Se você está se preparando para abrir sua clínica odontológica pela primeira vez ou está no mercado há anos, tem que saber que uma estratégia sólida de marketing odontológico é essencial para o crescimento de seus negócios.
Não existe um plano de marketing odontológico correto e que funcione para todos sempre.
Uma estratégia abrangente e bem pensada, que é extremamente bem-sucedida para uma clínica odontológica, pode facilmente ser um fracasso total para a outra.
Para evitar desperdiçar tempo e dinheiro em planos de marketing para consultórios odontológicos que provavelmente não funcionam para você, é importante que descubra dois aspectos vitais do seu negócio se realmente deseja obter mais pacientes e expandir sua prática.
Você não conhece seu público-alvo
É fácil simplificar o seu público-alvo para qualquer pessoa com dentes.
Mas a realidade é que as pessoas que você deseja atrair com sua estratégia de marketing odontológico são muito mais focadas e específicas.
Por exemplo, se você é um dentista pediátrico, precisa se concentrar no marketing para pais com filhos pequenos.
Se você é um dentista estético, precisa se concentrar no marketing para pessoas com renda disponível que estão interessadas principalmente em clareamento e outros tratamentos relacionados.
Veja sua lista atual de pacientes e veja o que a maioria deles têm em comum.
Use as informações que você descobrir para criar uma descrição do seu paciente perfeito, conhecido no marketing como um “avatar”.
Tente e liste o máximo de características dessa pessoa, incluindo:
- Idade;
- Região;
- Estado Civil;
- Renda média;
- Objetivos odontológicos (estético, ortognático, etc).
Quando você tem uma boa idéia de como é o seu paciente, é necessário verificar onde ele está.
Não é o endereço da casa deles, mas onde eles saem e têm maior probabilidade de ver seus esforços de marketing.
Você será capaz de alcançá-los através de:
- Mídia social – seja específico: Facebook, Instagram e Twitter?
- Anúncios on-line em fóruns: pesquisas específicas na Internet e sites de conteúdos?
- Folhetos postados em sua casa?
- Anúncios no supermercado, cabeleireiro e SPA?
- Anúncios no rádio ou TV?
Quando você sabe quem é o seu paciente e onde é mais provável que o alcance, é possível montar um plano de marketing direcionado especificamente onde ele está.
Você não está envolvido com sua comunidade local
Não importa se você faz isso on-line ou pessoalmente, o envolvimento com a comunidade local ajudará você a obter mais pacientes simplesmente aumentando a conscientização sobre sua prática odontológica.
Para ajudar as pessoas a conhecer sua empresa on-line, você pode participar de fóruns dentais e responder a perguntas ou, se estiver listado em sites de conteúdo, pode responder a todas as perguntas com um comentário significativo e personalizado.
Para aumentar a conscientização pessoalmente, você pode patrocinar uma equipe ou evento esportivo local, participar de festivais para empresas locais ou dar palestras educacionais nas escolas.
Sua clínica não é relevante nas mídias sociais
Aproveitar as mídias sociais é uma das melhores maneiras de alcançar um grande número de pessoas com o mínimo esforço.
Aqui estão algumas idéias de coisas que você pode postar:
- Ofertas especiais
- Novos serviços;
- Mudanças importantes (endereço, número de telefone, site);
- Dicas de saúde bucal;
- Comentários de pacientes felizes;
- Eventos que você estará participando;
- Realizações profissionais da equipe;
- Os bastidores.
Você também pode usar as mídias sociais como uma plataforma rápida de atendimento ao cliente, respondendo a perguntas dos pacientes, agendando compromissos e acompanhando os pacientes sobre compromissos futuros.
Você não gosta de blogs e não faz estratégia de Inbound Marketing
Criar um blog destinado a fornecer ao seu público-alvo o tipo exato de informação dental que ele procura é um plano de marketing odontológico fantástico.
Mas é importante que você dê um passo além do que simplesmente fornecer o tipo certo de informação para garantir que você alcance as pessoas que são importantes para sua empresa (aquelas que vivem na região onde se localiza a sua clínica).
Em vez de incluir palavras-chave básicas como “melhor dentista”, você precisa se concentrar em palavras-chave baseadas em localização, como “melhor dentista em Arujá”.
Isso aumentará sua classificação quando alguém pesquisas no Google pelo dentista mais próximo.
Sua clínica ainda não experimentou o marketing de vídeo
Um estudo realizado pela HubSpot revelou que 54% das pessoas queriam ver vídeos das marcas e empresas que eles apoiam.
Portanto, dê a seus pacientes o que eles querem e crie vídeos que realmente os ajudem. Aqui estão algumas idéias de tópicos que você pode usar para criar vídeos:
- Depoimentos de pacientes;
- Mostrando o dia a dia na clínica (Vlog);
- Apresentação de cada membro da equipe;
- Como funciona os principais serviços odontológicos;
- Vídeos educativos sobre higiene bucal;
- Respostas às perguntas mais frequentes;
Por fim,
Não insista em estratégias que continuam dando erradas!
Se for para persistir, faça-as de maneira diferentes, que agrade o seu público-alvo.
Agradecemos a leitura!