Planejamento de 2021: comece a preparar sua clínica odontológica agora

O ano de 2020 ficará marcado na história devido a pandemia de coronavírus, e 2021 irá começar ainda com este cenário complicado e desafiador. 

Todos foram pegos de surpresa e as mudanças acabaram sendo gigantes e impactantes na vida das pessoas e para as empresas. Principalmente para quem está no setor da saúde, como dentistas.

O planejamento de clínicas odontológicas, portando, provou ser a melhor maneira de estar preparado para situações diversas e inesperadas. Para isso, separamos os pontos primordiais de um planejamento que dê conta dos principais setores da sua clínica. Confira:

  • Estabeleça suas metas para 2021
  • Trace um plano para alcançar suas metas
  • Faça um planejamento financeiro
  • Dicas extras!

Continue sua leitura e confira mais sobre cada um dos destes pontos:

Estabeleça suas metas para 2021

Planejamento de 2021 para dentistas | Dental Office

O primeiro passo para iniciar o planejamento 2021 da sua clínica odontológica, é estabelecendo quais metas você deseja alcançar no próximo ano. 

É importante que nesta etapa você seja extremamente específico, caso contrário, ficará difícil criar um planejamento efetivo para sua clínica e para você, dentista. 

Primeiramente decida se você deseja aumentar o número de pacientes e atendimentos realizados por dia. É importante analisar se existe espaço para isso na sua agenda, e depois especificar em números: aumentar X atendimentos por dia, mês e ano. 

A margem de lucro também é bem importante que apresente crescimento. Procure estipular exatamente de quanto deverá ser este aumento.

Você pretende expandir a sua equipe em 2021? Procure decidir para que cargos serão contratadas novas pessoas, e como elas poderão ajudar sua clínica a melhorar.

Neste ano a pandemia atrapalhou seus planos de tirar férias? Então é importante se programar para fazer isso no próximo ano. Decida quanto tempo você quer tirar para este descanso, e em que momento do ano isso irá acontecer.

Para saber como planejar seu descanso, confira: Dentista tira férias? Prepare-se para o fim de ano!

Trace um plano para alcançar suas metas

Agora que você sabe o que deseja para sua clínica odontológica, é hora de criar um plano estratégico para alcançar estas metas. Nesta etapa você vai perceber como foi importante ser específico nos objetivos.

Para traçar um plano funcional, você deverá analisar com muita atenção sua clínica e os resultados que estão sendo alcançados atualmente. Depois, inicie o planejamento.

Para ter mais pacientes, será preciso investir mais em marketing e aumentar a visibilidade da sua clínica odontológica. Talvez até seja interessante contratar alguém, ou uma agência de publicidade, para cuidar desta questão. 

Avalie as metas e as opções, e depois reúna tudo em nesse planejamento. 

É importante já pensar em quanto tempo cada meta deverá ser alcançada (dia, mês, ano). Deixe isso bem claro, pois será necessário apresentar este passo a passo para sua equipe, afinal, ela faz parte deste processo! 

Faça um planejamento financeiro para suas metas

Todas as metas estipuladas, e especificadas em um passo a passo no item anterior, irão demandar de investimento financeiro. E por menor que seja o valor, isso deve ser especificado no seu planejamento 2021.

Por isso mesmo, indique cada meta e o investimento que será necessário. 

Caso você não saiba exatamente quanto isso irá custar para o seu caixa, ou para o seu bolso, faça pesquisas de mercado e indique valores médios.

Confira um exemplo disso na prática: 

Você resolveu tirar 15 dias de férias em 2021, irá para a praia com a sua família. Descubra como vocês vão para este local, e calcule o valor do deslocamento. Depois é hora de encontrar um local para hospedagem, e reservar ainda um valor para as refeições que serão realizadas. 

O resultado das somas destes gastos mostrará quanto deverá ser reservado para suas férias. 

Dicas extras

Para finalizar este post, separamos duas dicas de ouro para que você dentista, tenha um planejamento 2021 completo e efetivo:

Faça o planejamento agora mesmo! Deixar para depois é um erro, pois muitas vezes o planejamento acaba sendo feito com pressa, e ele apresentando falhas. 

O ideal é que isso você se planeje antes ainda em 2020, antecedendo as festas de fim de ano. Então, organize sua agenda e reserve um dia para planejar seu próximo ano. 

Seu planejamento não é eterno! Em segundo lugar, é sempre bom lembrar de que, se for necessário, você não só pode como deve, fazer ajustes de acordo com o cenário em que sua clínica está incluída. 

Conclusão

Por fim, para que você alcance sucesso em 2021, confira nosso eBook: