Planejamento para 2020: sua clínica odontológica pronta para um novo ano!

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Começar o ano de 2020 com o pé direito na vida pessoal é um desejo bastante comum. Não seria uma ótima ideia começar seus negócios da mesma forma?

Planejamento odontológico é assunto importante, principalmente quando temos tempo para fazê-lo. Durante o ano, de fevereiro a novembro, as coisas podem ficar bastante caóticas. 

Por outro lado, dezembro e janeiro são meses com cheirinho de férias. Um momento perfeito para relaxar, recarregar energias e planejar suas ações! 

Sua clínica ou consultório odontológico deve se preparar para ter bons resultados em 2020.

Por isso, é importante pensar nas suas ações administrativas, no planejamento estratégico de marketing e no planejamento para o setor financeiro do seu negócio. 

Quer saber o que considerar na hora de criar seu planejamento estratégico empresarial odontológico? Confira a seguir: 

Estabeleça as metas de 2020 da sua clínica ou consultório odontológico

A primeira etapa do planejamento é estabelecer as metas. Elas são o segredo para que sua clínica consiga alcançar o sucesso no mercado odontológico.

Portanto, é válido aproveitar o momento para pensar nos objetivos que você deseja alcançar.

Determine metas de curto, médio e longo prazo para o seu consultório ou clínica odontológica em 2020.

Algumas táticas e ferramentas podem ajudar a construir suas metas. Vamos falar sobre elas a frente.

Mas a ideia central é analisar seu empreendimento e avaliar como ele está e como você quer que ele esteja, dentro de um período específico de tempo. Suas metas podem ser: 

Conhecendo suas metas e objetivos do ano, fica mais simples estipular pequenas ações semanais ou mensais para alcançar estes objetivos. Você e sua equipe podem seguir mais produtivos e com foco!

Gestão e planejamento estratégico em sua clínica

Como falamos anteriormente, manter os pés no chão e estabelecer metas realistas vai deixar você, dentista empreendedor, e sua equipe, muito mais perto de alcançar seus objetivos.

É justamente por essa razão que a análise do seu empreendimento se faz tão necessária. 

A gestão de todo o negócio anda de mãos dadas com o planejamento estratégico.

E uma vez que o mercado odontológico anda tão competitivo, isso também diz respeito à sua clínica ou consultório. 

Umas das melhores ferramentas para criar um planejamento eficiente, baseado em uma análise profunda, é a Matriz SWOT.

Através dela, será possível estabelecer um planejamento abrangente e eficaz para 2020. 

Através dessa ferramenta, o dentista empreendedor irá visualizar todas as fraquezas em contraponto aos pontos fortes do seu negócio.

Percebendo quais problemas devem ser resolvidos para melhorar sua produtividade em diversos aspectos e processos. 

A criação da matriz SWOt se dá através de uma tabela. Ela é muito simples e pode ser elaborada a partir da análise dos seguintes fatores chave:

Forças

Descreva todos os pontos positivos em relação a sua clínica ou consultório odontológico.

Nesta etapa especifique quais atividades são bem desenvolvidas, equipamentos que funcionam muito bem, processos e membros da equipe que desenvolvem suas atividades muito bem. 

Fraquezas

Liste quais projetos não estão gerando bons resultados. Não deixe que nenhum deles passe despercebido.

Vale a pena colocar na balança quais valem a pena solucionar, e quais devem ser deixados de lado;

Ameaças

Analise as possíveis ameaças que podem surgir ao longo de 2020. Esta etapa da Matriz SWOT está diretamente ligada aos fatores relativos à concorrência, e ao mercado odontológico.

Também vale a pena estar ligado em outros fatores, como legislação, fabricantes, novas tecnologias, novos métodos, dentre outros;

Oportunidades

Nesta etapa é hora de analisar as ações ou fatores que estão disponíveis no mercado e podem ser usados a favor da sua clínica ou consultório odontológico.

