A captação de pacientes é uma busca constante em toda clínica ou consultório odontológico. E a verdade é que existem várias formas de fazer isso, uma delas é credenciá-la a um convênio.
O marketing odontológico é uma ferramenta bastante poderosa na captação e fidelização de clientes. Mas, como você já deve ter percebido, não é a única forma.
Oferecer seus serviços através de convênios odontológicos é uma opção que pode atrair muitos pacientes.
O atendimento feito por meio de convênios acaba dando menos lucro do que atendimentos particulares.
Por outro lado, o fluxo de atendimentos é bem maior. Cabe ao gestor da clínica colocar na balança e decidir o que é melhor para o seu empreendimento.
Convênios para dentistas valem a pena? Isso depende muito da situação da sua clínica odontológica e da meta de lucratividade ideal para o seu negócio.
Quer saber como credenciar sua clínica odontológica? Confira o conteúdo completo que nós preparamos.
Por que cadastrar sua clínica em um convênio para dentistas?
Quais são as vantagens de um convênio para dentistas?
Como funciona o credenciamento de um convênio para dentistas?
Quais são os documentos necessários para a solicitação de convênios odontológicos?
Quais são as melhores opções de convênios odontológicos?
Por que cadastrar sua clínica em um convênio para dentistas?
O credenciamento de convênios odontológicos é um excelente aliado para quem deseja aumentar seu alcance e seu número de clientes.
Ele diz respeito a um valor que um paciente ou uma empresa paga mensalmente em troca de serviços.
Ao optar por esta modalidade, o paciente tem o direito de desfrutar dos benefícios contratados e toda a cobertura oferecida pelo plano odontológico.
Ele é financeiramente mais acessível, uma vez que pode cobrir o valor total do serviço ou apenas uma parcela. Em alguns casos, o número de visitas e a quantidade de exames e outros tratamentos é limitado.
Geralmente, os serviços incluem procedimentos de limpeza, aplicação de flúor e tratamento com aparelho.
Ao adotar esta categoria de atendimento, sua clínica odontológica pode aumentar seu faturamento e investir em sua expansão.
Quais são as vantagens de um convênio para dentistas?
Afinal de contas, o que o dentista ganha com os convênios?
Separamos algumas razões para você ter um panorama sobre este método. Confira as principais vantagens:
- Ampliação da sua carteira de clientes: uma clínica odontológica precisa de uma agenda movimentada para lucrar.
Quando o consultório está no começo a captação de clientes é mais difícil. Sendo assim, o convênio odontológico é um ótimo aliado para aumentar o fluxo do consultório e a venda de serviços.
- Fidelização de clientes: uma forma de aumentar a lucratividade com o convênio é oferecer procedimentos que o plano odontológico não cobre, como a harmonização orofacial.
Nesse sentido, você promove a fidelização de clientes na sua clínica odontológica e garante sua rentabilidade.
Mesmo que seu consultório mude de localização, o convênio continua existindo e os seus pacientes irão buscar o seu consultório se você oferecer um bom atendimento e serviço.
- Divulgação gratuita dos seus serviços: outra grande vantagem é a publicidade que o seu consultório recebe.
Afinal, se o convênio aumenta a visibilidade da sua clínica odontológica e o número de clientes, mais pessoas podem indicar os seus serviços nas redes sociais.
- Redução de custos: sua clínica odontológica economiza os custos que seriam destinados à captação de clientes.
Levando em conta que a operadora de credenciamento realiza, em parte, esse trabalho. Dessa forma, você pode investir em ferramentas como marketing digital para aprimorar ainda mais seus serviços.
Como funciona o credenciamento de um convênio para dentistas?
Basicamente, o processo de credenciamento consiste em associar uma clínica ou um consultório odontológico em um convênio.
O convênio para dentistas oferece aos pacientes uma lista de estabelecimentos de saúde bucal nos quais eles podem receber atendimento.
Em outras palavras, o convênio é uma grande empresa que precisa de outras para executar seus serviços.
Desse modo, sua clínica odontológica passa a fazer parte desse grande conglomerado de empresas que atuam em conjunto para oferecer os serviços estabelecidos.
Vale ressaltar que seu consultório só oferece os serviços que fazem parte das suas competências.
O credenciamento em convênios odontológicos é uma prática que vem crescendo nos últimos anos.
De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia em Grupo (SINOG), houve um aumento de 2,56 milhões de beneficiários da modalidade em 2021. Tal expansão representa um percentual de 9,61% de crescimento.
Ou seja, as pessoas buscam maior qualidade de vida e esse é um mercado poderoso que cresce cada vez mais.
Esse aumento do número de usuários de planos e convênios cria um cenário perfeito para clínicas odontológicas que desejam se credenciar e aumentar sua lucratividade.
Sendo assim, investir em convênios odontológicos é uma ótima forma de aproveitar esse perfil de cliente e se destacar na sua área de atuação.
