Passo a passo para colocar seu consultório na primeira página do Google

Você sabe como fazer seu consultório ou clínica odontológica alcançar a primeira página do Google? Entender como rankear melhor o seu site e chegar no topo das pesquisas pode levar um grande número de pacientes até você.

A primeira página do Google é o lugar mais disputado quando falamos em pesquisas. E para quem tem um consultório ou clínica odontológica, é fundamental garantir seu lugar ali, pois é onde os pacientes que procuram por serviços de odontologia poderão te encontrar. 

Diante  disso, uma consultoria técnica pode ser uma solução viável. Porém, nós separamos algumas dicas que vão melhorar o ranking do seu site nas páginas de busca (Google).

As dicas que você encontrará aqui, te ajudarão a rankear melhor o seu site e a chegar no topo dessas pesquisas:

Entender como a primeira página do Google funciona
Criar conteúdo original e relevante para pessoas no site do seu consultório odontológico
Otimizar o site do seu consultório com técnicas de SEO
Usar palavras-chave para direcionar potenciais pacientes para sua clínica ou consultório odontológico
Usufruir de outras ferramentas para alavancar o site do seu consultório odontológico em pesquisas da sua região

1- Entender como a primeira página do Google funciona

Como colocar sua clínica na primeira página do Google | Dental Office

O Google rankeia os conteúdos de pesquisa por meio de algoritmos que determinam o que é mais relevante para os usuários,  procurando oferecer a melhor resposta para suas pesquisas. Assim, um site além de estar bem rankeado, também ganhará autoridade.

Dessa forma, quanto mais próximo do topo um resultado de pesquisa se localiza, mais credibilidade ele passa a ter.

Certamente, seu consultório/clínica odontológica já tem essa credibilidade, então, o que você precisa aprender é como mostrar ela  para o Google em seu site para poder ser bem rankeado. 

Para isso, algumas regras devem ser levadas em consideração:

  • Fazer um conteúdo original:  não adiantará em nada copiar conteúdos, sites e idéias que já estão indexadas no Google. O algoritmo reconhecerá que é plágio e irá tirar pontos do seu ranking. Por isso, é muito importante criar conteúdos originais.
  • Aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization), ou de otimização de site. Basicamente, são estratégias que definem uma boa experiência do usuário, falaremos melhor de SEO no decorrer deste artigo.
  • Criar autoridade digital: para ter autoridade digital sua clínica ou consultório precisa estar em redes sociais, como: Facebook; Instagram; Linkedin; Youtube […] E respectivamente, oferecer conteúdos de alta relevância nessas plataformas, bem como no seu site ou blog.

Com tudo isso em mente é só começar pelo primeiro passo: criar um site do seu consultório ou clínica odontológica. 

Já falamos da importância do conteúdo relevante, completo e preciso. Mas além disso, seu site deve ser facilmente navegável.

Lembre-se: o Google é o maior motor de busca, porque apresenta as melhores informações com a maior velocidade. Portanto, seu site não vai rankear bem se ele tiver páginas que demoram para carregar.

Crie um site que apresente seu consultório com títulos atrativos, descrições precisas e com páginas que sejam carregadas rapidamente.

2- Criar conteúdo original e relevante para pessoas no site do seu consultório odontológico

Como colocar sua clínica na primeira página do Google | Dental Office

O objetivo do Google é oferecer o melhor conteúdo para os seus usuários, e pensando nisso, a atualização BERT veio à tona. 

Portanto, se você quer saber como melhorar o posicionamento do seu consultório/clínica odontológica, precisa se preocupar com ela na criação do seu conteúdo.

A atualização BERT do Google dá ao algoritmo a capacidade de compreensão de uma linguagem mais humana e natural, ao contrário da leitura robotizada realizada anteriormente.

Por isso, certifique-se de se colocar no lugar do seu público e buscar resolver sempre as dúvidas que ele tem ao planejar as ideias de conteúdo. Escrever para pessoas com uma linguagem mais humana e não insistir na extrema repetição de palavras-chave agora é essencial para um bom rankeamento.

Não se limite a criar algo superficial, apenas para emplacar a palavra-chave. Não pense apenas nos algoritmos, e sim nas pessoas. Produzir conteúdos relevantes com sua área de atuação e que possuem originalidade também são fatores essenciais para obter os resultados que procura.

Por fim, para posicionar o site de sua clínica ou consultório odontológico no topo, serão necessários investimentos de tempo para estudar todas as técnicas SEO e geração de conteúdo.

É importante estar atento às mudanças. Isso porque o Google faz alterações constantes nos algoritmos, e o que era considerado antes pode não ser considerado mais.

Por isso, é fundamental trabalhar a credibilidade do seu site, mas não apenas para saber como ranquear nos mecanismos de buscas, como também para agradar o seu paciente.

3- Otimizar o site do seu consultório com técnicas de SEO

O SEO, também conhecido como otimização de site, é um conjunto de técnicas que ajudam uma página a melhorar o posicionamento nos resultados orgânicos dos motores de buscas do Google.

Essas técnicas são aplicadas em diversas áreas do site e precisam trabalhar de maneira integrada para produzir a exposição desejada nas ferramentas de busca, ou seja, fazer com que o Google considere o seu site relevante.

Há 3 fatores que o algoritmo do Google considera no momento de verificar a importância do site:

  • Reputação: é o conceito mais técnico, em que se analisam a estabilidade do site: tamanho das imagens, tempo de carregamento e estrutura da hospedagem do site;
  • Autoridade: relevância e originalidade do conteúdo;
  • Popularidade: quantidade de links externos, que tenham relação temática direcionando para o site do seu consultório/clínica.

Levar em conta esses 3 fatores na criação de seus conteúdos é fundamental, mas, se o seu objetivo é saber como colocar o site no topo do Google, você precisa ter em mente que uma série de esforços diferentes também é necessária para isso.

Tanto o conteúdo quanto a estrutura das suas páginas devem estar otimizados, e isso requer um bom planejamento da sua parte e uma compreensão aprofundada do funcionamento do algoritmo dos sites de buscas.

Além das práticas de criação de conteúdo e uso de palavras-chave, separamos algumas outras técnicas de SEO que podem alavancar seu consultório/ clínica odontológica:

  • Link building:  construir uma rede de links internos entre seus conteúdos para aumentar o tráfego orgânico (você pode linkar, por exemplo, um conteúdo sobre implantes dentários com outra página de conteúdo semelhante do seu site).
  • Topic Clusters: um tópico central e relevante para um grupo de conteúdos criados em seu site, isso pode te ajudar a fazer ligações mais coesas de links internos (você pode criar um tópico sobre implantes dentários e com isso escrever diversos conteúdos como “benefícios de realizar implantes dentários”, “tipos de implantes dentários”, “implantes dentários e próteses dentárias” e entre outros).
  • URL amigável: utilize um URL simples em seu site capaz de explicar bem sobre o que sua página se trata (um exemplo disso seria usar: “https://consultório.com.br/implantes-dentarios” ao invés de “https://consultório.com.br/arquivo.asp?if=#45as.tf”).
  • Mobile First: sites adaptados para dispositivos móveis obtém um melhor rankeamento desde 2015 nos mecanismos de busca.

Além dessas técnicas existem várias outras que podem te auxiliar até os mínimos detalhes na transformação do seu site para se obter um melhor rankeamento. Aliás, o uso de ferramentas disponibilizadas pelo próprio Google pode te ajudar a promover sua clínica odontológica. 

4- Usar palavras-chave para direcionar potenciais pacientes para sua clínica ou consultório odontológico

Como colocar sua clínica na primeira página do Google | Dental Office

Nos conteúdos, títulos e descrições do seu site, você deve usar palavras-chave do “mundo odontológico”, mas da forma como  seu paciente procura por elas.

É pelas palavras-chave que sua clínica odontológica será encontrada, pois palavras-chave são os termos com que o seu paciente escreve as dúvidas que possui no Google.

O objetivo do seu paciente ao usar essas palavras-chave é obter respostas para resolver o problema por conta própria ou encontrar ajuda profissional de confiança. É aí que ele pode te encontrar.

Para identificar as palavras-chave que mais podem trazer pacientes ao seu site, conheça seu público e o que ele procura. A realização de formulários e pesquisas pode te ajudar muito nesse quesito.

Com esse conhecimento em mãos, analise as palavras-chave por meio de testes, onde você vai identificar as palavras que a concorrência tem usado e o volume de buscas.

Para isso existem ferramentas que podem melhor auxiliá-lo, como: o Planejador de Palavras-Chave do próprio Google ou a ferramenta Keyword Tool.

5- Usufruir de outras ferramentas para alavancar o site de seu consultório odontológico em pesquisas de sua região

Para garantir seu lugar no topo, especialmente na sua localização geográfica, o uso de algumas ferramentas pode te ajudar a impulsionar o seu site em pesquisas de sua região.

Esse é o conjunto de estratégias para garantir que o Google apresente o seu site para os usuários que estejam geograficamente próximos do seu consultório ou clínica odontológica.

A principal estratégia é criar um perfil para seu consultório no Google Meu Negócio. A ferramenta é gratuita e vai ajudar seus possíveis pacientes a te encontrar tanto pelas informações relevantes do seu site, quanto pela proximidade indicada no Google Maps.

Com esse perfil, você vai oferecer  informações como: 

  • Nome do consultório/clínica
  • Categoria
  • Endereço
  • Horário de atendimento
  • Telefone
  • Site

Entre outras ferramentas o Google Ads também pode ser um grande aliado, pois promove seu site e campanhas diretamente para seu público-alvo na internet por meio de anúncios.

O uso dessas e outras ferramentas pode facilitar muito o seu processo, tanto no marketing digital para obter um bom rankeamento na primeira página do Google ou até mesmo para a gestão de sua clínica.

Quer saber mais sobre elas? Então acesse nosso eBook sobre 45 ferramentas digitais para dentistas usarem no dia a dia e obtenha praticidade e bons resultados.