Instagram para dentistas, clínicas e consultórios odontológico

As redes sociais dominam a atenção da sociedade no século XXI. Facebook, YouTube, Instagram, Linkedin e WhatsApp são as principais plataformas que disputam a atenção dos usuários na Internet.

Uma das formas mais utilizadas para colocar a clínica ou consultório odontológico na mente do paciente era através dos tradicionais panfletos. Hoje, essa forma de divulgação está sendo substituída cada vez mais pelo marketing digital.

Nesse cenário de grande evolução das plataformas de redes sociais e do marketing digital, o Instagram vem ganhando mais espaço no cotidiano dos navegantes da internet e, respectivamente, do paciente que frequenta o seu consultório ou clínica odontológica.

Olha só, em agosto de 2018 foi divulgado que a rede social (Instagram) tem mais de 1 bilhão de usuários ativos.

O Brasil segue com uma boa fatia desses usuários, são mais de 50 milhões de brasileiros na rede social, é o segundo país que tem mais usuários ativos no Instagram, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Outra característica marcante do instagram no Brasil é a faixa etária: 69% dos usuários brasileiros possuem entre 16 a 29 anos, ou seja, a maioria de um público bem jovem.

Em outras estatísticas o Instagram também é a rede social que mais cresce.

Por todos esses fatores o seu perfil do instagram, do consultório ou da clínica odontológica precisa estar bem inserida na rede social.

Continue na leitura, pois iremos te mostrar os principais passos para você fixar sua marca odontológica na mente do paciente-alvo (público-alvo) por meio da rede social que mais cresce, o Instagram.

Identidade visual das publicações

O Instagram é a rede social mais visual de todas. Por isso, a identidade do seu negócio precisa estar bem definida visualmente.

Mas, o que é identidade visual? Bem simples, é a tradução em cores, elementos visuais, padrões de design das principais características do seu consultório ou clínica odontológica.

No momento de elaboração da identidade visual das publicações, é fundamental pesquisar o significado cognitivo de cada cor no cérebro humano, por meio da psicologia das cores.

Caso você não tenha uma identidade visual estabelecida, recomendamos você pesquisar neste infográfico abaixo os significados da principais cores na mente humana:

Os filtros, enquadramento, cores e a tipografia das publicações precisam estar alinhadas com os valores, a missão e visão do negócio.

A identidade visual é a forma que você quer ser visto visualmente pelo seu público-alvo. Por isso, é importante saber como elaborá-la.

Separamos abaixo alguns modelos que você pode se inspirar na construção de uma identidade dos posts bem organizado.

Clínica Odontológica Bela Vista

Clínica Equilibre Odontologia

Clínica Odontológica Antonioli

Planejamento de publicações

Depois de definida a identidade visual da sua marca para as redes sociais é fundamental você ter organização e planejamento dos posts.

Ter essa rotina de publicação nos conteúdos visuais do Instagram dará engajamento e relevância para o canal.

Além de estabelecer uma maior proximidade com os pacientes, lembrando sempre que você e seu consultório (ou clínica) estão lá.

Ok! Já sabemos que planejamento e organização das postagens no Instagram é importante para quem quer estabelecer relevância no mundo digital. Mas, como fazer isso na prática?

Primeiro, você precisará definir o planejamento de conteúdo, isso é, a definição do tema tratado em um período, semanalmente ou mensalmente.

Quando pensamos em definir um conteúdo, a primeira coisa em que pensamos é: “sobre o que falaremos”.

Antes disso, pense em para quem falaremos, pense no seu paciente, no que ele precisa.

Por exemplo, uma clínica teve diversos pacientes realizando o tratamento ortodôntico durante um mês. É interessante para essa clínica realizar conteúdos sobre ortodontia durante esse mês.

Logo depois da elaboração do tema é fundamental você pensar na distribuição desses conteúdos durante a semana ou o mês.

Dessa forma, assim que você criar os temas, distribua-os em um cronograma.

CLIQUE AQUI E BAIXE UM MODELO DE CRONOGRAMA.

Com isso, você tem mais organização e produtividade na nas publicações do Instagram.

Publicações orgânicas vs Patrocinadas

Uma publicação orgânica é a aquele sem investimento capital, de forma a ser entrega apenas para um parcela das pessoas que seguem o perfil do Instagram.

Já a publicação patrocinada é a com monetização, podendo ser entregue a todos os seguidores ou pessoas que não seguem o perfil do Instagram.