Quais são os documentos necessários para a solicitação de convênios odontológicos?
Você ficou interessado no credenciamento de convênios odontológicos? Então saiba que o processo de adesão para a sua clínica odontológica é bem simples.
O primeiro passo para se credenciar é procurar por convênios que sejam do seu interesse e após fazer esse mapeamento, entrar em contato para descobrir quais são os documentos exigidos.
Será preciso preencher uma ficha para que a empresa de credenciamento tenha as informações necessárias sobre seu interesse em trabalhar com a corporação.
Por se tratar de uma clínica odontológica, o seu credenciamento é feito como pessoa jurídica. A lista de documentos primordiais é a seguinte:
- Contrato social da sua clínica odontológica
- Alvarás de funcionamento e da vigilância sanitária atualizados
- Comprovante da conta bancária
- Cartão atualizado do CNPJ
- Inscrição do CCM ou do ISS avaliado pela prefeitura e comprovante do último pagamento realizado
- Certificado de inscrição no CRM e da entidade atualizados
- Certificado do CNES e comprovante do último pagamento realizado da taxa de fiscalização da clínica
- CRM do responsável técnico do consultório e, se houver, a última alteração contratual
Não se esqueça de levar também o seu currículo, diploma, certificação atualizada do CRM, título de especialização (caso você seja o responsável técnico) e CPF.
Vale destacar que as corporações têm liberdade de exigir outros documentos. Portanto, entre em contato para descobrir quais são e fique atento para não esquecer de nenhuma documentação solicitada.
Não há limites para firmar parceria com mais de um convênio. Porém, recomendamos estar sempre alerta a irregularidades fiscais ou financeiras, uma vez que isso pode trazer prejuízos para sua clínica odontológica e seus pacientes.
Com a entrega completa dos documentos inicia-se o processo de regularização entre sua clínica e o convênio.
Todos os convênios médicos precisam seguir os passos estabelecidos na Lei nº 13.003/14, responsável por tratar as normas jurídicas determinadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Dessa forma, estabelece-se um relacionamento seguro entre os profissionais de saúde e os convênios médicos.
Quais são as melhores opções de convênios odontológicos?
Agora que você já entendeu as vantagens e como funciona o cadastramento, deve estar se perguntando quais são os convênios odontológicos disponíveis.
Pensando nisso, nós reunimos aqui algumas opções.
Amil Dental
A Amil Dental é uma empresa muito criteriosa. Primeiramente, a regra da casa é contratar profissionais que tenham, no mínimo, três anos de formação.
Além do mais, é imprescindível que se faça uma entrevista pessoal junto da análise de currículo.
O dentista também deve assegurar que a clínica odontológica possua condições físicas adequadas para garantir o acordo com o convênio.
Toda essa rigidez traz resguardo tanto para o dentista, quanto para os pacientes. Este convênio médico possui abrangência nacional e treina esses profissionais com cursos voltados à segurança hospitalar.
A Amil Dental também oferece maior visibilidade aos seus colaboradores, garantindo um bom fluxo de atendimentos.
A média de atendimentos de um dentista conveniado da Amil Dental costuma ser de cinco a dez pacientes por dia.
Uniodonto
A Uniodonto é um dos maiores planos odontológicos do Brasil, com mais de 8 mil colaboradores.
Ela permite a compra de equipamentos odontológicos e outros tipos de materiais necessários diretamente com a cooperativa, o que é uma grande vantagem para sua clínica odontológica.
Outro grande benefício é que os recursos recebidos são distribuídos entre os próprios cooperados de forma proporcional ao tempo que o dentista se dedicou ao exercício da sua profissão.
A Uniodonto também oferece uma plataforma online para a busca de profissionais próximos dos pacientes. Algo que também garante um fluxo maior de pacientes na sua clínica.
De acordo com o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), a rede foi classificada como uma das que melhor pagam seus colaboradores.
Odontoprev
O grupo Odontoprev é um plano odontológico bem tradicional no mercado.
Ele possui outros planos vinculados, que podem até oferecer ao dentista cooperado a oportunidade de migrar para outros planos como Bradesco Dental, Prontodente e OdontoServ.
A rede Odontoprev oferece um salário diferenciado e acima da média de outros convênios.
A empresa se preocupa em capacitar os profissionais para segurar o crescimento da rede, aperfeiçoando os profissionais.
Existem muitos outros convênios em ascensão no país e vale a pena pesquisar por outras opções. Principalmente se em sua cidade já existem muitos profissionais trabalhando com estes convênios.
Escolher trabalhar com convênios é uma opção que pode manter sua agenda sempre com um bom fluxo de atendimentos.
Porém, não esqueça de pesquisar muito bem e analisar a situação da sua clínica odontológica antes de escolher a melhor opção.
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a tirar suas dúvidas sobre convênios odontológicos.
Se você quiser mais informações sobre como potencializar a gestão do seu consultório, acesse nosso material gratuito com 10 táticas para fidelizar o paciente: