Como usar os splits de pagamento em sua clínica odontológica?

Sua clínica odontológica é um verdadeiro sucesso! Existem dentistas de diferentes especialidades atendendo seus pacientes e uma série de procedimentos é realizada diariamente.

Porém, no fim do mês, quando é hora de realizar os pagamentos da sua equipe, a gestão tem dor de cabeça só de pensar em calcular o número de procedimentos e pagar sua equipe de profissionais. Isso já aconteceu em sua clínica de odontologia? 

A gestão financeira pode parecer algo simples de se realizar. Porém, são muitos processos incorporados nesse setor, que demanda de tempo e bastante atenção do responsável. 

Dentre muitas ferramentas que podem ajudar nessa gestão, existem os splits de pagamento. Já ouviu falar dessa tecnologia? Se a resposta for não, ou se você possuir alguma dúvida a respeito dos splits, continue sua leitura e descubra tudo sobre: 

O que é split de pagamento

A tradução de “split” para o português significa “divisão”. Ou seja, se trata de uma ferramenta que possibilita a divisão de um pagamento realizado. Mas não se trata do parcelamento do pagamento de um cliente, e sim da separação do valor pago para os profissionais atuantes em sua clínica odontológica.

Ao utilizar os splits de pagamento, é possível estabelecer quanto cada dentista irá receber assim que um valor é pago para a clínica. Essa tecnologia promove a automatização de uma tarefa que costuma ser realizada todo o fim do mês de maneira demorada e, portanto, oferece melhores resultados para sua gestão de pagamentos.  

Para começar a utilizar os splits de pagamento é necessário fazer uma configuração inicial, deixando clara a porcentagem que será recebida pelo profissional e pela clínica nos pagamentos recebidos. 

Depois que essa configuração estiver ativa, o processo irá acontecer de maneira automática. 

Quando o paciente optar pela forma de pagamento — boleto bancário ou cartão de crédito ou débito —, o split entra em ação e distribui os valores de acordo com a porcentagem desejada. 

Os benefícios dos splits de pagamentos

Splits de pagamento em sua clínica odontológica | Dental Office

Agora que você conhece a ferramenta, descubra os 2 principais benefícios de contar com essa tecnologia em sua clínica odontológica: 

1. Maior eficiência tributária

Com o split de pagamento, fica mais fácil realizar a gestão dos pagamentos sem que o dinheiro passe pela sua conta. Isso significa que os recebimentos da sua clínica odontológica não irão passar pela bitributação.

Essa bitributação acontece porque todo o dinheiro que passa pelo caixa tem imposto aplicado. Quando se paga a parte devida ao dentista, depois que esse dinheiro já passou pelo caixa, essa quantia acaba sendo tributada duas vezes! 

O pagamento de impostos das tributações pode acabar sendo um verdadeiro obstáculo para que a clínica de odontologia obtenha uma lucratividade mais elevada ao final de cada mês. A quitação desses valores extras vindos com a bitributação compromete a margem de lucro. 

Consequentemente, fica difícil equilibrar os custos totais e ainda atingir o nível esperado de resultados financeiros para determinado período. Por isso os splits de pagamentos são eficientes e, além de tudo, podem ajudar na contabilidade da sua clínica! Afinal, com o split, esse pagamento duplo de impostos não acontece.

2. Lançamentos automáticos dos pagamentos realizados

Uma das tarefas que mais exigem tempo é realizar o lançamento de cada recebimento da clínica. Mas com os splits de pagamento, esses lançamentos não precisam ser feitos manualmente.

Portanto, são eliminadas as possíveis falhas operacionais por erro humano, e sua clínica ganha tempo e mais efetividade nesse processo.

Splits de pagamento integrados a um sistema de gestão

A gestão de clínicas de odontologia pode se tornar mais eficiente quando se conta com um sistema de gestão, e isso fica ainda melhor se existir uma ferramenta integrada ao software para a realização de splits de pagamento.

Assim, sua gestão financeira se torna ainda mais efetiva, o controle das movimentações de recebimentos e pagamentos fica todo centralizado em um só lugar e o gestor pode analisar todos os resultados facilmente. 

Para uma gestão das finanças ainda mais efeitiva, é importante também estar atento a outras questões, como o combate à inadimplência. 

Quer aprender quais práticas podem evitar este tipo de problema em sua clínica odontológica? Então confira gratuitamente nosso eBooks sobre o assunto: 

7 dicas para tornar sua clínica odontológica mais rentável