4 dicas para abrir um consultório odontológico de sucesso

Para abrir um consultório odontológico de sucesso, muitas coisas precisam ser levadas em consideração. Além da formação profissional que é proporcionada na faculdade, é preciso entender as necessidades do mercado e ter uma visão mais analítica da área.

Por isso, juntamos aqui 4 dicas essenciais para abrir um consultório odontológico de sucesso. Se você acabou de sair da faculdade, ou está pensando em sair da sociedade e abrir o seu próprio negócio, esse post é para você.

Continue acompanhando e não perca nenhuma dica!

Analise o mercado

abrir um consultório odontológico

Uma das principais formas de ter sucesso em uma empreitada é conhecer bem o mercado em que está se inserindo. Afinal, de pouco adianta ter recursos e não saber ou conhecer a fundo a  área que está prestes a entrar e fazer parte, não é mesmo?

Por isso, antes de abrir um consultório odontológico, estude o mercado. Pode ser no escopo regional, estadual ou nacional, caso o desejo seja iniciar uma rede de franquias. No entanto, é preciso ter em mente que sempre haverá concorrência.

Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO) no Brasil há 336.264 cirurgiões dentistas atuantes no país. Portanto, além de estudar o mercado é preciso se diferenciar dos profissionais já existentes. Para isso você pode:

Tudo isso pode te ajudar a se destacar no mercado e te deixar mais perto do sucesso.

Escolha a melhor localização

A localização da sua clínica deve ser uma prioridade na hora de abrir o seu consultório. Afinal, uma boa localização pode trazer muitos benefícios, sobretudo visibilidade. Portanto na hora de escolher onde abrir o seu negócio, esteja atento aos seguintes pontos:

  • Acessibilidade

Essa deve ser a primeira frente na hora de construir, reformar ou alugar um espaço para o seu consultório. Quando falamos de acessibilidade, não estamos nos referindo apenas a pessoas com deficiência, o que também deve ser levado em consideração nesse momento.

Contudo, além disso, considere o volume de pacientes a serem atendidos, fluxo de pessoas nos arredores, estacionamento e outras questões relacionadas diretamente ao acesso de pacientes ao seu consultório.

  • Segurança

Nesse tópico podemos relacionar tudo o que se refere à integridade física do paciente, funcionários e a do dentista também. Por isso, é importante que tanto a equipe da clínica quanto o cliente se sintam seguros ao chegarem ao seu consultório, para além do atendimento clínico.

Portanto, antes de alugar um espaço, converse com demais empresários do local e com moradores para saber como estão os arredores do seu negócio em relação a segurança.

  • Visibilidade

A primeira impressão continua sendo a que fica. Nesse sentido, escolha uma localização agradável, e um espaço que seja confortável e visualmente elegante e bonito. É muito importante que o seu consultório se destaque entre os demais. Para isso, invista em uma identidade visual e deixe seu espaço com a sua cara.  

  • Concorrência

Por último, mas não menos importante, antes de escolher uma localização para o seu consultório, mapeia a concorrência. Esse passo é muito importante e pode ser um meio de nortear suas ações, como precificação e tratamentos. Portanto, capriche no estudo dos seus concorrentes.

Invista em qualificar pessoas

abrir um consultório odontológico

A qualificação pode ser feita por diversos métodos: cursos livres de especialização ou capacitação, cursos de capacitação profissional, de atualização, graduação ou  pós-graduação.

Nesses casos o importante é perceber qual é a necessidade da sua clínica. Muitas vezes um curso de capacitação com foco na gestão de tempo, por exemplo, pode ser mais interessante no curto prazo do que um curso mais demorado e que demande mais recursos.

Hoje em dia há diversas empresas e plataformas, inclusive online, que oferecem uma vasta gama de cursos de especialização e qualificação profissional. A principal dica neste caso é perceber quais as deficiências na sua clínica. É a organização? Gestão de tempo? Fluxo financeiro? O que tem atrapalhado a produtividade do seu negócio?

Faça essas perguntas a si mesmo e, com base nas respostas, crie um plano de qualificação para os seus profissionais.

Outras dicas para gestão de pessoas são: 

  • Converse com seus funcionários sobre objetivos e metas
  • Não sobrecarregue sua equipe ou a si próprio
  • Crie um clima organizacional
  • Aposte em programas de bonificação para os funcionários
  • Invista na comunicação direta e transparente com a sua equipe
  • Esteja aberto a sugestões dos seus funcionários.
  • Delegue tarefas aos profissionais certos

Invista em tecnologia

abrir um consultório odontológico

Hoje em dia quem não se moderniza acaba ficando para trás. Com o passar dos anos, a tecnologia passou a ser parte essencial de nossas vidas, até mesmo na odontologia. Por isso, na hora de abrir um consultório odontológico é primordial ficar atento às novidades tecnológicas do mercado. 

Sistema de gestão eficiente

Investir em um sistema de gestão para o seu consultório odontológico é um dos principais investimentos tecnológicos que um dentista pode realizar. Essa ferramenta pode te ajudar de diversas formas, desde a organização da sua clínica ou até mesmo a fidelização de pacientes.

Entre as principais funcionalidades de um sistema de gestão estão:

  • Agenda online
  • Prontuário eletrônico
  • Cadastro de pacientes
  • Odontograma
  • Painel financeiro
  • Prescrição digital
  • Relatórios
  • Marketing

Com um software mais completo, como o Dental Office, além de todas essas funcionalidades você tem acesso a telemonitoramento, integração com maquininhas e outras formas de pagamento, e até mesmo controle de cheques. Tudo isso para deixar a sua gestão cada vez mais simples e fácil.

E falando em meios de pagamento, vamos ao próximo tópico.

Pagamentos modernizados

A gestão financeira é uma grande etapa na hora de abrir um consultório odontológico. É preciso saber quais serão os investimentos, custos e prever possíveis lucros. Por isso, é necessário ter em mente quais os meios de pagamento serão disponibilizados para os seus pacientes.

Afinal, é com esse caixa que você conseguirá manter a sua clínica funcionando e atendendo mais clientes. Por isso, é importante pensar quais os benefícios de cada meio de pagamento para evitar pacientes inadimplentes ou problemas nos recebimentos e orçamentos.

Um dos meios mais indicados para evitar a inadimplência é o pagamento em cartão. Além de ser um meio já utilizado por muitos, o pagamento em cartão dá maior tranquilidade, tanto para o cliente, que não precisa andar com dinheiro em espécie, quanto para o dentista, que tem certeza do recebimento do valor.

Por isso, invista em uma maquininha de cartão que atenda às suas necessidades. A solução STONE é completa e facilita o seu dia a dia com tecnologia de ponta para você fechar mais tratamentos e aumentar o seu ticket médio.

Além de oferecer uma ótima experiência de pagamento aos seus pacientes, você consegue:

  • fazer o comissionamento de dentistas sem bitributação com o split de pagamento
  • realizar cobranças por meio de link de pagamento;
  • fazer o pagamento por aproximação;
  • realizar a gestão financeira por meio da integração Dental Office + Stone

Acesse o nosso site e saiba de todas as vantagens que a parceria Stone + Dental Office pode te oferecer na gestão do seu negócio. Mais tecnologia e modernidade para a sua clínica!

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de compartilhar com a sua equipe e comentar o que achou!

Agradecemos a sua leitura e até a próxima!