Depois de analisar isso tudo, crie suas metas e objetivos. Lembre-se de averiguar quais ações seguem sendo válidas e quais devem ser deixadas de lado.

E lembre-se que ao longo de 2020, você deve se manter atento ao mercado odontológico e todas as novidades.

Caso seja necessário, faça mudanças e alterações em suas metas e planejamentos. Mas sempre lembrando que antes, é necessário analisar o cenário por completo. 

Planejamento estratégico de marketing

Você tem investido em marketing? Caso a resposta seja não, está mais do que na hora de fazer isso.

Afinal de contas, o marketing é a maneira mais eficiente de captar novos pacientes e fidelizar os pacientes que já estão ao seu lado.

Caso você não esteja planejando investir muito, é uma boa ideia optar pelo marketing digital. Redes sociais como Facebook e Instagram, são um bom começo.

Estar presente nestas duas redes sociais trará mais visibilidade para o seu trabalho como dentista e para sua clínica ou consultório odontológico. 

Lembre-se de que sua imagem como dentista está em destaque, portanto é muito importante dar atenção para o marketing pessoal. 

Para que suas ações de marketing sejam efetivas, faça também um planejamento para ele, alinhado às suas metas anuais.

Estabeleça quanto será investido, número de publicações que serão feitas semanalmente e defina qual público você quer atingir. 

O planejamento efetivo e estratégico de marketing faz toda diferença em seu negócio e vai ajudar a manter um bom fluxo de atendimento dia após dia.

Afinal de contas, uma agenda com poucas lacunas vazias significa um fluxo de caixa positivo. 

Planejamento para o setor financeiro

Muitos setores de sua clínica estão fortemente ligados no setor financeiro. Portanto, estabelecer um planejamento será um verdadeiro ganho dentro do seu negócio. 

Quando se pensa em planejamento financeiro, automaticamente se pensa no fluxo de caixa.

Mas nem tudo é sobre ele, assim de forma tão direta. Vamos então a algumas questões que devem ser avaliadas por você, dentista, na hora de estabelecer metas e planejar: 

1- Verifique a lucratividade dos convênios

O atendimento particular é muito importante. Porém, oferecer atendimento através de convênios odontológicos ajuda a captar mais pacientes, e garante um fluxo de atendimento positivo. 

Caso você já ofereça atendimento através de convênios, procure verificar se está sendo benéfico para seu empreendimento.

Talvez seja hora de renegociar com o convênio ou procurar outro que lhe garanta mais vantagens.  

2-  Procure fidelizar seus pacientes

Sempre que se fala em captar pacientes, nos voltamos para o marketing. E ele é extremamente importante.

Porém, não podemos pensar apenas em captar novos pacientes, mas também a manter aqueles que já conquistamos. 

Fidelizar pacientes significa que eles irão seguir voltando para o seu consultório ou clínica odontológica.

E mais do que isso, pacientes fidelizados também indicam seu trabalho para amigos e familiares. Portanto planeje ações que irão ajudar a fidelizar essas pessoas. 

3- Reajuste os preços dos seus procedimentos

Há quanto tempo você não reajusta os valores dos procedimentos realizados em seu consultório ou clínica odontológica? Por vezes isso acaba passando despercebido pelo gestor. 

Com o passar dos anos, o valor do seu custo aumenta. O aluguel fica mais caro, assim como muitos objetos e produtos necessários durante o atendimento.

Por essa razão, é importante rever a precificação de seus atendimentos e reajustar, caso seja necessário. 

Conte com um software de gestão odontológica

Um sistema para dentistas é capaz de automatizar muitas ações e processos dentro de uma clínica ou consultório odontológico.  

Ganhar esse tempo também vai significar ganhar mais dinheiro. Além do mais, você terá mais controle sobre tudo o que acontece dentro do seu negócio. 

Conheça as funcionalidades do Dental Office que garantem controle de agenda, centralização de informações, mais organização nos processos e muito mais!

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