8 equipamentos odontológicos indispensáveis

Os equipamentos odontológicos têm grande peso no momento de montar um consultório ou clínica odontológica. Afinal, é um investimento inicial que é necessário independente do tipo de especialidade. 

Mas dependendo da especialidade que você se formou precisará de equipamentos específicos. Esses, por sua vez, podem pesar ainda mais nesse investimento inicial e fazer a conta ficar ainda mais alta. 

lém desse momento inicial, da abertura do consultório, em algum momento será necessário renovar esses equipamentos. E essa é uma conta que deve ser feita também no seu planejamento financeiro a médio e longo prazo.

Pensando nisso, nós aqui do Blog Dental Office separamos 8 equipamentos odontológicos que são indispensáveis para você exercer a odontologia. Vale ressaltar que, conforme dito acima, dependendo da especialidade outros serão necessários.

Vamos lá?

1- Cadeira odontológica

8-equipamentos-odontologicos-indispensaveis

Boas cadeiras odontológicas destacam o consultório ou a clínica, principalmente se elas forem confortáveis. Isso influencia diretamente na experiência do paciente durante a consulta.

Hoje existem diversas opções no mercado, de cadeiras odontológicas mais básicas, até as mais modernas, com kit multimídia incluso. Mas claro, acima de tudo, preze o conforto do seu paciente na decisão final.

Dica no momento da escolha: as cadeiras odontológicas precisam ser funcionais e confiáveis, servindo como base para que os processos possam ser realizados da maneira mais rápida e precisa, sem interferir na segurança do paciente e do dentista.

2 – Pedal de comando

O pedal de comando é um aparelho complementar da cadeira odontológica. É através dele que é possível acionar funções na cadeira odontológica e controlar a rotação dos instrumentos.

A  dica aqui também é optar por um pedal que facilite o comando das operações da cadeira de forma fácil e simples. Assim, ele não vai comprometer o andamento das consultas.

3 – Mesa do equipo

A mesa do equipo também é um equipamento complementar a cadeira odontológica. Basicamente é um suporte de apoio para seringa, mangueiras e a bandeja. Tem encaixes específicos para cada uma dessas peças.

4 – Compressor odontológico

8-equipamentos-odontologicos-indispensaveis

O compressor odontológico fornece ar comprimido ao jato de profilaxia, sugador e micro motor. Ele é essencial para que esses outros equipamentos funcionem.

É fundamental que a localização do compressor seja afastada ou protegida do ambiente clínico, para evitar contaminações. Normalmente, fica em um espaço designado somente para o funcionamento desse equipamento. É essencial que o ar seja puro e seco.

Dica no momento da escolha: quando comprar (ou trocar) o compressor odontológico, adquira o sem óleo, porque a substância pode contaminar o ar comprimido e desgastar os aparelhos.

5 – Fotopolimerizador

O fotopolimerizador transforma o líquido em massa. Esse equipamento é muito utilizado para fazer restaurações, colagem de brackets e alguns acessórios ortodônticos.

E por ser utilizado em muitos procedimentos odontológicos, o fotopolimerizador deve ser uma das primeiras compras para o seu consultório. No mercado, é possível encontrar diversos modelos e marcas, e inclusive, diversas faixas de preço.

Dica: é essencial manter a ponteira do fotopolimerizador limpa para que você obtenha resultados mais eficientes nos procedimentos. Afinal, isso pode comprometer a qualidade e/ou durabilidade do procedimento realizado.

6 – Autoclave odontológica

8-equipamentos-odontologicos-indispensaveis

A autoclave é utilizada para realizar a esterilização de instrumentais. Apesar de muitos dentistas utilizarem estufas, o ideal é contar com a autoclave uma vez que o processo de esterilização é mais eficaz, pois ela trabalha com vapor sob pressão.

Vale ressaltar que a própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda a utilização de estufa, pois exige um longo período de esterilização, o que pode comprometer a desinfecção e ser um risco.

Portanto, quando for escolher um tipo de instrumento para esterilização, opte sempre pela autoclave para não ter problemas no seu consultório e evitar contaminações. No mercado, é possível achar esse equipamento a partir de R$ 3 mil e os valores podem chegar até R$ 8 mil.

7 – Aparelho de raios-X odontológico

Com o aparelho de raio-x você realiza radiografias, um exame de baixo custo, que irá proporcionar diagnósticos bem mais precisos. Seja em restaurações, endodontia ou outros procedimentos, o raio-x é muito utilizado na odontologia.

Os melhores equipamentos de raios-x são os de coluna móvel, com braço articulável, que permitem movimentos suaves e de fácil posicionamento. Geralmente, também há isolamento de radiação, para não afetar os profissionais e/ou o paciente na hora da radiografia.

Não esqueça de adquirir junto com o equipamento de raios-x, a câmara escura, que é utilizada para revelar radiografias periapicais.

8 – Jato de bicarbonato / Caneta de Ultrassom

Se sua clínica ou consultório odontológico oferece as especialidades odontológicas de estética, endodontia e periodontia, certamente você tem (ou precisa) do jato de bicarbonato.

Se trata de um aparelho que faz profilaxia, pois remove placas bacterianas e manchas profundas. É indicado também para o preparo das cavidades dos dentes no caso de restaurações por pontas ativas diamantadas, remoção de pinos, coroas e afins, além de outras funções. 

A caneta de ultrassom é muito utilizada para remover tártaro supragengival, subgengival e região interdental; limpar o canal radicular; condensar guta-percha; abrir e alargar canais calcificado; remover pinos e de instrumentos fraturados; limpar o canal e remover o tecido cariado na região interdental.

Na dentística e prótese, são duas utilidades: condensar  a amálgama e descimentar pinos e coroas.

Dica: não realize o procedimento em pessoas que fazem hemodiálise ou que tenham qualquer tipo de doença renal. E esteja atento aos pacientes com problemas respiratórios, pois eles se sentem mal com a inalação do bicarbonato de sódio.

Enfim…

Você leu neste artigo 8 equipamentos odontológicos indispensáveis para você exercer a odontologia em sua plena capacidade. Vale ressaltar que dependendo da sua especialidade serão necessários outros equipamentos que podem não estar listados aqui.

E se você quer saber mais sobre equipamentos odontológicos, acesse nosso eBook completo sobre o assunto “Checklist de Equipamentos para Dentistas: o que não pode faltar no seu consultório odontológico”. O material é gratuito, é só acessar aqui embaixo:

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre os equipamentos de uma clínica odontológica. Se você quer ficar por dentro de todas as novidades da odontologia, continue acompanhando o nosso blog.

Aqui você encontra artigos sobre gestão, financeiro, marketing para dentistas, gestão de equipes na odontologia e muito mais! 

Não deixe de comentar o que achou desse post e, claro, de compartilhar com os colegas, amigos de profissão e com a equipe da sua clínica.

Agradecemos a sua leitura e te esperamos no próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *