Instagram para dentistas: como usar o marketing odontológico para atrair mais agendamentos

As redes sociais não servem apenas para entretenimento, mas também podem ser aliadas no marketing digital de clínicas odontológicas. Afinal, utilizar  as estratégias no Instagram para dentistas promove bons resultados e atrai mais pacientes.

O Instagram é uma das plataformas que mais cresce no mundo e auxilia os profissionais com diversos recursos que podem ser explorados para aumentar a divulgação do trabalho.

Por meio dessa rede social é possível utilizar ferramentas que permitam um contato mais próximo com os potenciais clientes.

Logo, é muito importante conhecer o seu público-alvo, pois você terá uma forma de comunicação acessível nas mãos que permite promover um conteúdo de qualidade sobre odontologia para os pacientes.

Dessa forma, você garante que o potencial da rede seja explorado ao máximo, planejando com cuidado as estratégias, de acordo com os objetivos e particularidades do seu consultório.

Quer saber como utilizar o Instagram para dentistas para obter mais lucro?

Continue a leitura!

Por onde iniciar o Instagram para dentistas?
Qual a importância do Instagram para dentistas?
Quais são as regras do CRO referentes ao Instagram para dentistas?
Quais as melhores estratégias para atrair clientes com o Instagram para dentistas?

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Por onde iniciar o Instagram para dentistas?

Primeiro, você precisa criar um perfil comercial para ter acesso a métricas, análises e informações quanto a postagens feitas na rede social. Afinal, é dessa forma que você avalia se é preciso, ou não, alterar as ações de marketing.

Leia também: Como criar Personas para clínicas odontológicas? | Dental Office

Ao criar uma conta no Instagram, você inicia com um perfil pessoal que permite ter acesso a funcionalidades básicas da rede.

Porém, com um perfil profissional, você terá recursos que auxiliam nos negócios e promovem melhores resultados.

Então, após criar a sua conta pessoal, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o seu perfil pessoal e clique no botão com símbolo de engrenagem.
  2. Role a tela até encontrar a opção “alternar para o perfil comercial”.
  3. Clique neste recurso.
  4. Vincule sua conta do Instagram à página profissional do Facebook.
  5. Preencha as informações solicitadas.

Mas, atenção: para que você possa criar uma conta profissional no Instagram, é obrigatória a criação de um perfil no Facebook.

Por fim, após seguir essas instruções você terá um perfil adequado para começar a compartilhar conteúdos interessantes para os seus pacientes e chamar a atenção deles para os serviços oferecidos pela sua clínica odontológica.

Leia também: Coworking Odontológico: você sabe o que é? – Dental Office

Qual a importância do Instagram para dentistas?

As redes sociais fazem parte do dia a dia dos seus pacientes, por isso, se você ainda não realizou nenhuma estratégia de marketing que aproveite os recursos da ferramenta, você está perdendo dinheiro.

A importância desta plataforma está diretamente ligada a capacidade de captação e fidelização de pacientes, pois permite realizar conversas mais humanizadas, educar o público-alvo e criar um relacionamento mais próximo.

Além disso, é possível disseminar conteúdos relevantes sobre a odontologia, o que aumenta o seu reconhecimento e promove o nome da sua clínica odontológica.

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Instagram para dentistas: como atrair mais pacientes | Dental Office

Quais são as regras do CRO referentes ao Instagram para dentistas?

Entretanto, existe uma preocupação quanto ao que pode ou não ser postado por dentistas nas redes sociais.

Assim, para que você não divulgue seus serviços de forma errônea, reunimos algumas informações para te ajudar a manter a comunicação em sua plataforma adequada à legislação.

Então, entre algumas das principais ações permitidas, ou não, para promoção e divulgação de serviços odontológicos, estão:

  • Divulgar área de atuação e especialidade
  • Postar com nome, número de inscrição e nome da profissão, seja ele cirurgião-dentista ou clínico geral, graduado e pós-graduado.
  • Adicionar o número de inscrição do responsável técnico quando se tratar de pessoas jurídicas.
  • Apresentar logotipo
  • Evitar antes e depois em redes sociais, sem autorização prévia do paciente
  • Induzir o público a acreditar em técnicas, equipamentos e instalações sem comprovação científica
  • Realizar consultas e diagnósticos de forma online
  • Expor pacientes ou divulgar informações relacionadas à identificação sem autorização.
  • Divulgar serviços gratuitos, promoções, descontos, brindes e preços de procedimentos

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Instagram para dentistas: como atrair mais pacientes | Dental Office

Quais as melhores estratégias para atrair clientes com o Instagram para dentistas?

