Como usar o WhatsApp na sua clínica odontológica?

Tempo de leitura: 4 min

Já imaginou utilizar o whatsapp para atendimento em sua clínica ou consultório odontológico?

Imagina o quanto isso pode fazer sua marca ficar mais próxima de seus pacientes?

A atividade de atender seu paciente, organizar a agenda, marcar e confirmar consultas e outras tarefas mais, fica sempre ao encargo da secretaria.

Por consequência, ela acaba procurando maneira de tornar a comunicação Clínica – Paciente, mais fácil e natural.

Depender de ligações já não é a melhor ideia. Atualmente, as pessoas preferem responder por mensagem, e já não atendem o telefone.

Mesmo porque suas vidas corridas não deixam muita margem no horário comercial para atender telefonemas. 

O atendimento via whatsapp toma menos tempo de sua secretária e permite que exista uma continuidade na conversa entre a clínica e o paciente.

facilitando também os momentos em que o paciente precisa contatar a secretária do dentista, por qualquer que seja a razão. 

Procurando entender como optar pelo whatsapp pode ser a melhor opção para o atendimento em sua clínica ou consultório odontológico?

Então continue sua leitura e conheça as das vantagens desta opção: 

Confirmação de consultas

Utilizar o whatsapp para confirmação de consulta aumenta a chance de receber a resposta do paciente.

Afinal de contas, a maioria das pessoas são acostumadas a conferir e responder as mensagens recebidas no whats diariamente. 

A grande maioria de seus pacientes utiliza seu whatsapp tanto para organizar sua vida pessoal, quanto profissional. 

Quando sua secretária se comunica com as pessoas através deste canal, ela se sente mais próxima da clínica, dando espaço também para a fidelização deste paciente.  

Whatsapp para retorno de paciente

Também é uma ótima ideia optar pelo whatsapp para agendar os retornos dos seus pacientes. 

Marcar uma consulta de retorno, ou até mesmo remarcar uma consulta com este paciente, se tornar mais fácil e rápido através do Whatsapp.

O histórico da conversa pode ser verificado, e a secretária acompanha as atividades dos pacientes. 

Pesquisa de satisfação

É muito importante que dentistas acompanhem a satisfação dos seus pacientes. E para tanto, fazer uma pesquisa com eles é de grande ajuda.

Analisar seus resultados, entender se o paciente está sendo bem atendido por você dentista, ou pela sua secretária, vai ajudá-lo a descobrir o nível de satisfação do seu paciente.

Pode ser uma pergunta simples para seu paciente pedindo um retorno sobre o atendimento que ele recebeu.

E caso você queira dados mais específicos, é possível aplicar o NPS (Net Promoter Score).

O NPS funciona como uma pesquisa de satisfação. Ela funciona da seguinte maneira: Envie uma mensagem pelo whatsapp do paciente com uma pergunta direta : “De 0 10 que nota você daria para o atendimento da clínica de um modo geral?”

A resposta dele será direta e você gestor, terá um dado fácil de averiguar sobre o trabalho sendo desenvolvido em sua clínica ou consultório odontológico. 

Através da resposta deste paciente, será possível classificar o mesmo como um detrator, neutro ou promotor do seu trabalho. Considere os seguintes valores:

Detrator (nota de 0 a 6)

Neutro (nota de 7 a 8)

Promotor (nota de 9 a 10)

Detratores são os pacientes que não ficaram felizes com o atendimento. Já os neutros, não tiveram a melhor experiência, mas saíram satisfeitos. 

Um paciente considerado promotor, é aquele que costuma indicar seu trabalho para amigos e familiares.

Quanto mais pacientes promotores você tiver, maior será o sucesso do seu empreendimento. 

Avisos gerais e personalizados

Avisos devem ser enviados de tempos em tempos para as pessoas que contactam sua clínica. E o whatsapp se torna o canal ideal para fazer isso.

Enviar mensagens em datas comemorativas, como natal e ano novo, é muito importante.

Isso ajuda a criar um vínculo com seu paciente. Ações como essa funcionam como o marketing, e ajudam a criar um relacionamento entre sua secretária e seu paciente. 

Ao disponibilizar o whatsapp como canal para que o paciente se comunique com sua clínica, acontece automaticamente uma fluidez maior na conversa.

Isso deixa o paciente mais confiante para fazer perguntas sobre os procedimentos e outros detalhes mais.  

O atendimento via whatsapp facilita todo o processo para ambos os lados. Pois assim como é importante otimizar as tarefas de sua equipe, é essencial procurar oferecer uma experiência incrível para o seu paciente. 

Whatsapp Empresarial, porque utilizar?

O Whatsapp Empresarial, também conhecido como Whatsapp Business, já é pensado para ajudar sua empresa.

Por isso mesmo você deve utilizá-lo e aproveitar todas as vantagens que ele oferece.

As duas principais vantagens da utilização do whatsapp empresarial são a possibilidade de taguear os contatos, para acompanhar quem já é fidelizado, e quem é um paciente novo.

Outra vantagem é que ele permite a criação de um perfil que contém informações ricas sobre você, como horário de funcionamento e o email para contato. 

Lembre-se de que é importante que exista um celular utilizado apenas para isso.

Caso contrário, a comunicação de sua clínica ou consultório odontológico, pode virar uma verdadeira bagunça. 

Tendo um celular apenas para seu negócio, não terão outras mensagens pessoais para tirar a atenção do atendimento ao paciente, por exemplo.

Não misturar o pessoal com o profissional é uma coisa que é muito falada, mas nem todos entendem sua importância. 

Mas assim como esse tipo de organização faz toda a diferença nas finanças, ela impacta de forma direta no atendimento também. 

Uma das melhores soluções para separar os assuntos financeiros pessoais e assuntos financeiros profissionais, é utilizando um software.

E esta solução é perfeita para a comunicação do seu consultório ou clínica odontológica também. 

Whatsapp integrado ao seu sistema de gestão

A centralização de tarefas e informações ajuda a otimizar tarefas e ajuda a manter o foco nos processos do dia a dia. 

Sabendo como o whatsapp para atendimento pode ser útil na comunicação entre sua clínica e seu consultório, ele agora é integrado ao sistema Dental Office.

Faça o envio de mensagens para seus pacientes diretamente do sistema Dental Office, e ganhe muito mais tempo no seu negócio. 

Conheça esta e todas as outras funcionalidades do Dental Office!

Porque o WhatsApp ser uma poderosa ferramenta para o seu consultório?
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