Dentista: como calcular o ticket médio da sua clínica de odontologia?

O ticket médio é um indicador importantíssimo na gestão de consultórios, pois pode mostrar se você, dentista, realmente está tendo lucro nos seus atendimentos, ou se está pagando para trabalhar. 

Esse também é um fator importante quando se deseja ter um controle financeiro maior da sua clínica ou consultório

Por isso mesmo, dentistas, donos da sua própria clínica odontológica, precisam conhecer qual o seu ticket médio. É a partir disso que se torna possível conhecer sua receita e iniciar a criação de uma estratégia para aumentar sua margem de lucro. 

Quer entender melhor do que se trata o ticket médio e aprendendo como calculá-lo em sua clínica de odontologia? Então continue sua leitura: 

  • O que é ticket médio
  • Como calcular o ticket médio da sua clínica odontológica 
  • Como aumentar o ticket médio da sua clínica de odontologia

O que é ticket médio

O que é ticket médio?

O ticket médio é um número que indica qual o valor gasto por cliente em uma empresa. Em sua clínica de odontologia, se trata de uma média do valor gasto pelos seus pacientes com diferentes procedimentos. 

Para calcular o ticket médio da sua clínica, basta realizar a seguinte conta: dividir o valor do faturamento total pelo número de pacientes atendidos em um determinado período.

Também é possível calcular o ticket médio de um determinado serviço Por exemplo: qual o ticket médio dos atendimentos realizados para o clareamento dos dentes dos seus pacientes? 

O resultado dessa conta vai acabar apontando quais são os procedimentos realizados que mais dão retorno financeiro. Vale destacar ainda que a análise do ticket médio entrega informações valiosas que podem ser usadas na elaboração do planejamento para o futuro da sua clínica de odontologia.

Além disso, é importante avaliar esse indicador em relação a outros dados a respeito das suas finanças, como a lucratividade, rentabilidade, margem de contribuição e outros indicadores do setor financeiro.

Apenas assim o dentista saberá de fato como está o andamento dos negócios.

De maneira geral, o aumento do ticket médio é um ótimo sinal, afinal, ele indica que os clientes estão gastando mais em sua clínica, com mais procedimentos.

Levando em conta que é mais fácil vender para quem já é cliente da sua clínica odontológica, fica claro que a fidelização dos pacientes deve ser trabalhada de maneira constante. O resultado será o aumento do faturamento. 

Como calcular o ticket médio da sua clínica odontológica 

Como calcular o ticket médico de clínica odontologica

Para chegar ao valor do ticket médio basta realizar uma conta muito simples. São apenas quatro passos a serem seguidos para chegar ao resultado:

  1. Defina um período, que pode ser um dia, uma semana ou um mês;
  2. Verifique quantos clientes foram atendidos e o valor registrado do recebimento dos procedimentos realizados;
  3. Divida esse valor final do faturamento pelo número de clientes atendidos;
  4. Pronto: você tem em mãos o ticket médio da sua clínica de odontologia para o período avaliado.

Como você pode perceber, a precificação dos procedimentos odontológicos está diretamente ligada ao valor do seu ticket médio. Mas para aumentar esse indicador, não basta apenas aumentar o valor cobrado pelos procedimentos. 

Se, depois de analisar o resultado da sua conta, você queria gerar uma receita de valor mais alto, confira o último tópico deste artigo: 

Leia também: 

Como determinar os preços de tratamento?

Valor e Preço: dicas de ouro para seu consultório ou clínica

Como aumentar o ticket médio da sua clínica de odontologia?

Como aumentar preço clínica odontológica

Existem muitas técnicas que podem ser usadas para aumentar o ticket médio de uma clínica de odontologia. Em um negócio comum, é possível realizar promoções e ofertar condições de pagamento diferentes através do marketing digital.

Mas isso não é possível em estabelecimentos que cuidam da saúde das pessoas, como é o caso da sua clínica odontológica. 

Confira então, duas estratégias que podem ser aplicadas em sua clínica para aumentar o ticket médio. 

Ofertar diferentes serviços (procedimentos)

Para que seja possível aumentar o ticket médio de forma mais rápida em sua clínica de odontologia, é possível adicionar novos procedimentos à lista de especialidades oferecidas para os pacientes.  

Contudo, para fazer isso, o dentista terá de buscar novos cursos de especialização. A área da saúde estética tem crescido bastante, assim como o número de pessoas que buscam por profissionais da odontologia que realizam procedimentos de harmonização facial, como o botox.

Caso você queira procurar por outras especialidades, confira o artigo: Quais especialidades odontológicas são as mais promissoras?

Vale destacar que é importante avaliar a região em que o dentista atua, verificando quais especialidades e técnicas ainda não foram exploradas. 

Isso pode ajudar a captar novos clientes e aumentar o seu ticket médio ainda mais! 

Se preocupar com o atendimento ao cliente

Como já foi mencionado no texto, a fidelização é uma parte bem importante quando se deseja aumentar o ticket médio de uma clínica odontológica. E um atendimento feito com excelência é o primeiro passo para alcançar esse objetivo.  

Para isso, foque os esforços de toda a equipe para garantir que seus pacientes se sintam bem no ambiente da clínica. 

No momento em que o paciente tiver contato com a clínica, seja através de uma mensagem, telefonema ou presencialmente, ele deve ser tratado cordialmente e com simpatia. Lembre-se sempre de fazer o possível para ajudá-lo da melhor maneira. 

Durante o atendimento com o dentista, é importante que o profissional converse com o paciente para entender melhor como ele pode ajudar essa pessoa, e até mesmo para sugerir outros procedimentos. 

Parcerias com outros profissionais da odontologia

Existem muitas especialidades diferentes na odontologia, e seus pacientes podem chegar até você com situações bem diversas. Por isso, é válido desenvolver uma parceria com outro profissional da área que trabalha com especialidades diferentes das suas. 

Dessa maneira, você terá quem indicar para seus pacientes, e o contrário também acontecerá. 

Este tipo de estratégia ajuda a aumentar seu ticket médio, pois seus pacientes percebem sua preocupação em ajudá-lo, e acabam ficando ainda mais fiéis ao trabalho desenvolvido por você. 

Conclusão 

Neste artigo você pôde acompanhar uma série de estratégias que ajudam o dentista a calcular e aumentar seu ticket médio. Essa é uma questão que está diretamente ligada à margem de lucratividade da sua clínica. 

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