Especialidades

Como a harmonização orofacial ajuda a conquistar e fidelizar mais pacientes?

22/11/2021 Por Patrizia Fiorentino 8 min. de leitura

A harmonização orofacial e outros procedimentos da odontologia estética que melhoram a qualidade de vida dos pacientes estão em constante alta no mercado brasileiro. 

Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), essa área movimenta mais de 38 bilhões de reais por ano no Brasil. A busca por profissionais que realizam esses procedimentos triplicou nos últimos anos, o que também motivou o aperfeiçoamento e o oferecimento de serviços mais completos e inovadores, como é o caso da harmonização orofacial.

Com os avanços tecnológicos, os procedimentos da odontologia estética entregam resultados mais satisfatórios e tratamentos mais eficazes, o que também difere o mercado de trabalho na área e pode garantir o sucesso de uma clínica odontológica em comparação com outras.

Pensando nisso, separamos aqui as maneiras de utilizar da harmonização orofacial em sua clínica para conquistar e fidelizar mais pacientes e também de obter mais lucro para sua clínica por meio de ações como investimento em marketing e em tecnologia. 

De que forma os dentistas podem atrair mais pacientes com harmonização orofacial? 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), o Brasil é o segundo país que mais realiza mudanças odontológicas no mundo. Dessa maneira, fica nítida a importância da saúde bucal para os brasileiros, porém, isso também não significa que todos os dentistas são bem sucedidos apenas por existir grande demanda.

Como atrair e fidelizar pacientes com a HOF | Dental Office

Muitos profissionais, principalmente aqueles que estão no início da carreira, podem encontrar grandes dificuldades para conseguir um número significativo de clientes. Isso acontece principalmente pois contar apenas com ter uma clínica odontológica não é suficiente, é preciso investir em ações que atraiam mais pacientes

Com dentistas especializados na harmonização orofacial isso não é diferente. É necessário atrair seus pacientes para o consultório e ainda fidelizá-los, mas, afinal, como fazer isso?

O primeiro passo é promover sua clínica. Continue a leitura para saber mais!

Apresente a harmonização orofacial nas redes sociais

Pensando novamente no povo brasileiro, nós gastamos 60% a mais de tempo nas redes sociais do que o resto do mundo. Com isso, também é provável que seus pacientes estejam presentes em pelo menos uma das mídias sociais, como Facebook ou Instagram.

Como atrair e fidelizar pacientes com a HOF | Dental Office

Agora, pensando na área de harmonização orofacial, as redes sociais são uma grande oportunidade para você mostrar seu trabalho e, principalmente, como esses procedimentos funcionam, já que essa área da odontologia só foi reconhecida pelo CRO em 2019.

Portanto, é essencial passar credibilidade e confiança no serviço prestado, além de mostrar que, mesmo sendo uma especialidade nova, você tem o conhecimento e as habilidades necessárias para realizar tais procedimentos.

Leia mais: Dentista: 7 dicas de como divulgar o seu consultório nas redes sociais

Porém, também é necessário seguir à risca as Regras do Código de Ética Odontológico, que regem principalmente as normas a serem respeitadas dentro do Marketing Odontológico. Entre elas:

  • Divulgue em seus materiais nome e inscrição no CRO
  • Evite sensacionalismo a todo custo
  • Não publique ou compartilhe imagens da realização de procedimentos 

A lista não para por aí! Por isso, procure conhecer todas as regras e promova sua clínica e seus serviços em harmonização orofacial de forma correta, para evitar principalmente problemas com a justiça.

Leia mais: Jurídico no exercício da profissão de dentista

Atraia clientes com o Marketing de Conteúdo sobre harmonização orofacial

Como você viu anteriormente, promover informações verdadeiras nas redes sociais sobre seu trabalho na harmonização orofacial pode ajudar a atrair pacientes para sua clínica. Com isso, criar ou curar conteúdos relevantes da sua área de atuação também pode ajudar muito seus possíveis pacientes a resolverem seus problemas e sanar suas dúvidas.

Como atrair e fidelizar pacientes com a HOF | Dental Office

Para isso, ter um site é a melhor estratégia, em conjunto com um blog para a publicação de conteúdo. Seguir as dicas certas de marketing digital pode colocar seu site e seus conteúdos na primeira página de busca do Google, te dando autoridade de mercado e permitindo que os pacientes te encontrem com mais facilidade

Leia mais: Lives e conteúdo digital: o que você, dentista, pode fazer?

Essa estratégia é muito importante principalmente para os cirurgiões-dentistas especializados em harmonização orofacial que, segundo o CRO, representam 0,6% da quantidade geral de cirurgiões dentistas especialistas.

Esse baixo número de profissionais, em conjunto com a recente inclusão da harmonização orofacial como especialidade odontológica, torna muito mais necessário o uso dessas estratégias para que as pessoas conheçam esse trabalho e como ele pode mudar a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes.

