Saiba quais são os direitos básicos dos pacientes nos consultórios e clínicas odontológicas

Um consultório ou clínica odontológica que se atenta às necessidades dos pacientes, sai na frente da concorrência. Além de prevenir futuras complicações, conhecer os direitos dos pacientes proporcionará segurança para o desenvolvimento do seu negócio como um todo.

Cirurgiões dentistas podem ser processados em diversos níveis e âmbitos, que vão desde um processo ético no Conselho Regional ou Federal, ou até mesmo na esfera civil. Você pode ler mais sobre esse assunto no nosso post ‘Processos contra dentistas: como evitar e se proteger de ações na odontologia?’.

Nesse artigo, você aprenderá sobre os principais direitos dos pacientes, em todas as etapas do atendimento e tratamento. Todos os direitos mencionados constam no Código de Defesa do Consumidor, e também no Código de Ética específico elaborado pelo Conselho Federal de Odontologia.

Lembrando que esse cuidado necessita ser praticado por todos os colaboradores da clínica ou consultório. Por isso é fundamental, depois de aprender sobre todos os direitos, compartilhar esse conteúdo com sua equipe

Vamos lá?

Atendimento

direitos pacientes

Quando falamos nos direitos dos pacientes, o atendimento sempre estará destacado como uma etapa importante a se observar. 

Afinal, é nesse momento, de primeiro contato do paciente com consultório ou clínica que podem ocorrer alguns excessos por parte de recepcionistas e pacientes. Por isso, é essencial que os profissionais deem um atendimento humanizado e digno.

Nesse sentido, alguns preceitos devem ser observados a fim de prestar o melhor atendimento, seguindo as normas previstas. Veja os principais:

  • Identificação do paciente: no atendimento o paciente não pode ser identificado pelas características da doença, nem de maneira preconceituosa ou mesmo por números e códigos. Deve sempre ser identificado pelo nome e sobrenome;
  • Instalações: no momento do atendimento o consultório tem que estar capacitado para recebê-lo de maneira a assegurar conforto e bem estar, atentando-se a infraestrutura do consultório para manter os básicos: banheiro, iluminação, água, cadeiras de repouso, etc;
  • Os colaboradores: todos os colaboradores necessitam estar identificados pelo nome completo e cargo;
  • A marcação de consulta: Toda pessoa tem direito de marcar, desmarcar e remarcar uma consulta independentemente dos acasos;
  • O tempo de espera: não poderá ultrapassar mais de 30 minutos em sala de espera

Além disso, o cirurgião-dentista não pode se negar a atender um paciente  que procure cuidados profissionais em caso de urgência, se não houver outro profissional em condições de realizar o atendimento.

Consulta e Tratamento

Os direitos não se limitam apenas no atendimento entre paciente e recepção, mas o momento da consulta e do tratamento também são muito importantes. 

Afinal, é nesse momento que haverá o maior contato entre o paciente e o dentista, e saber o que pode ou não ser feito nessa etapa é essencial para se resguardar juridicamente.

Trouxemos alguns pontos que o dentista precisa se atentar e que destacamos a seguir:

  • Esterilização de material: as ferramentas utilizadas nos procedimentos devem ser descartáveis ou passar por esterilização. A higiene odontológica deve ser impecável.
  • Comunicação clara: o paciente deve receber explicação sucinta sobre como o dentista fará o tratamento, essa etapa é abordada no momento da consulta.
  • Alerta de riscos: qualquer tipo de risco no tratamento deve ser mencionado pelo dentista e se os benefícios do tratamento são proporcionais aos riscos.
  • Documentos legíveis: o diagnóstico e tratamentos devem ser escritos de forma que o paciente entenda-os com a assinatura do dentista e número do CRO.
  • Procedimentos casados: nenhum procedimento estético a mais pode ser realizado sem prévia aprovação do paciente por escrito.
  • Acompanhantes: o paciente tem direito de acompanhantes durante a consulta, só não é permitido durante os procedimentos.
  • Proteção da vida do paciente: se comprometer com a saúde vital do paciente em todo o processo de tratamento clínico.

Neste tópico também vale ressaltar que é direito do paciente ter seu sigilo respeitado.  Fazer menção a algum caso clínico, onde o paciente possa ser identificado, constitui infração ética. 

Documentação odontológica

Outro aspecto fundamental dos direitos dos pacientes, se refere à documentação odontológica. Muitos dentistas têm dúvidas em relação a esse aspecto. Afinal, o paciente pode retirar a sua documentação? Ter acesso ao seu prontuário e outras informações?

Para responder essas questões, vamos recorrer ao Código de Ética disponível no site do Conselho Federal de Odontologia. Você pode acessá-lo na íntegra, clicando aqui.

  • A elaboração do prontuário: deve ser legível e estar armazenado de forma a ser preservado, seja físico ou digital.
  • Manutenção dos dados do prontuário: as informações devem ser preenchidas em toda avaliação, com data, horário e nome do dentista responsável pelo atendimento, com o número de registro no Conselho Regional. 
  • Acesso à documentação: deve ser livre ao paciente ou seu responsável legal, inclusive para cópias, quando solicitado. Nesses casos, é recomendado a emissão de um recibo de entrega da cópia realizada, assinada pelo paciente ou responsável indicando a retirada da informação.
  • Acesso a informações: é direito do paciente receber explicações acerca de informações presentes em sua documentação odontológica sempre que solicitado, exceto quando ocasionarem riscos ao próprio paciente ou a terceiros.

Um outro documento importante é a anamnese, que deve constar todas as informações de saúde do seu paciente. Para saber como fazer uma boa anamnese, acesse nosso guia completo. É só clicar aqui embaixo:

Outras questões acerca dos direitos dos pacientes em relação à documentação odontológica podem ser consultados diretamente no código de ética citado acima.

Como armazenar documentos importantes?

Ao final desses processos, (atendimento, consulta e tratamento e das questões relacionadas à documentação odontológica), é essencial que você e a sua equipe, saibam armazenar documentações.

Um prontuário bem preenchido, com dados importantes, fotos, imagens, radiografias, descrição de procedimentos, orçamentos e outras informações, é primordial para dentistas se resguardarem ética e juridicamente. 

Inclusive, contratos de prestação de serviço e termos de consentimento livre e esclarecido (TCLE) também precisam estar guardados para evitar problemas futuros.

E uma das formas mais seguras de guardar esses documentos é no digital. O sistema odontológico Dental Office conta com um prontuário completo e integrado ao gerenciamento de pacientes. 

Com o software, é possível manter todas essas informações seguras e acessíveis de qualquer lugar. Tenha mais segurança para você e para o seu paciente com o melhor que a tecnologia pode te oferecer. 

