Como criar Personas para clínicas odontológicas?

Identificar o cliente ideal da sua clínica odontológica pode ser uma tarefa mais difícil do que se imagina.

Saber com detalhes quem é o seu paciente, e o que ele deseja indo até você, é essencial para que possa adaptar sua clínica e suas estratégias de atração de público, de maneira a conseguir convencer ele de modo mais simples, prático e rápido.

A forma mais indicada de encontrar esse cliente ideal é por meio da Persona. Essa é uma estratégia de marketing muito bem-vinda quando falamos em entender o público.

Mas não se engane, não por ser uma estratégia de marketing que só para isso ela serve. Muito pelo contrário, a persona vai interferir positivamente em todos os pontos da sua clínica, criando uma ambiente mais atrativo para os pacientes.

O que acha de aprender como criar a sua própria persona?

O que é Persona?

Podemos entender a persona como sendo a representação do cliente ideal de uma empresa. Construída com base em uma análise detalhada dos dados do público da marca, a persona vai ser composta por informações verídicas e de extrema confiança, funcionando como guia completo sobre o paciente.

Imagine quão bom seria se pudéssemos organizar nossa clínica  já pensando com exatidão o que o público deseja e como deseja. Isso nos pouparia tempo, dinheiro e esforços, certo?

Pois é exatamente isso que a persona oferece!

Diferente do que se possa pensar, essa estratégia não impacta apenas em estratégias de propaganda, ainda que seja indispensável para isso, mas também auxilia na construção de um ambiente agradável para os pacientes.

Você já ouviu falar em Customer Experience (CX)? Essa é uma estratégia de gestão que vai focar todos os seus esforços em tornar a experiência do público de uma empresa a melhor possível. Seu objetivo com isso é, além de deixar os pacientes mais felizes, fazer com que eles se fidelizem a sua clínica e também a divulguem para o seu círculo social, atraindo ainda mais pessoas.

Por mais que a CX não seja nem um pouco difícil de entender, colocar ela em prática é outra história. Isso porque é impossível definir um Customer Experience perfeito e universal, ela precisa ser projetada para cada público.

Isso significa que a sua clínica odontológica terá uma CX própria, totalmente adaptada às necessidades, desejos e expectativas de seus pacientes, e a única maneira de identificar estes pontos e oferecer eles de maneira consistente ao público é com os conhecimentos fornecidos pela persona!

Persona e Público-Alvo são a mesma coisa?

Um erro muito comum que costuma acontecer, é as clínicas confundirem a sua persona com o seu público-alvo. Entretanto, ainda que essas duas estratégias sejam muito próximas e codependentes, elas não são a mesma coisa.

Para que possamos explicar detalhadamente, e facilitar seu entendimento do assunto, vamos oferecer esses dois exemplos.

  • Exemplo 1: Homens e mulheres entre 20 e 50 anos, que moram em Belo Horizonte, Minas Gerais, que possuem plano de saúde. Eles se interessam pelas notícias locais e consomem conteúdos principalmente no Instagram e Facebook.
  • Exemplo 2: Paulo é um engenheiro mecânico, de 35 anos, que mora em BH. Atualmente, Paulo está em busca de uma nova clínica odontológica para se tornar paciente, e por isso busca por opções em seu Instagram. A principal preocupação do engenheiro é achar uma clínica perto de sua casa na qual seja fácil agendar um horário para a consulta, já que seu dia a dia é muito corrido.

Olhando para estes exemplos eu te pergunto, qual é a persona e qual é o público-alvo?

Se sua resposta foi que o exemplo 1 é o público-alvo, você está certo! Veja que o que diferencia essas duas estratégias é seu nível de precisão. Assim, enquanto o primeiro exemplo é crucial para organizar a empresa e saber onde investir suas campanhas, por exemplo, o segundo é o direcionamento que precisa para entender as dores e necessidades dos clientes.

Isso significa que, para ter uma clínica odontológica completa e totalmente focada nos pacientes, é preciso que estruture tanto a sua persona quanto o seu público-alvo!

Como criar a minha persona?

Depois de todas as informações que te passamos, você deve estar se perguntando como fazer uma persona, certo? Pois fique tranquilo que vamos te contar!

Criar uma persona não é uma tarefa exatamente difícil, mas pede bastante dedicação, pois é um processo demorado. Ela consiste em 3 diferentes etapas, a coleta e análise de dados, o preenchimento do template de persona e a revisão constante do cliente ideal.

O primeiro passo, a coleta e análise de informações, é o mais demorado. Se dedique inteiramente a ele e busque o máximo de informações possíveis sobre os seus pacientes.

Algumas ferramentas de dados online, como o Google Analytics e Facebook Insights, são ótimas opções para complementar suas informações e conseguir novos dados demográficos. Com todos eles em mãos, você pode analisá-los e organizá-los por características comuns.

personas

É provável que neste momento você se assuste e pense “não vou conseguir unir todas as informações em uma única persona”. Não se preocupe, você pode criar mais de um cliente ideal para a sua empresa, apenas não exagere. Manter uma média de 2 a 4 personas é o ideal.

A segunda etapa é o preenchimento de um template de persona. Sendo facilmente achados na internet, a principal dificuldade desse passo é saber o que é realmente necessário nessa fase, já que cada template apresenta informações diferentes. Para que não se confunda, fizemos uma lista com os dados essenciais!

  • Nome
  • Idade
  • Profissão
  • Renda
  • Necessidades
  • Dores
  • Objetivos
  • Objeções em relação a sua clinica
  • Marcas que mais admira
  • Meios de comunicação que mais usa
  • Storytelling

Por fim, o último passo é revisar sua persona. Por ser baseada em dados reais, ela vai evoluir e mudar junto com o seu público.

Assim, para que possa manter essa ferramenta confiável, revise ela sempre que possível!

Conclusão

Criar uma persona é um passo que toda clínica de odontologia deveria seguir, já que ajuda a melhorar sua empresa em todos os aspectos.

Não perca mais tempo e atraia mais clientes conhecendo eles e entregando o que precisam. Agora você já sabe como!

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