Tendências de 2021 para dentistas

Você já começou a organização para 2021 na sua clínica odontológica? Estamos chegando no fim do ano e é hora de preparar sua gestão, fazer um bom planejamento financeiro e saber quais tendência para dentistas estarão em alta no ano que vem.

Já falamos sobre algumas das principais tecnologias que já estão sendo implantadas para melhorar tratamentos odontológicos. Você pode conferir esse texto em: Quais as novas tecnologias da odontologia?

Mas agora queremos abordar outro lado das tendências do ano que vem: a gestão odontológica. Afinal, durante a pandemia de coronavírus, dentistas no país inteiro notaram a importância da eficiência e da inteligência na organização de suas clínicas e consultórios.

Assim, 2021 definitivamente será um ano em que o dentista precisará estar preparado com o melhor atendimento, processos mais rápidos e eficientes e total controle financeiro. 

Então continue sua leitura e conheça as principais tendências para fazer o planejamento de 2021 para sua clínica odontológica.

  • Gestão de tempo para dentistas;
  • Contabilidade para clínicas de odontologia;
  • Solução de pagamento integrada;
  • Foco no bom atendimento;
  • Marcar presença nas redes sociais;
  • Combinar o atendimento presencial com o telemonitoramento;
  • Sistema de gestão para clínicas odontológicas

Gestão de tempo para dentistas

Muitas vezes parece que 24 horas é pouco tempo para conseguir realizar tudo que você precisa em um dia, não é? Afinal, são atendimentos, tratamentos, obrigações de gestão da clínica, e ainda precisa sobrar um tempinho para estudar e se manter atualizado na sua especialidade.

Por isso, a gestão de tempo para dentistas de sucesso será uma das principais tendências de 2021 em clínicas de odontologia. Ela é uma forma de organizar a sua rotina para conseguir realizar todas as obrigações do dia sem correria, estresse ou esgotamento.

Para isso, é preciso ter um planejamento de suas tarefas diárias, organizando quanto tempo você pode dedicar para cada uma delas. Uma agenda online para clínicas odontológicas é uma excelente opção para te ajudar com isso.

Além do mais, também é importante definir prioridades, dar preferência por fazer as tarefas mais difíceis primeiro, evitar atrasos e separar horários para uma alimentação de qualidade e para o lazer.

Contabilidade para clínicas de odontologia

Muitas vezes, a contabilidade da clínica acaba ficando esquecida na hora da gestão, não é? Mas isso deve mudar em 2021!

Com uma boa contabilidade para dentistas, você melhora seu controle financeiro, consegue analisar melhor seus resultados e, principalmente, lida melhor com as tributações.

A contabilidade garante que você não perca muito tempo organizando o pagamento de impostos e ainda evita que você pague mais do que o absolutamente necessário.

Assim, essa tendência para dentistas promove redução de custos, maior agilidade na gestão financeira e muito mais.

Solução de pagamento integrada

Meios de pagamento para dentistas | Dental Office

Quais formas de pagamento estão disponíveis na sua clínica? Você recebe em dinheiro vivo, cartão, boletos, cheques ou transferências? Ou sua clínica opta por tudo isso e muito mais?

Hoje em dia é cada vez mais comum que as clínicas odontológicas tenham várias opções de pagamento, para ter a forma certa para todos os seus pacientes. 

No entanto, isso pode gerar um problemão na hora do seu controle financeiro, não é? Lançar cada pagamento no seu sistema de gestão é algo trabalhoso, passível de erros e que toma muito tempo!

Mas a tecnologia está aí para te ajudar nisso! Uma das novas tendências para 2021 é a solução de pagamentos integrada ao seu sistema de gestão. Com ela, você otimiza seu tempo e sai ganhando com mais praticidade e segurança para você e seu paciente.

Foco no bom atendimento

A pandemia de coronavírus fez crescer ainda mais uma importante necessidade dos profissionais de odontologia: a excelência no atendimento.

Assim, oferecer um atendimento humanizado ao paciente também é tendência para o ano que vem. É preciso realmente conquistar e fidelizar as pessoas, para garantir que elas voltem ao seu consultório e ainda recomendem o seu trabalho para amigos e familiares.

