Porque o WhatsApp pode ser uma poderosa ferramenta para o seu consultório?

Já vimos como utilizar o WhatsApp para o atendimento na sua clínica odontológica, mas que tal ir ainda mais longe?

Além de confirmar consultas e marcar retornos, você pode utilizar o WhatsApp para promover sua clínica, estabelecer contato com os pacientes, conversar com fornecedores e até conseguir indicações de amigos e familiares para sua clínica.

Com o WhatsApp integrado ao seu sistema de gestão, isso ficou ainda mais fácil.

Confira alguns benefícios da rede social:

Quase todo mundo usa!

A revolução digital é uma realidade e o WhatsApp é um dos maiores campeões dessa transformação. 

Cada vez mais pessoas estão adquirindo smartphones e é difícil encontrar alguém que usa o smartphone e não tem o aplicativo. 

Até o público da terceira idade abraçou a novidade e está no WhatsApp. Então essa é a hora de aproveitar e ocupar esse espaço com sua clínica. Afinal, a tecnologia mudou o relacionamento entre dentista e paciente.

Velocidade de resposta

Há muito tempo o envio de cartas está ultrapassado e os e-mails estão indo no mesmo caminho.

Até a troca de mensagens pelo Facebook está tomando mais tempo, porque nem todos possuem o aplicativo no smartphone, ao alcance dos dedos. 

Já o Whatsapp é quase uma unanimidade na utilização, e as respostas podem vir imediatas – não importa onde seu contato esteja, desde que ele tenha internet.

Não é só texto

Além de textos e ligações, o WhatsApp ainda oferece suporte para vídeos e imagens.

Você pode mandar o seu cartão de visitas, enviar reportagens, imagens, vídeos, áudios e até a localização do seu consultório.

Isso revoluciona a comunicação e o relacionamento com os seus pacientes, abrindo uma imensidão de possibilidades.

Que tal mandar um vídeo de dicas de cuidados odontológicos? Você pode!

Mas, para tudo isso, é preciso tomar alguns cuidados e evitar erros no atendimento, para esse sonho de comunicação não se tornar um pesadelo.

Cuidados para o uso do WhatsApp ser um sucesso

Promova sua identidade visual

Use sempre uma foto de perfil que mostre a cara da sua clínica e aproveite o fato de o WhatsApp permitir o uso de imagens e vídeos para sempre que possível utilizar algo que remeta ao seu trabalho.

Tudo isso pode ajudar a melhorar sua estratégia de marketing odontológico.

Não use o WhatsApp pessoal

Dê sempre preferência a separar: Tenha um celular pessoal e outro para a sua clínica. 

Tem um WhatsApp exclusivo para a clínica dá uma cara mais profissional ao atendimento e ainda evita que pacientes ocupem sua atenção em horários inadequados – o que nos leva para a próxima dica.

Nunca deixe seu paciente sem resposta

Todo mundo odeia ser “deixado no vácuo”. Enviar uma mensagem e não receber qualquer tipo de resposta é frustrante, ainda mais quando é um caso sério, como um tratamento odontológico.

Por isso esteja atento, nunca deixe de responder mensagens e, se for preciso, defina alguém da sua equipe para se responsabilizar por sempre responder os contatos. Essa atenção certamente vai facilitar a fidelização dos seus clientes.

Cuidado com o que escreve

Lembre-se sempre que as suas mensagens levam consigo a cara da sua clínica. Pois isso, aproveite para transmitir o que ela tem de melhor.

Sempre busque mostrar profissionalismo, seriedade, comprometimento e conhecimento ao entrar em contato pela rede social.

Nesse sentido, evite exagerar nos emoticons.

Não sobrecarregue seus pacientes

É muito legal entrar enviar materiais interessantes para seus pacientes – desde reportagens e dicas de uma boa higiene bucal até mensagens de feliz aniversário.

No entanto, ninguém gosta de Spam. Sobrecarregar seu paciente com mensagens acaba tornando-se um marketing negativo para sua clínica. 

Tenha sempre um planejamento de envio de mensagens, para evitar esse tipo de sobrecarga.

Evitar conversas sobre diagnóstico

Seja você, a secretária ou outra pessoa a responsável por responder no WhatsApp, a possibilidade de confundir algum paciente ou passar alguma informação errada é grande.

Isso gera mal estar e pode terminar se tornando um marketing negativo para a clínica. Por isso, conversas sobre diagnósticos deve ser sempre muito bem avaliadas.

Não conversar sobre valores de tratamentos

O custo de um tratamento é um assunto que deve sempre ser tratado presencialmente ou, no máximo, por ligação telefônica. 

Isso porque muitas vezes o tratamento pode ter um valor elevado e o paciente acaba se assustando.

Pessoalmente, você dentista tem toda a possibilidade de apresentar os motivos do custo e os benefícios do seu tratamento, em uma conversa mais humanizada.

Conte com um software com WhatsApp integrado

A presença do WhatsApp integrado no seu software abre várias possibilidades para um trabalho mais ágil e completo com o aplicativo.

Entre em contato com a Dental Office e descubra como podemos te ajudar a aproveitar ao máximo essa poderosa ferramenta.

Porque o WhatsApp ser uma poderosa ferramenta para o seu consultório?
Enviando...