Relacionamento: como melhorar seu marketing e atendimento?

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Ter um bom relacionamento com seu paciente é essencial.

Mas garantimos que você já sabia disso, não é mesmo?

Porém, você já pensou no relacionamento com seu paciente como um processo, com início, meio e fidelização?

Um bom atendimento é simplesmente vital para qualquer empresa.

Porém, ele começa muito antes do seu paciente entrar em seu consultório.

De outro lado, temos também a concorrência entre clínicas, que é bastante grande.

Por este e outros motivos o relacionamento com o cliente é tão importante.

Ele pode garantir a volta do paciente e a indicação do mesmo para amigos e familiares. A indicação conta muito nesse meio.

Perceba: quando você vê a propaganda de um novo produto, ela pode até chamar sua atenção, mas não vai levar você direto para a compra. Por outro lado, se alguém que você conhece fala bem do produto, você fica muito mais tentado a conhecer, não é mesmo?

O mesmo acontece com seus pacientes. O marketing é fundamental para o segmento, porém garantir uma boa experiência em que seu cliente te indique para amigos e familiares é uma estratégia de comunicação.

Por isso, hoje vamos comentar mais sobre relacionamento com cliente e como melhorar tanto o seu atendimento quanto sua área de marketing.

Como você pode melhorar ainda mais a fidelização de seus pacientes?

Continue conosco e boa leitura.

Conheça os seus pacientes

Para um marketing de relacionamento efetivo, é necessário conhecer os pacientes que frequentam o seu consultório.

Não adianta nada pensar em uma super estratégia de relacionamento que não tem nada a ver com o perfil do público com o qual você lida.

Por isso, comece toda a sua estratégia com uma boa pesquisa de mercado.

Conheça seus pacientes, quem você quer atrair para sua clínica, quem é o seu cliente ideal.

Conheça também sua concorrência, o mercado em que está inserido e qual a realidade dessa região.

Avalie suas oportunidades, fraquezas, pontos fortes e pontos fracos.

Todos estes detalhes lhe ajudarão a olhar para seu relacionamento com seu paciente e saber como melhorar.

Seu ambiente físico está legal? A comunicação com a secretária, está satisfatória? O pós-consulta é tranquilo e eficiente?

Conhecendo sua realidade, seus processos e seu público fica mais simples saber o que fazer, onde e quando.

Gere conteúdo

Depois de conhecer o perfil dos seus pacientes, é hora de usar essas informações para interagir com eles.

Uma ótima maneira de fazer isso é criando um blog, contas em redes sociais, um canal no youtube, site ou qualquer outra ferramenta digital onde diversos conteúdos pertinentes poderão estar presentes.

Se você identificou que a maior parte dos seus pacientes te procuram por causa de um problema de saúde específico, é uma boa ideia começar a produzir conteúdos sobre esse assunto!

Porém, produza conteúdo para ser relevante e tornar-se autoridade em assuntos relacionados a sua área.

Hoje, mais que seguidores, temos nas redes sociais pessoas que buscam por identificação, aproximação, conteúdo com importância e relevância.

Essa estratégia, além de atrair clientes novos para o seu consultório, ela também fideliza os que já te conhecem, já que assim que saírem do seu consultório, esses pacientes terão acesso a um portal de informações úteis sobre saúde.

Ele sentirá que você está dedicando tempo e atenção ao problema pelo qual ele passa, disponibilizando dicas e informações sobre o assunto.

Automação de e-mails

Automatize os processos que podem ser automatizados.

Imagine programar e-mails com links que direcionam para artigos do seu blog ou então mandar um mailing parabenizando seu cliente no dia do seu aniversário.

Esses e-mails podem ser programados para serem enviados automaticamente.

Divida seus pacientes em grupos de interesse e dispare e-mails que o ajudem a lidar com seus problemas relacionados à saúde no dia a dia.

Isso mostrará que você realmente se importa com eles,  portanto o relacionamento com eles vai se estreitar.

