Marketing digital odontológico: por onde começar?

Com Aline Baltazar, Iara Picolo e Karin Camarinha

Em um dos momentos do Odonto Summit, o evento focou no uso de estratégias de marketing digital para ajudar dentistas a alcançarem melhores resultados nesta área.

Especialmente como começar a usar essa ferramenta na odontologia, bem como organizar e traçar estratégias para usar as redes sociais da melhor maneira possível.

Entre as convidadas estava a Dra. Aline Baltazar, que transformou crise em oportunidade e se tornou consultora de marketing digital para dentistas, em 2016, na AB Dental Marketing.

Outra convidada foi a Dra. Karin Camarinha, sócia diretora na Welcome Media, instituição especializada em marketing médico, e responsável por organizar aulas, cursos e palestras no ramo.

A conversa foi mediada pela diretora de estratégias digitais na Agência Fluxo, Iara Picolo, que iniciou o debate ressaltando a importância do planejamento nas campanhas de venda e prospecção de novos pacientes.

O Planejamento de Marketing
Marketing na prática
Qual é o melhor formato para a estratégia de marketing?

O Planejamento de Marketing

O Planejamento de Marketing

Quando o assunto é planejamento de marketing, a palavra-chave para o sucesso das campanhas é organização. 

A Dra. Aline afirmou que esse aspecto é individual e que se o dentista não tem esse perfil, existe a necessidade de contar com uma agência ou profissional da área para ajudar a colocar o plano de marketing odontológico em prática

Ainda nesse mesmo seguimento, a Dra. Karin coloca ênfase na importância dos profissionais, dentista e publicitário, em trabalharem em harmonia e sintonia para que os resultados traçados sejam alcançados realmente.

A Dra. Karin acrescenta que o dentista deve estar envolvido nesse processo e saber delegar as tarefas para extrair o máximo de produtividade da sua equipe de vendas.

Ainda, ela afirmou que é importante que o dentista saiba consumir o conteúdo adequado, mesmo que seja gratuito, por meio de influenciadores. 

A presença digital foi também uma pauta da conversa e os profissionais destacaram que mesmo o “boca a boca” acontece em canais digitais na atualidade. Não é uma questão de escolha estar na internet, é uma necessidade.

Quer saber mais sobre como lidar com o perfil do dentista no digital? Então confira o artigo: Marketing pessoal para dentistas: invista agora mesmo!

Marketing na prática 

Marketing na prática

O debate seguiu trazendo o planejamento para a prática. A Dra. Karin destacou que o dentista precisa ter em mente três perguntas ao executar uma campanha de marketing: “quando?”, “para quem?” e “para que?”.

A profissional destaca a importância de um calendário editorial, elaborado com antecedência, para ser seguido durante a campanha. Anotar as ideias é essencial nessa etapa para que isso possa ser transformado em conteúdo.

Também, a Dra. Karin incentivou os profissionais a deixarem a timidez de lado e produzir vídeos curtos na rede, especialmente com as dúvidas frequentes dos pacientes. 

É urgente que a presença digital aconteça, defende a especialista, uma vez que é o marketing assertivo que traz os clientes para dentro do consultório, sendo responsável pela sua sobrevivência e manutenção.

A Dra. Aline contribui dizendo que o dentista deve investir no marketing na especialidade de preferência ao dentista ou nos procedimentos que trazem maior retorno financeiro. Pensar como o paciente é outra dica do especialista.

Qual é o melhor formato para a estratégia de marketing?

A palestra também abordou a questão das diversas mídias que podem ser usadas e quais delas trazem maiores resultados.

A Dra. Aline apontou o Instagram como a rede principal, com compartilhamento automático no Facebook. Anúncios no Google é outra ferramenta que a especialista usa bastante.

Ela também apontou a relevância de alcançar os dois públicos presentes na internet. 

Segundo ela, há pessoas que sabem que precisam dos seus serviços, presentes no Google, e outro grupo que ainda não tem essa consciência, o público encontrado nas redes sociais.

Dra. Karin explicou que a rede social é a porta de entrada para os dentistas iniciantes. Com o tempo, e com ajuda de uma agência, o Google entra em cena. 

Iara Picolo e Dra. Karin ressalta que, quando as redes sociais estão integradas com o site e outros veículos de comunicação, os resultados são potencializados.

Por isso, é extremamente importante “manter a casa organizada”, como afirmou a publicitária Iara.

Outro tópico que foi levantado foi a questão de usar o mesmo perfil para a vida pessoal e profissional. Iara colocou a necessidade do bom senso do dentista nesse gerenciamento de redes.

As contribuições das convidadas Dras. Aline e Karin e a publicitária Iara foram muito enriquecedoras para os dentistas finalmente começarem a usar as redes e darem esse importante passo para o consultório.

Outra rede social que é bem importante nas estratégias digitais é o Instagram. Quer saber mais sobre como tirar proveito desta rede social? Então confira o eBook: 

Transforme seus seguidores em pacientes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *