos pacientes. Com esse módulo, sua clínica pode contar com:

  • agilidade e eficiência nos processos pela digitalização;
  • facilidade de planejamento ao poder ver digitalmente a imagem da face ou músculos para marcar procedimentos;
  • fotos capturadas em tempo real para o acompanhamento da evolução do paciente;
  • informações organizadas e agrupadas, tanto dentro de sua equipe quanto com o paciente;
  • sistema adequado para sua clínica com alterações e adequações aos processos realizados. 

Se você deseja se especializar nessa área, é melhor começar a se preparar e se equipar para oferecer o melhor atendimento!

Sistemas de gestão para clínicas odontológicas

Além das inovações em diagnósticos e tratamentos odontológicos, as tendências para 2022 também incluem a gestão de clínicas e consultórios, principalmente por meio de softwares integrados.

Um bom sistema para clínicas odontológicas concentra as principais funcionalidades que sua gestão precisa, como é o caso do Sistema de Gestão Odontológica Dental Office. Com ele, você tem total controle financeiro, com relatórios, fluxo de caixa e até uma solução de pagamento integrada.

O software de gestão também pode te ajudar na sua gestão de tempo, com agenda online e processos automatizados, que tornarão seu trabalho muito mais simples e ágil.

Seu atendimento também sai ganhando. Com prontuários eletrônicos, as informações dos pacientes estão sempre à mão de maneira rápida, para que você ofereça o melhor tratamento sem perda de tempo.

Você também pode automatizar o contato com o paciente através de SMS ou e-mail, ou mesmo usar o WhatsApp integrado para confirmar consultas e fortalecer o relacionamento, diminuindo a inadimplência de pacientes.

Um bom sistema também conta com ferramentas de telemonitoramento integradas, para que você possa fazer atendimentos a distância com facilidade, integração com o prontuário e satisfação para o paciente.

Leia mais: Como o sistema Dental Office pode te auxiliar no seu consultório?

Para melhorar, você também pode contar com sistemas na nuvem, ou seja: 100% disponíveis online. Assim, é possível realizar a gestão da clínica onde quer que você esteja. Tudo que você precisa é de um dispositivo conectado à internet.

E esses são só alguns exemplos do que um sistema de gestão para dentistas pode fazer pela sua clínica. Por isso mesmo, essa tendência não é novidade, mas deve crescer muito em 2022.

Quer descobrir qual o melhor sistema para gestão de clínicas odontológicas para usar em seu estabelecimento? Então acesse nosso eBook gratuito e mantenha-se atualizado nas tendências de mercado:

CTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *