O que são splits e links de pagamentos? Como usá-los em sua clínica odontológica?

Você já sabe como a gestão financeira é importante para a sua clínica odontológica, não é? Afinal, é ela que garante que seu caixa continue sempre sob controle.

Nessa gestão, precisamos levar em conta o fluxo de caixa, as contas a pagar, a inadimplência e também a importância da contabilidade para dentistas. Isso tudo para controlar o seu caixa!

Há várias tecnologias muito úteis para isso, e a principal é contar com um sistema de gestão que ofereça uma funcionalidade de gestão financeira completa!

E há um outro ponto do financeiro da sua clínica que pode ser muito melhorado através da tecnologia: o recebimento de seus pagamentos.

Para melhorar a satisfação de seus pacientes e facilitar o recebimento de suas contas, é importante oferecer vários métodos de pagamento.

Além disso, é fundamental também dividir o recebimento de cada pagamento se o seu financeiro conta com comissão para dentistas de forma separada da clínica.

Neste artigo vamos falar sobre duas novas ferramentas tecnológicas que tem tudo para ajudar nessas duas situações: os links de pagamento e os splits de pagamento. Continue lendo e confira:

Links de pagamento: mais métodos de pagamento para sua clínica odontológica

O que são splits e links de pagamentos? E como utilizá-los | Dental Office

Uma das principais preocupações de uma clínica odontológica deve ser a satisfação e o relacionamento com seus pacientes. Isso envolve o atendimento de qualidade, o tratamento bem sucedido e, é claro, a facilidade no pagamento.

É preciso lembrar que nem todo paciente possui cartão de crédito. Há outros que não costumam andar com dinheiro na carteira. E há ainda aqueles que não gostam de ter de controlar boletos. E esses são apenas alguns exemplos!

Para poder alcançar todos os seus pacientes de forma satisfatória, é preciso variar os seus métodos de pagamento.

Hoje, com a evolução da tecnologia, é essencial contar com maquininha de cartão! Também, ter uma boa gestão boletos permite alcançar clientes que preferem essa forma de pagamento.

Oferecer a possibilidade de pagamentos por cheque é outra ótima prática, e permitir que seu paciente pague em dinheiro também ajuda!

Tudo isso é bom para melhorar a satisfação do paciente e reduzir a inadimplência em clínicas odontológicas. Mas há mais uma forma de pagamento que pode levar isso ainda mais longe: o link de pagamento.

Essa ferramenta é uma forma de facilitar o pagamento e também o ato de cobrar o paciente inadimplente. Vamos entender melhor:

O que são links de pagamento?

Muitas vezes, o paciente que precisa fazer o pagamento não está dentro da sua clínica. Isso ocorre em casos de telemonitoramento, de cobranças de inadimplência ou mesmo quando o cliente precisa pagar uma parcela de um tratamento e perdeu o boleto, por exemplo.

Nesses casos, sua gestão financeira acaba tendo de esperar o paciente ir até a clínica ou precisa emitir um novo boleto, não é? E se eu te disser que há uma forma mais fácil tanto para você quanto para o paciente de sua clínica odontológica?

Essa possibilidade se chama link de pagamento – um link que você pode enviar para o seu paciente via internet para que ele realize o pagamento a distância.

Como funciona o link de pagamento?

Com um sistema que possibilite a emissão de links de pagamento, sua clínica vai gerar um link que leve para uma página específica e personalizada na internet. Essa página é onde vai acontecer o pagamento e pode ser gerada pelo próprio sistema.

Depois da emissão do link, sua clínica odontológica o envia ao paciente por meio de WhatsApp, SMS, e-mail ou mesmo nas redes sociais. 

Ao receber o link, seu paciente pode clicar nele e, então, ser levado para a página onde acertará a conta de forma digital, através de um método de pagamento como cartão de crédito ou boleto. Para isso, ele apenas precisará preencher os seus dados.

Esse valor pago digitalmente vai direto para a conta de sua clínica odontológica – simples assim!

Split de pagamento: mais facilidade na sua clínica odontológica

Como funcionam os atendimentos de sua clínica odontológica? Há mais do que um dentista? Como o valor é dividido pela clínica e pelos profissionais que exercem o serviço?

Muitas vezes, uma clínica odontológica utiliza uma forma de comissão para acertar cada atendimento com o dentista. Nesses casos, o pagamento pode acabar envolvendo cálculos complexos que vão tomar muito tempo da sua gestão financeira.

Por isso, é importante contar com a tecnologia para ajudar no momento de dividir o pagamento da clínica. 

Ao invés de depender de cálculos e porcentagens, separados depois do pagamento, não seria muito mais fácil ter o valor dividido na hora? É para isso que servem os splits de pagamento!

O que é o split de pagamento?

O que são splits e links de pagamentos? E como utilizá-los | Dental Office

O split de pagamento é a melhor ferramenta para quando o pagamento em clínicas precisa ser dividido entre diferentes profissionais ou entre um dentista e a própria clínica.

“Split” é uma palavra em inglês que significa divisão e, como o nome indica, é uma forma rápida e automática de distribuir os valores de pagamentos feitos por cartão de crédito.

Essa divisão inteligente entra em jogo assim que o paciente faz o pagamento e já separa o valor devido para cada profissional.

Como funciona o split de pagamento?

O sistema do split de pagamento é bastante simples. Você precisa, primeiro, ter um sistema que inclua essa possibilidade na sua maquininha de cartão. 

Depois disso, é necessário configurar nesse sistema as informações dos dentistas e outros profissionais que podem vir a receber algum valor.

Assim, no momento em que o paciente vai realizar o pagamento, a pessoa que está operando a maquininha de cartão pode rapidamente definir para quem vai esse valor.

É possível até já fazer a transferência de forma automática para a conta do dentista em questão – simples assim!

Vantagens desse método de pagamento

Como vimos, o split de pagamento pode ter várias vantagens. Para facilitar a compreensão, reunimos aqui as três principais:

Praticidade para a gestão

Com a divisão automática, sua gestão financeira perde bem menos tempo para definir os valores que cada profissional deve receber.

Além de diminuir o trabalho da gestão, o repasse automático ainda evita erros e outros problemas dentro da clínica.

Maior controle no fluxo de caixa

O controle do fluxo de caixa é algo importantíssimo para uma boa gestão financeira! No entanto, quando a divisão dos pagamentos fica para depois, esse controle pode virar uma confusão!

Afinal, a clínica vai receber valores, que vão somar no seu caixa, mas depois deverão ser subtraídos na hora do pagamento do profissional. São muitas informações!

Em um split de pagamento, esse valor vai direto para o dentista, sem nem precisar ser uma preocupação para quem controla o fluxo.

Resolve a bitributação

Essa é uma questão bastante séria em clínicas odontológicas. A bitributação significa que sua clínica paga o mesmo imposto duas vezes!

Esse tipo de tributação dobrada acontece nos casos em que comentamos ali em cima, quando o paciente paga o valor total da consulta para a clínica e, depois, sua gestão faz essa transferência para o dentista.

Nesses casos, sua clínica odontológica vai emitir uma nota fiscal ao receber o valor do paciente e outra ao passar o valor pelo médico – e cada nota dessas tem um custo tributário percentual.

O split de pagamento resolve isso, já realizando a transferência de forma imediata. Assim, o valor do profissional não vai nem passar pelo caixa da clínica e sua gestão financeira vai evitar esse gasto dobrado!

Melhore sua gestão financeira

Essas ferramentas são dois exemplos de como você pode melhorar muito sua gestão financeira contando com a tecnologia.

Há ainda muitas outras ferramentas e práticas para ter um financeiro muito melhor organizado, reduzindo seus gastos, aumentando seus lucros e lidando com qualquer tipo de crise!

Se você quer ir ainda mais longe, com uma gestão financeira realmente eficiente, acesse nosso eBook e descubra muito mais sobre o assunto:

Scanner intraoral aumenta a produtividade no consultório