Captação de pacientes: como usar as redes sociais para atrair mais pacientes?

Com a Dra. Júlia Lorenzoni

As redes sociais são ferramentas poderosas que podem ser utilizadas para diversos fins. E com essa variedade de possibilidades, muitos dentistas têm apostado em utilizá-las para a captação de pacientes. 

No Odonto Summit 2022, a Dra. Júlia Lorenzoni  explicou como é possível utilizar as redes sociais para criar conteúdo de valor, que atraia novos seguidores, e assim, novos possíveis pacientes. São dicas importantíssimas para quem quer começar a investir em redes sociais e que vamos compartilhar com você nesse post.

A Dra. Júlia Lorenzoni é Cirurgiã Dentista, especialista em Ortodontia e Endodontia e expert em criação de conteúdo para as redes sociais, além de idealizadora do Desafio 21D para Dentistas, com mais de 100 alunos destravados no digital.

Então se você quer saber mais sobre esse assunto, continue lendo esse post!

As vantagens do digital na captação de pacientes

captação de pacientes

O marketing digital, especialmente o aplicado nas redes sociais, tem diversas vantagens frente ao marketing tradicional, o offline. A Dra. Júlia destaca as cinco principais. São elas:

  • Permite um posicionamento estratégico no online;
  • Atrai e retem novos clientes;
  • Melhora a comunicação e aproximação do público alvo;
  • Aprimora o relacionamento entre marca e pessoas;
  • Transforma seguidores em clientes.

Com isso em mente, a Dra. Júlia iniciou o seu próprio processo de criação de conteúdo para as redes sociais, com foco em atrair novos pacientes.

“E foi isso que eu fiz nas minhas redes sociais. Eu não apenas captei novos pacientes, como eu transformei quem já me seguia em meu cliente. Isso é muito importante, saber quem nós queremos conversar, com quem estamos falando”, pontua a dentista.

Veja mais em: Marketing digital odontológico: por onde começar?

Primeiros passos para a captação de pacientes nas redes sociais

Durante o Odonto Summit 2022, a Dra. Júlia apresentou 4 passos essenciais para quem quer apostar no digital para captar mais pacientes. São elas: definir o seu nicho, definir sua persona, criar conteúdo de valor, e humanizar a sua marca.

Vamos apresentar cada uma dessas etapas a seguir.

Definindo o seu nicho

Essa é a primeira, e a principal etapa, para quem quer entender melhor como captar pacientes nas redes sociais. Você já ouviu aquela expressão “quem fala com todo mundo não fala com ninguém”? É exatamente isso que a definição do nicho evita.

Definir o seu nicho vai determinar qual é a melhor linguagem a ser utilizada para o seu público ideal, explica a Dra. Júlia.

“O nicho nada mais é do que um recorte que você faz dentro do principal assunto que envolve o seu negócio. É um grupo menor dentro de um setor que possui necessidades e interesses específicos.”, detalha a dentista.

Na prática, um nicho poderia ser definido da seguinte forma:

Odontologia > Odontologia Estética > Odontologia Estética para mulheres > Odontologia Estética com foco em harmonização orofacial.

Nesse caso, o foco na produção de conteúdo seria para mulheres que procuram procedimentos de harmonização orofacial. Isso facilita todo o processo de captação de pacientes e de estratégia no digital.

Definindo a sua persona

captação de pacientes

Depois de definir o seu nicho, chegou a hora de definir a sua persona, ou seja, o seu perfil de cliente ideal. Essa etapa também ajuda na linguagem escolhida e no tom de voz que o seu consultório deve ter.

“[A definição da persona] vai se basear em características, comportamentos, desejos, problemas, preocupações, que essa pessoa, dos clientes que você pretende alcançar tem, e você procura solucionar”, explica a Dra. Júlia.

Com isso, você cria o perfil de um cliente fictício com informações como nome, idade, profissão, renda, escolaridade, costumes, desejos, entre outros dados. Imaginar o perfil do seu paciente vai te ajudar a deixar a estratégia de captação de pacientes mais assertiva.

Criando conteúdo de valor

A criação de conteúdo de valor é a etapa mais palpável de todo o processo de captação de pacientes pelas redes sociais. Afinal, é essa parte que vai de fato chegar até o seu cliente ideal, desenhado nas outras duas etapas.

A Dra. Júlia explica que o conteúdo produzido precisa estar focado em resolver parte das necessidades do seu cliente. 

“O conteúdo de valor é aquele que cumpre pelo menos um desses requisitos: ele ensina algo, ele simplifica alguma informação, ele inspira de alguma maneira, e ele entretém a sua audiência”, ressalta.

Uma das dicas da Dra. Júlia é apostar nas novas ferramentas disponíveis nas redes sociais. No caso do Instagram, a utilização de reels para complementar a estratégia digital é uma boa prática levantada por ela.

Veja mais em: Reels para dentista: ideias de posts para incrementar sua estratégia digital.

Humanizando sua marca

Por último, mas não menos importante, a Dra. Júlia traz um ponto muito importante: a humanização da sua marca. Essa etapa é primordial para aproximar o público do seu serviço de forma orgânica e natural.

“Humanizar não é apenas dividirmos a nossa vida pessoal. Precisamos ter uma consistência. Todo mundo é uma marca, precisamos estar presentes nas redes sociais todos os dias. Mas atrás dessa marca, temos pessoas. E é importante que a gente saiba dividir um pouco da nossa vida pessoal, mostrar quem é aquela doutora atrás o jaleco”, completa a Dra. Júlia.

Isso ajuda a criar conexão com os pacientes, seguidores e possíveis novos clientes. 

Por fim, 

Chegamos ao fim de mais um conteúdo aqui no Blog Dental Office. Vimos aqui realizar a captação de pacientes pelas redes sociais de forma simples, focando em conteúdo de valor e na humanização da sua marca.

Se você quer ver essa e outras palestras sobre gestão na íntegra, é só clicar aqui embaixo. Lá você vai encontrar palestras sobre:

  • A responsabilidade do dentista nas relações de consumo com Dr. Marcos Coltri
  • Os pilares da experiência do paciente na odontologia com Olegário e Silva
  • Como precificar corretamente os procedimentos odontológicos com a Dra. Flávia Nantes
  • Gestão para dentistas: o que preciso saber para abrir uma clínica odontológica? Com o Dr. Fernando Versignassi
  • Captação de pacientes: como usar as redes sociais para atrair mais pacientes? Com a Dra. Júlia Lorenzoni
  • Odontologia Digital: otimizando e aumentando a produção com Dr. Luiz Carmo Filho

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco melhor sobre o poder das redes sociais na odontologia, e claro, que tenha te inspirado a começar a apostar no digital!

Agradecemos a sua leitura e até a próxima!

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