Como elaborar um plano ideal de marketing odontológico

O marketing odontológico é uma ferramenta essencial para dentistas que buscam aprimorar o seu serviço e se destacar em meio a um mercado extremamente competitivo.

Essa prática tem como objetivo aproximar o dentista e sua equipe de profissionais com seus pacientes, criando uma relação positiva de confiança entre todos os envolvidos.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o cirurgião dentista brasileiro está entre os três melhores do mundo.

Sendo assim, um bom atendimento e um serviço de qualidade é o mínimo que o seu cliente espera. Por isso, muitos profissionais da área começaram a investir em novas práticas como o marketing odontológico.

No entanto, vários dentistas começaram recentemente suas carreiras como empreendedores e ainda têm dúvidas sobre o assunto.

Quais são os benefícios do marketing para dentistas? Como fazer de uma forma válida e saudável na minha clínica odontológica?

Pensando nisso, nós elaboramos um guia completo para esclarecer suas dúvidas sobre marketing odontológico e te ajudar a criar um plano ideal.

Aqui você encontrará dicas, técnicas e exemplos práticos que irão te indicar os melhores caminhos no processo de elaboração.

Tenha uma boa leitura.

O que é um plano de marketing odontológico?

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O plano de marketing odontológico nada mais é do que uma estratégia para alcançar os objetivos do seu consultório, assim como o planejamento financeiro.

Trata-se de um passo a passo para que sua clínica odontológica trace as metas e, mais importante, alcance os resultados desejados.

Confira alguns exemplos de benefícios do marketing para dentistas:

  • Reduzir os custos
  • Aumentar a lucratividade e a rentabilidade
  • Atrair e fidelizar os pacientes
  • Diminuir as taxas de inadimplência
  • Melhorar o atendimento e a comunicação
  • Otimizar o trabalho da sua equipe
  • Potencializar a sua gestão odontológica

O uso de publicidade na área odontológica é muito controverso, mas você pode perceber como a elaboração de um plano de marketing permite a divulgação e o fortalecimento do seu trabalho.

Apesar dos resultados serem reais, o desenvolvimento pode ser um pouco complicado para quem ainda não tem experiência.

Mas não se preocupe, nós estamos aqui para te mostrar o caminho.

Como definir os objetivos de um plano de marketing para dentistas?

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Muitos dentistas e gestores se confundem no momento de definir o objetivo de marketing e traçar as metas para consultórios, pois não entendem a clínica odontológica como uma empresa.

No entanto, o plano de marketing é uma ferramenta ideal para qualquer negócio que deseja aumentar sua rentabilidade e lucratividade, melhorar sua imagem e se destacar perante um mercado altamente concorrido.

Em outras palavras, é um processo inevitável para quem reconhece seus serviços como negócio de empreendedorismo.

Sendo assim, é essencial que ao mensurar recursos, definir alvos e identificar a comunicação ideal você tenha clareza das metas que deseja alcançar, uma vez que elas serão responsáveis por guiar todo o planejamento.

Definir o objetivo também é analisar o cenário que a sua empresa se encontra, identificar os pontos de melhoria e fortalecer os aspectos positivos.

Ainda tem dúvidas sobre como começar?

Não se preocupe, compartilho com você agora 8 dicas de como elaborar um plano ideal de marketing odontológico:

Aumente seu market share

O market share nada mais é do que o percentual de vendas pelo qual uma empresa é responsável dentro do seu nicho de mercado.

De acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil é o país que mais tem dentistas no mundo.

Como estamos falando de um segmento altamente competitivo, muitos aspectos estão envolvidos na captação e fidelização de pacientes.

Os planejamentos de gestão e marketing são ferramentas que auxiliam os dentistas empreendedores neste quesito.

Por exemplo, vamos supor que sua clínica odontológica possua 500 clientes ativos. Porém, estamos falando de uma cidade de 100 mil habitantes onde 20 mil pessoas vão ao dentista, o seu market share é de apenas 2,5%.

Nesse sentido, esta é uma ferramenta essencial para desenvolver um plano de marketing eficiente e evitar erros que impedem a fidelização, uma vez que permite uma visão analítica dos clientes em potencial que estão na sua região.

Conhecer os hábitos do seu público-alvo é extremamente importante para alinhar suas estratégias, assim como investir em marketing odontológico para preparar sua clínica da melhor maneira possível.

Divulgue seu serviço nas redes sociais

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Se você ainda está começando uma boa estratégia é usar a internet para divulgar seus serviços e sua clínica odontológica.

Todo mundo está conectado nas redes sociais, certo? Então as chances de que o seu conteúdo chegue em clientes atuais e em potencial são bem grandes.

Dessa forma, assim que você for alcançado os resultados e ampliando o alcance do seu consultório você dá o próximo passo no plano de marketing.

Uma ótima estratégia é usar as redes sociais para atrair mais pacientes.

Invista em marketing digital

Falando em internet e redes sociais, precisamos mencionar sobre o uso de estratégias do marketing digital na busca de melhores resultados.

Leia mais: Marketing digital odontológico: por onde começar?

Além da divulgação do seu conteúdo em blogs e redes sociais, você também pode investir em mídia paga para impulsionar seus posts e compartilhar anúncios. Dessa forma, você alcança as metas com mais rapidez.

Fidelize sua base de pacientes

Não podemos negar que aumentar o seu market share deve estar entre os seus objetivos principais de marketing digital.

Leia mais: Marketing Digital na Odontologia: especialista conta os segredos de um marketing de sucesso

No entanto, você deve captar novos pacientes sem se esquecer de fidelizar os seus atuais, além de evitar erros que impedem a fidelização.

Melhore a imagem da sua clínica odontológica

Este é um objetivo muito comum de ser traçado por grandes consultórios, uma vez que a imagem também influencia diretamente no aumento e na fidelização de pacientes.

Junto com o atendimento, o espaço da sua clínica odontológica é um aspecto que o seu paciente vai guardar na mente dele.

Uma boa imagem pode ser um fator decisivo no momento em que alguém vai recomendar o seu consultório, por exemplo.

Quando você aprimora a estrutura da sua clínica odontológica você também melhora a experiência dos seus pacientes.

Para identificar o que as pessoas acham do seu consultório, uma abordagem possível seria fazer questionários de pós-atendimento. Dessa forma, você conhece os seus pontos fortes ou encontra os que podem ser corrigidos.

Identifique sua persona e seu público-alvo

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Outro aspecto importante que pode te ajudar na elaboração de estratégias para alcançar seus objetivos são as pesquisas.

Elas são responsáveis por entregar um material rico de informações sobre seus pacientes ideais, sua concorrência e o comportamento de mercado do segmento em que você atua.

Dentre as pesquisas a serem realizadas, recomendamos que você faça a de persona e público-alvo.

  • Público-alvo: pelo próprio nome você já deve imaginar do que se trata, é o público que você deve alcançar.

São as características generalizadas de um grupo de pessoas que têm um mesmo grau de escolaridade, objetivos, interesses, etc.

Normalmente, as pessoas do público-alvo compartilham idade, gênero, formação educacional, poder aquisitivo, classe social, localização geográfica e hábitos de consumo.

  • Persona: ela não deve ser confundida com público-alvo pois é bem mais específica, são as características do seu paciente ideal.

Aquele que espera até o último momento, quando já está com dor, para procurar uma clínica odontológica, por exemplo.

Parta para ação

Depois de reunir tantas informações preciosas como objetivos e características de mercado, você precisa entender como irá alcançar as estratégias do plano de marketing para dentistas.

Nesse momento, algumas perguntas podem te auxiliar:

  • Como faremos para aumentar o market share?
  • Como podemos captar novos clientes?
  • Como faremos para fidelizar nossos pacientes?
  • Como podemos melhorar a imagem da clínica odontológica?

As respostas para elas serão norteadoras no processo de traçar e colocar em prática os seus objetivos.

Acompanhe seus resultados

Suas metas e seus objetivos podem mudar com o tempo, isso é natural quando você busca evoluir dentro da sua área de atuação.

Nesse sentido, é muito importante que o responsável pelo planejamento acompanhe o processo de perto e analise muito bem os resultados, tanto dos seus pontos fortes quanto dos seus pontos fracos.

Em outras palavras, entender se as ações precisam ser alteradas para que os objetivos sejam alcançados de forma mais rápida.

Esta etapa permite também que você identifique quais estratégias não estão funcionando ao seu favor e necessitam ser adaptadas.

Como alcançar os objetivos do plano de marketing odontológico?

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A comunicação para alcançar os objetivos do planejamento pode ser centrada na imagem do cirurgião dentista ou na marca da sua clínica odontológica.

De qualquer forma, se você chegou até aqui já deve ter percebido a importância de um plano de marketing para dentistas.

Com ele você entende melhorar seu cenário atual de mercado, o status da sua clínica odontológica e conhece melhor os seus pacientes ou o que eles desejam.

Todas essas informações e muitas outras constroem uma estratégia eficiente para implementar e praticar o marketing odontológico.

E se você precisa de ajuda com essa parte de estratégia, um sistema de gestão com módulo de marketing odontológico é um grande aliado para seu consultório.

Dessa forma, você garante uma comunicação mais próxima com seus pacientes através de campanhas de e-mail e mensagens automáticas via WhatsApp ou SMS.

Gostou desse conteúdo? Então confira um guia completo que nós preparamos sobre estratégias de marketing para clínicas odontológicas:

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Receba bem os seus clientes potenciais

Ao traçar um plano de marketing na odontologia, você também precisará pensar na forma que atenderá os clientes potenciais, chamados de Leads na terminologia do marketing. Em operações menores, a iniciativa geralmente é contratar uma pessoa social media para responder comentários ou mensagens diretas.

O ponto é que, com uma demanda um pouco maior, ou mesmo ao lidar com diversas redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens, como Telegram, Messenger e WhatsApp, esse processo pode se tornar um pouco mais complexo, e é aí o onde o CRM pode ajudar a otimizar essa fase de atendimento, alimentação de leads e então, conversão dos mesmos em clientes.

O CRM, e aqui usamos como exemplo o serviço oferecido pela Kommo, é capaz de ajudar no plano de marketing na odontologia ao passo que:

  • Centraliza o atendimento de todos os consumidores numa só plataforma;
  • Oferece informações acerca dos consumidores, como eles responderam a certos e-mails disparados, mensagens ou promoções enviadas;
  • Garante acesso a dados refinados e indicadores de desempenho claros para aprimorar suas campanhas de marketing;
  • Permite colaboração de diversos profissionais na mesma plataforma;
  • Traz a oportunidade de contar com um chatbot para acelerar o atendimento.

Esses e muitos outros elementos podem ser encontrados num bom CRM, que somado ao marketing na odontologia, poderão abrir portas para diversas novas oportunidades.

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