Lives e conteúdo digital: o que você, dentista, pode fazer?

Durante os tempos de quarentena e isolamento social da pandemia do coronavírus, a presença das pessoas nas redes sociais cresceu muito. Tanto que elas se tornaram o principal meio para muitas empresas se conectarem com seus clientes, clínicas com seus pacientes e até artistas com os seus fãs.

Afinal, as pessoas estavam em suas casas. Shows se tornaram impossíveis, lojas começaram a vender menos e sua clínica notou uma queda no número de atendimentos – ou, dependendo do lugar onde você trabalha, teve de fechar as portas durante a quarentena.

As redes sociais se tornaram rapidamente o principal meio de contato com as pessoas e, por isso, passaram a ser essenciais para manter o relacionamento com clientes.

Você, como dentista, sabe o quanto esse relacionamento é importante, não é? É através dele que você consegue a fidelização de pacientes no seu consultório de odontologia

Com a dificuldade de ter mais consultas regulares e uma relação próxima do seu paciente, tornou-se preciso pensar em outras formas de se aproximar, manter o relacionamento e garantir a fidelização. 

Isso é parte central de uma gestão odontológica em tempos de coronavírus, e também deve ser levado para depois da crise, para fortalecer ainda mais a fidelização e o seu posicionamento entre os pacientes.

No entanto, é normal ter dúvidas neste momento. É difícil saber como se posicionar nas redes sociais para garantir o relacionamento com clientes durante o isolamento social, não é?

Para isso, você precisa de estratégias de marketing odontológico digital. Precisa produzir conteúdo e precisa estar nas redes sociais. 

Mas como conseguir isso tudo? Continue lendo que nós temos algumas dicas.

Lives de Instagram no marketing odontológico

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A grande dúvida é: como se conectar com seu público em tempos de isolamento social?

Uma classe de profissionais achou uma resposta bastante eficiente para isso: foram os artistas, que apelaram para o Instagram e começaram a produzir lives!

Essa estratégia tem vários pontos positivos, tanto por permitir ao artista fazer sua parte no combate ao coronavírus, como também para manter a base de fãs engajada!

Shows transmitidos de forma digital, pelas redes sociais, são uma forma muito interessante de ajudar a incentivar as pessoas a manterem o isolamento, ficarem em casa e reduzirem o risco de contaminação pelo coronavírus.

Com isso, esse artista cria um posicionamento. Seus fãs se conectam com ele, sentem que esse artista está preocupado com a proteção de todos, e também aproveitam para assistir o show, se mantendo fidelizados àquele som.

Mas e aí? Já conseguiu entender o que isso tem a ver com o trabalho na sua clínica?

Você não vai fazer shows no seu Instagram, mas você pode usar a ferramenta de lives dessa rede social para fortalecer o seu contato com os pacientes no meio da pandemia – e também depois que ela passar. 

Além disso, pode alcançar muitos novos pacientes, já que o alcance de um bom conteúdo nas redes sociais pode ser imenso!

Como dentista, você pode preparar dicas de odontologia, se engajar no combate ao coronavírus apresentando sugestões e recomendações de proteção que tenham a ver com sua especialidade, pode discutir assuntos que são do interesse dos seus seguidores e muito mais!

Busque assuntos que podem engajar, que você, como dentista, realmente entenda e que seus pacientes vão querer assistir. O grande segredo é ter um bom conteúdo, e essa decisão cabe a você: o que você tem para oferecer para seus seguidores?

Depois dessa decisão, é só seguir nossas dicas de marketing odontológico no Instagram:

1. Alimente a expectativa para sua live

Escolheu um tema legal? Faça um anúncio no seu Instagram e nas suas outras redes sociais, mostrando quando vai ser sua live. 

Mas não se limite a dar um título e uma data. Trabalhe estratégias de marketing para ter um anúncio atraente, com algumas pitadinhas do que o paciente vai poder ver na live. 

Faça esse anúncio com alguns dias de antecedência e lembre dele nos seus stories, fazendo uma chamadinha todo dia e alimentando a expectativa entre seus seguidores.

2. Escolha bem o cenário 

É preciso pensar muito bem no lugar em que você vai fazer sua live. Lembre que, como dentista, você quer mostrar profissionalismo, organização e autoridade no assunto. 

Além disso, deve ser um lugar com um visual agradável, que seus seguidores sintam um aconchego em fazer parte da live.

Por isso, busque fazer sua live em um lugar que mostre a qualidade do seu trabalho, com seus diplomas nas paredes e até com algumas decorações, que não sejam muito chamativas.

3. Cuidados técnicos: som e iluminação

Além de estar em um ambiente bem organizado e agradável, há outros elementos que precisam ser lembrados para garantir uma live de qualidade. Os principais são o som e a iluminação!

Para que sua live seja agradável, a sua voz precisa sair límpida e compreensível. Por isso, você precisa de um bom microfone e de um cômodo que não tenha muito barulho paralelo.

Além disso, você precisa estar bem visível. Nada de ficar em um ambiente escuro. Mas ambientes com luz demais também não são aconselháveis, pois podem prejudicar a experiência do espectador.

Por isso, nos dias antes da live, prepare o lugar, os equipamentos, e experimente gravar uma curta apresentação. Assista o vídeo depois e veja se a luz e o som estão agradáveis.

4. Atenção com o marketing pessoal

O marketing pessoal do dentista também é importante na hora da live. Busque falar com clareza, treinar a dicção, além de estar com uma aparência bem cuidada e ser simpático com seus seguidores.

Tudo isso é essencial para dar uma impressão positiva e alcançar o objetivo de fortalecer o relacionamento com os pacientes.

5. Interaja com os espectadores 

A parte mais importante da live é a interação! Se não fosse por ela, você simplesmente poderia gravar um vídeo e publicar outra hora. 

Por isso, na hora da live, interaja com os espectadores! Responda perguntas, mencione eles pelo nome, faça perguntas para eles. Eles vão se sentir valorizados e o relacionamento de sua clínica com os pacientes vai ficar muito mais fortalecido nas redes sociais.

Vale até incentivar os pacientes a verem outras postagens, dizer para eles interagirem com os posts do Instagram e oferecer mais conteúdos interessantes em troca.

Publique conteúdo digital

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Além das lives, outra estratégia que pode ser muito eficiente para melhorar o relacionamento com os pacientes é o marketing de conteúdo.

Produzir conteúdos digitais e publicá-los em suas redes sociais, site ou blog, ajuda a engajar o paciente e ainda dá informações importantes para eles. 

Em tempos de isolamento social, você pode publicar dicas sobre cuidados odontológicos, precauções contra o coronavírus e novidades da sua área de odontologia. Você pode até as precauções que você está tomando para proteger sua clínica da COVID-19.

Lembre que o conteúdo precisa ser de qualidade, tem, que ser interessante para o seu público e também buscar engajamento.

Outros meios de comunicação também são boas pedidas para seus conteúdos digitais. SMS e e-mail são ótimos exemplos. 

Isso vai fazer os pacientes continuarem mantendo uma relação com sua clínica – mesmo que seja à distância. Suas postagens nas redes sociais podem fortalecer a fidelização e a confiança no seu trabalho. 

Com isso, os pacientes vão buscar sua clínica quando precisarem de algum atendimento odontológico.

Mas lembre que, para tudo isso, você precisa de ferramentas digitais para deixar seu consultório mais eficiente e comunicativo. 

E o principal: você precisa conhecer o seu público. Acesse nosso eBook gratuito sobre a jornada do paciente e entenda como atrair e fidelizar mais pacientes:

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