Como usar o SMS para melhorar a comunicação com os pacientes no consultório odontológico

Uma boa relação entre dentista e paciente é fundamental para aumentar a retenção e atrair novos clientes. Por isso, o SMS — Short Message Service — pode ser uma estratégia para aprofundar o relacionamento e melhorar a comunicação no seu consultório odontológico.

Porém, não basta apenas estabelecer conversas com seus pacientes, é preciso focar na qualidade da relação a ser estabelecida. Então, preste atenção na primeira impressão que você deixa durante as consultas.

A confiança pode ser conquistada ou perdida a partir do primeiro contato, quando seus clientes entram na clínica procurando por atendimento odontológico.

Além disso, lembre-se que a sua equipe, como um todo, é responsável por promover boas experiências.

Logo, é preciso cuidar de cada detalhe, pois a relação com o dentista é influenciada pelos contatos paralelos e até mesmo pelo ambiente. 

No entanto, você pode utilizar o SMS como um recurso para estar mais próximo dos pacientes, contribuindo para um relacionamento mais duradouro e de confiança.

Assim, você garante uma passagem mais agradável pelo consultório e aumenta as chances desses clientes voltarem e, talvez indicarem o seu trabalho.

Quer conferir como você pode utilizar o SMS como seu aliado no relacionamento com os pacientes?

Então, continue a leitura!

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Por que melhorar a comunicação com os pacientes no consultório odontológico?

Embora seus pacientes tenham necessidades diferentes durante cada atendimento, é muito comum que muitos deles se sintam um pouco desconfortáveis ou com receio durante os procedimentos.

Assim, muitas pessoas deixam de ir ao dentista, evitando visitas preventivas que poderiam minimizar complicações.

Então, a comunicação com os seus pacientes vai muito além de reter eles, pois uma relação de confiança pode garantir mais saúde e conforto e, dessa maneira, aumentar as chances deles visitarem o consultório.

Sem dúvidas uma boa comunicação impacta diretamente em qualquer negócio e na odontologia isso não é diferente. Afinal, com melhores resultados, você se aproxima mais dos pacientes e garante maior satisfação nos atendimentos.

Logo, se você quiser conquistar seus pacientes, é importante focar em:

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  • Capacitação da equipe
  • Entender quais são as necessidades de cada paciente
  • Ouvir feedbacks
  • Ter empatia pelos clientes
  • Saber como se comunicar
  • Entender quais são as expectativas

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Quais recursos auxiliam na melhora da comunicação com os pacientes?

Compreender o que seus clientes desejam e estar com as habilidades sociais em dia pode contribuir para melhores relacionamentos e conversas bem-sucedidas. Porém, você pode utilizar recursos digitais para potencializar a comunicação.

Por meio da universalização, promovida pela tecnologia, é possível alcançar muitos pacientes, ao mesmo tempo. Dessa forma, você precisa entender qual é o posicionamento da sua marca e quais as formas mais eficazes de comunicação.

Após compreender como a sua marca se posiciona, muitos clientes podem se identificar com os valores e propósitos, passando a se alinhar com ela. Tudo isso sem a necessidade de enviar uma mensagem diferente para cada pessoa.

Logo, você tem em suas mãos uma ferramenta que permite otimizar tempo e recursos, ao mesmo tempo em que contribui para relacionamentos mais profundos e duradouros com os pacientes.

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Como utilizar o SMS para melhorar a comunicação?

Embora nos últimos anos novas tendências de comunicação tenham surgido, o SMS é uma modalidade de marketing eficiente e barato que a maioria das empresas optou por manter.

Afinal, são muitos os consumidores que possuem aparelhos de celular, mas diferente de outras estratégias, não há necessidade de o consumidor estar conectado à internet para receber as mensagens.

Então, vamos entender quais são os principais meios que você pode utilizar para implementar o SMS na sua clínica odontológica.

Confirmação de consultas por SMS

As ações relacionadas ao lembrete das consultas é uma das mais utilizadas. Para isso, pode-se utilizar uma mensagem padrão a fim de confirmar a presença do paciente ao atendimento.

