6 dicas de decoração para consultório odontológico

Existem muitas opções diferentes de decoração para consultório odontológico, gastando muito ou pouco, a depender do seu objetivo. 

É importante que o seu consultório seja do seu agrado, entretanto, não se esqueça de que ele deve ser um ambiente funcional e acolhedor, já que o intuito é que seu paciente fique à vontade. 

Mas, afinal, como fazer isso? Como montar um consultório que combina com você e, ao mesmo tempo, oferece aconchego ao paciente?

Não se preocupe! Preparamos este guia para te auxiliar com 6 dicas de decoração para consultório odontológico, desde pequenos detalhes até grandes mudanças. Acompanhe conosco: 

Conheça a Psicologia das Cores antes de decorar seu consultório odontológico
Escolha quadros e objetos agradáveis
Avalie usar papel de parede na decoração do consultório odontológico
Aposte em um ambiente bem arejado e iluminado 
Crie uma atmosfera relaxante com plantas e flores naturais
Escolha a mobília adequada para compor seu consultório odontológico

CTA

Confira a Psicologia das Cores antes de decorar seu consultório odontológico

Geralmente, quando se fala em cor do ambiente de clínicas e consultórios, vem à mente o branco ou azul ciano, cores que, muitas vezes, são consideradas sem vida.

Essas cores sempre foram super comuns porque as pessoas associam à limpeza e saúde. Entretanto, com a modernização dos consultórios, esse conceito está perdendo espaço nas decorações. A tendência é apostar em variações de cores que misturam harmonia e alegria.

É aqui que entra a Psicologia das Cores, ou seja, um estudo aprofundado sobre como o cérebro humano identifica as cores existentes e as transforma em sensações, analisando quais os efeitos que cada uma gera nas pessoas, como mudanças nas emoções, nos sentimentos e muito mais.

Leia também: Marketing sensorial na odontologia: o que é e como aplicar?

6 dicas de decoração para consultório odontológico | Dental Office

É por isso que as cores que compõem a decoração do seu consultório odontológico devem ser pensadas com cuidado, já que carregam as principais sensações que você deseja oferecer aos pacientes.

Veja a abaixo um resumo sobre o que diz a Psicologia das Cores:

Azul: calmaria e tranquilidade. Já tons de azuis escuros transmitem tradição, lealdade e confiabilidade. 

Marrom: terroso, rico e convidativo. Essa cor remete ao natural e aconchegante, incentiva a pessoa a desacelerar e relaxar. 

Cinza: calmaria, inteligência, sofisticação e serenidade. Alguns o consideram um pouco sério demais, mas o cinza simboliza confiabilidade.

Verde: relaxamento, frescor, cura. O verde evoca tranquilidade e pode ajudar a aliviar o estresse.

Laranja: evoca ousadia, aventura e entusiasmo. A laranja pode estimular o apetite e aumentar a energia. 

Roxo: nobreza, luxo, ambição. Tons mais claros, como lilás pálido, são considerados confortáveis aos olhos.

Vermelho: adrenalina, paixão, força. O vermelho é uma boa escolha se você quiser despertar emoção ou o apetite em restaurantes, mas não tanto para um consultório odontológico.

Amarelo: alegre e energizante. Mas atenção, essa cor pode ser enjoativa. Muito amarelo pode cansar a visão.

Branco: glamour, elegância e paz. O branco é ótimo para consultórios odontológicos, mas melhor ainda se combinado com outras cores.

Preto: elegância, classe e formalidade. Entretanto, é uma cor muito forte, que pode ser desagradável no consultório odontológico.

Agora que você já conhece um pouco sobre a Psicologia das Cores, pense bem em qual é o estilo do seu consultório odontológico. Para chegar a essa conclusão, sugerimos que observe os seguintes pontos:

  • Os móveis são clássicos ou modernos? 
  • Qual o tamanho do seu espaço?
  • Quem é seu principal público?
  • Que tipo de mensagem você deseja passar? 

Mesmo que pareça pouca coisa, mudar a cor da sua clínica odontológica pode fazer uma diferença imensa. A cor é uma poderosa ferramenta de design que tem impacto em influenciar emoções, humor e até reações fisiológicas. 

Leia também: Saiba mais sobre como abrir uma clínica ou consultório odontológico

Cores específicas podem nos fazer sentir relaxados, nervosos ou calmos. Isso não influencia somente no bem-estar do seu paciente, mas também seu e da sua equipe.

Portanto, se você quer mudar o consultório sem gastar muito, apenas mudar uma parede já pode fazer toda a diferença. 

6 dicas de decoração para consultório odontológico | Dental Office

Escolha quadros e objetos agradáveis

A decoração do seu consultório não precisa ser exclusivamente sobre dentes e bocas no geral. O paciente não quer ficar sentado na sala de espera com um quadro ilustrativo sobre os graus de cáries, isto é algo para se tratar com o profissional na sala de atendimento.

Ter um consultório odontológico não significa que você precisa de trabalhos de arte relacionados à prática odontológica.

Leia também: Guia prático sobre anamnese odontológica: tire todas as suas dúvidas

Quadros decorativos para consultórios e clínicas odontológicas são cada vez mais utilizados para melhorar o ambiente, sem perder a harmonia com o local. 

Aqui, você pode explorar sua criatividade. Quando se trata de obras de arte nas paredes, não fique limitado às mesmas imagens de sempre. Em vez disso, vá para o trabalho de arte em tela ou uma série de murais para as paredes. 

Você pode apostar em trabalhos de arte relacionados aos seus interesses pessoais. Por exemplo, se você gosta de caminhar, vá para cenas da natureza. 

