Auto agendamento: 4 benefícios para a sua clínica odontológica

Hoje em dia é difícil achar qualquer empresa ou negócio que não ofereça pelo menos um serviço totalmente digital. Essa tendência de digitalização e informatização tem atingido todos os setores da economia, inclusive os serviços de saúde. Sobretudo aqueles que impactam na experiência do paciente. 

Nesse sentido, diversas novidades têm surgido no mercado. Desde tecnologias para os tratamentos odontológicos, até soluções digitais para o dia a dia da clínica, como o auto agendamento.

O auto agendamento tem se tornado uma das principais tendências para a organização, gestão de tempo e comodidade para os pacientes e profissionais da odontologia. 

Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é auto agendamento?

O auto agendamento nada mais é do que uma funcionalidade que permite que os próprios pacientes marquem as suas consultas ou exames. Apesar de já ser muito conhecido, muitos consultórios e clínicas odontológicas ainda não utilizam essa ferramenta.

Basicamente, o cliente acessa a agenda do dentista por meio de um link. Por esse caminho, é possível visualizar os dias e horários disponíveis e agendar uma consulta. Essa ferramenta pode ser acessada tanto de celulares, quanto de computadores e tablets, desde que haja acesso à internet.

Já o dentista pode disponibilizar o seu link para agendamento por meio das suas redes sociais (instagram, facebook, site), ou por outros meios de comunicação, como e-mail, whatsapp e afins.

Agora que já sabemos o que é e como funciona o auto agendamento, vamos ver os principais benefícios de implementá-lo na sua clínica odontológica.

Autonomia do paciente

auto-agendamento-dentista

Quantas vezes um paciente não faltou à consulta pois na hora de agendar esqueceu que tinha um outro compromisso no mesmo dia e horário?

Pois bem, uma das principais vantagens e benefícios do auto agendamento é a autonomia do paciente, o que pode evitar esse tipo de situação. Afinal, é difícil saber como anda a rotina do paciente para encaixá-lo no melhor dia e horário possível para uma consulta ou retorno.

Com essa ferramenta, o próprio paciente consegue visualizar de forma clara e objetiva, os dias disponíveis para agendamento e realizar seu encaixe. Isso tudo, já levando em consideração seus compromissos.

Com isso, você evita faltas dos seus pacientes ao mesmo tempo que reduz o risco de ficar com tempo ocioso no consultório. Ou seja, tanto você quanto os seus pacientes saem ganhando com essa funcionalidade.

Otimização de tempo

auto-agendamento-dentista

Já pensou em ter uma secretária ou recepcionista que não precise gastar mais tanto tempo com o agendamento dos seus pacientes? Já imaginou quantas outras funções ela poderia se dedicar com o tempo gasto nesse procedimento?

Pois bem, o auto agendamento pode ser o trunfo de otimização de tempo que falta no seu consultório. Com essa ferramenta, a sua secretária pode se dedicar a funções mais burocráticas de um consultório, como estoque, contato com fornecedores, contas a pagar e receber e outras funções administrativas

Além disso, a recepcionista pode se dedicar inteiramente a realizar um atendimento presencial único. O que torna experiência do seu paciente a melhor possível.

Tudo isso ajuda na organização dos processos na sua clínica odontológica, deixando a sua gestão mais centrada e objetiva, com a concentração de esforços nas funções certas.

Mas e a otimização de tempo dos seus pacientes? Já pensou nisso?

Com o auto agendamento, o seu paciente pode marcar uma consulta ou retorno a qualquer momento, pois o sistema funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, ele consegue se programar melhor, com a visualização dos horários vagos, e com a vantagem de poder agendar imediatamente aquela consulta.

Organização, facilidade, rapidez e autonomia para ambos, dentistas e pacientes.

Captação de pacientes 

auto-agendamento-dentista

Uma outra frente onde o auto agendamento pode ser muito vantajoso é na captação de pacientes. Isso ocorre porque o auto agendamento é realizado através de um link. Este por sua vez pode ser divulgado e inserido em sites, redes sociais, WhatsApp e outros meios de comunicação.

Essa é uma grande vantagem para atrair pacientes mais ligados em tecnologia e que estão acostumados a realizar procedimentos online. Lembre-se que o paciente está ficando cada vez mais digital, e você, dentista, precisa acompanhar esse ritmo.

Portanto, fique atento às novidades do mercado, invista no auto agendamento e garanta maior satisfação dos seus clientes.

Comodidade e rapidez

Se você leu até aqui, já conseguiu perceber que o auto agendamento é muito cômodo para o paciente e clínica. Afinal, o paciente não precisa ligar ou ir até o consultório para agendar. Basta ter um celular, computador ou tablet com acesso a internet para separar um horário na agenda do dentista.

Já o profissional, por sua vez, não precisa se preocupar em marcar paciente por paciente. 

Mas outra vantagem desse tipo de funcionalidade é a rapidez, tanto em agendar quanto em acompanhar os novos agendamentos. 

Com o auto agendamento Dental Office, além de todas as vantagens já citadas acima, todas as informações são diretamente integradas ao sistema. Por lá,  é possível acompanhar todos os agendamentos realizados pelos pacientes. Tudo é atualizado automaticamente. 

Assim que o agendamento é realizado, o Dental Office atualiza e te mostra todas as informações necessárias sobre o paciente. Tempo poupado e muito mais organização no dia a dia da sua clínica.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar com a sua equipe e comentar aqui embaixo!

Aproveite e acesse nosso e-book com 45 ferramentas digitais para utilizar no seu dia a dia: