7 passos para aumentar o faturamento da sua clínica odontológica

Se tem algo que tira o sono de qualquer empreendedor é o fator financeiro do seu negócio. Afinal, por melhor que seja o serviço prestado, o que vai determinar o sucesso de uma clínica ou consultório odontológico é saber administrar e equilibrar o lado financeiro.

E o faturamento é parte essencial dessa lógica. Uma clínica com um faturamento baixo, pode se comprometer para honrar com as suas dívidas, o que pode levar até mesmo ao fechamento do negócio.

Mas para que isso não aconteça, separamos aqui 7 passos para aumentar o faturamento da sua clínica odontológica

Então se você quer saber mais sobre esse assunto, continue lendo esse post.

Diferenciando lucro de faturamento

Essa é uma etapa importante quando falamos em aumentar o faturamento de uma empresa ou negócio. Isso porque uma confusão entre esses dois termos pode acarretar sérios problemas, até mesmo fiscais para um empreendimento.

Por isso é essencial saber diferenciar lucro de faturamento. Começando pelo faturamento, este nada mais é do que o valor bruto de toda a receita gerada pelo negócio em um período de tempo. Ou seja, não entram nessa etapa os gastos e despesas da empresa.

Já o lucro é o valor líquido restante da subtração dos gastos do negócio, como contas de água, luz, telefone, impostos, entre outros, nesse mesmo período de tempo. 

Em termos simples, o faturamento é a soma de toda a receita gerada na sua clínica, e o lucro é o montante restante da subtração dos gastos da empresa.

Saiba precificar o seu trabalho

 como aumentar o faturamento da sua clínica odontológica

Um dos primeiros passos para quem deseja aumentar o faturamento da sua clínica odontológica é saber precificar o seu trabalho. Afinal, os tratamentos e procedimentos demandam além de conhecimento técnico, equipamentos de qualidade

E tudo isso precisa entrar na conta na hora de precificar o seu serviço. As despesas fixas e variáveis do seu consultório também devem estar dentro desse preço final. 

Uma boa forma de precificar de forma justa é definir o lucro que você espera de cada tratamento e procedimento realizado. Se você tem dificuldade de realizar esse tipo de cálculo, vou deixar aqui embaixo um conteúdo que explica passo a passo como fazer essa conta.

Leia mais em: Tudo sobre como precificar os tratamentos odontológicos

Aumente o ticket médio da sua clínica

O ticket médio nada mais é do que o valor médio gasto por cada paciente na sua clínica. Se você ainda não sabe como calcular o ticket médio da sua clínica, acesse: Dentista: como calcular o ticket médio da sua clínica de odontologia?

Para aumentar o ticket médio da sua clínica, ou seja, fazer com que um paciente gaste mais no seu estabelecimento, uma das frentes mais eficazes é apostar em tratamentos complementares

Esses tratamentos normalmente estão relacionados a uma área da odontologia chamada odontologia estética, que além de cuidar da funcionalidade dos dentes, ajuda na estética do sorriso como um todo.

Também são incluídos aqui procedimentos de harmonização orofacial, como aplicação de botox, bichectomia, fios de sustentação, entre outros. Por serem procedimentos normalmente mais caros, ajudam com que o seu ticket médio aumente de forma orgânica.

Amplie sua área de atuação

 como aumentar o faturamento da sua clínica odontológica

Esse tópico vai muito de encontro com o que falamos no anterior. Afinal, vimos que oferecer tratamentos complementares pode ser uma ótima forma de aumentar o faturamento da sua clínica odontológica.

Contudo, aqui podemos ampliar ainda mais a área de atuação da sua clínica. Muito além da odontologia estética e da harmonização orofacial, você pode contar com outros especialistas no seu consultório, oferecendo outros tratamentos.

Atuar com implantodontia, ortodontia, cirurgias, entre outros, pode ser uma ótima estratégia de ampliar a atuação do seu consultório , e consequentemente, aumentar o faturamento da sua clínica odontológica.

Aposte em novas formas de captação de pacientes

Hoje em dia o que não faltam são formas de captar novos clientes. E para dentistas e seus negócios, isso também não é diferente. Vamos focar em 3 formas que necessitam de baixo, ou quase nenhum investimento, para você captar novos pacientes.

Vamos lá: 

Marketing

O marketing é, sem dúvidas, uma das principais formas de captar novos pacientes. No marketing digital para dentista é possível utilizar de diversas ferramentas, desde redes sociais, sites, e até mesmo anúncios para atrair essa clientela.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, acesse: Marketing e Dentistas em 2021: o que fazer para ter mais pacientes?

Indicações 

Outra forma de captar mais pacientes e aumentar o faturamento da sua clínica odontológica é apostar no poder das indicações.

As indicações podem acontecer de pacientes para outros pacientes ou então de outros especialistas. No entanto, independentemente de como essa indicação ocorra, o essencial é saber que um paciente que chega até a sua clínica por indicação já tem mais confiança no seu trabalho, o que é primordial na relação paciente-dentista.

Veja mais em: Dentista: consiga mais indicações de pacientes com essas estratégias

Networking

Muito ligada ao tópico anterior, o networking pode ser uma estratégia poderosa na captação de novos pacientes. 

Ter um bom relacionamento com colegas de profissão da sua região que atuem em áreas diferentes te ajuda a ter contatos, criar vínculos com a comunidade odontológica local, e claro, a ter seu nome indicado para certo procedimento de sua especialidade.

Portanto, invista em networking. Participe de eventos, workshops, faça cursos, e seja visto pelos demais colegas dentistas.

Fidelize pacientes

Fidelizar pacientes pode até parecer um bicho de sete cabeças. Mas com as técnicas certas, essa missão fica muito mais simples do que parece e pode ser muito benéfica quando falamos de aumentar o faturamento da sua clínica odontológica. 

Afinal, você sabia que uma boa fidelização pode aumentar em até 50% o faturamento do seu negócio? Isso e muito mais você pode conferir neste e-book exclusivo com 10 táticas para fidelizar o paciente odontológico.

É só preencher o formulário aqui embaixo:

Invista em tecnologia

Investir em tecnologia para aumentar o faturamento da sua clínica odontológica pode até parecer estranho no começo. Mas acredite: a tecnologia traz diversos benefícios, especialmente quando falamos do fator financeiro.

Contar com um sistema, um software odontológico, que te forneça dados sobre o seu faturamento, lucros, contas e demais gastos pode ser essencial para identificar formas de economizar e ter melhores resultados financeiros.

Nessas horas, você pode contar com o Dental Office, o melhor e mais completo sistema de gestão para clínicas e consultórios odontológicos. Tenha acesso a relatórios financeiros, cadastro de pacientes, agenda online, marketing integrado, e muitas outras funcionalidades.

Quer saber mais? Faça um teste grátis e veja na prática tudo o que o Dental Office oferece e pode fazer por você!

Por fim,

Chegamos ao final de mais um conteúdo exclusivo aqui no Blog Dental Office. Vimos aqui 7 passos para aumentar o faturamento da sua clínica odontológica. Se você quer ver outros conteúdos sobre finanças, marketing odontológico, fidelização de pacientes, e muito mais, é só clicar aqui.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido de grande valia para você e para o seu negócio. Não deixe de comentar o que achou e de compartilhar com a sua equipe demais colegas de profissão.

Esperamos você no próximo conteúdo!

Agradecemos a sua leitura e até a próxima!

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