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Tratamento ortodôntico: manutenção de aparelho ou preço fechado?

26/07/2022 Por Patrizia Fiorentino 8 min. de leitura

A cobrança da manutenção de aparelho não privilegia o tratamento ortodôntico de um bom profissional e hoje eu vou te explicar o porquê.

Ainda que seu consultório cobre os valores de entrada e mensalidade, você corre o risco do paciente abandonar o serviço a qualquer momento.

Sendo assim, trabalhar com técnicas de vendas em sua clínica odontológica é essencial para gerar lucratividade e aumentar a percepção de valor agregado ao seu trabalho.

Isso também é de interesse dos pacientes, que começam o tratamento sabendo quando ele será realmente concluído e quanto exatamente ele irá pagar pelo serviço.

Até porque os pacientes não querem passar todo o tempo do tratamento ansiosos e sem saber até quando vão continuar pagando pela manutenção do aparelho.

No entanto, determinar valores e modalidades de financiamento para o seu tratamento ortodôntico pode ser uma tarefa complicada.

Pensando nisso, eu resolvi compartilhar com você minha experiência e algumas dicas que tornam esse processo mais fácil.

Minha experiência com o tratamento ortodôntico fechado

Tratamento ortodôntico: manutenção ou preço fechado? | Dental Office

Eu sou ortodontista e passei por essa indagação, então, o que você vai ler a partir de agora é um relato pessoal e um convite para pensar.

Considero a ortodontia o corpo financeiro da clínica, já que idealmente é para ser um dinheiro certo.

Leia mais: Ortodontia: o que é, qual a situação no mercado e como ter sucesso nessa especialidade odontológica

O tratamento ortodôntico é longo e o método de pagamento mais comum gera uma mensalidade do paciente, resultando em uma previsibilidade no fluxo de caixa.

Mas, e quando o paciente não paga a manutenção e não vai à consulta, afetando assim sua saúde financeira e seu percentual de sucesso do tratamento?

Quando me falaram pela primeira vez sobre a possibilidade de cobrar um tratamento de preço fechado para o paciente eu achei uma loucura.

“Isso nunca vai dar certo, meu paciente não vai aceitar”. Sendo assim, precisei de alguns meses para digerir essa ideia maluca.

Ler também: Instagram para dentistas: como usar o marketing odontológico para atrair mais agendamentos

Eventualmente, decidi dar uma chance para o tratamento ortodôntico fechado com a premissa de que se desse errado e eu perdesse alguns orçamentos eu voltaria para o que todo mundo faz.

Assim se passaram 3 anos e eu continuo usando o sistema de orçamento fechado e irei te dizer o porquê.

Mesmo com contratos bem elaborados, quando o paciente não tinha dinheiro ou as prioridades mudavam por algum motivo, ele simplesmente não comparecia à sua consulta do mês.

Dessa forma, atrasava assim um tratamento que por natureza já é longo e afetava a saúde financeira da clínica odontológica.

Leia mais: Alinhadores invisíveis: garanta o diferencial de sua clínica odontológica

Cobrar multas previstas em contratos muitas vezes significa “demitir o paciente”, o que acaba saindo como a melhor opção.

No entanto, não é a melhor escolha, uma vez que não são eventos tão isolados assim.

Vantagens de um tratamento ortodôntico fechado

Tratamento ortodôntico: manutenção ou preço fechado? | Dental Office

O conceito de um tratamento ortodôntico fechado é quando você define para seu paciente o valor total e a forma de pagamento desde o início.

Como resultado, você separa a parte financeira da parte técnica do seu trabalho. Ou seja, se por algum motivo o serviço atrasar o paciente não continua pagando.

Em outras palavras, o ortodontista assume parte do risco que antes ficava só para o paciente.

Dessa forma, ele se sente mais confortável quando sua clínica odontológica trabalha com preço fechado.

Além disso, quanto mais rápido você termina, maior valor e tecnologia seu paciente associa ao tratamento ortodôntico.

Eu gostaria de compartilhar com você ainda mais vantagens:

  • Comprometimento do paciente: há uma redução na incidência de faltas, pois ele sabe que de um jeito ou de outro vai ter que pagar a parcela do tratamento ortodôntico.
  • Melhor posicionamento profissional: a partir do momento que você estabelece um valor final, elimina a possibilidade do paciente achar que seu consultório irá estender o tratamento para lucrar mais.
  • Mais rentabilidade: você pode cobrar um valor maior no tratamento, uma vez que está posicionado como um profissional comprometido com resultados e querendo ou não, se destacando da maioria.
  • Maior credibilidade: quanto mais rápido um tratamento ortodôntico é finalizado, melhor para sua clínica odontológica, uma vez que o paciente associa maior valor e tecnologia ao seu serviço.
  • Mais comodidade: um tratamento que não se estende por um longo período também significa uma grande economia de tempo para o seu paciente em relação às consultas e o deslocamento até o seu consultório.

Leia mais: Ortodontia: como convencer o paciente a não abandonar o tratamento odontológico?

Regras de um tratamento ortodôntico fechado

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Não há dúvidas de que um tratamento ortodôntico com preço fechado apresenta diversas vantagens.

No entanto, é imprescindível se atentar às regras dessa modalidade para garantir uma parceria de sucesso entre o paciente e o seu consultório. Confira as principais:

Preveja o tempo e o valor do tratamento ortodôntico

Ter uma ideia do tempo de tratamento ortodôntico e calcular o valor que você gostaria de receber pelo tratamento é essencial.

A falta de definição do prazo mantém o valor total do tratamento indefinido, deixando seu paciente exposto a um risco difícil de calcular em termos financeiros.

Por isso, um prazo fechado também é importante, tanto para os pacientes quanto para você.

No momento de calcular o valor do tratamento, tudo deve ser levado em conta. Inclusive sua hora clínica, custo por procedimento, número de consultas e emergências, reajustes anuais como inflação, entre outros.

Leia mais: 8 dicas para alavancar as vendas dos planos de tratamento odontológico

Coloque cláusulas essenciais no contrato

A segunda regra também funciona como um conselho.

Colocar no contrato de prestação de serviços que se o paciente faltar de 2 a 3 meses seguidos ele automaticamente abandonou o tratamento ortodôntico pode ser de grande ajuda.

Como nesse modelo você realmente está comprometido com resultados, você não quer cobrar 24 parcelas de um tratamento que vai durar 5 anos por falta de comprometimento do paciente.

Leia mais: Dentista: como se resguardar em caso de abandono de tratamento odontológico?

Faça cobranças adicionais

Cobre peças de bracket quebradas. Mesmo que seja um valor simbólico.

O fato de ter um ônus pela falta de cuidado com o aparelho vai diminuir drasticamente sua taxa de recolagem de bracket, e, como bônus, tratamentos mais rápidos.

Contudo, lembre-se de deixar o paciente avisado antes de começar o tratamento ortodôntico.

Demonstre dedicação e eficiência no tratamento ortodôntico

Essa é meio óbvia, não é mesmo? Não enrole e dê o seu melhor, até porque existe um prazo que você mesmo estabeleceu, cumpra-o.

Você vai ver que esse desafio vai te tornar um ortodontista muito mais habilidoso e consciente. Todos saem ganhando.

Confira um exemplo com números da diferença:

Tratamento ortodôntico com manutenção:

  • Instalação do aparelho: R$ 500,00
  • Manutenção: R$ 150,00

Vamos supor que o paciente falte 6 consultas em um tratamento ortodôntico que a grande maioria leva em média 20 meses, por exemplo.

500 + (14 x 150) = R$ 2.100,00

Tratamento ortodôntico fechado:

  • Instalação do aparelho: R$ 500,00
  • Tratamento: R$ 3.600,00 podendo ser pago em 24 boletos de R$ 150,00

Vamos supor que aqui o paciente faltou a metade e você conseguiu terminar o tratamento ainda mais rápido pelo comprometimento dele.

500 + (24 x 150) = R$ 4.100,00

Você praticamente dobrou o faturamento. De quebra, gastou menos horas clínicas e liberou a sua cadeira para um novo paciente.

Para apresentar essa ideia é fácil, basta explicar que seu consultório é comprometido com resultados.

Ou seja, ele não tem como ser enrolado com vários anos de tratamento ortodôntico como alguém que ele provavelmente conhece. E tenho certeza que ele conhece.

Outra dica muito valiosa para um maior controle é deixar a data de vencimento dos boletos de todos os pacientes para a mesma data.

Assim como deixá-la sempre para o mais próximo do quinto dia útil possível. Na minha clínica odontológica, por exemplo, eu deixo para o dia 15.

Precificação de um tratamento ortodôntico fechado

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Agora que você já sabe as vantagens e as regras de um tratamento com preço fechado, deve estar se perguntando como fazer a precificação.

Mas não se preocupe, eu também vou te ajudar a escolher a melhor estratégia para essa etapa.

Leia mais: Tudo sobre precificar os tratamentos odontológicos

O primeiro passo é entender o que você precisa levar em consideração na hora de estabelecer o valor do tratamento ortodôntico.

Para isso, você deve considerar alguns fatores:

  • Calcular o custo do seu negócio: adicione os custos variáveis de materiais e EPIs por atendimento, por exemplo. Além dos custos operacionais da sua hora clínica e técnica.
  • Analisar o mercado: tenha um parâmetro de quanto seus concorrentes cobram em seu segmento de atuação.
  • Avaliar a possibilidade de valor agregado: determine quanto cobrar pela percepção de valor do paciente sobre o que você oferece de diferencial comparado ao mercado.
  • Estudar a complexidade e o tempo do tratamento: nem todo mundo usa aparelho odontológico para a mesma finalidade e apenas um exame clínico pode indicar a abordagem necessária.
  • Identificar o tipo e o material do aparelho: esses fatores podem baratear ou encarecer o tratamento ortodôntico. Hoje em dia existe a possibilidade de usar desde o tradicional até o aparelho lingual e autoligável.

Enfim, essas são as minhas sugestões para quem deseja tentar algo diferente.

Caso você prefira a manutenção ou queira começar a usar o tratamento fechado, saiba que o Dental Office oferece a possibilidade das duas modalidades.

Nosso software de gestão se mostra novamente uma das ferramentas mais completas para o sucesso financeiro do seu consultório ou clínica odontológica.

Até a próxima, pessoal. Desejo a vocês todo sucesso do mundo.

Sinceramente, Dr. Gabriel Baumeier.

Comentários

4 respostas para “Tratamento ortodôntico: manutenção de aparelho ou preço fechado?”

  1. Rafael Generoso disse:

    Olá , gostaria de lhe perguntar e com isso tirar uma dúvida , sou comerciante a vida toda , minha área é reparação ( manutenção , prestação de serviço ) de aparelhos de tv , e as vezes faço serviço fora da garantia , pois cliente para mim tem mais valor que dinheiro , aquele mesmo cliente que atendi bem e saiu satisfeito com o serviço e preço , com certeza ele vai me indicar para pelo menos mais outros dois clientes e com isso a demanda só irá alimentar , minha pergunta é : fui ontem ao dentista que ficou acertado assim , colocar o aparelho por 350$ , na colocação que no caso só foi a parte de cima , ficando a pare de baixo para depois , ela … A recepcionista na hora de acertar, disse : Rafael então ficou 350$ + a manutenção 110$ e eu questionei , mais como manutenção se colocou , então Rafael … Colocou e fez a manutenção junto então é total de 460$ , aí minha dúvida é : tá certo isso ? , só a parte de cima primeiro , é assim um jeito melhor para eles arrecadarem + com a manutenção, ou estou sendo estorquido , se puder me ajudar eu agradeço , obrigado !

    • Carolina Rocha disse:

      Olá, Rafael! Tudo bem?

      O pagamento deve seguir o que foi determinado no contrato odontológico. Caso não tenha feito esse contrato com o seu dentista, converse com o mesmo para solucionar quaisquer problemas durante o tratamento. Se você se sentir lesado, sugerimos procure um advogado especializado ou um órgão de defesa do consumidor.

      Ficamos à disposição.

  2. Ketly Magalhães disse:

    Dr. eu tenho uma dúvida…
    Estou ciente do valor fechado do meu contrato, porém, tive filho durante o meu tratamento, e a clínica q me atende tem 4 lances de escada, sendo assim, avisei q durante minha dieta maternidade não iria comparecer… Essa falta por força maior e q foi avisada antecipadamente não pode ser abonada?

    • Carolina Rocha disse:

      Olá, Ketly!

      Tudo depende do bom senso da clínica que te atende. Caso não seja abonada, converse com a equipe da clínica para tentar achar uma solução.

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