Embora seja uma ferramenta muito importante para o marketing odontológico, utilizar o Instagram não é tão simples quanto parece. 

Assim, para saber como atrair mais pacientes com o seu Instagram para dentistas, leia a seguir quais são as melhores estratégias que você pode utilizar.

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Compreenda seu público-alvo e suas dores

A fim de construir uma estratégia de marketing que leve verdadeiros resultados para a sua clínica, é importante entender o que seu público-alvo procura, quais são as  dificuldades que ele enfrenta no dia a dia.

Por exemplo, pense em qual será o tipo de conteúdo publicado, serão assuntos dinâmicos, interativos ou uma proposta mais séria e educacional.

Isso tudo é essencial para definir o seu posicionamento na rede social e atrair potenciais clientes.

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Elabora uma identidade visual para as publicações

Por ser uma rede social que chama atenção pelo visual, a criação de uma identidade visual pode contribuir muito para que a marca da sua clínica odontológica  seja reconhecida.

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Então, é importante utilizar filtros, enquadramentos, cores e tipografias alinhadas com os objetivos e valores do seu consultório. Assim, você garante que o público certo vai ser visualmente atingido.

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Crie um calendário de conteúdos e garanta frequência nas postagens

Após planejar como você quer ser visto e por quem, é o momento de criar um calendário de conteúdos com uma frequência agradável para o seu público-alvo.

Por meio de pesquisas, você consegue entender quais são os dias e horários em que seus potenciais clientes mais frequentam a rede social.

Assim, você promove maior visualização da marca para quem realmente importa. Além disso, você também pode se inspirar em outros perfis de Instagram para dentistas que já existam para planejar seu conteúdo.

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Acompanhe as métricas do seu perfil na rede social

Você lembra quando comentamos sobre a importância de alterar o seu perfil pessoal para profissional? Por meio dos insights gerados pelo perfil comercial, você consegue verificar dados demográficos do seu público, assim como os melhores horários para realizar as postagens.

Além disso, você consegue entender quem é o seu público, onde ele mora, faixa etária e também interesses.

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Aprenda a utilizar todas as ferramentas do Instagram

Os vídeos e os stories fazem parte dos recursos disponíveis para que você ganhe cada vez mais espaço nas redes sociais. Então, se você deseja captar mais pacientes, utilize essas ferramentas.

Por meio desses formatos dinâmicos, você chega de forma divertida e criativa para os seus potenciais pacientes e isso permite uma interação em tempo real essencial para a fidelização.

Leia também: Planejamento Odontológico: o que é, e como elaborar um para o seu paciente

Utilize hashtags no Instagram para dentistas

Se você já conhece o Instagram, provavelmente já ouviu falar sobre as hashtags. Elas desempenham um papel vital na categorização do seu conteúdo e podem ser disfarçadas nas legendas e comentários dos seus posts.

Porém, é preciso escolher de forma estratégica para que elas sejam compatíveis com o conteúdo que você está publicando e também com os valores da clínica odontológica.

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Mantenha o perfil atualizado e interaja com os seguidores

Primeiro, a interação com seus seguidores é essencial, seja respondendo perguntas, comentários ou mensagens. Tudo isso contribui para maior engajamento e visibilidade do seu perfil.

Por outro lado, não basta seguir todas as dicas de marketing digital que você leu até agora, se for manter o perfil desatualizado ou abandonado.

Então, sabemos como a rotina do dentista é corrida e nem sempre sobra tempo para planejar, gravar vídeos e interagir com potenciais pacientes nas redes sociais.

Por isso, para agilizar a sua rotina e deixá-la mais automatizada, você pode contar com softwares odontológicos para controle completo da gestão.

Com mais tecnologia, organização e mobilidade na sua clínica odontológica é possível separar um tempo para cuidar apenas das suas redes sociais e, assim, promover a visibilidade que você precisa para atrair potenciais pacientes.

O Dental Office é um sistema para dentistas que permite que você conheça melhor seus pacientes, mantenha a agenda e o financeiro organizados, tenha relatórios de gestão e monitore todas as informações importantes de forma online.

Quer ter mais tempo na sua rotina para cuidar do marketing da sua clínica odontológica e fidelizar seus pacientes?

Conte com o Dental Office:

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