A importância da contabilidade para dentistas

Tempo de leitura: 3 min

Como a contabilidade tem sido realizada em sua clínica? Você, gestor, e sua equipe têm dado a devida importância para essa tarefa burocrática?

A contabilidade não se trata apenas de um processo burocrático ligado ao financeiro de sua clínica ou consultório de odontologia. Também é uma ferramenta que pode impulsionar o crescimento do seu negócio.

Porém, é vital que sua gestão faça isso de maneira efetiva. E hoje vamos explicar por que planejar e analisar sua contabilidade traz vantagens e a razão de isso ser tão importante para sua gestão! 

1 – Promove a separação dos gastos da clínica x gastos pessoais

A importância da contabilidade para dentistas | Dental Office

Separar os gastos da clínica e os gastos pessoais do gestor é essencial. Porém, muitos gestores não percebem o quanto isso é importante. Quando o pessoal se mistura com a gestão, não é possível averiguar o lucro ou prejuízo do negócio.  

Essa  é uma situação que pode ficar mais fácil de organizar quando sua contabilidade é feita corretamente. Por isso, o primeiro passo é separar suas contas em pessoa jurídica e pessoa física.

2 – Ajuda a controlar seu fluxo de caixa

É essencial que a gestão tenha um controle do fluxo de pagamentos e recebimentos. A contabilidade é uma maneira de realizar esse controle.

É extremamente importante realizar um planejamento e a organização e documentação de todos os custos da sua clínica de odontologia e dos recebimentos por atendimentos e procedimentos realizados. Sem isso, os gastos podem acabar ultrapassando o limite de crédito do banco, gerando juros altos e consequências sérias para suas finanças.

Ao realizar um controle rigoroso, fica mais fácil negociar com seus clientes e até mesmo com seus fornecedores. Alcançando então um equilíbrio saudável das suas contas e, por consequência, do seu setor financeiro

3 – Ajuda na análise dos resultados financeiros

A importância da contabilidade para dentistas | Dental Office

Uma gestão financeira eficiente demanda da análise de uma série de informações e relatórios, como a DRE (Demonstração de Resultado do Exercício). 

Através da análise da DRE o gestor pode compreender a importância da contabilidade na odontologia. Isso porque ela informa dados importantes como o faturamento mensal, o lucro ou o prejuízo da clínica.

Contabilidade é sobre controle, e isso é muito bom quando se esperam melhores resultados. Por isso analise todos os dados do seu financeiro e, por consequência, as informações contábeis. 

4 – Ajuda a precificar os atendimentos e procedimentos realizados em sua clínica odontológica 

Com a contabilidade da sua clínica ou consultório odontológico realizada de maneira organizada, o gestor tem em mãos todas as informações necessárias para precificar corretamente seus atendimentos e procedimentos.

Os procedimentos realizados na odontologia dependem de diversos produtos e objetos que possuem custos. Com sua contabilidade organizada, fica mais fácil descobrir quanto de cada produto e quais objetos são necessários, o que significa saber quanto custa cada procedimento para a clínica.

Depois disso, basta avaliar o tempo de dedicação do dentista e de sua equipe, e estabelecer um preço justo e competitivo em relação ao mercado. Lembre-se de que também é preciso avaliar qual a margem de lucro ideal para que seu negócio siga sendo rentável. 

A importância da contabilidade para seu financeiro

A contabilidade é a parte mais burocrática de uma gestão financeira, não é mesmo?

Mesmo que isso pareça uma grande dor de cabeça para o gestor, na verdade basta organização e conhecimento para que tudo ocorra bem! 

Você pode descobrir como  fazer isso da maneira correta e sem erros conferindo algumas dicas do nosso blog:

3 dicas de ouro para contabilidade de clínicas odontológicas

Contabilidade odontológica: o que você precisa saber

Lembre-se de que esta é uma parte importante muito importante de uma gestão administrativa e deve ser levada bastante a sério. Afinal, saúde financeira é mais que importante quando se trata do sucesso da sua gestão e dos resultados da sua clínica ou consultório de odontologia. 

Quer mais dicas de gestão financeira? Falamos bastante sobre isso aqui no nosso blog e também disponibilizamos um guia completo sobre o assunto, completamente gratuito. Confira: 

Scanner intraoral aumenta a produtividade no consultório