O ticket médio é um indicador importantíssimo na gestão de consultórios, pois pode mostrar se você, dentista, realmente está tendo lucro nos seus atendimentos, ou se está pagando para trabalhar.
Esse também é um fator importante quando se deseja ter um controle financeiro maior da sua clínica ou consultório.
Por isso mesmo, dentistas, donos da sua própria clínica odontológica, precisam conhecer qual o seu ticket médio. É a partir disso que se torna possível conhecer sua receita e iniciar a criação de uma estratégia para aumentar sua margem de lucro.
Quer entender melhor do que se trata o ticket médio e aprendendo como calculá-lo em sua clínica de odontologia? Então continue sua leitura:
- O que é ticket médio
- Como calcular o ticket médio da sua clínica odontológica
- Como aumentar o ticket médio da sua clínica de odontologia
O que é ticket médio
O ticket médio é um número que indica qual o valor gasto por cliente em uma empresa. Em sua clínica de odontologia, se trata de uma média do valor gasto pelos seus pacientes com diferentes procedimentos.
Para calcular o ticket médio da sua clínica, basta realizar a seguinte conta: dividir o valor do faturamento total pelo número de pacientes atendidos em um determinado período.
Também é possível calcular o ticket médio de um determinado serviço Por exemplo: qual o ticket médio dos atendimentos realizados para o clareamento dos dentes dos seus pacientes?
O resultado dessa conta vai acabar apontando quais são os procedimentos realizados que mais dão retorno financeiro. Vale destacar ainda que a análise do ticket médio entrega informações valiosas que podem ser usadas na elaboração do planejamento para o futuro da sua clínica de odontologia.
Além disso, é importante avaliar esse indicador em relação a outros dados a respeito das suas finanças, como a lucratividade, rentabilidade, margem de contribuição e outros indicadores do setor financeiro.
Apenas assim o dentista saberá de fato como está o andamento dos negócios.
De maneira geral, o aumento do ticket médio é um ótimo sinal, afinal, ele indica que os clientes estão gastando mais em sua clínica, com mais procedimentos.
Levando em conta que é mais fácil vender para quem já é cliente da sua clínica odontológica, fica claro que a fidelização dos pacientes deve ser trabalhada de maneira constante. O resultado será o aumento do faturamento.
Como calcular o ticket médio da sua clínica odontológica
Para chegar ao valor do ticket médio basta realizar uma conta muito simples. São apenas quatro passos a serem seguidos para chegar ao resultado:
- Defina um período, que pode ser um dia, uma semana ou um mês;
- Verifique quantos clientes foram atendidos e o valor registrado do recebimento dos procedimentos realizados;
- Divida esse valor final do faturamento pelo número de clientes atendidos;
- Pronto: você tem em mãos o ticket médio da sua clínica de odontologia para o período avaliado.
Como você pode perceber, a precificação dos procedimentos odontológicos está diretamente ligada ao valor do seu ticket médio. Mas para aumentar esse indicador, não basta apenas aumentar o valor cobrado pelos procedimentos.
Se, depois de analisar o resultado da sua conta, você queria gerar uma receita de valor mais alto, confira o último tópico deste artigo:
Leia também:
Como determinar os preços de tratamento?
Valor e Preço: dicas de ouro para seu consultório ou clínica
Como aumentar o ticket médio da sua clínica de odontologia?
Existem muitas técnicas que podem ser usadas para aumentar o ticket médio de uma clínica de odontologia. Em um negócio comum, é possível realizar promoções e ofertar condições de pagamento diferentes através do marketing digital.
Mas isso não é possível em estabelecimentos que cuidam da saúde das pessoas, como é o caso da sua clínica odontológica.
Confira então, duas estratégias que podem ser aplicadas em sua clínica para aumentar o ticket médio.
Ofertar diferentes serviços (procedimentos)
Para que seja possível aumentar o ticket médio de forma mais rápida em sua clínica de odontologia, é possível adicionar novos procedimentos à lista de especialidades oferecidas para os pacientes.
Contudo, para fazer isso, o dentista terá de buscar novos cursos de especialização. A área da saúde estética tem crescido bastante, assim como o número de pessoas que buscam por profissionais da odontologia que realizam procedimentos de harmonização facial, como o botox.
Caso você queira procurar por outras especialidades, confira o artigo: Quais especialidades odontológicas são as mais promissoras?
Vale destacar que é importante avaliar a região em que o dentista atua, verificando quais especialidades e técnicas ainda não foram exploradas.
Isso pode ajudar a captar novos clientes e aumentar o seu ticket médio ainda mais!
Se preocupar com o atendimento ao cliente
Como já foi mencionado no texto, a fidelização é uma parte bem importante quando se deseja aumentar o ticket médio de uma clínica odontológica. E um atendimento feito com excelência é o primeiro passo para alcançar esse objetivo.
Para isso, foque os esforços de toda a equipe para garantir que seus pacientes se sintam bem no ambiente da clínica.
No momento em que o paciente tiver contato com a clínica, seja através de uma mensagem, telefonema ou presencialmente, ele deve ser tratado cordialmente e com simpatia. Lembre-se sempre de fazer o possível para ajudá-lo da melhor maneira.
Durante o atendimento com o dentista, é importante que o profissional converse com o paciente para entender melhor como ele pode ajudar essa pessoa, e até mesmo para sugerir outros procedimentos.
Parcerias com outros profissionais da odontologia
Existem muitas especialidades diferentes na odontologia, e seus pacientes podem chegar até você com situações bem diversas. Por isso, é válido desenvolver uma parceria com outro profissional da área que trabalha com especialidades diferentes das suas.
Dessa maneira, você terá quem indicar para seus pacientes, e o contrário também acontecerá.
Este tipo de estratégia ajuda a aumentar seu ticket médio, pois seus pacientes percebem sua preocupação em ajudá-lo, e acabam ficando ainda mais fiéis ao trabalho desenvolvido por você.
Conclusão
Neste artigo você pôde acompanhar uma série de estratégias que ajudam o dentista a calcular e aumentar seu ticket médio. Essa é uma questão que está diretamente ligada à margem de lucratividade da sua clínica.
Quer ir mais a fundo nessa questão e começar a trilhar o caminho do sucesso? Então confira o eBook: