Marketing Digital na Odontologia: especialista conta os segredos de um marketing de sucesso

O marketing digital na odontologia é uma realidade. E dentistas que souberem trabalhar com as ferramentas que esse recurso oferece, podem ter muitas vantagens, como reconhecimento, autoridade, e claro, agenda sempre cheia.

Mas é necessário entender como fazer um marketing digital na odontologia de forma clara, objetiva para alcançar os objetivos que você busca. 

No Odonto Summit 2022, tivemos a oportunidade de aprender um pouco mais sobre essa ferramenta essencial que é o marketing digital com quem realmente entende do assunto.

O Dr. Pedro Hiago é dentista e fundador da agência de marketing digiOdonto, focada em marketing para clínicas e consultórios odontológicos, além de ser especialista em vendas. Com anos de experiência no digital, o Dr. Pedro deu uma aula contando os segredos de um marketing odontológico de sucesso.

Então se você é dentista e quer saber mais sobre como fazer um marketing digital mais assertivo e sem achismos, continue lendo esse post.

O mundo digital e a odontologia

Assim como as ferramentas utilizadas na odontologia tem se modificado e modernizado, a comunicação com o paciente e com o mercado tem passado por mudanças, especialmente no marketing.

O que antigamente era feito apenas no mundo analógico, como por flyers, folders, outdoors e afins, hoje pode ser feito no digital e alcançar a muito mais pessoas. E é falando sobre essa mudança que o Dr. Pedro Hiaggo iniciou sua palestra no Odonto Summit 2022.

“Hoje nós vivemos conectados. E o dentista que não tem a profissão conectada, que não tenha a vida conectada, e o consultório conectado, ele está perdendo tempo. É preciso se manter atualizado com o momento que nós vivemos”, explica o dentista.

Como utilizar o marketing digital na odontologia?

Mais adiante, e partindo para a parte prática, o Dr. Pedro Hiaggo mostra como é possível utilizar o marketing digital na odontologia de forma estratégica, alinhado aos objetivos buscados pelo dentista ou consultório.

Vamos ver esse passo a passo a seguir.

Linha editorial

A linha editorial nada mais é do que um conjunto de temas que podem ser abordados nas redes sociais. O Dr. Pedro explica que o ideal é limitar a quantidade de assuntos tratados, para que a comunicação seja mais efetiva.

Nesse caso, o ideal é um tema principal e dois secundários. Ou seja, se você é um dentista especialista em ortodontia, esse será o tema principal do seu marketing digital, onde estarão concentrados a maior parte dos esforços e produção de conteúdo.

Contudo, você pode e deve trazer outros assuntos para complementar a sua estratégia. Aqui entram posts pessoais, como viagens, família, e o seu dia a dia.

“Eu não posso ser única e exclusivamente dentista [nas redes sociais]. O paciente que te segue não quer saber apenas do Dr. Ele quer saber o que você come, onde vai, quando ele viaja, qual o hobbie dele. Então você tem que trazer um pouco da sua personalidade como um todo”, explica.

Bastidores

Outra dica trazida pelo Dr. Pedro, e que vai de encontro com a linha editorial secundária, é mostrar os bastidores. O paciente também quer saber sobre o seu dia a dia, e não apenas na clínica.

De acordo com o Dr., “pessoas se conectam com pessoas”. Por isso, mostrar a pessoa por trás do dentista é essencial para engajar o seu público, tornando-o mais próximo da sua audiência.

“Você precisa gerar conexão com as pessoas que estão te acompanhando”, resume o Dr. Pedro.

Stories

Os stories do instagram também são uma ferramenta primordial para uma estratégia de marketing digital na odontologia bem sucedida. Se mostrar o seu dia a dia e os bastidores da sua clínica te conectam com o seu paciente, imagine só o poder de falar diretamente com o seu público?

Por, isso, o Dr. Pedro ressalta para usar e abusar dessa ferramenta, sempre falando com energia, com força e objetivo, sempre em movimento, mostrando quem você é.

Uma forma de utilizar os stories para engajar com o seu paciente é apostar em caixa de perguntas, enquetes, e outras formas de interação através da ferramenta. Dessa forma, essas ações ajudam o seu público a se sentir parte do seu negócio e da sua vida.

Veja mais em: Reels para dentista: ideias de posts para incrementar sua estratégia digital

Feed

Diferentemente do stories, o Dr. Pedro ressalta que no feed você mostra o que você faz. Com isso, os posts precisam prezar pela qualidade visual, que sejam fáceis de ler e compreender, objetivos e interessantes.

Outra dica de ouro é que os posts do feed devem conter um Call To Action (CTA). Ou seja, uma chamada para alguma ação por parte do usuário. Seja ir até os stories ou clicar em algum link na bio, é primordial se atentar a esse aspecto. 

“É uma chamada para a ação. Você pede que seu cliente faça algo, e isso também te acelera no processo de conseguir novos pacientes”, reforça o Dr. Pedro.

Marcações (parcerias com famosos)

Marcações e parcerias com famosos e/ou empresas também podem fazer parte da sua estratégia de marketing digital na odontologia. 

Nesse caso, a principal dica é que o seu perfil esteja preparado para receber essa divulgação massiva que virá através de uma marcação ou repostagem. Uma pessoa que chegue até o seu perfil através de compartilhamento de um cliente famoso espera encontrar um feed organizado, destaques definidos, formas de contato, entre outros.

“Eu tenho muitos clientes que atendem famosos, e é sempre importante entender que você tem que estar com o perfil pronto para quando você for atender esse famoso”, explica o Dr. Pedro.

Destaques

Por último, mas não menos importante, o Dr. Pedro reforça a necessidade de ter conteúdos importantes guardados. No instagram, isso é possível através da ferramenta de destaques. Por lá, é possível separar conteúdos que possam ser acessados novamente pelos seus seguidores.

A dica para dentistas é utilizá-la para fotos e vídeos de antes e depois, depoimentos de pacientes, explicação de procedimentos, entre outros tipos de conteúdo. 

“O destaque é importante para você guardar o melhor conteúdo. Depoimentos, reações de pacientes quando ele se emociona com o resultado final. Para esse tipo de conteúdo, o ideal é utilizar os destaques”, finaliza.

Veja mais em: Captação de pacientes: como usar as redes sociais para atrair mais pacientes?

Por fim,

Chegamos ao fim de mais um conteúdo aqui no Blog Dental Office. Vimos aqui como o marketing digital na odontologia pode ser utilizado não apenas para conseguir novos pacientes, mas para criar autoridade no meio e ter reconhecimento.

Se você quer saber mais sobre marketing e odontologia clique aqui embaixo para ter acesso a palestra do Dr. Pedro Hiaggo completa, e mais:

  • Marketing odontológico e redes sociais: Qual é o limite da divulgação de serviços e procedimentos? Com a Dra. Sandra Franco

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender ainda mais sobre o marketing digital na odontologia.

Agradecemos a sua leitura e até a próxima!

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