6 dicas para aumentar a produtividade do seu consultório odontológico

Dentista, você se acha improdutivo?

A produtividade nada mais é do que a capacidade de produzir. Então mesmo se você e o seu consultório produzem pouco, ainda assim existe uma produtividade acontecendo 

Contudo, melhorar a produtividade é algo que donos de clínicas e consultórios odontológicos estão sempre em busca, não é mesmo? E para isso existem técnicas que auxiliarão na melhoria desse aspecto.

Essas técnicas ajudarão a melhorar o desempenho financeiro, organizacional e o resultado geral da clínica ou consultório odontológico.

É importante destacarmos que a produtividade é uma filosofia de vida. Ou seja, só pode ser aplicada quando você e seus colaboradores quiserem ser mais produtivos e, de maneira sistemática, organizar e gerenciar os resultados.

Então continue lendo esse artigo caso você queira transformar a produtividade da sua clínica ou consultório odontológico.

Organização em primeiro lugar

 aumentar a produtividade do seu consultório odontológico

O maior impasse na melhoria da produtividade é justamente a falta de organização. A mesa bagunçada, a agenda cheia de compromissos, a procrastinação, excesso de abas e pastas no computador. Todos esses fatores têm influência direta na melhoria da produtividade.

Lembrando, que a organização começa na sua vida particular. Afinal, se sua rotina privada for desorganizada provavelmente isso afetará toda produtividade da clínica ou consultório.

A organização caminha lado a lado da produtividade e é por isso que separamos algumas dicas essenciais para melhorar a organização. Vamos a elas:

Ambiente físico organizado

Como sabemos, organização também é uma filosofia de vida. E é necessário que, antes de entender as particularidades de cada consultório, a organização seja aplicada no espaço de trabalho de todos os colaboradores do consultório ou clínica odontológica. 

Verifique as mesas, elimine os excessos de papel, separe os instrumentos de escritório por categorias, de modo que fique mais fácil na utilização do dia a dia.

Na sala do dentista, também é preciso que haja organização. Instrumentais precisam estar separados para  a utilização no dia, prontuários de fácil acesso, e afins. Para melhorar ainda mais nesse aspecto, aposte em ferramentas digitais como um software odontológico.

Agende-se 

Você, dentista, sabe que a agenda é primordial na organização e para aumentar a produtividade do seu consultório odontológico. É por isso que a agenda tem que estar atualizada todos os dias, ou até automatizada em plataformas digitais.

Uma ótima opção para agenda é do nosso software odontológico, Dental Office. Nela você e sua secretária – ou recepcionista –  conseguem acessar a agenda de qualquer lugar e ao mesmo tempo. Melhorando assim a produtividade.

Leia mais em: Agenda para dentista: Como organizar o dia a dia no consultório?

Atente-se ao estoque: 

aumentar a produtividade do seu consultório odontológico

Gerenciar o estoque fará toda diferença na produtividade financeira e organizacional do seu consultório. Otimizar a organização através de categorias dos instrumentais, localizar entrada e saída de mercadoria, data de validade e muito mais. 

Notou que esta pode se tornar uma tarefa complexa? Por isso o gerenciamento da clínica ou consultório por um bom software odontológico fará toda diferença na organização e respectivamente na produtividade.

Separe alguns minutos por hora para a organização (durante o trabalho): 

Separe pelo menos 2 minutos por hora para organizar os e-mails, abas, pastas, área de trabalho, tarefas diárias e a agenda. Isso fará você estimular a filosofia da organização e chegará em uma etapa em que sua organização estará sendo feita automaticamente.

Faça uma atividade por vez

Muitos profissionais caem no erro em buscar a produtividade ao realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Essa confusão é muito comum. Na verdade, realizar diversas tarefas ao mesmo tempo pode afetar negativamente a produtividade.

Não importa o quão inteligente você é, o cérebro não consegue concentrar-se com eficiência em duas atividades ao mesmo tempo. Isso deixa o profissional distraído, e pode acarretar péssimas experiências para você e o seu negócio.