Já se você gosta de jardinagem, aposte em alguns belos desenhos florais para suas paredes. Isso vai fazer com que todos relaxem no ambiente, e não fiquem apenas pensando no procedimento. 

Veja alguns exemplos:

decoração

Avalie usar papel de parede na decoração do consultório odontológico

Papéis de parede podem ser grandes aliados na decoração de baixo custo. 

Lembre da última vez que você precisou aguardar em uma sala de espera do consultório médico. Que aspecto tinha a área de recepção? Estéreis, brancas? Ou a decoração de parede era mais interessante e melhorou seu tempo de espera? 

Se você quer melhorar a experiência do seu paciente na sala de espera, os papéis de parede fazem exatamente isso. Pode ter certeza que esse momento vai ser muito mais agradável. 

6 dicas de decoração para consultório odontológico | Dental Office

Faz uma enorme diferença, não é?

Além disso, os papéis de parede podem ser usados em várias áreas dos consultórios, como na recepção, sala de espera, de exames e, claro, na sala de atendimento.

Aposte em um ambiente bem arejado e iluminado 

A iluminação pode otimizar ou acabar com qualquer projeto. Se um consultório estiver bem iluminado, ele vai aparentar ser mais alegre, aconchegante e convidativo. 

Leia também: Invista na experiência do paciente com 10 dicas

Um erro de muitos dentistas é usar apenas iluminação ambiente com luzes de teto fluorescentes que também podem prejudicar os olhos. Por isso, ao escolher a iluminação do ambiente, avalie suas opções de iluminação LED, pois é agradável aos olhos e também mais econômica a longo prazo.

consultório

Além disso, para completar a excelente iluminação, é importante que o ambiente seja bem arejado. Locais com pouca luz natural, com aspecto fechado, podem causar ansiedade em muitas pessoas, além de passar uma impressão de que não são tão limpos quanto deveriam ser. A luz natural ainda ajuda você a trabalhar melhor. 

Crie uma atmosfera relaxante com plantas e flores naturais

As plantas são um ótimo complemento para qualquer espaço, inclusive na decoração de consultórios odontológicos. Para dar um toque de naturalidade, decore o ambiente com plantas reais e evite as falsas que, além de tudo, acumulam poeira com o tempo. 

No entanto, lembre-se de não exagerar, porque seus pacientes podem ter alergia. Uma ou duas plantas já são o suficiente. 

É claro que ter plantas naturais vai exigir cuidado. Por isso, lembre-se de regá-las, podá-las se necessário e mantê-las bem saudáveis, porque isso também diz muito sobre o seu cuidado com o consultório.

6 dicas de decoração para consultório odontológico | Dental Office

Escolha a mobília adequada para compor seu consultório odontológico

A mobília do seu consultório odontológico deve prezar pela funcionalidade, conforto e, só depois disso, caso você deseje, pela sofisticação.  

Abaixo, confira algumas dicas de móveis para melhorar a cara do seu consultório odontológico:

  • Preste muita atenção aos móveis da sala de espera. Nem sempre o que parece sofisticado, entrega o acolhimento que um consultório odontológico precisa. Um exemplo disso são as poltronas de couro que, em alguns casos, não têm o aspecto “quente e acolhedor” do tecido. 

  • Preste atenção também nas cores dos móveis, para que tudo esteja em harmonia. As cores mais claras deixam o consultório odontológico parecer maior do que realmente é e isso pode ser bom.

  • Ofereça um espaço com bebidas, com água filtrada ou engarrafada e, se possível, chás diversos e café. Um móvel com esses itens é um investimento de baixo custo e que pode transformar a experiência dos pacientes, especialmente aqueles que ficam ansiosos na sala de espera e precisam de um chá. 

  • Lembre-se: o aconchego não deve estar só na sala de espera. Escolha móveis da sala de atendimento que estendam a boa experiência que o paciente teve na sala de espera. Mas, é claro, não deixe de lado a funcionalidade do ambiente. 

Além disso, outra dica geral nossa sobre a sua mobília é que escolha móveis de boa qualidade e que não vão te deixar enjoado facilmente. 

Se os móveis forem ruins, eles estragarão em pouco tempo e você precisará trocar para manter a credibilidade da clínica. E, se eles forem de tons enjoativos, você vai precisar trocá-los se simplesmente mudar a cor das paredes, se quiser manter a harmonia. 

Não esqueça também que toda sua clínica, inclusive os móveis, deve ser de fácil limpeza. A clínica odontológica precisa ser impecável quando o assunto é higienização e, se os móveis não forem fáceis e práticos de limpar, isso pode ser um problema. 

_______________

Com todas essas dicas, temos certeza de que ficará bem mais fácil inovar na decoração do consultório odontológico. Mas, não se esqueça, antes de definir o visual, é muito importante elaborar os objetivos de comunicação, isto é, qual a principal mensagem que seu consultório ou clínica odontológica terá. 

Somente a partir disso você vai conseguir escolher a decoração para deixá-la com a sua cara, mas também em harmonia com o objetivo do local: cuidar da saúde bucal das pessoas.

Se você achar necessário, pode conversar com arquitetos e decoradores profissionais para aplicar todas as suas ideias de forma criativa.

Quando seu consultório estiver impecável, mais do que nunca você precisará investir na divulgação dos seus trabalhos, para atrair mais pacientes para conhecê-lo. 

Leia também: Quanto investir em marketing odontológico?

Por isso, separamos aqui mais um material completo, sobre Google Ads para dentistas, para que você aprenda a divulgar seu consultório de uma maneira muito simples:

CTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Preencha o formulário abaixo.

    Enviando...