Lembretes via SMS

Para diminuir o número de faltas e estreitar ainda mais a relação com os seus pacientes, o envio de SMS se torna uma ótima opção.  

Através de um software, você pode programá-los para serem enviados automaticamente.

Isso pode acontecer, por exemplo, sempre dois dias antes da consulta agendada, em datas comemorativas e para avisos gerais como férias, natal, ano novo…

Além de evitar esquecimentos e corrigir possíveis confusões no agendamento da consulta, essa ação mostra que você se preocupa em lembrar seu paciente da consulta.

Quais os benefícios de estabelecer um bom relacionamento com seu paciente?

Previsão de receita e estabilidade de caixa

Quando você tem a fidelidade dos seus pacientes ao seu consultório e seu trabalho, você consegue ter estabilidade no seu fluxo de caixa.

Os valores positivos são alcançados facilmente e sem preocupações.

Além do mais, esta estabilidade também vai te ajudar a ter previsão do seu caixa.

O controle e o fluxo contínuo de atendimento vai trazer segurança financeira para você gestor.

Paciente promotor: aumento da busca espontânea pelo seu consultório

Pacientes fiéis são promotores do seu consultório.

Isso acontece de forma espontânea. Os pacientes satisfeitos indicam os seus serviços.

Isso se volta para você como aumento da procura orgânica pelo seu consultório.

Liberdade para cobrar além da concorrência

Quando você conquista um público fiel no seu consultório, você acaba alcançando a liberdade de cobrar o valor justo pelos seus serviços, mesmo que ele seja mais alto quando comparado ao da concorrência.

Isso porque o valor do que você oferece ao seus pacientes vai muito além de um serviço. É toda a experiência do cliente.

Portanto, acaba se tornando algo que não poderá ser substituído por nenhum outro consultório.

Um bom relacionamento que aconteça antes, durante e após a consulta, não deixará o seu paciente trocar os seus serviços por nenhum outro.

Sua agenda anda vazia? O número de retornos é baixo? O número de faltas é alto?

Estes são problemas bastante comuns em consultórios odontológicos que não prezam pelo relacionamento com o paciente.

É fácil evitar que isso aconteça, ou solucionar esses problemas colocando algumas ações em prática.

Fidelização baseada em atendimento humanizado e empatia

Sempre que falamos em relacionamento com pacientes surge o conceito de atendimento humanizado.

Essa é a capacidade de demonstrar empatia com seus pacientes, fazendo com que sintam-se especiais e bem atendidos quando vão à sua clínica.

O marketing médico está fortemente ligado a esse conceito, tendo em vista que ele atua diretamente na percepção de marca da sua clínica.

Para organizar tudo isso, utilize um software de gestão.

Existem muitas maneiras de consolidar esses dados, um software faz isso de forma automática.

Ele se torna então um ótimo aliado na gestão, além de facilitar o atendimento, tornando mais ágil.

E como ferramenta para Marketing também!

Mais do que agenda e Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP), você tem a capacidade de receber relatórios personalizados com mais de 30 filtros.

Isso permite ao gestor tomar decisões difíceis, minimizar os riscos e melhorar os resultados.

Um bom software de gestão também ajuda no seu relacionamento com cliente.

Sem mais preocupações com pagamentos, agenda confusa ou informações perdidas. Atendimento mais ágil, simples e eficiente.

Os benefícios advindos da ação de adotar medidas para melhorar seu atendimento e preocupar-se com o marketing médico fica nítida no cotidiano.

Inicia com sua agenda ficando cheia e os pacientes retornando nas consultas assiduamente.

Outro sinal se reflete nos colaboradores que perceberem uma melhor aceitação da clínica por parte do público, melhoram os processos na rotina e ficam mais animados.

Quando seus funcionários trabalham animados, eles ficam mais produtivos também, o que é ótimo para o seu consultório odontológico!

Seguindo todos os passos, seu marketing de relacionamento estará bem estruturado e você alcançará resultados muito positivos!

Escolha o software ideal para seu consultório odontológico, e melhore sua performance com o Dental Office.

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