Quer saber mais? Faça um teste grátis e venha para o Dental Office.

Enfim,

Como destacamos, o atendimento tem um grande peso nos direitos dos pacientes, por isso é necessário o treinamento e a qualificação, especificamente, para os profissionais que lidam diretamente com o paciente. Além das condições físicas terem o básico que atenda as necessidades humanas.

O descumprimento de qualquer um desses direitos implicará em penas judiciais, além de afetar a imagem da clínica ou consultório odontológico.

Portanto, fique atento aos direitos básicos dos seus pacientes e evite problemas no seu negócio.

Gostou desse post? Então, não deixe de compartilhar com sua equipe que também deve saber de cada direito do seu paciente.

Agradecemos a leitura!

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Veja também:

  • Vc. pode me ajudar melhor. Seu artigo é excelente.

    A atendente me convenceu de fazer dois implantes. Emitiu um recibo de 3600,00 reais em 12 parcelas no cartão. Não foi escrito nenhum contrato, não leram os direitos do consumidor, não fui avaliado pelo dentista e por isso não apresentei documentos médicos para avaliação.
    Trinta dias depois, a médica psiquiatrica, avaliando um processo de “Sindrome do Nervo Vago” e tratamento de cardiopatia cronica em andamento, percebeu que as “SINCOPES” descritas no prontuário do Cardilogista CID I25 dependiam também de um exame de ELETROENCEFALOGRAMA.
    Ela não escreveu, mas me orientou a não correr o risco de ter um APAGÃO repentino, e se estiver na cadeira do dentista anestesiado, podera comprometer o retorno da consciencia, então pedi o cancelamento do tratameno, só discutido oralmente com a atendente, pois o médico ainda não me conhecia. A Clinica não quer devolver o valor integral e sim descontar 30% referente aos seus impostos recolhidos e parte paga ao cartão de credito.
    Por favor me faça por escrito uma orientação, com base em tudo que li no seu artigo.
    Grato. Valdir Patricio 11 991192006
    PS. pode te ligar? ou falar por mensagens. Obrigado

    1. Olá, Valdir! Tudo bem?

      Neste caso, sugerimos que entre em contato com um advogado especializado para te ajudar na resolução deste problema.

    2. Cobrança de multa, é permitida?
      Sim, desde que a multa compensatória não seja superior a 10% do valor restante para encerramento do contrato. Se não, ela se torna uma cobrança abusiva.

      A pessoa consumidora tem direito a rescindir o contrato sem pagar multa, mesmo estando dentro do período de fidelidade, quando:

      Cancelamento devido à má qualidade na prestação do serviço.
      Não tiver conhecimento prévio da condição de fidelidade e multa imposta.
      Não for demonstrado o benefício garantido ao consumidor pela fidelização do contrato.
      O consumidor não tem mais condição de pagar pelo serviço (neste caso, depende de aceitação pela empresa).
      O CDC ainda prevê mais uma forma de cancelamento de contrato que é o direito de arrependimento previsto no artigo 49. Ou seja, o consumidor pode desistir do contrato, sem a necessidade de qualquer justificativa, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente pela internet, telefone e a domicílio.

      E neste caso, ao exercitar esse direito de arrependimento, a pessoa consumidora tem que ter todos os valores pagos devolvidos.

    3. A mensalidade da manutenção pode ter reajuste de valor duas vezes no ano
      Exemplo
      Janeiro depois em agosto
      Janeiro aumento de 10$ e agosto aumento de 20$ ?

      1. Oi, Jaqueline. Tudo bem?
        Obrigada pelo comentário. Para sanar sua dúvida, recomendamos que você procure um advogado especialista em direito do paciente.
        Continue acompanhando o nosso blog!

  • Bom dia. Não é um comentário e sim uma dúvida .Gostaria de saber o prazo de garantia que o paciente tem após o procedimento de implante dentário.

    1. Oi Marcos, tudo bem?

      Neste caso, sugerimos que entre em contato com um advogado especializado para sanar essa dúvida.

  • Quero saber o que eu faço quando a recepcionista de um consultório ondotoligico faz pouco caso do paciente. Ex: Não responde no WhatsApp fica dias sem responder.
    O que eu faço??

    1. Olá Nayara, tudo bem?

      Essa é uma situação bem chata e desconfortável para o paciente, não é mesmo? O ideal é que os meios de comunicação com a clínica sejam claros e que os pacientes sejam atendidos o mais breve possível. Você pode levar essa reclamação até o seu dentista, ou então procurar outra clínica.

      Ficamos à disposição.

  • FUI FAZER A MANUTENÇÃO DO MEU APARELHO E A MOÇA ME PROIBIU, DISSE QUE SO VOU PODER FAZER A MANUTENÇÃO DO APARELHO SE EU FIZER A RESTAURAÇÃO DO DENTE ANTES, SENDO QUE JA PAGUEI A MANUTENÇÃO.
    OQUE DEVO FAZER?

    1. Olá, Liah! Tudo bem?

      Geralmente, antes de iniciar o tratamento ortodôntico é realizada uma consulta inicial para exames clínicos. Nesse exame, caso seja constatado algum dente que necessite uma obturação ou canal, este deve ser tratato primeiro antes de colocar o aparelho, pois os dentes devem estar saudáveis para esse processo.

      Caso você já esteja com o aparelho e um dente com necessidade de restauração tenha sido identificado, o ideal é realizar o procedimento para que não evolua para um tratamento de canal. Você pode conversar com o seu dentista para abater o valor das manutenções do seu aparelho que já estejam pagas nessa obturação.

      O ideal é tentar conciliar a situação, mas caso seja necessário, entre em contato com um advogado ou órgão de defesa do consumidor.

  • Olá, gostaria de saber o que diz o código de defesa do consumidor se o paciente se atrasar 3 min do seu horário e o dentista já ter ido embora?

    1. Oi Ieda, tudo bem?

      Neste caso, sugerimos que entre em contato com um advogado especializado ou algum órgão de defesa do consumidor para sanar essa dúvida.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    2. Consultas para restauração emergencial de protese fixa partida qual prazo devo esperar esses agendamentos co figura quadro emergência?

  • Boa noite!
    Por gentileza, gostaria de saber se podem me ajudar com a situação que estou passando?
    Fui em uma dentista e foi feita duas restaurações, a 1ª vez caiu a restauração em uma semana, na 2ª caiu no dia seguinte, e a 3ª no mesmo dia, e agora eu peço para ser atendida novamente e ela não me dá retorno mesmo eu falando que tenho sentido dor, onde, e o que tenho que procurar meus direitos?

