Ortodontia: o que é, qual a situação no mercado e como ter sucesso nessa especialidade odontológica

Não há nada como ver a felicidade de um paciente conseguindo sorrir depois de anos com vergonha de mostrar o próprio sorriso, não é mesmo? Pois bem, uma das especializações odontológicas mais responsáveis por causar essa sensação, de uma maneira estética e funcional, é a ortodontia.

Por meio dessa especialização o profissional ortodontista é responsável por solucionar muitos problemas na vida dos pacientes, tais como melhorar a mordida cruzada, fechar o diastema (espaço entre os dentes frontais), ou até mesmo ajudar na melhoria da fala

Porém, para se tornar um ortodontista, além de concluir os anos de graduação, também é necessário adicionar de 2 até 3 anos de pós graduação no currículo (seja lato sensu ou stricto sensu).

Dessa maneira, é por meio da especialização que o dentista todos os processos relacionados a:

  • Diagnóstico;
  • Planejamento e técnicas de tratamento;
  • Crescimento craniofacial normal e desvios de normalidade;
  • Interferências genéticas e ambientais que causam alteração dentária ou esquelética;
  • Interações da ortodontia com outras especialidades odontológicas;
  • E muito mais.

Sendo assim, a ortodontia é uma profissão de saúde e deve ser vista como tal, tendo o ortodontista como profissional soberano responsável pelo diagnóstico, planejamento e na correta indicação de aparelhos ortodônticos a serem utilizados.  

Mas, para poder te ajudar a escolher a especialização odontológica perfeita para você, trouxemos ao longo deste texto as principais informações sobre a ortodontia e como ela se encontra no mercado de trabalho. Aproveite! 

O que é a ortodontia?
O que faz um ortodontista? 
Qual a importância da ortodontia para a odontologia?
Como essa especialização odontológica se encontra no mercado de trabalho?
Como se dar bem na área da ortodontia? 

CTA

O que é a ortodontia? 

A ortodontia é a especialidade odontológica responsável por corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Sendo assim, são essenciais não apenas para beneficiar os pacientes com a estética de um sorriso, mas também para garantir uma melhor qualidade de vida e saúde.

Dentes tortos ou dentes que não se encaixam de forma adequada são difíceis de serem mantidos limpos, o que pode ocasionar na perda precoce dos dentes, por conta da deterioração ou da doença periodontal.

Além disso, dentes mal alinhados também causam um estresse a mais aos músculos de mastigação, o que pode ocasionar em dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, ombros e costas, sem cortar que também prejudicam diretamente a autoestima do paciente. 

Portanto, o tratamento ortodôntico devolve a saúde bucal, proporcionando uma aparência mais agradável e dando a possibilidade de durarem por toda a vida. 

Ler mais: Ortodontia: como convencer o paciente a não abandonar o tratamento odontológico? 

Outro ponto importante sobre essa especialização é que existem 3 tipos de ortodontia, sendo elas:

  • Ortodontia preventiva: evita que o paciente tenha que usar aparelho fixo no futuro ou tenha que passar por procedimentos intensos, tais como a extração de um dente. 
  • Ortodontia interceptativa: mais utilizada no início de problemas ortodônticos, para que se evite tratamentos mais complexos no futuro.
  • Ortodontia corretiva: é indicada para corrigir problemas de oclusão e posicionamento, sendo permanente ou mista. Portanto, é o tipo mais comum de tratamento, já que a grande maioria dos pacientes acabam deixando para solucionar os problemas quando estes já estão instalados na cavidade oral. 

Aprenda mais sobre outras especialidades odontológicas:

O que faz um ortodontista? 

O ortodontista é o profissional capacitado para exercer a ortodontia, sendo responsável por proporcionar um sorriso mais bonito e funcional aos seus pacientes.

Sendo assim, a função do ortodontista consiste em trabalhar na correção da posição dos dentes do paciente e de seus ossos maxilares para conseguir corrigir a mordida, auxiliando então na limpeza e na higiene, além de evitar dores e contribuir com a saúde bucal. 

Ortodontia: tudo o que você precisa saber sobre | Dental Office

Além disso, grande parte dos tratamentos ortodônticos são auxiliados pelo uso de aparelhos odontológicos pelos pacientes, sendo então realizado um acompanhamento de perto pelo ortodontista para acompanhar o desenvolvimento do tratamento e se são necessárias mudanças no planejamento. 

Por fim, o ortodontista pode trabalhar de maneira autônoma, ligando-se a clínicas particulares de outros dentistas e de outras áreas da saúde, ou podendo abrir sua própria clínica.

Além disso, ortodontistas também podem seguir carreira em empresas especializadas em materiais de saúde e equipamentos odontológicos, além de órgãos públicos ou carreira acadêmica. 