Por isso, deixamos a dica de atribuir suas tarefas por prioridade e agenda: execute primeiro o que é prioridade, aquilo que não pode ser adiado. Depois execute tudo o que estiver na agenda.

Dessa forma, você conseguirá aumentar a produtividade do seu consultório odontológico de forma mais segura.

Defina metas de produtividade

aumentar a produtividade do seu consultório odontológico

As metas de produtividade nada mais são do que as prioridades mencionadas anteriormente.

Sempre que você começar o planejamento de algum projeto é necessário definir os objetivos e metas. Afinal, são neles que a clínica ou consultório odontológico poderá refletir os resultados.

Para definir as metas de produtividade, a dica é conhecer o seu negócio. Saber quais os números que são atingidos hoje e ir aumentando-os aos poucos. Assim, aumentar a produtividade do seu consultório odontológico não será um peso para você ou para a sua equipe.

Leia mais em: Gestão Descomplicada: como melhorar a produtividade e ter excelência

Faça Deadline:

Você sabe o que é Deadline? Pode ser traduzido no português do brasileiro: fim da linha, mas no sentido de prazo final. Geralmente usado no mundo dos projetos, negócios e marketing, para especificar que o prazo para entrega de determinada tarefa está chegando ao fim.

Mas é algo que também pode ser aplicado na sua clínica ou consultório. Isso facilita o dia a dia dos seus colaboradores. Afinal, saber a data em que uma certa atividade deve ser entregue é essencial para organizar o dia a dia.

Já percebeu que todas as atividades que não tem prazos são atividades que ficam esquecidas? Com um deadline, todos trabalham com mais agilidade e assim fica mais fácil de aumentar a produtividade do seu consultório odontológico.

Administre seu tempo

aumentar a produtividade do seu consultório odontológico

Ter ideia de quanto tempo você gasta nas consultas, tratamentos e nos demais atendimentos é importante para melhorar a produtividade como um todo.

Dica: colocar metas sobre o tempo de atendimento pode ser um erro, pois o paciente notará que você está com pressa e isso afeta diretamente na humanização do atendimento. O ideal é elaborar uma média de tempo de atendimento. 

Isso ajudará a ter noção de quanto tempo cada tipo de procedimento e tratamento leva. Assim, organizar os atendimentos ficará muito mais fácil.

Automatize

Além de todas as dicas que já demos aqui, a produtividade do seu negócio pode melhorar quando você adquirir um sistema de gerenciamento odontológico. Nele, o tempo é gerido com mais fluidez e as atividades são feitas de forma mais organizada.

Um software odontológico completo influenciará positivamente em toda a produtividade do consultório ou clínica, desde a otimização do setor de marketing com envios de SMS e mala direta, o financeiro com gerenciamento de contas a pagar e receber, o atendimento com prontuários completos, dentre outras otimizações que o sistema proporciona.

Além disso, um software odontológico te ajuda a agendar consultas, enviar mensagens de confirmação e poupar trabalho extra para a sua secretária ou recepcionista. 

E como sabemos, quanto mais trabalho poupado, mais tempo para outras atividades temos. Então quer uma dica final? Se você quer aumentar a produtividade do seu consultório odontológico, contrate um software completo para a sua clínica. 

Quer conhecer um pouco mais do Dental Office na prática? Clique aqui embaixo e teste gratuitamente.

Conclusão

A produtividade é o resultado daquilo que é produtivo, ou seja, do que se produz, do que é rentável. É a relação entre os meios, recursos utilizados e a produção final. É o resultado da capacidade de produzir, de gerar um produto, fruto do trabalho.

O profissional produtivo tem grande senso de organização, porque sabe que é pela organização que se otimiza tempo para produzir.

Vimos aqui no Blog Dental Office, 6 dicas essenciais para aumentar a produtividade do seu consultório odontológico.

Gostou desse post? Então, não deixe de compartilhar com sua equipe e claro, com aquele colega de profissão que precisa melhorar a produtividade da sua clínica. Aproveite e baixe o nosso eBook sobre como escolher um software para o seu consultório. É só preencher aqui embaixo.

Agradecemos a sua leitura e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Preencha o formulário abaixo.

    Enviando...