9 ferramentas do Google para promover a sua clínica odontológica

Marketing digital é essencial quando o assunto é captação de novos pacientes para sua clínica odontológica. Contudo, para ter estratégias realmente efetivas, é preciso ir além das redes sociais nas ações para promover a sua clínica.  

O Google possui uma série de ferramentas que podem ajudar a promover sua clínica de odontologia. Mas é preciso saber como aproveitar ao máximo essas soluções. 

Nesse post você vai conferir quais as ferramentas do Google que podem ser usadas na sua clínica odontológica para impulsionar o seu marketing digital. Continue sua leitura:

As 9 ferramentas do Google que dentistas precisam conhecer

1. Google Meu Negócio para cadastrar sua clínica odontológica
2. Google Trends para criar conteúdo relevante
3. Google Autocomplete para entender mais sobre as buscas na ferramenta
4. Keyword Planner para encontrar as palavras-chave ideais para o seu site
5. Google Sites para mais visibilidade para sua clínica
6. Google Search Console para o seu site aparecer nas pesquisas realizadas
7. YouTube para criar autoridade para o dentista
8. Google Ads para impulsionar seu marketing digital odontológico
9. Gmail como um canal extra para manter contato com seus pacientes 

As 9 ferramentas do Google que dentistas precisam conhecer

ferramentas do Google que dentistas precisam conhecer

O Google foi criado em 4 de setembro de 1998, na Califórnia, por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade de Stanford. Desde então, a gigante foi crescendo e criando ferramentas que vão muito além da sua plataforma de busca. 

Atualmente ele conta com uma série de soluções que podem ser utilizadas por negócios para otimizar seus processos. Em sua clínica, por exemplo, ele pode ser muito explorado para o seu marketing digital.

Confira as 9 principais ferramentas para promover sua clínica: 

  1. Google Meu Negócio 
  2. Google Trends 
  3. Google Autocomplete 
  4. Keyword Planner 
  5. Google Sites 
  6. Google Search Console 
  7. Youtube 
  8. Google Ads
  9. Gmail

Aprenda, a seguir, como aproveitar cada uma dessas ferramentas na prática:

1- Google Meu Negócio para cadastrar sua clínica odontológica

Promover sua clínica odontológica se torna muito mais fácil usando essa ferramenta. Cadastrando sua clínica ou consultório no Google Meu Negócio, ela vai aparecer nas buscas dos usuários que estão à procura de um dentista na cidade ou região em que você atua. 

Afinal, na sua vida pessoal, quantas vezes você realizou uma pesquisa para encontrar um produto ou serviço específico? Muitas, não é mesmo? Todas as outras pessoas  à sua volta estão fazendo o mesmo, e você pode ser a resposta para muitas delas. Não perca essa chance!

No Google Meu Negócio você pode cadastrar muitas informações como: telefone para contato, site, horário de atendimento e até mesmo localização.

Vale destacar que, indicando sua localização, a clínica também vai aparecer no Google Maps, o que garante ainda mais visibilidade para o seu negócio. 

2- Google Trends para criar conteúdo relevante

No Google Trends é possível acompanhar o que as pessoas estão pesquisando a respeito de alguns assuntos chave. Dessa maneira, você saberá quais as principais dúvidas do seu público e até mesmo quais as tendências da odontologia. 

Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil criar conteúdos odontológicos nas redes sociais e outros canais digitais, para engajar-se com seu público. 

3- Google Autocomplete para entender mais sobre as buscas na ferramenta

O Google Autocomplete traz sugestões para o usuário na hora que ele está fazendo sua pesquisa, indicando opções de pesquisas que já foram feitas na ferramenta em alto volume. 

Essa solução, assim como o Google Trends, ajuda o dentista a compreender quais assuntos estão sendo mais pesquisados, ou têm relevância para o público. Use essa informação para criar conteúdos relevantes nos seus canais digitais!  

4- Keyword Planner para encontrar as palavras-chave ideais para o seu site

Palavras-chave são as expressões utilizadas pelos usuários na hora de realizar uma pesquisa. Utilizar exatamente essas palavras ajuda seu site a ter uma boa posição no resultado de pesquisa no Google.  

O Keyword Planner, ou planejador de palavras do Google, é uma ferramenta gratuita que apresenta as melhores palavras-chave para serem usadas em campanhas, páginas de website, conteúdos de blog e qualquer outro material web que precise de SEO (Search Engine Optimization, ou, em português, otimização para mecanismos de busca). 

Vale destacar que, para usar essa ferramenta, é preciso ter uma conta no Google Ads! 

5- Google Sites para mais visibilidade para sua clínica

ferramentas do Google para dentistas

Com essa ferramenta do Google, é possível criar seu próprio site de maneira intuitiva, sem a necessidade de aprender sobre programação. Assim, quando uma pesquisa for feita, seu website pode aparecer como resposta.

Para um bom rankeamento, estude quais as palavras-chave e assuntos sendo pesquisados a respeito da sua especialidade na ferramenta. 

Vale destacar que você pode usar o próprio Google Trends e o Keyword Planner para verificar as palavras-chave e os assuntos que podem ser utilizados no seu website!  

6- Google Search Console para o seu site aparecer nas pesquisas realizadas 

Sempre que uma pesquisa é feita nessa ferramenta, surge uma página com uma série de links para serem escolhidos pelo usuário, a fim de responder sua pergunta. O Google Search Console pode trazer seu site como opção aqui, mas para isso, é preciso ter um site relevante! 

Dica: se você quer garantir que seu site tenha um bom rankeamento (aparecer nos primeiros resultados), vale a pena entrar em contato com um especialista ou com uma agência com expertise sobre o assunto. 

7- YouTube para criar autoridade para o dentista 

Segundo o instituto DataReportal, o YouTube é a segunda rede social mais utilizada no mundo e a mais utilizada no Brasil. Você, dentista, pode aproveitar todo o potencial deste canal para criar autoridade na sua carreira. 

Novamente, o Google Trends pode ser utilizado para ajudar você a criar conteúdos relevantes. Mas você também pode usar esse espaço para falar das dúvidas mais comuns dos seus pacientes.

Vale destacar que esse conteúdo pode ser replicado em outros espaços, como o IGTV do Instagram e o Facebook. Dessa maneira, um conteúdo estará alimentando uma série de canais ao mesmo tempo. 

Confira algumas dicas para garantir um vídeo com qualidade no seu canal do YouTube:

  1. Crie um roteiro para seguir na hora de falar, para que você foque no assunto e não se sinta perdido no seu raciocínio. 
  2. Procure gravar em um espaço organizado e com boa luz natural, para que seu vídeo não fique escuro e seja agradável de assistir. 
  3. Crie bons títulos para o seu vídeo, tanto na capa quanto na descrição, usando boas palavras-chave. 
  4. Legende seus vídeos, assim você estará fazendo um conteúdo mais inclusivo. 

8- Google Ads para impulsionar seu marketing digital odontológico

Com o Google Ads é possível criar campanhas para atingir seu público alvo online. Essa assertividade acontece graças a segmentação que pode ser feita nas campanhas. 

Dessa maneira, sua clínica odontológica pode aparecer com respostas em pesquisas, no YouTube e em sites parceiros do Google. Isso ajuda a garantir alta visibilidade para o seu negócio. 

9- Gmail como um canal extra para manter contato com seus pacientes 

Existem muitos canais online que podem ser usados para que sua clínica odontológica esteja em contato com seus pacientes, desenvolvendo um relacionamento com eles. E o e-mail do Google é uma ótima opção para isso.

Primeiramente, é necessário criar uma conta para sua clínica, e isso pode ser feito de maneira personalizada. É possível criar e-mails de duas maneiras:

  1. Com o nome do funcionário, sendo: funcionário@suaclínica.com.br.
  2. Ou com o nome do setor, como atendimento@suaclínica.com.br.

O próximo passo é criar conteúdos interessantes para compartilhar nesse espaço!

Lembre-se de abordar as dúvidas mais frequentes do seu público e garanta que isso apareça no assunto do e-mail, para gerar a vontade de ler o conteúdo. 

Os vídeos feitos para o seu canal no Youtube também podem virar conteúdos para enviar em e-mail, trazendo o link para levar a pessoa até o seu canal. 

Aqui também podem ser compartilhados outros avisos importantes como:

  • Período de férias da equipe da clínica, avisando quando os atendimentos serão pausados e qual será a data de retorno.
  • Mensagens e datas comemorativas, como aniversário do paciente, festas de fim de ano, etc.
  • Novidades na clínica ou mudanças, como no horário de atendimento, ou procedimento que agora são realizados.
  • Cursos e especializações feitas pelo dentista, mostrando que o profissional se mantém atualizado para melhor atender seus pacientes. 

Se você quer aprender mais sobre como aproveitar esse canal, confira o artigo ou ouça o podcast: 

Conclusão

A presença digital da sua clínica odontológica se fortalecerá se você utilizar as  ferramentas citadas. Portanto, não deixe de lado essas dicas e comece a aproveitar todas elas na prática. 

O ideal é que você inclua essas ferramentas no seu planejamento de marketing, para não deixar nada de fora!

Sabendo que o marketing digital para dentistas é um assunto muito importante por ajudar a promover sua clínica odontológica, este foi um dos assuntos do Odonto Summit. Duas palestras abordaram o tema e, se você não conferiu, este é o momento certo.

Assista às palestras e confira dicas de especialistas sobre o assunto agora mesmo: