Saiba o porquê a sua estratégia de marketing odontológico não está funcionando

Se você está se preparando para abrir sua clínica odontológica pela primeira vez ou está no mercado há anos, tem que saber que uma estratégia sólida de marketing odontológico é essencial para o crescimento de seus negócios. 

Não existe um plano de marketing odontológico correto e que funcione para todos sempre.

Uma estratégia abrangente e bem pensada, que é extremamente bem-sucedida para uma clínica odontológica, pode facilmente ser um fracasso total para a outra. 

Para evitar desperdiçar tempo e dinheiro em planos de marketing para consultórios odontológicos que provavelmente não funcionam para você, é importante que descubra dois aspectos vitais do seu negócio se realmente deseja obter mais pacientes e expandir sua prática.

Você não conhece seu público-alvo

Conhecer o seu target para estratégia de marketing odontológico

É fácil simplificar o seu público-alvo para qualquer pessoa com dentes.

Mas a realidade é que as pessoas que você deseja atrair com sua estratégia de marketing odontológico são muito mais focadas e específicas. 

Por exemplo, se você é um dentista pediátrico, precisa se concentrar no marketing para pais com filhos pequenos. 

Se você é um dentista estético, precisa se concentrar no marketing para pessoas com renda disponível que estão interessadas principalmente em clareamento e outros tratamentos relacionados.

Veja sua lista atual de pacientes e veja o que a maioria deles têm em comum. 

Use as informações que você descobrir para criar uma descrição do seu paciente perfeito, conhecido no marketing como um “avatar”.

Tente e liste o máximo de características dessa pessoa, incluindo:

  • Idade;
  • Região;
  • Estado Civil;
  • Renda média;
  • Objetivos odontológicos (estético, ortognático, etc).

Quando você tem uma boa idéia de como é o seu paciente, é necessário verificar onde ele está. 

Não é o endereço da casa deles, mas onde eles saem e têm maior probabilidade de ver seus esforços de marketing.

Você será capaz de alcançá-los através de:

  • Mídia social – seja específico: Facebook, Instagram e Twitter?
  • Anúncios on-line em fóruns: pesquisas específicas na Internet e sites de conteúdos?
  • Folhetos postados em sua casa?
  • Anúncios no supermercado, cabeleireiro e SPA?
  • Anúncios no rádio ou TV?

Quando você sabe quem é o seu paciente e onde é mais provável que o alcance, é possível montar um plano de marketing direcionado especificamente onde ele está.

Você não está envolvido com sua comunidade local

Marketing Social para clínicas odontológicas

Não importa se você faz isso on-line ou pessoalmente, o envolvimento com a comunidade local ajudará você a obter mais pacientes simplesmente aumentando a conscientização sobre sua prática odontológica.

Para ajudar as pessoas a conhecer sua empresa on-line, você pode participar de fóruns dentais e responder a perguntas ou, se estiver listado em sites de conteúdo, pode responder a todas as perguntas com um comentário significativo e personalizado. 

Para aumentar a conscientização pessoalmente, você pode patrocinar uma equipe ou evento esportivo local, participar de festivais para empresas locais ou dar palestras educacionais nas escolas. 

Sua clínica não é relevante nas mídias sociais

Autoridade Digital para clínicas odontológicas

Aproveitar as mídias sociais é uma das melhores maneiras de alcançar um grande número de pessoas com o mínimo esforço. 

Aqui estão algumas idéias de coisas que você pode postar:

  • Novos serviços;
  • Mudanças importantes (endereço, número de telefone, site);
  • Dicas de saúde bucal;
  • Comentários de pacientes felizes;
  • Eventos que você estará participando;
  • Realizações profissionais da equipe;
  • Os bastidores.

Você também pode usar as mídias sociais como uma plataforma rápida de atendimento ao cliente, respondendo a perguntas dos pacientes, agendando compromissos e acompanhando os pacientes sobre compromissos futuros.

Você não gosta de blogs e não faz estratégia de Inbound Marketing

Inbound marketing para clínicas odontológicas

Criar um blog destinado a fornecer ao seu público-alvo o tipo exato de informação dental que ele procura é um plano de marketing odontológico fantástico. 

Mas é importante que você dê um passo além do que simplesmente fornecer o tipo certo de informação para garantir que você alcance as pessoas que são importantes para sua empresa (aquelas que vivem na região onde se localiza a sua clínica).

Em vez de incluir palavras-chave básicas como “melhor dentista”, você precisa se concentrar em palavras-chave baseadas em localização, como “melhor dentista em Arujá”. 

Isso aumentará sua classificação quando alguém pesquisas no Google pelo dentista mais próximo.

Sua clínica ainda não experimentou o marketing de vídeo

Criar vídeos para dentistas engajar o seu marketing

Um estudo realizado pela HubSpot revelou que 54% das pessoas queriam ver vídeos das marcas e empresas que eles apoiam. 

Portanto, dê a seus pacientes o que eles querem e crie vídeos que realmente os ajudem. Aqui estão algumas idéias de tópicos que você pode usar para criar vídeos:

  • Depoimentos de pacientes;
  • Mostrando o dia a dia na clínica (Vlog); 
  • Apresentação de cada membro da equipe;
  • Como funciona os principais serviços odontológicos;
  • Vídeos educativos sobre higiene bucal;
  • Respostas às perguntas mais frequentes;

Por fim,

Não insista em estratégias que continuam dando erradas!

Se for para persistir, faça-as de maneira diferentes, que agrade o seu público-alvo. 

Agradecemos a leitura!

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