Ferramentas digitais para consultório odontológico: confira as principais!

A internet, as redes sociais e toda a revolução digital chegaram para mudar a forma como lidamos com o mundo e uns com os outros. Depois disso, a crise do coronavírus chegou para definir que esta terá de ser a época do mundo digital e da tecnologia.

Na sua clínica odontológica isso não será diferente. A gestão para dentistas não será mais a mesma. Para lidar com os desafios do coronavírus e também com os desafios de um mundo cada vez mais digital, é preciso saber lidar com a tecnologia em clínicas odontológicas.

O ponto positivo é que essas ferramentas digitais para a gestão odontológica já existem. Uma clínica mais digital está ao seu alcance e depende de funcionalidades simples e que podem ser implantadas e administradas sem muito esforço.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como sua clínica pode entrar nesse mundo cada vez mais digital.

Portanto, se você quer saber quais ferramentas digitais para consultório odontológico você precisa conhecer, continue lendo esse post.

Atendimento digital em consultórios odontológicos

ferramentas digitais para consultório

A disseminação da COVID-19 mostrou uma realidade que já estava surgindo: as pessoas estão nas redes e algum tipo de atendimento digital é uma obrigação para sua clínica acompanhar as transformações do tempo.

Por isso, abrace o digital e a tecnologia para o primeiro contato com um paciente, para marcar sua consulta, confirmar seu horário, acompanhar o tratamento e fazer o pós-atendimento.

Para tudo isso, é possível utilizar o WhatsApp. Mas só o aplicativo não é o bastante. Com um sistema de gestão de clínicas com WhatsApp integrado, toda essa atividade se torna mais dinâmica e o aplicativo se torna uma ferramenta poderosa para seu consultório.

Através da agenda digital do Dental Office, por exemplo, é possível ver a data da consulta do cliente, clicar sobre o nome do paciente e ser levado diretamente para o WhatsApp Web, para fazer a confirmação do horário.

Leia mais: Nome de clínica odontológica: 7 passos para escolher o ideal

Além disso, com o uso das ferramentas de um sistema de gestão para dentistas, é possível conhecer bem seus pacientes e suas demandas, para então marcar presença nas redes sociais e na internet, produzindo conteúdos realmente interessantes para eles.

Autoagendamento e o uso de chatbots

ferramentas digitais para consultório

Ainda falando da transformação digital nos atendimentos, outras duas ferramentas digitais para consultório odontológico que podem fazer parte do dia a dia da sua clínica são o autoagendamento e o uso de chatbots.

No autoagendamento, o próprio paciente agenda a sua consulta, conforme os horários e dias disponíveis na agenda da clínica. Ou seja, não há a necessidade de entrar em contato com a secretária ou recepção para esse primeiro contato, apenas na confirmação da consulta.

É uma opção a mais para o tipo de paciente que mais cresce Brasil afora: o paciente digital, que prioriza a facilidade e a sua autonomia, até mesmo nas consultas médicas ou odontológicas.

Leia mais em: Autoagendamento: 4 benefícios para a sua clínica odontológica

Já o uso de chatbots e inteligência artificial podem ajudar no agendamento de consultas fora do horário comercial, caso não atue com o autoagendamento na sua clínica.

Essas são duas das principais formas de automatizar o atendimento e trazer opções para os mais variados tipos de público que a sua clínica atende.  

Acesso aos dados da gestão odontológica em qualquer lugar

O mundo digital é um mundo muito mais frenético. As coisas acontecem muito mais rápido e muitas vezes é preciso se adaptar a situações inesperadas. E isso já é uma realidade enfrentada em clínicas e consultórios odontológicos.

Afinal, o paciente mudou. E para que o seu negócio não fique para trás, é necessário que a sua gestão acompanhe essa movimentação.

Leia mais em: Paciente Digital Odontológico: o que sua clínica precisa saber?