    1. Oi Marta, tudo bem?

      Neste caso, sugerimos que entre em contato com um advogado especializado ou algum órgão de defesa do consumidor para sanar essa dúvida.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Olá, Denis! Tudo bem?

      O pagamento deve seguir o que foi determinado no contrato odontológico. Caso não tenha feito esse contrato com o seu dentista, converse com o mesmo para solucionar quaisquer problemas durante o tratamento.

  • Bom dia meu amigo marcou uma consulta no dentista e faltou. Logo em seguida ele remarcou a consulta de novo mais chegou atrasado, ele queria remarcar a consuta mais diserão que só poderia remarcar a consulta apos 30 dias e que não poderia nem marcar a consuta para depois de 30 dias por lei isso pode ser feito.

    1. Olá, Alisson! Tudo bem?

      Para tirar essa dúvida com mais clareza, sugerimos que entre em contato com algum advogado especializado ou algum órgão de direito do consumidor.

      Ficamos à disposição.

  • Olá tudo bem eu gostaria de comentar uma fato desagradável que aconteceu comigo, eu procurei a clínica odontológica clidel em Nova Contagem e paguei pelo tratamento avista que incluía também uma prótese dentária que me seria entregue em uma semana em fim quinze dias se passaram eles não me ligarão quando entrei em contato com a empresa eles disseram que o metal avia chegado que era pra eu está indo lá pra testalo eu fui mais o metal veio grande e precisava ser reparado em fim o mesmo voltou ao laboratório passarão se mais quinze dias e eu procurei a empresa dinovo já que não haviam me retornado eu de mudança pronta para uma semana para ponte nova expliquei para eles que não poderia esperar mais e que gostaria do meu reembolso. Porém cheios de desculpas ficaria de trazer o metal um dia antes da minha mudança o metal chegou as quarto da tarde e quando experimentei está ainda pior doque o anterior está totalmente bambo devido a isto pedi meu reembolso oq eles me disseram foi que pra reembolsar demoraria um tempo e que provavelmente depositariam na minha conta um pouco por semana eu chorei me senti humilhada frustada e indignada sai de lá me sentindo envergonhada em fim até hoje não me pagaram um centavo se quer e quando eu ligo e sempre a mesma coisa está com o pessoal do escritório e tenho que aguardar em fim estou sem meus dentes que pra mim e um sonho pra poder sorrir dinovo e não sentir vergonha e sem dinheiro pra fazer outra prótese.

    1. Olá, Elvani!

      Sentimos muito pela sua experiência desagradável. Nesse caso, sugerimos que entre em contato com um advogado especializado na área para melhores esclarecimentos e acompanhamento do caso.

      Ficamos à disposição!

  • Olá. Eu gostaria de um conselho . Uma informação. Eu paguei 600,00 numa prótese inferior. ( ferro) fiquei das de Dezembro ate agora no mes d marco entre prova d mordida escolha de cor em fim… p que nao e possivel ser normal. E agora quando me entregaram 16/03 2022 eu receber uma coisa horrível esteticamente e esta machucando toda a minha boca. . É só agora me foi oferecida a prótese flexível. Depois de eu pagar 600 nesse serviço horrivel. Eu gostaria de saber o que posso fazer pra não ficar nesse prejuízo. Pq além de dor está muito feio. Muito mal feito . Pocha so Eu e Deus sabemos o sacrifício q eu faço como auxiliar de serviços gerais pra cuidar da minha saude !! Des de ja muito obrigada . Meu nome é Kely

    1. Olá, Kely!

      Nesse caso, sugerimos que entre em contato com um advogado especializado na área para melhores esclarecimentos.

      Ficamos à disposição!

  • Por quanto tempo após feito um contrato de tratamento o paciente tem ser atendido?

    1. Olá, Luiz! Tudo bem?

      O contrato deve determinar a duração do tratamento. Caso essa duração ultrapasse o previsto, o ideal é redigir um novo contrato para dar prosseguimento no tratamento. Dúvidas mais pontuais, sugerimos que entre em contato com um advogado especializado na área para melhores esclarecimentos.

      Ficamos à disposição!

  • Boa noite. Pago por manutenções ortodônticos da minha sobrinha. Atrasei dois meses e ela foi consultar no último dia do mês e dentista se recusou a atende lá por falta do pagamento. Liguei e expliquei, mesmo porque tem que se pagar mesmo não consultando. E como somos clientes há muito tempo e não atrasava, mesmo assim o dentista não atendeu. Isso processe. Ela foi humilhada.

    1. Olá, Rosimeire.

      Sentimos muito pela situação vivida por você e sua sobrinha. O ideal é ter um contrato odontológico discriminando como os pagamentos devem ser feitos para evitar esse tipo de desconforto. Caso se sinta lesada, entre em contato com um advogado para ver as medidas cabíveis.

  • fui no dentista fazer um reparo com rezina e a dentista quebrou meu dente da frente e falou que não da para fazer nada e agora vou ficar sem dente

    1. Olá, Deliene! Tudo bem?

      Nesse caso, recomendamos ir a um advogado especializado para tirar suas dúvidas em relação a medidas cabíveis.

  • O dentista cobrou 2800, 00 reais por uma coroa e ela já soltou 5 vezes. Vou lá e a última vez ele colocou no lugar e ainda cobrou a consulta. Isso é correto? ele não deveria fazer outra coroa?

    1. Olá, Silvio, tudo bem?

      Nesse caso, se estiver se sentindo lesado de alguma forma, recomendamos recorrer a um advogado especializado para tirar suas dúvidas em relação a medidas cabíveis.

  • Estou no estágio de colocação de prótese provisória e estou esperando até agora pra fazer a colocação da prótese fis o molde é tudo mais a minha clínica demora muito para agendar a consulta e só entra em contato se eu cobrar eu fiz o molde em dezembro e até agora não fiz a colocação do aparelho com prótese e fui agendada para março está correto isso eles podem agir dessa maneira???

    1. Olá Ruth, tudo bem?

      Caso você tenha se sentido lesada de alguma forma, sugerimos que entre em contato com um advogado especializado para sanar suas dúvidas e ver medidas cabíveis.

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  • Boa tarde, tenho uma dúvida.

    Eu utilizo aparelho e como normal todos os meses vou fazer manutenção.

    Muitas vezes a consulta está atrasada mais de 1h. A recepcionista deveria informar os pacientes que vão ficar afetados com esse atraso?
    No fim das consultas, nem se preocupa sequer em marcar mais e quando fala no assunto dirige-se às pessoas como se estas é que soubessem a agenda da doutora.
    Afinal quem é que tem de tratar do agendamento das consultas, o paciente ou a recepcionista?

    Para não falar que já deixou de me atender na receção “só porque eu estava a falar ao telemóvel com a minha mãe”, sendo que eu estava na fila à espera para ser atendida.

    1. Olá, Laura! Tudo bem?

      Nesse caso, sugerimos que entre em contato com um advogado especializado para verificar quais são medidas cabíveis.

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  • Eu paguei o dentista pra fazer um implante todas as vezes que vou lá minha pressão tá alta desisto quero meu dinheiro de volta

    1. Oi, Maria! Tudo bem?

      Entendemos a sua frustração, mas o dentista não pode realizar procedimentos em pacientes com a pressão alta no momento do tratamento, especialmente implantes e extrações. Converse com o seu dentista e veja qual seria a melhor opção no seu caso.

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  • Estou a 4 meses sem ir a minha manutenção, acabei de saber ,.que serei obrigada a pagar pelos meses que não fiz essas manutenções.
    Isso é correto?

    1. Olá, Luciane! Tudo bem?

      Tudo depende de como o pagamento estava descrito no contrato odontológico. Em caso de dúvidas, consulte um advogado especializado.

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  • Oi tudo bem
    Dia 16 /04/2023 fiz um implante dentário E hoje dia 22/05 /2023 estou com os meus implante. Inflamado e solto E pelo RX que eu fiz Eu não tinha Osso pra segurar o implante É mesmo assim a dentista. Fez a extração e o implante Devido à situação procurei outro dentista para. Avaliar a situação e ele. Ficou em pânico Paguei avista 10.000 reais. E hoje não tenho meus dentes e nem meus implante 😭😭😭😭😭

    1. Olá, Elizangela! Tudo bem?

      Sentimos muito pela sua situação. Nesse caso, sugerimos que entre em contato com um advogado especializado para verificar quais são medidas cabíveis.

  • Interessante o artigo, pena que cita varias obrigações e deveres, sem mencionar a parte normativa que fundamenta.

    1. Oi Lucas, tudo bem?

      Agradecemos o seu comentário.

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  • Ótimo artigo, entretanto, de onde você tirou que o tempo de espera máximo não pode ultrapassar 30min?

  • Boa noite
    Preciso que me indiquem um advogado na área odontológica
    Estou com problema de desistência por parte do profissional que não quer terminar meu tratamento e tb não quer devolver o que paguei há 4 anos atrás para confecção de prótese em porcelana

    1. Olá, Conceição! Tudo bem?

      Neste caso, sugerimos que procure advogados próximos a sua região para sanar as suas dúvidas e verificar as medidas cabíveis nessa situação.

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  • Nesse caso sugiro que procure um advogado , desculpa mas e só isso q sabe dizer , não estou vendo vc dar uma solução pra pessoas q estão em dúvida , nem vou escrever a minha aqui porque já sei até a resposta

    1. Olá, Rose! Tudo bem?

      Agradecemos o seu comentário. Sempre sugerimos procurar um advogado especializado, pois não podemos passar informações incorretas ou improcedentes para o público. Dúvidas e casos muito específicos devem ser tratados com responsabilidade, pois podem gerar prejuízos e perdas, por isso fazemos essa sugestão.

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  • Oi, boa tarde!
    Estou fazendo tratamento de correção dos dentes há 1 ano e 10 meses e há 11 meses o dentista colocou um mini implante em meu dente, mas incomodava então mais ou menos um mês depois ele retirou e marcou um outro dia para colocar em outro dente, porém meu dente amoleceu e como estava demorando se regenerar resolvi dispensar o mini implante. Sempre voltava para fazer a revisão eu falava para a dentista que meu dente ainda estava mole e dizia que ia se regenerar. Agora está finalizando o tratamento a dentista já fez a remoção do aparelho e meu dente continua mole, então ela pediu para eu fazer um raio x. Fiz o raio X dia 22/06/23 e foi marcado meu atendimento para 05/06/23. Cheguei lá o dentista examinou meu dente e disse que ia precisar de uma panorâmica. Falei doutor já fiz um raio x que a dentista pediu, porém, ele alegou que não tinha recebido e pediu para eu retornar dia 19/07/23. Na hora que a secretária marcava o retorno comentei com ela e ela falou que o raio X estava lá, então pedi pra ela falar com o Dr e mesmo assim ele manteve o dia 19/07/23 para me atender. Fui até a clínica onde fiz o raio X para me certificar se realmente tinham enviado o raio X para a dentista e foi confirmado que sim. Então pedi uma cópia do raio x.
    Faz 11 meses que meu dente está mole, não sinto dor, mas meu dente está fraturado.
    Será que vou perder o dente? Está correta a conduta do dentista?

    Obs.: é um casal de dentista, ela faz a correção e tentou apenas o mini implante.

    1. Olá Valcir, tudo bem?

      Para determinar o risco de perder o dente ou não, é preciso que um profissional o avalie corretamente. Você pode optar por trocar de profissionais, caso se sinta prejudicado de alguma forma, ou até mesmo tomar as medidas legais cabíveis nesse caso.

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  • Boa tarde, gostaria saber se tem um lugar adequado,para o paciente fazer uma avaliação do tratamento realizado por uma clínica particular?

    1. Olá José, tudo bem?

      Caso seja alguma denúncia ao profissional ou clínica, o ideal é se informar diretamente com o Conselho de Odontologia da região. Normalmente, essas denúncias são feitas diretamente nesses órgãos.

  • Boa tarde! Pago a 2 meses um plano odontológico. Já fiz alguns exames, mas tenho que extrair todos os superiores. Só que a médica só quer tirar 1 por condulta. Dessa forma vai demorar muito.Tenho ansiedade e cuido dos meus pais idosos. Pois tenho que fazer as coisas para eles. Oque devo fazer?

    1. Olá, Tereza! Tudo bem?

      Nesse caso, o ideal é conversar com o profissional e explicar a sua situação. Você também pode consultar outros profissionais para verificar se essa é uma conduta específica para o seu caso.

  • Gostaria de saber quais meus direitos jurídico, em 2019 fiz um canal ,eu não sabia que este canal tinha sido finalizado com uma bactéria a qual a dentista não me orientou ,achei que estava tudo bem um ano e pouco atrás fiz uma panorâmica em outra clínica onde eh descobri que o erro do canal, tinha uma bactéria que não foi tratada e o canal fechado,procurei a clínica fiz um canal novamente,a bactéria só foi progredindo, agora fiz uma tomografia ,paga por mim o cirurgião decretou que vai arrancar meu dente pq a bactéria já está comendo minha parte óssea no outro dente.

    1. Olá, Elisa! Tudo bem?

      Para tirar essa dúvida em específico, sugerimos procurar um advogado. Pelo que relatou, pode ter ocorrido algum erro no procedimento, que pode ser cabível de processo. Mas o ideal é recorrer a um advogado para sanar todas as suas dúvidas e verificar o que é possível ser feito.

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  • Fiz a extração de um siso inflamado, após 7 dias ainda não havia cicatrizado e tive uma hemorragia, não parava de sangrar e a clinica onde fiz estava fechada neste horário, tentei contato de diversas maneiras mas não consegui, recorri a um outro em fator da urgência, levei mais pontos e tive um prejuízo, a clinica onde fez minha cirurgia não quer arcar com esses custos, levando em consideração que o dentista da emergencia me deixou claro que ficou um espaço enorme sem pontos no qual houve o sangramento, o que fazer?

    1. Olá, Júlia! Tudo bem?

      Se você tiver interesse em entrar com um processo contra o possível erro do profissional, a nossa recomendação é procurar um advogado, já que a clínica não quer arcar com os custos da sua consulta de emergência.

  • A clinica fez um orçamento de 4 implantes. no dia da cirurgia o cirurgião disse q 4 ficaria muito apertado e me convenceu a colocar so 3 e um enxerto. 6 meses após a cirurgia os implantes tiveram q ser retirados pq não fixou, e 2 saiu na lateral da gengibra, ou seja, deu errado,. Não quero mais fazer o implante por que era meu sonho e estou traumatizada pq é um procedimento complexo e o pós é delicado. Pedir q cancelasse os boletos com o banco para eu não ter problemas com o meu cpf. Disseram que so iria cancelar se eu pagasse pelos procedimentos q foram feitos. Mas se eles colocaram os implantes e retiraram. não estou com nenhum, e ainda vou pagar pelo o que?
    Nesse caso posso processar a clínica por danos morais e pedir o ressarcimento do valor que paguei?

    1. Olá, Tatiane! Tudo bem?

      Para tirar essa dúvida em específico, sugerimos procurar um advogado especializado em direito do consumidor. Pelo que relatou, pode ter ocorrido algum erro no procedimento, que pode ser cabível de processo. Mas o ideal é recorrer a um advogado.

      Continue acompanhando nosso blog!

  • Paguei por nove restauração!mas quando terminou o procedimento meus dentes ficou doendo e muito sensível coisa que antes da restauração eu não sentia isso,pesquisando eu sobre restauração descobri que o dentista não fez limpeza das cáries somente colocou resina pra cima pois meus dentes continuou preto e logo em seguida caiu as resina ficando o buraco exposto,pedi uma documentação de garantia assinada pelo responsável não me deram até agora!me passará um valor de recibo bem abaixo do que eu paguei ,não sei oque fazer estou com a boca horrível ,oque fazer nessa situação será se eles acha por sermos pobres pode nos tratar com tanta insignificância cadê a imunidade, o ser humano só brota ganância em seu coração não temos dinheiro nos esforçamos para ajuntar pra termos um sorriso melhor! e fazem isso conosco e muito triste,me dê uma resposta por favor

    1. Olá Elde, tudo bem?

      Sentimos muito pela sua experiência desagradável. Para lidar com a situação, sugerimos que entre em contato com o dentista para discutir suas preocupações e considere obter uma segunda opinião com outro profissional. Também guarde documentos e registros relacionados ao tratamento e consulte um advogado, se necessário.

      Também avalie opções de reclamação junto a agências reguladoras de saúde e órgãos de defesa do consumidor.

      Esperamos que tenha um bom desfecho dessa situação!

  • Eu paguei 4 restaurações mas só fiz 1 e fiquei 1 ano sem ir ao dentista, eu ainda tenho direito? ou tem prazo de validade para fazer as restaurações?

    1. Wallace, tudo bem?

      Tudo vai depender de como ficou descrito no contrato de prestação de serviços, especialmente na cláusula que abrange as consequências do abandono de tratamento. Verifique com o seu dentista.

  • paguei por uma protese flexivel, que infelizmente foram mais de meses para ficar pronta, e quando finalmente ficou pronta , veio uma que nao e flexivel, muito transtorno, alias tem profissionais , desatentos sobre seus pacientes, e agora mais transtornos, mais de meses para a protese flexivil chegar…

    1. Olá, Estefania! Tudo bem?

      Lamentamos pela sua experiência negativa com a prótese. Para resolver o problema, entre em contato com a clínica ou dentista. Sugerimos também revisar o contrato, caso tenha feito. Se precisar, considere entrar com reclamação ou então ação legal sempre com o auxílio de um advogado.

  • Olá boa noite Gostaria de tirar uma dúvida quantos dentes posso arrancar em uma só vez no mesmo dia pelo SUS?
    Desde já agradeço.

    1. Olá, Carina! Tudo bem?

      Essa resposta apenas um dentista do SUS consegue te dar. Sugerimos que tire essa dúvida com o profissional no momento da consulta.

      Continue acompanhando nosso blog!

  • Boa noite!

    Muito boas e esclarecedoras as informações aqui publicadas.

    Mas, aproveitando a oportunidade, gostaria de tirar uma dúvida pq estou passando por uma situação muito desagradável.

    Há 5 anos, faço tratamento Odontológico com a mesma dentista.

    Há meses atrás, precisei fazer um tratamento para colocação de 2 coroas, ela me passou o valor, eu autorizei e deixei claro para ela que pediria reembolso ao plano de saúde.

    Ela, então, orientou que eu fizesse a impressão dos formulários necessários para reembolso no site do convênio, o que foi devidamente providenciado e entregue a ela.

    O tratamento se deu sem maiores problemas e, ao final, ela me entregou os formulários preenchidos bem como as notas fiscais do tratamento.

    No mesmo dia, submeti ao convênio através de abertura de Processo de Reembolso e, dias depois, recebi email pedindo para cumprir exigência que, no caso, era a Autorização Prévia, uma vez que se trata de procedimento que exige.

    Diante do transtorno que se criou, a dentista alegou que não tem qualquer responsabilidade em relação a pedido de Reembolso, atribuindo a mim toda a responsabilidade por esse movimento e, desta forma, se isentou completamente.

    Mas, eu tenho plena consciência da exigência de Autorização Prévia quando o procedimento o exige e o problema central não foi esse.

    O problema maior é que para a solicitação de Autorização Prévia, o convênio exige documentação obrigatória e que são documentos que têm que ser fornecidos ao paciente, obrigatoriamente, pelo profissional, porque tratam de questões inerentes ao tratamento em si.

