5 ideias de conteúdo para marketing odontológico

Toda pessoa que abre um negócio de qualquer segmento precisa fazer um planejamento e criar algumas estratégias para alcançar mais clientes e obter melhores resultados.

Com um consultório de odontologia não vai ser diferente. Se você tem a sua própria clínica, deve se preocupar em como vai fazer para atrair os clientes ideais. É aí que o marketing odontológico pode te ajudar.

O primeiro passo é identificar quem é o seu público-alvo e depois criar as personas que você deseja atingir. Utilize estratégias de marketing de conteúdo, inbound marketing e SEO para fidelizar esse público.

Obtendo as informações corretas, ficará mais fácil na hora de criar ações de marketing odontológico para o seu consultório. Além disso, você conseguirá produzir conteúdos direcionados para o seu público e irá entender quais canais geram mais visibilidade para a sua clínica.

A criação de conteúdo é um meio de educar o seu público e ainda reforçar a autoridade da sua empresa sobre assuntos tratados.

Por isso, separamos dicas úteis para você, dentista, que quer impulsionar os resultados da sua clínica odontológica.

  • Site Otimizado
  • Redes Sociais
  • E-mail marketing
  • Vídeo Marketing
  • Cadastre no Google meu negócio

Site Otimizado

Uma das estratégias principais do marketing odontológico é criar um site. E não é não qualquer site: ele precisa ser otimizado para SEO.

E o que é uma otimização SEO para sites? É o conjunto de técnicas com o objetivo de melhorar a experiência do usuário nas páginas do seu site.

Se a sua meta é informar e educar o cliente sobre os serviços do seu consultório ou sobre assuntos de odontologia, você pode usar o blog do seu site como uma ferramenta de comunicação. Esse canal é uma opção bem eficaz para gerar tráfego orgânico. Por isso, é importante produzir conteúdos aplicando técnicas de SEO.

Dessa forma, você também terá mais chances de aparecer nos primeiros resultados dos mecanismos de buscas como o Google, Yahoo! e afins.

Redes Sociais

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De acordo com uma pesquisa de 2021 da GWI (Global Wellness Institute), 61% dos brasileiros usam as redes sociais para saber sobre uma marca, produto ou empresa.

Diante desse cenário, é inquestionável a importância da presença do seu consultório odontológico no ambiente digital.

Sabemos que grande parte das pessoas tem perfis em diversas plataformas de comunicação. Você precisa estar familiarizado com elas se quiser ficar mais próximo dos seus clientes. Afinal, é possível criar contas comerciais nas redes sociais também.

Existem páginas no Facebook e Instagram denominadas como marketplace, loja ou shopping, que é onde encontramos os produtos ou serviços que precisamos. Você pode fazer algo desse tipo com a sua clínica.

Com o marketing odontológico, é possível produzir conteúdos segmentados para cada rede social da sua clínica. No entanto, para que isso aconteça da melhor maneira, você precisa entender o comportamento do público em cada uma das plataformas.

Instagram

Grande parte dos usuários do Instagram visita e segue perfis comerciais para encontrar mais informações sobre os serviços que o negócio oferece.

Tenha uma conta comercial da sua clínica ou consultório odontológico e publique conteúdos de qualidade que sejam do interesse dos seus seguidores e da persona.

Use os recursos do Instagram como o feed de notícias e os Stories para fazer publicações como dicas de escovação para quem usa aparelho odontológico, por exemplo. Estimule a interação do público com vídeos divertidos no Reels ou conte no IGTV como funciona um procedimento de odontologia.

Além disso, você pode usar a biografia do perfil do Instagram para colocar o link do seu site. Assim, o número de usuário que acessa a sua página será maior e a taxa de cliques (CTR) também.

O Instagram para dentistas é uma ótima ferramenta para alcançar novos potenciais clientes. Com ele, é possível acompanhar as métricas das suas publicações e identificar quais são os tipos de conteúdo que as pessoas mais gostam de ver.

Facebook

Para fazer as suas publicações no Facebook é importante saber quais são os interesses do público que utiliza esse canal como fonte de informação. Alguns profissionais podem até replicar os mesmos conteúdos em várias redes sociais, mas isso nem sempre vai gerar um bom resultado.

O público que utiliza o Instagram não necessariamente utiliza o Facebook também. Então, o ideal é produzir um conteúdo útil, relevante e específico para cada veículo e persona. Utilize formatos como vídeos, imagens e Gifs para transmitir a mensagem da melhor forma.

WhatsApp

Quando pensamos em WhatsApp, associamos ele a uma plataforma de relacionamento pessoal. Mas ele também pode ser uma ferramenta poderosa para o seu consultório.

O WhatsApp está presente no dia a dia de milhares de pessoas e está entre os meios de comunicação mais utilizados atualmente.

