Coworking Odontológico: você sabe o que é?

Dentistas de todo o mundo estão adotando a tendência do Coworking Odontológico e a expectativa é que esse modelo de trabalho cresça ainda mais.

Por este motivo, continue lendo este conteúdo para saber das principais vantagens e desvantagens do espaço coworking odontológico em comparação aos consultórios e clínicas alugados.

O que é um Coworking Odontológico?

O Coworking nada mais é do que um espaço compartilhado que permite que vários dentista atuem de forma individual no atendimento dos seus pacientes, porém em um único prédio ou salão, divididos em salas individuais.

Através do coworking você encontra os ambientes ideais para prestação dos seus serviços odontológicos para determinada região.

Existem diversos tipos de coworking, falaremos aqui sobre um espaço compartilhado para a odontologia.

Para saber desses diferentes tipos de modalidades acesse: Coworking Brasil.

Coworking VS Alugar consultório montado

Para iniciar as atividades odontológicas, normalmente você precisaria realizar um investimento em arquitetura, equipamentos, decoração e tudo o que você precisa saber para oferecer uma boa experiência do paciente no consultório odontológico.

Enquanto em um coworking ou em um consultório alugado esse investimento não será necessário, pois ele está pronto para ser usado.

Além disso, separamos outras vantagens e desvantagens logo a seguir:

Consultório Alugado:

Além, de não investir em estrutura física a locação do consultório montado oferece otimização no quesito de administração, contratação, pagamento de equipes: à própria gestão.

Um fator que pode ser desvantajoso é que, quando você aluga um espaço, deve pagá-lo pelo mês, mesmo assim se sua agenda não estiver preenchida. 

Esse conflito de agenda pode gerar um custo benefício desagradável para sua clínica.

Consultório por período:

Alguns fatores devem ser considerados no momento de alugar um consultório odontológico.

Por exemplo, a agenda: ela é limitada ao período que você alugou, e desse modo você poderá ter problemas de remarcações.

E é assim, que os consultórios por períodos ajudam muitos dentistas em todo Brasil.

Vejamos mais a seguir:

1 – Consultório pay per use:

‘’Pay per use’’ em tradução livre significa, pagamento por uso. É um modelo que oferece mais flexibilidade de agenda, além de pagar apenas pelo período que usá-lo.

Com os consultórios Pay per use você também não precisa investir em estrutura e pagará somente pelo tempo de atendimento.

Por exemplo:

Na próxima Terça-feira você irá atender 2 pacientes e esse atendimento totalizará 50 minutos dia.

Logo, o valor desse aluguel estará calculada por minutos, ou na maioria das vezes, por hora.

Todas essas informações, principalmente do valor do aluguel do consultório, são essenciais na formação de preço dos serviços odontológico.

Coworking odontológico: vale a pena?

Coworking odontológico: vale a pena?

Ter um espaço próprio é o ideal. Um lugar que você se sinta confortável e tenha autonomia para reformar.

Porém, o consultório por aluguel fixo ainda apresenta desvantagens para baixas realidades financeiras.

Do mesmo modo, a compra de um local físico, no primeiro momento apresenta a vantagem de ser chamado de seu e permite deixá-lo com sua cara na arquitetura e design.

Mas, muitas das vezes, por falta de recurso, você não consegue inaugurar e consequentemente não conseguirá exercer a sua profissão.

E se você se encontra nessa condição, o coworking odontológico é uma alternativa, pois um consultório compartilhado permite uma ótima rentabilidade financeira.

Desse modo, você conseguirá reter mais recursos para futuramente investir no seu próprio consultório odontológico.

Gostou de desse conteúdo?

Então, não deixe de compartilhar com sua equipe!

Agradecemos a leitura!

Imposto de Renda para Dentistas