    E, sendo documentação a ser fornecida pela dentista, como pode ela se abster ou alegar que não tem qualquer responsabilidade, uma vez que seu pedido devidamente embasado e entregue ao paciente é condição primordial para que a Autorização Prévia seja deferida, para em momento futuro pós tratamento, o reembolso possa ser autorizado?

    É fato que é atribuição do paciente solicitar Autorização Prévia.

    Mas, uma vez que é obrigatória a apresentação de documentação expedida pela dentista para que o paciente providencie o que lhe cabe, não teria a dentista o dever e o compromisso com a prestação e o fornecimentos das informações claras e corretas?

    Nesse sentido, pela lógica e bom senso, ela tem a responsabilidade de alertar o paciente sobre a necessidade de Autorização Prévia e, com isso, a ciência e responsabilidade de munir o paciente com todos os documentos indispensáveis ao bom andamento do processo, acredito eu.

    Ou será que ela tem o salvo conduto de, simplesmente, agir como acha que deve, podendo causar prejuízos ao direito do paciente como foi o caso?

    Porque, pra mim, a dentista tem sim a responsabilidade de prestar as devidas informações para que o paciente seja esclarecido sobre aquilo que deve fazer e não correr o risco de ver seu direito perecido.

    Agradeço os esclarecimentos que puderem ser disponibilizados e que serão de grande importância.

    1. Olá, Marcos! Tudo bem?

      Agradecemos por compartilhar sua situação e lamentamos os problemas com o reembolso do tratamento odontológico.

      Compreendemos sua preocupação e concordamos que a responsabilidade deve ser compartilhada entre paciente e profissional. Embora seja sua responsabilidade solicitar a Autorização Prévia, é razoável esperar que a dentista forneça os documentos necessários uma vez solicitados.

      Sugerimos abordar a situação abertamente, destacando a necessidade da colaboração mútua. Se necessário, consulte órgãos reguladores de saúde ou profissionais jurídicos para orientação. Esperamos que a situação seja resolvida.

  • Olá bom dia,! Fui no dentista pra colocar um dente ele colocou fiquei parecendo papacapim. Voltei quase na mesma hora ele retirou e colocou de novo só que chegando em cada já estava bambo. Fiquei 9 final de semana com dente solto. Hj quero meu dinheiro de volta e eles não querem devolver que faço?

    1. Olá, Sula! Tudo bem?

      Sugerimos que entre em contato com um advogado ou então um órgão de defesa do consumidor para obter mais informações do que pode ser feito nesse caso. É importante também levar todo o histórico dos procedimentos, e inclusive o contrato de prestação de serviços para que possam avaliar.

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  • Não achei em lugar nenhum leis para o atraso do cliente ou paciente
    O profissional pode atrasar em até 30 minutos
    E o paciente? Quanto tempo pode atrasar?

    1. Olá, Ana Paula! Tudo bem?

      Embora não exista nenhuma lei nesse sentido, é necessário contar com o bom senso de ambas as partes e evitar que atrasos ocorram. Se você se sentiu lesada de alguma forma, sugerimos que entre em contato com órgãos de direito do consumidor, ou então os conselhos da classe odontológica, e faça uma reclamação.

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  • O que fazer no caso do Dentista se negar a fornecer documentos relacionados ao tratamento !!
    Já que o paciente está com problemas em um dos implantes !!

    1. Olá, Aparecida! Tudo bem?

      Não é permitido que o dentista negue o fornecimento de documentos relacionados ao tratamento. Eles devem ser entregues ao paciente, uma vez solicitados.
      Converse com o seu dentista para a achar uma solução. Caso não resolva, procure um advogado ou órgãos de defesa do consumidor.

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  • Parabéns pelo blog! Há dúvidas realmente interessantes, uns casos de evidente descaso ou despreparo pelo dentista, clínicas que claramente são mal preparadas e administradas, questões trazidas com respeito e afins.

    Mas, infelizmente, a maioria dos comentários aqui mostra o quanto falta educação, bom senso e empatia por parte das pessoas.

    Uns achando que implante é que nem uma lâmpada ao ser trocada, outros querendo não pagar nada e receber tudo, outros tantos inadimplentes e se sentindo lesados.

    É simplesmente surreal a falta de empatia com muitos profissionais, a ideia de que o trabalho não conta com o comportamento, biologia e especificidade de cada paciente. Esquecem que o dentista é um ser humano que também precisa trabalhar, pagar contas, fornecedores, materiais, planejar tratamento, ser psicólogo, pagar impostos, ser avaliado como médico quando a remuneração e reconhecimento real passa longe disso, enfim…

    Isso tudo é resultado de falta de educação de base, de valores, de respeito, de empatia. É tudo na base do “meu umbigo” e “pesquisei no Google”.

    As pessoas querem sempre acreditar que toda vez em tudo na vida vão pagar pouco e achar que estão encontrando um diamante não lapidado. Que vão sair com sorrisos de artistas como se fosse uma troca de roupa. Como se tratamento dentário fosse colar um adesivo num carro. É muita falta de noção, de auto crítica, de realidade mesmo.

    Tomara que os escritórios de advocacia saibam realmente peneirar os pleitos é só encherem mais ainda o fraco Judiciário de processos quando houver de fato um aparente direito bom a se questionar. Mas não sei se nesse ramo acontece a mesma coisa que na odontologia, que é a precarização do trabalho haja vista a enorme concorrência derivada da enxurrada de emissões de diplomas por parte de centros de ensino meramente protocolares

    1. Olá, Clovis! Tudo bem?

      Agradecemos o elogio ao blog e por reconhecer as questões relevantes abordadas.

      Assim como outras profissões, a odontologia enfrenta desafios e que devem ser avaliados e solucionados pelos órgãos de classe. Esperamos que, com o tempo, haja uma maior conscientização sobre a complexidade da odontologia, promovendo relações mais saudáveis entre profissionais e pacientes. Agradecemos por compartilhar suas reflexões.

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  • Meu tempo de espera na clinica hoje foi 4 horas mais 1 hora pra um irresponsável fala comigo sobre devolver o dinheiro

    1. Olá, Eloah! Tudo bem?

      Lamentamos pela sua experiência na clínica. Sugiro expressar suas preocupações diretamente com os responsáveis. Esperamos que você tenha conseguido reaver o dinheiro pago.

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  • Normalmente nos consultórios não pedimos um recibo ou nos aceguramos causo aconteça algo no futuro. Tive uma infecção em um dente feito canal e depois de 5 anos começou a doer tive sérias complicações por causa de uma pontinha de uma lima e fiz uma cirurgia que duros umas 3 horas como não tinha como provar que foi a dentista não consegui fazer nada a respeito hoje peço recibo e até contrato pra me acegurar caso tenha algum problema futuro.

    1. Oi, Alessandra! Tudo bem?

      Obrigada por compartilhar a sua experiência e alertar nossos leitores.

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    1. Olá, Maria! Tudo bem?

      Nesse caso, sugerimos que entre em contato com o dentista responsável pela prótese para verificar o que pode ser feito.

      Se não conseguir chegar a um acordo, sugerimos que fale com um advogado especializado ou então algum órgão de defesa do consumidor para sanar suas dúvidas.

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  • Bom dia.
    Fiz um procedimento de faceta de resina. Meu dentista diz que para eu ter direito a garantia de 1 ano, devo ir de 3 em 3 meses revisar e pagar 170,00 em cada ida. Isso é certo?

    1. Olá, Carlos! Tudo bem?

      Verifique se essa condição foi estipulada no contrato de prestação de serviços odontológicos e converse com o seu dentista.

      Caso continue com dúvidas, sugerimos que entre em contato com um advogado especializado.

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  • Tenho uma dúvida como paciente,o meu dentista solicitou uma panorâmica ortodontica e cobrou 160,00 para me entregar a solicitação. Gostaria de saber se isto está correto. Terei que pagar o exame e fui cobrada até pela solicitação do mesmo.

    1. Olá, Jéssica! Tudo bem?

      Não temos conhecimento de nenhuma prática que envolva o pagamento da guia de solicitação de exames. Verifique com o seu dentista se esse valor não se refere ao exame em si.

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  • Faz três anos que eu oral sim está tratando meu dente não terminou colocar um dente minha boca que não ficou da forma que eu queria ficou mordendo debaixo da língua tirou eles não fizeram outro queria que eu colocasse o mesmo arrancar todo meu dente sem necessidade fizeram do jeito deles e quer que eu aceito isso já faz três anos não suporto mais ficar sem dente eu sofrendo

    1. Olá, Regina! Tudo bem?

      Nesse caso, sugerimos que entre em contato com o dentista responsável pela tratamento para verificar o que pode ser feito.

      Se não conseguir chegar a um acordo, sugerimos que fale com um advogado especializado ou então algum órgão de defesa do consumidor para sanar suas dúvidas.

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  • Olá boa tarde tudo bem não é um comentário mais sim uma dúvida se vc poder me responder eu te agradeço fiz um canal de um dente que não deu certo a dentista me pediu pra fazer uma tomografia pra saber o que deu errado eu queria saber quem arca com o custo do valor e o paciente ou clínica muito obrigado desde já

    1. Olá, Geny! Tudo bem?

      Nesse caso, sugerimos que entre em um acordo com o dentista sobre como esses custos serão arcados.

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  • Tenho um contrato de aparelho de dente no meu filho, com a manutenção incluída, que pago todo mês, já tem uns três anos essa manutenção, este mês de março/2024, por eu estar operada e sem trabalhar, estou atrasada com esta manutenção de 180,00 que venceu dia 21/03 e falei que só posso acertar na semana que vem, e a Clínica por este motivo está recusando atender meu filho para fazer a manutenção com menos de um mês de atraso, eles podem deixar de atendê-lo por este motivo?

    1. Olá, Rosangela! Tudo bem?

      Tudo depende de como está discriminado no contrato de prestação de serviços odontológicos, na cláusula que trata do atraso do pagamento. Verifique com seu dentista o que pode ser feito.

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  • Olá, estou precisando de ajuda!
    Comecei meu tratamento odontológico em uma determinada clínica e não estou satisfeita com o atendimento. Estou querendo mudar de clínica e fui pedir minha panorâmica para levar para a outra clínica e se negaram a me dá, somente se eu pagar um determinado valor, sendo que paguei por ela. Nesse caso como devo proceder?

    1. Olá, Eliane! Tudo bem?

      A clínica não pode se negar a entregar a sua documentação. O que deve ser feito é o recolhimento da sua assinatura em um termo de entrega de documentação para que você possa levar a outro profissional.

      Caso se sinta lesada, fale diretamente com um órgão de defesa do consumidor ou então consulte um advogado.

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  • Olá! Coloquei lentes em resina a 5 meses.
    2 lentes caíram nos primeiros 30 dias e a dr. refez as lentes.

    Agora, após 5 meses, caiu outra lente e tem mais uma frouxa.

    O dentista está me cobrando para refazer as lentes.

    Qual o tempo de garantia para esse caso? O dentista deveria refazer sem custo sendo que a lente caiu inteira sem marca de esforço, não acha?

    1. Olá, Alexandre! Tudo bem?

      Normalmente, os termos de garantia vem descritos no contrato de prestação de serviços odontológicos. Verifique se assinou esse contrato e veja nas cláusulas a questão da garantia.

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  • Iniciei um tratamento odontológico e a dentista interrompeu, sem terminar, faltava colocar a coroa de porcelana. Eu não continuei o pagamento pois tive que ir para outra cidade terminar o procedimento. Agora ela protestou meu nome para receber o que ela tinha feito. Como fica esse caso. Eu gastei muito mais do previsto. E a dentista não fez nenhum contrato

    1. Olá, Juliana! Tudo bem?

      Neste caso, como há a falta do contrato, o ideal é consultar um advogado especializado ou então algum órgão de defesa do consumidor.

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  • Oi, queria tirar uma dúvida.
    Faço acompanhamento no hospital Santa Casa de Porto Alegre, para uma cirurgia ortognatica,
    A médica do santa casa falou que eu poderia pegar uma requisição de um molde 3D com a dentista particular que eu pago todo mês
    Só que como não foi a clínica que pediu o molde , a clínica quer cobrar o papel da requisição para fazer em outro lugar
    A pergunta é, a clínica pode cobrar essa requisição????

    1. Olá, Tatiane! Tudo bem?

      O ideal é tirar essa dúvida com um advogado especializado ou então algum órgão de defesa do consumidor.

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  • Bom dia! Colocamos aparelho na minha filha de 12 anos com uma dentista, no dia q ela faz manutenção do aparelho q é uma vez por mês,sempre solta. Agente entra em contato e ela mas ela só afirma o aparelho denovo após 3 ou 4 dias. Nesse tempo minha filha machuca a boca pois o arame espeta por tudo, mesmo com a masinha q Colocamos. Num mês chega a soltar 4 vezes.
    Mês passado fui junto ao questionar a dentista sobre o motivo ela se ofendeu. Agora começou a me ameaçar de tirar o aparelho e deixar assim.
    Mas já faz mais de um ano de tratamento tenho medo de tirar e perder tudo. Mas não gosto de ter minha filha com a boca machucada fica às vezes 2 ou3 dias só com líquidos por não conseguir mastigar. O q fazer?

    1. Olá, Valmir! Tudo bem?

      O ideal é entrar em um acordo, um consenso com o dentista responsável pelo tratamento. Se não houver um acordo, você pode trocar de profissional.

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  • Seu artigo está ótimo! Parabéns!

    Fui retirar um siso e durante o processo a dentista quebrou uma parte do que fica do lado, agora ele está mole e provavelmente terei que fazer um implante. Eu quem pago pelo implante ou ela?

    1. Oi, Maya! Tudo bem?

      É importante entrar em um acordo com o seu dentista. Nesses casos, normalmente a clínica arca com o custo, caso seja comprovado que houve erro da parte do dentista. Você pode tirar essa dúvida com um advogado especializado em direito médico e da saúde também.

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    1. Oi, Keli! Tudo bem?

      É importante ler o contrato de prestação de serviços e ver a cláusula de garantia dos procedimentos. Deve estar descrito lá como proceder nesse caso.

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  • Eu fui até o consultório pra fazer um tracionamento no dente 25 que estava em cima do dente 24 só que o dentista abriu em cima do 23 e teve que extrair o dente, agora vou ficar 6 meses sem poder colocar o aparelho na parte superior porque foi necessário um enxerto e vou continuar pagando manutenção inteira possuindo só o aparelho inferior. Se o erro foi do dentista eu tenho que pagar durante esses 6 meses a manutenção?

    1. Oi, Jessyca! Tudo bem?

      Converse com o seu dentista para resolver a situação e consulte o contrato de prestação de serviços para ver o que pode ser feito. Caso se sinta lesada, você pode consultar um órgão de defesa do consumidor, ou então um advogado especializado.

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  • Desisti do tratamento, paguei a multa, tenho direito de trazer os exames solicitados pelo dentista pra casa , como raox , panorâmicas etc?

    1. Oi, Maria!

      O dentista não pode se negar a entregar essas documentações. Converse com a sua clínica e peça uma cópia desses exames.

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  • Olá,
    Fui em um dentista fazer orçamento
    Perguntei quanto custava o raio x
    Ninguém me passou valores
    Eu insisti sobre quanto custava cada raio x
    E ninguém me falou
    Depois a clínica me mandou mensagem falando que deveria pagar 80$ por casa raio x. Sendo que eu perguntei! Tiraram 6 raio x, e de repente eu saio com dividas! Eu perguntei e não fui informada, estou chocada com a abordagem, eles podem fazer isso ? Parece atitude de má fé

    1. Oi, Meline!

      O correto seria ser informada dos valores antes de realizar o procedimento. Converse com a clínica e veja o que pode ser feito nesse caso.

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  • Sinto que estou sendo enrolado pela clínica , pois coloquei aparelho nos dentes pra corrigir 1 dente, e estão prolongando o tratamento pra 3 anos e meio , só trocando a borrachinha , já estou a 2 anos e sinto que não estão fazendo nada além de só enrolar até dar os 3 anos e meio !!

    1. Romário, tudo bem?

      Você pode consultar outro profissional e pegar uma segunda opinião sobre o seu caso antes de encerrar o tratamento. Converse com o seu dentista.

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  • Fiz um canal a menos de 2 semanas, e hoje, durante uma simples refeição o dente quebrou. Durante o procedimento, não me avisaram que eu correria esse risco, pelo contrário, me falaram que o canal resolveria e que meu dente ficaria perfeito. Então gostaria de saber se eu tenho direito a pedir reembolso do valor gasto durante o tratamento.

    1. Oi, Priscila. Tudo bem?
      Obrigada pelo comentário. Nesse caso, recomendamos que você procure um advogado especialista em direito do paciente para analisar todas as evidências e diretrizes da situação. Esperamos que você possa sanar suas dúvidas.
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  • Bom dia .não sita em texto .Se paciente ao assinar contrato com a clínica. Sendo o cro de um dentista e outro faze o tratamento , qual haja um erro médico recai qual direito ao paciente em querer ser tratada pelo cro da clínica assinado ou não.

    1. Oi, Gizeli. Tudo bem?
      Obrigada pelo comentário. Nesse caso, recomendamos que você procure um advogado especialista em direito do paciente para analisar todas as evidências e diretrizes da situação. Esperamos que você possa sanar suas dúvidas.
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  • Boa noite , me tira uma dúvida ,
    Contratei serviço de colocação de facetas eu e minha esposa no mesmo dia , paguei 4000 mil a vista meu tratamento, só que o meu nunca tem agendamento e no dia que agendaram fizeram eu fica esperando 50 minutos, mas daí fui reclamar na recepção disseram que eu poderia ir embora se eu quisesse , e foi o que eu fiz , só que agora eles fala que não tem agendamento e não me forneceram nota fiscal ,. Posso pedi meu dinheiro de volta ?

    1. Oi, Ricardo. Tudo bem?
      Em casos específicos como o seu, recomendamos que você procure um advogado especialista em direito do paciente para analisar todas as evidências e diretrizes da situação. Esperamos que você possa sanar suas dúvidas.
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  • Quero saber se o dentista pode cobrar valor integral de um tratamento se ainda vai demorar mais de 1 ano, por exemplo, paguei 8000 reais de 10 mil que vai ficar o trabalho, ele disse que vai só finalizar em 2025, colocou o restantee em boletos e disse que tenho que pagar ou vai pra protesto, no caso um já dou, pois não tô com condições no momento

    1. Oi, Lenir. Tudo bem?
      Obrigada pelo comentário. O mais indicado é que você busque um advogado especialista em direito do paciente para analisar a situação e sanar suas dúvidas.
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  • Meu dentista particular cobrou um valor, quando eu solicitei as radiografias, pra apresentar em um consultório de um plano odontológico, pra fazer um procedimento. Isso é permitido ? Eu posso obter a documentação de graça?

  • Iniciei um tratamento em uma clinica odontológica no valor de $3.000. No raio-x um dente apresentou um trinca, então foi iniciado um canal pois ele já estava com uma restauração antiga, só que ao iniciar o canal no outro dia o o dente quebrou a lateral, foi solicitado uma ressonância. Levando na clinica a dentista olhou o exame e falou, seu dente quebrou e tem que fazer um implante e não dar pra continuar o tratamento do canal. achei estranho ela só me dar essa opção. Procurei outra clínica e a profissional me falo que, senhor o seu dente quebrou, mas é possível sim continuar o seu canal, ela falou enquanto o dente tiver raiz é possível reconstruir.
    sempre é bom procurar outras clínicas, nunca fique na primeira, não cometerei mais este erro.

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