Como elaborar um plano de negócio para o meu consultório?

Com a Dra. Liliam Jacob e a Dra. Carolina Moura

Ter um plano de negócios é essencial para qualquer empreendimento. E consultórios odontológicos não ficam de fora dessa lista. 

E por isso que no segundo dia de Odonto Summit trouxemos a Dra. Liliam Jacob, Diretora Administrativa Financeiro na Ortogeo e Mestranda em Ciência e Tecnologia aplicada à Odontologia-ICT/UNES, e a Dra. Carolina Moura, sócia e gestora na Clínica Artis em Taubaté, para falar sobre como elaborar um plano de negócios para consultórios odontológicos.

Para saber o que rolou, e as principais dicas e insights, é só continuar lendo esse post!

A importância de ter um plano de negócios para consultórios

plano-de-negocios-para-consultorios

Ainda é muito rotineiro no mercado odontológico, dentistas terem o pensamento de que basta ser bom tecnicamente, e que o restante, como a gestão do consultório e objetivos, vão se ajustando com o tempo. 

Mas segundo a Dra. Liliam e a Dra. Carolina,  esse é um pensamento que precisa ser mudado pelos donos e gestores de clínicas e consultórios odontológicos. 

“Nós dentistas, muito mais do que sermos bons tecnicamente, temos que ser empreendedores. Temos que entender que temos um negócio. Independente se você tem uma clínica, se vai abrir um consultório, a gestão é justamente o que vai guiar o seu negócio”, pontua a Dra. Liliam. 

E é justamente na etapa de elaboração do plano de negócios que conseguimos entender melhor sobre o nosso empreendimento. Essa etapa é essencial para nortear decisões importantes, desde os tipos de tratamento a serem disponibilizados, até a experiência do paciente.

A Dra. Liliam ainda aponta duas principais frentes importantes para a elaboração do plano de negócios para consultórios. A primeira é o mapeamento do mercado, para conhecer os concorrentes e clientes potenciais. Já a segunda é para entender toda a estrutura do negócio, assim como a sua funcionalidade.

O modelo Canvas

Na palestra, as convidadas trouxeram um dos modelos mais utilizados para criar um plano de negócios: o modelo Canvas. Este, por sua vez, é dividido em nove blocos. Vamos a eles:

1 – Proposta de valor

Qual a essência da sua oferta e o grau de atratividade para o segmento de clientes ?

2 – Segmento de clientes

Quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa. Para quem estamos criando valor? Quais são as características desse segmento? Quem são os potenciais clientes?

3 – Canais

Como sua empresa se comunica e atinge seu segmento de clientes para entregar uma proposta de valor?

4 – Relacionamento com clientes 

Como é o relacionamento com o cliente? O que você e o seu cliente esperam desse relacionamento?

5 – Atividade chave 

Quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a proposta de valor definida?

6 – Recursos principais

Quais são os recursos que preciso para desenvolver as atividades do meu consultório?

7 – Parcerias principais

Quais os principais parceiros e fornecedores?

8 – Fontes de receita

Quais são as nossas receitas? Que valor os nossos clientes estão dispostos a pagar?

9 – Estrutura de custos

Quais os custos mais importantes no modelo de negócio?

Para a Dra. Carolina Moura, esse é um dos modelos mais fáceis para quem quer começar a pensar em um plano de negócios para consultórios.

“A gente pensou em vários modelos de negócios, e definimos o Canvas, que é um modelo muito simples, ideal para quem nunca fez um plano de negócios e está começando agora”, completa. 

Para baixar o material exclusivo sobre “Como elaborar um plano de negócio para o meu consultório?” feito pela Dra. Liliam e pela Dra. Carolina, é só clicar aqui embaixo.

Por fim, tenha foco ao planejar!

“Esse é um momento muito importante [a elaboração do plano de negócios]. Porque é a partir dele que você sabe onde você está, onde você quer chegar, e o que você vai fazer para chegar lá”, ressalta a Dra. Carolina.

Por isso, é essencial que você tire um tempo do seu dia para se dedicar nessa elaboração desse plano de negócios. Só assim é possível ter um diagnóstico geral da sua clínica, sabendo o que precisa ser feito para levar o seu consultório para o sucesso desejado.

Gostou das dicas e desse post? Então corre para assistir a esse bate-papo completo. AcesseOdonto Summit, clique em inscrição, e confira essa e as demais apresentações do evento na íntegra!

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado.

Agradecemos a leitura e até a próxima!