Por meio de publicações patrocinadas você pode segmentar especificamente o público-alvo a ser atingido, como por exemplo, pessoas que moram na mesma região da sua clínica e possuem entre 25 a 30 anos.

Para realizar essa divulgação (orgânica e patrocinada) é importante ter elaborado as características do seu público-alvo.

O Instagram, por se tratar de uma rede social nova, não é tão recomendável investir com publicações patrocinadas constantemente ainda. Em vez disso recomendamos você estabelecer primeiramente relevância para as publicações orgânicas.

Para ambas as publicações (orgânica e patrocinada) você precisa de estratégia. Para isso, clique aqui e aprenda a elaborar um plano de marketing infalível.

Humanização dos conteúdos

O que é um conteúdo humanizado? É um conteúdo elaborado para a perspectiva do seu paciente. Seja qual for o post que você irá fazer, desde vídeos ou imagens, o seu paciente precisa entender cada palavra, tudinho.

Na odontologia existem diversas palavras com significados desconhecidos pela maioria dos pacientes. Por isso, sempre quando inserir alguma dessas palavras nos conteúdos, é importante você explicar o que se trata.

O Instagram é uma rede social de grande interação. Todo post bem produzido trará bons resultados de interações.

Humanizar todos os processos do seu negócio é fundamental para alcançar o sucesso, principalmente o atendimento, que precisa estar sempre humanizado.

Você quer deixar o atendimento do seu consultório ou clínica odontológica mais humanizado? Então, acesse o nosso guia para elaborar um atendimento humanizado ao paciente.

O poder das hashtags no Instagram

A hashtag é a palavra chave do assunto do post antecedida pelo cerquilha (#).

Essa identificação segmenta o seu conteúdo de acordo com as palavras selecionadas.

Uma boa combinação de hashtags pode ajudar a expor a sua clínica ou consultório odontológico para públicos bem mais amplos e até mesmo mais específicos.

Em comparação ao Facebook as hashtags no Instagram têm muito mais visibilidade de alcance, se feito corretamente.

Memes e atualidades

As redes sociais movem-se pela atualidade, pelas notícias do dia-dia, por eventos cotidianos. Por isso, estar atento às notícias do cotidiano, aos memes e as visualizações, também é fundamental para elaborar a comunicação de postagens no Instagram.

Elementos de humor são muito utilizados nesse caso. Muita das vezes fazendo comparação da notícia com o mundo da odontologia na perspectiva do paciente.

Ou seja, além da postagens programadas será necessário ter atenção às tendências dos assuntos mais comentados na Internet.

Programação de Stories  

Os stories são conteúdos curtos que desaparecem em 24 horas, possuem duração de até 15 segundos. Podendo ter vídeos, imagens e textos personalizados.

A proposta aqui é compartilhar conteúdos espontâneos e despretensiosos, que aproximem o seu consultório ou clínica odontológica do seu público e estimulam mais interações.

Esse recurso é muito interessante para você mostrar um pouco do dia-dia do consultório (ou clínica), como é feito determinado procedimento, conversar diretamente com paciente, dar conselhos em vídeo sobre como melhorar a saúde bucal dele em casa.

Lembre-se de incluir na programação de publicações do Instagram as postagens de Stories. Pois, como vimos, elas são determinantes para estreitar o relacionamento com o seguidores.

Legislação de ética para divulgações nas redes sociais  

O CFO (Conselho Federal de Odontologia) determina algumas ações que são antiéticas na divulgação em redes sociais para clínicas e consultórios odontológicos, como:

    • postar imagens de antes e depois na redes sociais;
    • inserir preços, desconto e promoções nas divulgações;
    • sorteios.

Essas são apenas algumas regras do CFO. Aconselhamos você consultar o CRO (Conselho Federal de Odontologia) do seu estado para saber especificamente as regras determinadas de divulgações. Isso pode mudar de estado para estado, no Brasil.

Enfim…

Você viu nesse artigo:

    • a importância de estar presente no Instagram;
    • elaborar os primeiros passos para uma identidade visual assertiva para as publicações;
    • planejar a programação de conteúdo na plataforma;
    • entendeu o que é publicação orgânica e patrocinada;
    • a importância de ter posts humanizados;
    • Poder das hashtags e de sempre estar ligado ao cotidiano da Internet.

Enfim, o Instagram é a rede social do momento. Entenda isso não como um fato paralelo ao seu negócio, mas sim como um oportunidade de mercado, desde visibilidade, fidelização de pacientes e na atração de novos pacientes.

Gostou desse conteúdo? Então, não deixe de compartilhar com sua equipe.

Agradecemos a leitura!