Por que é importante controlar os pagamentos por cheques e cartões na sua clínica odontológica?

Já dissemos aqui no Blog Dental Office, que a gestão financeira é um dos principais pilares que sustentam a administração da sua clínica ou consultório odontológico.

Controlar os meios de pagamentos é fundamental para que essa gestão mantenha-se no caminho certo. 

A pergunta que você deve fazer nesse momento é:

Quais o meios de pagamentos são efetuados na minha clínica odontológica? Boletos, cheques, dinheiro em espécie, cartão de crédito ou débito?

Lembre-se que pagamentos de dinheiro em espécie pode não ser tão seguro para o seu negócio, devido a insegurança pública do Brasil, ao controle de capital e a veracidade das cédulas. 

Para saber mais sobre os meios de pagamentos de clínicas e consultórios odontológicos, clique aqui.

Nesse post-blog você irá aprender como gerir os pagamentos por cheques e cartões.

Então, vamos lá?

Controle de Cheques e Cartões

Analisar os períodos dos pagamentos recebidos, saber daqueles que ainda estão pendentes é fundamental para a gestão financeira da sua clínica ou consultório odontológico.

Ter dados como, a data de pagamento, número do cartão ou número do cheque, nome do paciente, data e valor do pagamento são informações fundamentais para a administração do financeiro da sua clínica ou consultório. 

É, por isso, que o controle de cheques e cartões têm se tornado tão importante para diversos negócios.  

Esse tipo de organização ajudará e muito para analisar as taxas de inadimplência da sua clínica odontológica.

Saber por exemplo:

  • quais são os pacientes que costumam atrasar ou ficam sem pagar,
  • a média de dias de atraso, 
  • os serviços odontológico a prazo que costumam conter alta taxa de inadimplência, 
  • os períodos sazonais de inadimplência ou de atraso; 
  • quais são os pacientes fiéis,
  • etc.

Você pode fazer esse controle por duas vias: manualmente, escrevendo as informações e programando em uma planilha do Excel ou do Google. Ou, automatizando em um software de gerenciamento odontológico. 

O software Dental Office liberou nesta semana (01 de Julho de 2019) a possibilidade de todos os clientes, dentre todos os planos (Pro, Plus e Light), o acesso da funcionalidade de controle de cheques e cartões.

Se você possui a maquininha da Saúde Service a baixa (confirmação do pagamento) é feita de forma automática no software.

Política de análise de crédito

Para que pagamentos por cheques e boletos sejam realizados de maneira segura é fundamental que sua clínica ou consultório odontológico aplique uma política de análise de crédito para evitar problemas com a taxa de inadimplência.

Mas, afinal? Como aplicar uma política de análise de crédito?

Primeiramente, você precisa entender o que é a política de análise de crédito: nada mais é do que uma cultura de segurança de pagamentos a prazo, antes da venda dos serviços odontológicos.

Então, como aplicar essa cultura na minha clínica odontológica?

Te ensinaremos a fazer isso em 3 simples passos:

  • Primeiro passo, antes de realizar a venda odontológica é fundamental sempre: 
  • entender o caso para aplicar a política de análise de crédito, pois muita das vezes o paciente pode se sentir incomodado com a situação, é importante você checar a situação desse paciente; 
  • conferir o cenário financeiro brasileiro, isto é, a situação macroeconômica do Brasil e os fatores que podem afetar diretamente sua clínica ou consultório. Você pode fazer isso lendo noticiários financeiros; 
  • analisar a capacidade de pagamento do paciente, isto é, a fama ou histórico de pagamentos a prazo desse paciente perante o mercado;
  • consultar a capacidade de pagamento desse paciente, isto é, conferir se o paciente possui renda fixa suficiente para comprir a demanda de pagamento. 
  • Segundo passo, documente todos os processos da política de análise de crédito. Escreva de forma clara, para que todos os funcionários entendam o processo;
  • Terceiro passo, análise os resultados da política de análise de crédito, veja se a taxa de inadimplência caiu, se manteve no mesmo patamar ou aumentou. 

Mas, se você for cliente do Dental Office, consegue realizar a análise de crédito na velocidade de um clique, com eficiência e eficácia.

Clique aqui e saiba mais em como você pode fazer isso.

Por fim,

Ter todos os detalhes do financeiro nas palmas das mãos é sinal que você entende do seu negócio. Por isso, o Dental Office pode te ajudar.  

Você leu neste conteúdo, a importância de se ter um controle eficiente dos pagamentos por cheques e cartões. 

Além de saber em como aplicar uma política de análise de crédito, que é fundamental para que a organização dê certo.

Gostou desse conteúdo? Então, não deixe compartilhar com sua equipe.

Se você quer ser notificado sempre que lançarmos materiais como esse, inscreva-se nas nossas Newsletters.

Agradecemos a leitura.

Como o Dental Office pode te ajudar a reduzir a inadimplência?