10 erros para evitar na sua gestão odontológica ao abrir um consultório

Ser um bom dentista obviamente é a principal parte do caminho para o sucesso da sua gestão odontológica. No entanto, não dá mais para contar apenas com essa habilidade.

Hoje em dia, ao abrir o próprio negócio, o profissional também precisa ter um pouco do feeling de um empreendedor para lidar com a sua gestão odontológica.

Mesmo ótimos dentistas podem ter problemas em seus empreendimentos por causa de dificuldades na organização, ainda mais com a competitividade acirrada no mercado atual.

Então, continue comigo e conheça alguns erros que não podem ser cometidos e descubra quais percalços evitar no caminho para sua clínica ser muito mais rentável.

Falta de organização profissional na gestão odontológica
Controle financeiro ineficaz
Capacitação da equipe menosprezada
Confusão entre o profissional com o pessoal
Desatenção com a gestão de tempo
Descuidado com o marketing na gestão odontológica
Falta de atenção com a imagem pessoal
Ausência de fidelização dos seus pacientes
Desatenção às novas tecnologias para gestão odontológica
Falta de importância com um bom software

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Falta de organização profissional na gestão odontológica

Um erro bastante comum de um dentista recém-formado e que muitas vezes parece não ser tão importante é a falta de uma organização profissional.

Quando não há um cuidado como esse, todo o trabalho começa a ficar atropelado, o dentista pode acabar chegando atrasado em consultas, perder prazos e não se encontrar na própria gestão da clínica odontológica.

Sendo assim, organização é sinônimo de planejamento, então para evitar essa falta, busque planejar seu dia, sua semana, seu mês.

Programe suas consultas, o trabalho de gestão que deve ser feito na empresa, os cursos a serem completados no ano e as viagens que você pretende fazer.

Aproveite ferramentas como a Matriz SWOT, que permite ver todas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que envolvem a sua clínica, que permite um planejamento mais completo.

Além disso, conte com o Dental Office, que oferece controle de agenda, centralizado de informações, organização dos processos e muito mais!

Leia mais: Um guia completo com 16 dicas práticas de gestão para novos dentistas

Controle financeiro ineficaz

A gestão financeira da clínica é uma parte essencial do sucesso do seu empreendimento, afinal, é ela que controla a receita e as despesas do seu negócio.

Sem um controle financeiro, você não sabe se os gastos com equipamentos dentários estão sendo grandes demais, ou se a inadimplência dos pacientes estão causando problemas para o fluxo de caixa da clínica.

Para evitar esse problema, é preciso acompanhar de perto as finanças, realizar planejamentos periódicos e saber calcular as métricas da clínica.

Esse controle pode ser realizado de forma manual, mas o Dental Office, por exemplo, disponibiliza ferramentas automatizadas e específicas para esse fim que facilitam todo o processo.

Além disso, um software de gestão é de grande valia contra um dos maiores problemas de clínicas odontológicas, uma vez que ele ajuda a reduzir a inadimplência. Mas, o essencial é nunca deixar o controle financeiro em segundo plano.

Leia mais: Como reduzir a inadimplência em clínicas odontológicas?

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Capacitação da equipe menosprezada

Os profissionais que estão ao seu lado no dia a dia exercem um papel essencial para o funcionamento ideal da sua clínica. Sua secretária, por exemplo, é responsável pelo primeiro contato com os seus pacientes e questões internas e externas ao seu trabalho.

Portanto, nada mais justo do que oferecer cursos e treinamentos necessários para que desempenhe suas funções da melhor maneira possível.

Outras dicas de ouro são orientar sua equipe sobre as funções e ter um roteiro detalhado sobre como os atendimentos devem acontecer, assim, você garante que todos os seus pacientes terão uma experiência padronizada.

Além disso, esteja sempre disposto a esclarecer as dúvidas que surgirem, fazer reuniões para compartilhar a evolução profissional.

Leia mais: Secretária de dentista: como se destacar na carreira odontológica

Confusão entre o profissional com o pessoal

Quando você possui a sua própria clínica, é muito fácil deixar os mundos profissional e pessoal se misturarem. Afinal, a clínica faz parte da sua vida, certo?

No entanto, isso pode criar problemas para a gestão financeira, para o planejamento e para tantos setores que podem acabar tornando sua gestão incontrolável. 

É preciso separar os dois mundos, para poder aproveitar o que cada um tem de melhor a oferecer.

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Desatenção com a gestão de tempo

Um erro sério que muitos dentistas cometem é não controlar de perto o seu próprio tempo, e você precisa levar isso em conta se quer que seu novo consultório seja um sucesso.

Sem uma boa gestão de tempo, é muito fácil começar a atrasar consultas, não conseguir dar a atenção necessária ao paciente e até falhar na sua gestão da clínica. Tudo isso são passos no caminho do fracasso.

Por isso, é essencial que você planeje seus dias com o auxílio de uma boa agenda eletrônica. Defina prioridades entre suas tarefas, faça uma média do tempo dos atendimentos e preveja até horários para o descanso e para a alimentação.

Assim é muito mais fácil ter um controle sobre o seu dia, oferecer um atendimento de qualidade e focar na gestão do consultório, para que ele possa crescer com sucesso.

Leia mais: Como elaborar um planejamento estratégico odontológico para sua clínica ou consultório

Descuidado com o marketing na gestão odontológica

Com a competitividade cada vez maior no setor da gestão odontológica, o marketing se tornou essencial para todas as clínicas que desejam se destacar no mercado.

E se o relacionamento com o paciente é algo tão importante, é preciso buscar maneiras de fortalecê-lo, não é? No entanto, para não gastar tempo e dinheiro em estratégias de marketing que não darão resultado, é preciso de um cuidado especial.

É preciso conhecer seu público-alvo, desenvolver estratégias, investir no Inbound Marketing de sua clínica e saber agir nas redes sociais.

Veja algumas dicas para utilizar o WhatsApp de forma eficiente e também como aproveitar o Instagram e o TikTok em sua clínica.

Pois sabemos que um atendimento humanizado é um dos caminhos para a fidelização dos seus clientes, e a presença nessas plataformas pode fazer eles se identificarem com o que sua clínica tem a oferecer.

Por isso, vá até onde seus pacientes estão: tenha perfis nas redes sociais que eles mais utilizam, produza conteúdos realmente interessantes e abra esse canal de comunicação com eles. Você vai ver como seu relacionamento vai se transformar.

Leia mais: Formas de utilizar o WhatsApp corretamente em clínicas odontológicas

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Falta de atenção com a imagem pessoal

O marketing da clínica é fundamental, mas ele se torna muito mais eficiente quando combinado com um bom marketing pessoal.

Ele é o conjunto de estratégias de marketing que vão deixar a imagem do dentista mais popular e atrativa. Afinal, o dentista é a parte principal de toda a gestão odontológica. 

Através dessa construção de imagem, você ganha o aumento de autoridade, a atenção do cliente e também a atração de novos clientes. Mas como fazer o marketing pessoal dar certo?

Alguns dos pontos centrais são o cuidado com a imagem e o visual, a presença na comunidade, o uso de um tom de voz adequado ao falar com os pacientes e, principalmente, demonstrar o conhecimento na área.

Não basta ter uma grande formação e ser um excelente profissional. É preciso saber demonstrar isso ao conversar com o seu paciente. 

Isso te dá um marketing pessoal muito positivo e esse cliente certamente vai recomendar a sua clínica para amigos e familiares.

Outra estratégia interessante é buscar o seu diferencial: Como profissional da odontologia, o que te destaca dos outros dentistas?

Invista nisso e veja o seu marketing pessoal crescer muito!

Ausência de fidelização dos seus pacientes

Atrair clientes novos é sempre muito importante para a saúde financeira da sua clínica e, consequentemente, da sua gestão odontológica.

No entanto, é preciso lembrar que clientes fidelizados são garantias de um fluxo de atendimento, agenda cheia e, claro, maior renda.

Por isso é preciso aprender a conquistar o seu cliente desde sua primeira visita – ou mesmo antes de ele chegar até você.

Tenha um ambiente aconchegante, se mostre sempre aberto para tirar dúvidas e faça o paciente se sentir especial.

Complemente sua leitura: 10 táticas para fidelizar o paciente na odontologia | Dental Office

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Desatenção às novas tecnologias para gestão odontológica

A tecnologia evolui a olhos vistos e a cada momento há novidades, tanto no próprio setor odontológico quanto na gestão e no marketing.

Por isso, é preciso estar atento para não ficar para trás nesse mercado competitivo. Afinal, a tecnologia deve ser sua amiga!

A tecnologia de impressão 3D, por exemplo, é uma verdadeira revolução na odontologia. Essa tecnologia permite, inclusive, a criação de modelos odontológicos cirúrgicos em 3D, que facilitam muito o planejamento pré-operatório. 

Leia mais: As principais tendências para a Odontologia em 2023

Outro grande auxílio da tecnologia está no seu relacionamento com o cliente. Com mais agilidade e novos canais de comunicação, uma utilização apropriada da tecnologia pode dar credibilidade para a sua clínica.

O próprio WhatsApp é uma ótima ferramenta para isso, e agora, com o aplicativo integrado ao seu sistema Dental Office, ele se torna ainda mais útil.

A tecnologia também é central no marketing e é preciso estar atento às tendências do Inbound Marketing – um ímã para atrair novos clientes através da produção de conteúdos que interessem para eles.

Por fim, não dá para esquecer da importância de um software digital que atenda as necessidades da sua clínica, mas isso merece um tópico só para si.

Falta de importância com um bom software

Isso é um erro central que vai impedir uma gestão de qualquer clínica. Afinal, é o software que vai centralizar a maior parte das operações necessárias para sua clínica crescer e se manter no mercado com sucesso.

Se você ainda não adquiriu o seu, a hora de ter um software é agora. Conheça o que o Dental Office tem para oferecer! 

E se, você já utiliza o software, aproveite todas as funcionalidades para facilitar a gestão da sua clínica.

O Dental Office vai te dar todas as ferramentas necessárias para uma organização profissional de qualidade e uma gestão financeira eficaz.

Além disso, ele facilita sua comunicação com os clientes através do WhatsApp integrado.

O software também melhora a experiência do seu cliente e é o melhor caminho para tornar a sua clínica ainda mais rentável.

Contudo, sei como escolher o melhor aliado da sua gestão odontológica é uma grande responsabilidade e pode gerar dúvidas, ainda mais no início da sua carreira como dentista-empreendedor.

Sendo assim, se você precisa de ajuda, confira as dicas que reunimos em um material completo e gratuito:

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