Geralmente, as mensagens são enviadas com antecedência de 24 a 48 horas antes da data marcada. Assim, caso haja alguma desistência, você não precisa perder o horário e pode liberá-lo para outro paciente.

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Lembrete de retorno do tratamento

Da mesma forma como os lembretes para confirmar consultas, o retorno do tratamento também pode ser sinalizado pelo SMS. Afinal, quem nunca marcou uma consulta e acabou se esquecendo, não é mesmo?

Logo, você pode solucionar esse problema por meio de mensagens para confirmação de presença.

Embora muitas empresas ainda utilizem as ligações para confirmar as consultas, esse método pode sair caro e ter pouca eficiência, pois o paciente pode não atender e você precisará de um atendente à disposição.

Sendo assim, o uso do SMS não apenas é mais ágil, mas também menos custoso para a clínica.

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Captação de novos pacientes por SMS

Primeiro, para encontrar pacientes e começar um relacionamento por SMS, você precisa ter um banco de contato de clientes que ainda não utilizam os serviços da clínica.

Após, você deve definir estratégias de marketing, como divulgação e convites para conhecer os tratamentos, convidando o lead — possível cliente — para uma consulta.

Por exemplo:

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“Olá, André! Somos a Clínica [nome da clínica]. Estamos perto de você, oferecendo sorrisos há 15 anos na cidade de [nome da cidade]. Saiba mais em [endereço do site].”

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Parabenização dos pacientes

Por outro lado, quando falamos da data de aniversário, estamos nos referindo a dados individuais. Então, vale a pena investir em programas de automação para que as mensagens automáticas sejam disparadas da maneira correta.

Afinal, dependendo da quantidade de pacientes que a sua clínica tiver, é complicado controlar todas as datas de aniversário.

Confira um exemplo de mensagem de aniversário:

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“Olá, [paciente]! Gostaríamos de lhe desejar um feliz aniversário. Hoje é dia de comemorar e festejar mais um ano de vida. Aproveite com muita alegria e sorrisos. Um abraço da [nome da clínica].”

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Consultas preventivas

A fim de orientar seus pacientes a cuidarem da saúde bucal de forma preventiva, o SMS também pode ser utilizado para incentivar visitas mais frequentes ao consultório.

Então, confira esse exemplo de mensagem que você pode enviar para as consultas preventivas:

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“Olá, [paciente]! Faz tempo que não vemos você por aqui, vamos agendar sua profilaxia? A prevenção é muito importante para manter o equilíbrio da sua saúde bucal. Aguardamos o seu contato! Abraço, [nome da clínica].”

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Informações sobre exames e procedimentos

Além das consultas, parabenizações e captação de novos pacientes, o SMS também pode ser utilizado para informar quando os exames ficarem prontos.

Dessa forma, é possível não apenas avisar sobre os resultados, mas também sobre o andamento de uma análise mais demorada. Por exemplo, nos casos de próteses dentárias.

Por outro lado, você também pode realizar pesquisas de satisfação pelo SMS a fim de garantir um atendimento melhor e potencializar a experiência do cliente na clínica.

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Como automatizar o envio de SMS em sua clínica odontológica?

Por fim, agora você conhece diversas maneiras de utilizar as mensagens de celular para conquistar os pacientes e incentivá-los a retornar a sua clínica odontológica.

Então, para utilizar essa poderosa ferramenta, diminuir as faltas, melhorar a rotatividade e garantir que sua estratégia de marketing funcione, você pode utilizar programas ou aplicativos personalizados para consultórios.

Por meio da inteligência artificial, esses softwares, como o Dental Office, permitem localizar informações sobre consultas e dados pessoais que ajudarão a personalizar ainda mais as mensagens.

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Além disso, o uso do SMS no consultório ou clínica é muito rentável quando comparado a outros métodos, pois permite amplo alcance, baixo custo, é compatível com diversos modelos de celular e pode ser automatizado.

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