Por isso, ter todos os dados da sua clínica ao alcance da sua mão, onde quer que você esteja, pode ser muito útil! Nada de ter que ir até a clínica para encontrar o prontuário de um paciente, ou acompanhar o fluxo de caixa do mês. 

Você pode fazer isso com alguns poucos cliques na tela do celular, em qualquer lugar. Tudo que você precisa é de um sistema de gestão odontológica 100% online.

Com um sistema na nuvem, você pode fazer sua gestão em casa, viajando ou em qualquer lugar. Você também pode acessar os dados de um paciente rapidamente, para tirar dúvidas, ou lembrar-se de detalhes do seu tratamento.

Prescrição digital de medicamentos

Com um software de gestão como o Dental Office, o dentista pode fazer inclusive a prescrição dos medicamentos de forma online, através de uma parceria com o Memed.

Com as prescrições digitais, acabou a necessidade de um paciente ir até sua clínica apenas para pegar a receita para um medicamento. Seu tratamento ganha agilidade e eficiência, mesmo à distância – utilizando também sua assinatura digital.

E as vantagens também servem para o paciente dentro do seu consultório. Você vai oferecer para ele uma prescrição 100% legível, que conta ainda com bula inteligente e com uma funcionalidade para pesquisar quais medicamentos estão disponíveis no Brasil.

Assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica também é uma das ferramentas digitais para consultório odontológico que devem estar no seu radar.

Amplamente utilizada em diversos outros setores e serviços, a assinatura digital traz agilidade a processos que requerem alguma validação por meio de assinatura, até mesmo no âmbito jurídico.

Em clínicas e consultórios odontológicos ela pode ser usada na assinatura de orçamentos, prescrições, e até mesmo em contratos de prestação de serviços odontológicos

Assim, não é necessário que o paciente esteja fisicamente na clínica, uma vez que o documento pode ser enviado através de e-mail, ou outro meio de contato eletrônico.

Leia mais em: Assinatura eletrônica para dentistas: o que é e como utilizar na sua clínica odontológica?

Softwares de gestão para dentistas

Talvez a maior mudança tecnológica na realidade dos consultórios odontológicos seja a chegada dos sistemas de gestão para dentistas. 

Através deles, sua gestão reúne várias potencialidades das ferramentas digitais para clínicas odontológicas em um só lugar. Os softwares transformaram a realidade da gestão para dentistas, com WhatsApp integrado, agenda inteligente, acesso aos dados em qualquer lugar, prescrição digital de medicamentos, gestão financeira e muito mais.

Além disso, bons softwares de gestão odontológica estão em constante evolução, para acompanhar as novas tecnologias. Com isso, eles mantêm a sua clínica mais digital, seu trabalho mais eficiente e a sua gestão sempre focada no futuro.

Através do suporte, do atendimento e de publicações de blog – como esta -, um bom sistema de gestão ainda te ajuda a conhecer ferramentas, aproveitá-las ao máximo e melhorar sempre a forma como você cuida da sua clínica odontológica.

Por isso, trazemos esse eBook completo com 45 ferramentas digitais para dentistas usarem no dia a dia. Neste conteúdo você vai encontrar: 

  • Ferramentas para marketing digital
  • Ferramentas para criação de artes nas suas redes sociais
  • Ferramentas para criação de sites
  • Ferramenta para criação dos banners do seu site
  • Ferramentas digitais para edição de fotos e vídeos
  • Ferramentas para realizar anotações
  • Ferramentas para o atendimento ao cliente
  • Ferramentas digitais para gestão da sua equipe

Para garantir esse eBook é só clicar aqui embaixo:

45 ferramentas Digitais para dentistas usarem no dia a dia

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre as ferramentas digitais para consultório odontológico disponíveis no mercado. Se você gostou, não deixe de compartilhar com os colegas e com a sua equipe.

Te esperamos no nosso próximo post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Preencha o formulário abaixo.

    Enviando...