Riscos da falta de contabilidade na clínica

A segurança contábil é fundamental para qualquer negócio no Brasil! 

Mesmo você não conhecendo os detalhes da contabilidade da sua clínica odontológico, ter uma boa noção e organização das informações financeiras e contábeis são imprescindíveis.

Não adianta contratar qualquer empresa tradicional de contabilidade e esperar que ela faça tudo sozinha. 

Pois, a sua gestão precisa ter um controle interno das informações financeiras, das receitas, das entradas e saídas de capital.

A contabilidade é um assunto sério e, muita das vezes, pode parecer complexo. 

O dentista que realiza a gestão e o atendimento ao paciente, não tem tempo suficiente para desvendar toda essa complexidade.

Por este motivo, o auxílio de uma empresa de uma contabilidade online é fundamental para a saúde financeira do consultório. 

Nesse artigo, você verá os riscos de um consultório ou clínica odontológica que negligência as informações contábeis do negócio.

Papel do Fisco na negligência da contabilidade da clínica

Antes de tudo, você precisa saber a função das reguladoras de impostos atuantes aqui no Brasil. 

O Fisco, é uma autoridade do país que controla os pagamentos de impostos em todas as instâncias tributárias:

  • Municipal;
  • Estadual e
  • Federal.

Aqui no Brasil, o Fisco é responsável por comprimir a legislação tributária e por isso que esta está intimamente ligada em como as empresas pagam os seus tributos, pois ainda existe um número considerável de empresas que sonegam impostos.

Veja abaixo as principais incoerências que o Fisco identifica em diversos negócios no Brasil: 

  • Descumprimento da legislação: as inúmeras normativas, regras e leis relacionadas aos procedimentos contábeis acabam gerando muita confusão e dificuldade de interpretação;
  • Falta de organização no arquivamento de dados: outro problema comum identificado em fiscalizações é a falta de controle e organização por parte das empresas em relação às informações geradas;
  • Recolhimento incorreto de tributos: o recolhimento incorreto de tributos pode gerar um problema significativo para sua clínica, principalmente em razão da necessidade de pagar multas e juros. 
  • Despreparo para as fiscalizações: outro problema comum é o despreparo para o recebimento do Fiscal. Saber como agir diante de uma autoridade fiscalizadora é obrigação de todo gestor;

Minha clínica consegue sobreviver sem uma empresa contabilidade?

Contador para a clínica odontológica

É importante esclarecer que nenhuma empresa é obrigada a realizar a contratação de uma contabilidade, pois não existe lei para isso. 

Contudo, essa flexibilização pode confundir muitos empresários, por achar que dão conta das atribuições contábeis, quando na verdade estes não têm ideia do terreno que estão pisando.

Se esse é o seu caso, veja abaixo as principais atribuições de uma contabilidade:

  1. Preparar documentos legais e importantes para o empresário;
  2. Garantir que o negócio esteja conforme a norma fiscal;
  3. Criar e encaminhar declarações e certidões;
  4. Gerenciar o registro do empreendimento sempre atualizado em conformidade com o estabelecido pelos órgãos governamentais;
  5. Gerir a folha de pagamento para garantir que todos os salários dos colaboradores sejam tributados da forma correta;
  6. Estudar o estoque e orientar sobre os excessos, simplificando a retenção ou obtenção de capital de giro;
  7. Realizar uma precificação justa para que você venda seus serviços;
  8. Analisar o fluxo de caixa periodicamente;
  9. Produzir o planejamento tributário da clínica todo o ano; 
  10. E entre outros 

Viu só? Quanto maior for a sua clínica ou consultório de odontologia, maior será a demanda de trabalho da contabilidade. 

Ainda sim, mesmo o seu negócio sendo pequeno, os detalhes para manter a saúde financeira em dia é desgastante e por isso muitas clínicas tendem à contratação de terceiros para ajudarem na atividade contábil. 

Quais são os riscos que uma clínica odontológica corre sem a contabilidade profissional?

Quais os riscos da falta de uma contabilidade para dentistas?

Caso a  sua clínica ou consultório não tenha uma pessoa ou uma empresa específica gerindo os tributos que precisam pagar e as entregas fiscais e contábeis que precisam fazer, você tem grandes chances de deixar algo pendente. 

O Brasil possui um sistema tributário burocrático e complexo. Quando não há um especialista tocando essa área, os detalhes de impostos e tributos podem passar despercebidos. (E ainda mais com rumores sobre uma nova reforma tributária, tudo pode parecer complicado e novo para muitos).

Essas negligências ou pendências podem colocar seu negócio em situação irregular com os órgãos públicos. 

Uma eventual irregularidade poderá impedir sua clínica de obter crédito, de participar de licitações, de obter certidões negativas para situações em que forem solicitadas e poderá, inclusive, gerar multas pesadas prejudicando o financeiro do seu negócio.

Geralmente, os gestores e dentistas se dedicam mais à execução das atividades e se esquecem das questões tributárias e financeiras. 

Por isso, ter uma contabilidade é primordial!

Pois, é a empresa de contabilidade que irá avaliar o desempenho da sua clínica ou consultório, gerenciar os riscos e a evolução financeira e orientar as tomadas certas decisões importantes para o empreendimento. 

Sem essa visão de um especialista, algumas falhas podem ser cometidas, o que diminui o ritmo de crescimento do negócio. 

Agilize, sua contabilidade simplificada!

Contabilidade Agilize e Dental Office

O Dental Office e a Agilize se juntaram para facilitar todos esses problemas!

Agora você terá mais tranquilidade no atendimento dos pacientes, enquanto a Agilize te auxilia com toda a gestão da contabilidade da clínica odontológica.

Todos os usuários Dental Office, nesse benefício exclusivo de lançamento, têm as 3 primeiras mensalidades gratuitas com a Contabilidade Online Agilize.

Clique aqui e saiba mais sobre essa parceria!

Por fim, 

Ter atenção em todos os detalhes da contabilidade é fundamental para a saúde financeira da sua clínica ou consultório odontológico!

Por este motivo, os profissionais especializados em contabilidade trarão mais segurança para a sua administração.

E portanto, você e toda a sua equipe irão gastar a energia no que realmente importa, que é em como aumentar as receitas da clínica e melhorar os processos: com mais pacientes, reduzindo custos, melhorando a taxa de fidelização de pacientes, aumentar e melhorar o ticket médio, entre outras atividades para o crescimento.

Não deixe de compartilhar este artigo com a sua equipe.  

Agradecemos a leitura! 

Não quer correr riscos de sofrer com a inadimplência financeira? Então baixe nosso eBook agora.