Conte com a tecnologia para mostrar profissionalismo e ter melhores resultados

Outro método de atração e fidelização de pacientes no ramo da odontologia é a divulgação boca a boca, ou seja, quando pacientes satisfeitos com seu trabalho divulgam seu atendimento para amigos e familiares.

Porém, para evitar que ao invés de recomendado seu trabalho seja difamado por aí, é necessário atentar-se a satisfação de clientes do pré ao pós atendimento, mas principalmente nos tratamentos de harmonização orofacial.

Para atingir a satisfação do cliente na odontologia estética, o planejamento é um dos passos mais importantes. É por meio dele que o paciente vai pré-aprovar o resultado do tratamento e garantir se vai seguir adiante.

Por conta disso, a tecnologia se faz altamente necessária, não somente por isso, mas ela também é muito importante para a segurança do paciente durante os procedimentos

Uma aquisição tecnológica que pode e ajudar com isso é o Módulo de Harmonização Orofacial da Dental Office que garante para seu planejamento:

  • Ver digitalmente a imagem da face e músculos para marcar procedimentos;
  • Conferir informações de lote, validade, produto e dose utilizada em cada marcação;
  • Capturar e armazenar fotos no sistema em tempo real para acompanhar a evolução do paciente;

Leia mais: Como utilizar o software para harmonização orofacial no planejamento facial do seu paciente?

Como atrair e fidelizar pacientes com a HOF | Dental Office

Além disso, o sistema permite que o dentista altere e inclua os procedimentos no sistema facilmente, sem necessidade de gastos com manutenção. Dessa maneira, seu sistema de harmonização orofacial se torna ainda mais adequado aos processos de sua clínica. 

Com esse módulo totalmente digitalizado, você oferece agilidade e eficiência, aumentando suas chances de satisfazer o cliente e ainda fidelizá-lo. Somado a isso, para evitar problemas com os tratamentos e com as expectativas do cliente, a transparência e a ética de trabalho devem andar juntas.

Como lidar com as queixas a respeito dos procedimentos de estética orofacial? 

Como você já sabe, a satisfação dos pacientes é extremamente importante para a fidelização e para a atração de outros para sua clínica. Porém, na busca por satisfazer todos os pacientes, não se pode acatar todo e qualquer pedido sem filtro algum, o ideal é ser realista e tentar se aproximar ao máximo do resultado esperado pelo paciente, mantendo segurança e garantindo resultados satisfatórios.

Um dos problemas frequentemente enfrentados nessa nova área da odontologia é a insistência de pacientes já irem com um “padrão de resultado” pronto na cabeça, que muitas vezes não é o adequado para o caso.

Muitos criam suas expectativas baseando-se em revistas e famosos ou em procedimentos realizados em outras pessoas, sem levar em consideração se elas realmente precisam daquele resultado, se será possível alcançar, ou ainda se será saudável. 

Leia mais: Seguro de responsabilidade civil: o que é e como funciona

A harmonização orofacial é constituída por procedimentos sérios que possuem vários indicadores clínicos fundamentais, como:

  • Anatomia de cabeça e pescoço
  • Constituição facial
  • Proporções faciais
  • Características da pele
  • Percepção do momento psicológico e equilíbrio emocional
  • Postura
  • Equilíbrio físico
  • Expressão corporal
  • Forma de expressão verbal
  • Hábitos cotidianos
  • Histórico clínico
  • Antecedentes familiares

Tudo isso deve ser levado em consideração, principalmente para garantir a saúde do paciente e evitar que ele fique insatisfeito com os resultados após a realização dos tratamentos.

Como atrair e fidelizar pacientes com a HOF | Dental Office

É importante que a ética enquanto profissional da saúde que busca o melhor para seus pacientes esteja sempre em primeiro lugar. Aceitar pedidos e solicitações de resultados esperados pelos pacientes que não condizem com a realidade dele pode prejudicar não somente seu negócio, como a vida dessa pessoa. 

Diferenciais para atrair e fidelizar mais pacientes  com tratamentos orofaciais  

Como a harmonização orofacial foi aprovada enquanto área da odontologia somente em 2019, as especializações desses procedimentos estéticos na área podem ser limitadas, porém, é importante focar nesses cursos, uma vez que o principal diferencial para ter sucesso nessa área de atuação ainda é o conhecimento.

Manter-se atualizado com relação aos procedimentos, participar de cursos profissionais de estética orofacial e investir na tecnologia para alcançar melhores resultados são os principais diferenciais que sua clínica pode ter.

Além disso,você pode ir além e inovar também em outras áreas, como na gestão de sua clínica odontológica e no atendimento humanizado do primeiro atendimento até a pós-consulta.

Tudo deve ser balanceado entre a satisfação, segurança e a saúde do paciente, Dessa maneira, você foca em resultados reais e evita inconvenientes inesperados.

Quer entender mais sobre como atrair e fidelizar os pacientes de sua clínica odontológica? Então acesse nosso eBook e descubra como a jornada do paciente pode deixar sua agenda lotada:

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