Produzir conteúdos para essa plataforma faz com que os seus pacientes sintam-se mais próximos do seu negócio. Essa ferramenta também serve como um método de engajamento. Por isso, produza vídeos, fotos, textos, mande áudios, marque consultas e esclareça as dúvidas através da plataforma.

Assim, o seu paciente vai ter mais confiança na sua clínica e continuará usando os serviços odontológicos do seu consultório, indicando-o para outras pessoas.

Nem sempre possuímos braços o suficiente para produzir conteúdo voltado para as redes sociais. Se você não tiver tempo para gerenciar as redes sociais do seu consultório, uma sugestão é contratar uma agência de marketing digital para te ajudar com esse trabalho.

E-mail Marketing

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O e-mail é uma ótima opção para usar na sua estratégia de marketing odontológico. Algumas pessoas podem pensar que esse método já está ultrapassado por existir outros meios de entregar conteúdo, mas estão muito enganadas. O e-mail marketing ainda continua sendo uns dois maiores canais de vendas.

Antes de iniciar qualquer campanha, entenda que o cliente passa por algumas etapas, que é classificada como “jornada de compra”.

Primeiro, ele irá procurar entender o seu negócio, como funcionam os seus serviços e de que forma você vai conseguir solucionar o problema dele. Essas questões podem ser respondidas através de conteúdos publicados em outros canais de comunicação da sua clínica ou de e-mails personalizados. Após isso, ele irá querer se aprofundar mais sobre quais são as soluções que se aplicam ao caso dele e, por fim, irá entrar em contato para fechar negócio.

Com o e-mail marketing você consegue disparar um conteúdo para centenas de pessoas de uma vez só. Pode ser que algumas dessas pessoas nem abram o e-mail. E você precisará estudar seu público para entender o motivo disso e melhorar o conteúdo cada vez mais.

Será que sua clínica está entregando o e-mail para as pessoas certas? É o conteúdo ideal para elas? É o que elas estão procurando no momento?

Diante de todos esses questionamentos, o que precisa ser analisado é se você está respeitando a jornada do cliente. Lembra que falamos que ele passa por etapas antes de tomar alguma decisão?

Por exemplo: o cliente quer apenas receber os newsletters da sua clínica e você envia um e-mail de orçamento para ele. Isso não vai fazer sentido, certo? Então, entenda qual é a etapa do funil de vendas que o seu cliente está.

É importante ressaltar que o e-mail marketing também é uma forma da persona evoluir o relacionamento que o cliente possui com a sua marca. Veja algumas dicas para entregar os melhores e-mail:

– Crie conteúdos segmentados para o perfil do cliente;

– Atenção aos títulos longos. 60 caracteres é o ideal;

– Peça respostas para o seu público. Por exemplo: “Responda esse e-mail com dicas de conteúdos que você deseja receber”. Essa é uma maneira de interagir e aproximar o cliente da sua marca.

Vídeo Marketing

Os vídeos estão presentes em diversas mídias digitais, como Youtube e redes sociais. Hoje, é um dos formatos que mais prende a atenção do público.  Nesse sentido, faça uma estratégia de conteúdo e um planejamento de quais assuntos serão abordados nos seus vídeos.

Para que você obtenha melhores resultados, recomendamos que fale sobre o que os clientes mais perguntam ou sobre como funcionam os tratamentos e procedimentos mais frequentes da sua clínica. Assim, você terá a chance de tornar o canal da sua clínica uma autoridade no assunto.

Cadastre-se no Google Meu Negócio

Você já deve ter escutado por várias vezes o ditado popular que diz que “Quem não é visto, não é lembrado”, certo?

Essa frase faz sentido para qualquer tipo de marketing, inclusive para o marketing odontológico. Se você não o colocar em prática, vai ser difícil para as pessoas te encontrarem.

Por esse motivo, umas das estratégias de marketing que você pode adotar é fazer o cadastro da sua clínica no Google Meu Negócio.

Essa ferramenta vai te ajudar a se posicionar melhor no Google, possibilitando que o público que procura por um consultório odontológico na sua região te encontre com mais facilidade.

Descreva os serviços e especialidades da sua clínica no Google Meu Negócio utilizando as palavras-chave adequadas. Essa ação vai garantir o seu espaço nas buscas locais que o seu público-alvo realiza.

Conclusão

Essas 5 dicas que apresentamos são fundamentais para que você coloque o seu marketing odontológico em ação e obtenha melhores resultados.

Lembre-se que é através dos conteúdos que você comunica, informa e educa o seu público. É por meio dele também que é possível alcançar os clientes ideais para sua clínica.

Aproveite as ferramentas e as plataformas digitais que estão disponíveis para você divulgar os serviços do seu consultório odontológico. Faça publicações relevantes e convença o público de que seguir o seu conteúdo vale a pena.

Esse conteúdo foi produzido pela Agência Tupiniquim, uma agência de marketing digital especializada em performance que possui mais de 10 anos de experiência!