Para isso, toda sua equipe precisa:

  • Receber o paciente com um sorriso;
  • Chamá-lo pelo nome;
  • Realmente prestar atenção no que ele diz;
  • Olhar nos olhos enquanto o paciente fala;
  • Explicar com paciência e tranquilidade os tratamentos;
  • Tirar dúvidas com atenção;
  • Evitar atrasos;
  • Ter uma excelente infraestrutura.

Tudo isso faz parte de um atendimento humanizado e precisa ser levado em conta para conquistar pacientes e garantir que sua clínica continue competitiva em 2021.

Para melhorar esse processo, você pode também conferir em nosso blog: 8 erros que impedem a fidelização de pacientes.

Marcar presença nas redes sociais 

Hoje em dia, estar nas redes sociais se tornou praticamente uma obrigação. E a tendência é que isso só aumente em 2021, afinal, cada vez mais pessoas estão conectadas no mundo online!

Dessa forma, as redes se tornaram um excelente espaço para você se tornar conhecido por novos pacientes, mostrar seu conhecimento sobre a sua especialidade e ainda fortalecer o relacionamento em um canal rápido e eficiente.

Para marcar sua presença e destacar sua clínica nas redes sociais, é importante conhecer seu público, descobrir em quais canais seus pacientes estão presentes e fazer estratégias de acordo com isso tudo.

Além disso, os conteúdos divulgados (sejam eles fotos, textos ou vídeos) devem ser relevantes. Por isso, publique dicas de saúde bucal, listas interessantes e outras coisas que tenham a ver com a sua especialidade e que atraiam a atenção do seu público.

Combinar o atendimento presencial com o telemonitoramento

Durante a pandemia, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) aprovou a resolução CFO-226, que regulamentou o exercício de odontologia à distância. Com isso, tornou-se possível orientar seus pacientes através de videochamadas.

Essa atividade chama-se telemonitoramento e é uma excelente maneira de complementar seu atendimento odontológico. Afinal, com ela você pode atender seu paciente com mais frequência, dando orientações e tirando dúvidas sempre que for necessário – sem substituir as consultas presenciais.

Quer saber como combinar essas duas formas de atender seus pacientes? Então confira nosso eBook sobre o assunto: Atendimento online X presencial: como será o atendimento de pacientes em sua clínica odontológica?

Lembre-se que seus pacientes estão cada vez mais exigentes e conectados ao mundo digital. Por isso, a oportunidade de diversificar seu atendimento com qualidade pode realmente garantir o sucesso da sua clínica odontológica.

Sistema de gestão para clínicas odontológicas

As tendências de 2021 para dentistas | Dental Office

A tecnologia evolui diariamente e está se tornando cada vez mais essencial dentro das clínicas de odontologia. 

Além das inovações em diagnósticos e tratamentos odontológicos, a tecnologia também está transformando a gestão para dentistas – principalmente através de softwares de gestão.

Um bom sistema para clínicas odontológicas concentra as principais funcionalidades que sua gestão precisa. Com ele, você tem total controle financeiro, com relatórios, fluxo de caixa e até uma solução de pagamento integrado, como já comentamos.

O software de gestão também pode te ajudar na sua gestão de tempo, com agenda online e processos automatizados, que tornarão seu trabalho muito mais simples e ágil.

Seu atendimento também sai ganhando. Com prontuários eletrônicos, as informações dos pacientes estão sempre à mão, com rapidez, para que você ofereça o melhor tratamento sem perda de tempo.

Você pode até automatizar o contato com o paciente através de SMS ou e-mail, ou mesmo usar o WhatsApp integrado para confirmar consultas e fortalecer o relacionamento.

E tem mais: um bom sistema também precisa contar com ferramentas de telemonitoramento integradas, para que você possa fazer atendimentos a distância com facilidade, integração com o prontuário e satisfação para o paciente.

Para melhorar, você também pode contar com sistemas na nuvem, ou seja: 100% disponíveis online. Assim é possível realizar a gestão da clínica aonde quer que você esteja. Tudo que você precisa é de um dispositivo conectado à internet.

E esses são só alguns exemplos do que um sistema de gestão para dentistas pode fazer pela sua clínica. Por isso mesmo, essa tendência não é novidade, mas deve crescer muito em 2021.

Se você ainda não conta com um sistema em sua clínica, ou se o seu sistema não realiza tudo que comentamos aqui, é hora de saber como escolher o melhor software de gestão para dentistas!