Ortodontia: tudo o que você precisa saber sobre | Dental Office

Qual a importância da ortodontia para a odontologia? 

Além da importância para a estética e autoestima do paciente, a ortodontia também é de grande importância para a saúde bucal e também para a saúde geral dos pacientes, já que são grandes os números de problemas que dentes tortos e mal posicionados podem causar no organismo humano.

O que também não atinge apenas a boca — o que inclui as dores no maxilar, cáries, doenças gengivais, perda de dentes, entre outros — mas, refletindo em problemas em outras partes do corpo, seja no sistema respiratório, dores no ouvido ou até mesmo na cabeça. 

Os problemas respiratórios, por exemplo, ocorrem pois quem possui dentes tortos ou desalinhados pode acarretar no surgimento de distúrbios como o ronco e a apneia do sono, devido ao comprometimento da passagem regular de ar pelos dentes. 

Ortodontia: tudo o que você precisa saber sobre | Dental Office

Como essa especialização odontológica se encontra no mercado de trabalho? 

Essa é uma das especializações odontológicas com maior crescimento na odontologia, devido principalmente ao avanço da tecnologia nos últimos anos que tem permitido mais precisão nos diagnósticos e tratamentos rápidos. Dessa maneira, alcançando ainda mais pacientes que precisam dessas intervenções. 

Ler mais: Especialidades odontológicas mais promissoras no mercado

Além disso, outro ponto que ajuda a explicar o crescimento no mercado de trabalho é a maior consciência geral sobre saúde bucal na população. Isso contribui diretamente para que muitas pessoas busquem resolver os problemas de saúde bucal que estão relacionados à arcada dentária, mastigação, etc., o que aumenta a demanda de profissionais nessa área. 

Sobre o salário, de acordo com um levantamento realizado pelo site Salario.com.br por meio dos dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de 2019, que utiliza como base os salários em CLT no Brasil, a média salarial de um ortodontista é de R$ 3.737,36 por mês.

Além disso, a pesquisa também mostra que o teto salarial da profissão se aproxima dos R$ 9 mil, o que pode ser alcançado ao trabalhar para mais de uma clínica ou consultório ou após contar com mais anos de experiência de trabalho. 

Por fim, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), existe um total de 33.381 ortodontistas ativos no mercado de trabalho

Como se dar bem na área da ortodontia? 

Bom, para completar este blog ainda trouxe algumas dicas que podem te ajudar a ter sucesso dentro da ortodontia, acompanhe: 

Procure uma boa especialização

Como você já sabe, contar com pós-graduações na área da ortodontia é essencial para poder exercer a profissão. 

Dessa forma, antes de matricular-se, pesquise sobre as especializações oferecidas pelas instituições de ensino e como são avaliadas pelo Ministério da Educação. Afinal, a qualidade de ensino e a estrutura da instituição precisam atender às necessidades de sua formação. 

Seja sincero com seus pacientes 

Promoter o que você não tem certeza se conseguirá cumprir é um verdadeiro tiro no pé de qualquer profissional. 

Dessa maneira, uma das principais frustrações dos pacientes com a ortodontia é em relação ao tempo dos tratamentos, que costumam durar bem mais do que os profissionais falam.

Sendo assim, procure explicar certo e diga logo no começo quanto tempo o tratamento vai durar. Assim, o paciente não vai criar expectativas que vão cair por água abaixo. 

Além disso, não deixe de engajar seus pacientes ao longo do tratamento dental elogiando e estimulando os cuidados com a higiene bucal. 

Ortodontia: tudo o que você precisa saber sobre | Dental Office

Ofereça um alto padrão de atendimento 

Toda prestação de serviços conta com o atendimento e, por conta disso, grande parte das pessoas só se sentem satisfeitas com um bom atendimento.

Desde o primeiro contato para marcar a consulta com a secretária de seu consultório ou clínica odontológica o paciente merece e deve ser tratado com paciência e respeito. Além disso, também deve ser bem acolhido durante as consultas pelo ortodontista. 

Ler mais: Características de uma secretária de alto nível

Alguns detalhes também devem ser levados em consideração, como o conforto da sala de espera, por exemplo, com pelo menos wi-fi, televisão e revistas para entreter os pacientes enquanto aguardam sua vez. 

Ler mais: 6 dicas de decoração para consultório odontológico

Procure ser parceiro de seus pacientes 

Os ortodontistas de sucesso costumam apresentar uma coisa em comum: atendem seus pacientes por muitos anos e, muitas vezes, a família inteira deles

Isso acontece pois quando as pessoas têm confiança em seu trabalho, elas costumam ficar à vontade para compartilhar sobre suas vidas. Portanto, procure gerar uma parceria real com seus pacientes, criando uma conexão que pode te render reconhecimento, anos de trabalho garantido e te garantindo novas indicações.

CTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *