Gestão de tempo para dentistas de sucesso

Você já desejou que seu dia tivesse mais de 24 horas para dar tempo de fazer tudo que você precisa? Entre os atendimentos, a gestão da clínica e as demais tarefas do seu dia a dia, muitas vezes parece que não dá nem tempo para respirar, não é?

Isso fica ainda mais sério se você, como dentista, está sempre se aperfeiçoando, buscando cursos e novos aprendizados para ter um consultório odontológico de sucesso. Aí é que não sobra tempo para nada!

Mas e se eu te contar que dá para fazer tudo que você precisa no dia a dia, além de estudar e se aperfeiçoar para ter uma gestão para dentistas de sucesso?

Tudo que você precisa é de uma boa gestão de tempo. Essa é uma atividade indispensável na gestão para dentistas, e uma dica para seu consultório colocar em prática agora.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue sua leitura:

O que é gestão de tempo para dentistas

De forma bastante simples, realizar a gestão de tempo é organizar a rotina no seu dia a dia de forma realmente planejada. Geralmente isso é feito em uma lista de atividades, com uma previsão do tempo a ser gasto em cada uma. 

O objetivo é que você possa realizar todos os seus compromissos sem correria ou estresse, de forma tranquila e saudável. E que ainda sobre um tempo para descansar, porque isso é essencial para evitar o esgotamento profissional do dentista.

Mas, para alcançar esse objetivo, é preciso de muita organização. Descubra como se faz uma ótima gestão de tempo para dentistas.

Como fazer a gestão de tempo

Para gerenciar seu tempo na gestão odontológica é preciso de organização e planejamento. Por isso, para te ajudar com esse trabalho, preparamos uma lista de orientações para sua gestão de tempo. Confira:

1. Planeje o seu dia

Gestão de tempo para dentistas de sucesso | Dental Office

Uma das partes mais fundamentais da gestão odontológica é a realização de um planejamento

Geralmente, dentistas planejam seu setor financeiro, os investimentos a serem feitos no ano, a organização dos atendimentos, etc. Contudo, também é essencial planejar o dia a dia!

Tenha uma previsão de quanto tempo você leva para qualquer uma de suas tarefas, desde realizar atendimentos odontológicos até lançar as informações de seus pacientes.

Com essa previsão, organize uma lista de tarefas para o dia, calculando o tempo de cada uma delas para caberem nas horas que você tem disponíveis.

Assim você saberá quanto tempo pode gastar em cada tarefa e conseguirá separar algumas horas do dia para coisas importantes.

2. Separe um tempo para descansar, para o lazer e para a família

No seu planejamento diário, é importantíssimo marcar as atividades do consultório. Mas não se limite a elas! É muito válido também separar horas para descansar, para atividades de lazer e também para passar tempo com a sua família!

Tudo isso é fundamental para sua saúde. E, além disso, se tiver um tempo separado para o lazer e para o descanso, você estará muito mais disposto na hora de realizar atividades do trabalho.

Essa separação ajuda, inclusive, a evitar os problemas da procrastinação. Afinal, você terá um tempo dedicado para si mesmo, então não sentirá vontade de enrolar na hora do trabalho.

3. Organize os horários de alimentação

Uma alimentação adequada também é fundamental para sua saúde! Por isso, nada de fazer refeições com pressa, comendo só comidas rápidas para voltar ao trabalho. 

É fundamental fazer refeições com calma, comendo com qualidade. E, para isso, é preciso ter um tempo dedicado a isso.

Nossa dica é: deixe os horários de alimentação previstos na sua programação diária! Isso vai permitir que você realmente cuide das suas refeições. 

Vale, inclusive, prever mais refeições no meio do dia, como um lanche à tarde, entre as consultas. Assim você garante uma alimentação mais saudável e com disciplina, o que vai acabar também te deixando mais disposto para o trabalho no consultório, e evitando que você atenda os pacientes com fome.

4. Defina prioridades

Você já experimentou a sensação de ansiedade quando há muitas tarefas a serem realizadas, inclusive algumas que são importantíssimas? 

Nesses casos, é muito comum que você não consiga focar direito no trabalho rotineiro, porque sua mente fica te levando para essa atividade mais significativa. E, no fim, você acaba não realizando nada com sua eficiência normal.

Por isso, ao preparar seu planejamento diário (ou mesmo semanal) é preciso avaliar quais são suas prioridades. Anote e destaque as atividades mais importantes e prepare um horário específico para elas. 

Isso evita atrasos para essa atividade tão importante e também afasta a ansiedade com ela, porque você sabe que já alocou um tempo para realizá-la.

5. Faça o mais difícil e mais importante primeiro

No começo do dia, geralmente estamos descansados e mais dispostos para trabalhar. Por outro lado, no fim do dia é fácil estarmos cansados e com vontade de encerrar o expediente, não é?

Por isso, se for possível, sempre realize as tarefas mais difíceis primeiro! Assim, você conseguirá dedicar o seu melhor trabalho e mais concentração para elas. 

Mas lembre: no seu consultório, todas as atividades são importantes e mesmo os atendimentos rotineiros precisam ser muito bem feitos. Então, mesmo que você separe as tarefas mais importantes, dedique uma atenção adequada também às outras.

6. Evite atrasos

A falta de pontualidade pode pôr em risco todo o seu planejamento! Afinal, quando você tem o dia inteiro bem organizado, o atraso em uma atividade pode desencadear problemas nas outras.

Então, para conseguir manter seu planejamento, busque sempre ser pontual ao máximo. Isso vai melhorar também a satisfação e a fidelização dos seus pacientes – afinal, ninguém gosta de atrasos.

Sabemos que às vezes é difícil ser 100% pontual, pois há alguns imprevistos que podem acabar atrasando seu trabalho. Por isso, sempre elabore seu planejamento com algum tempinho extra para cada atividade.

7. Mantenha a organização do consultório

Um dos piores motivos da perda de tempo em um consultório é a desorganização. Se os prontuários dos seus pacientes estão bagunçados, você não sabe onde estão os materiais e sua agenda não está bem organizada, certamente você vai atrasar os atendimentos, perder a pontualidade e estragar sua gestão de tempo.

Por outro lado, se você contar com um prontuário eletrônico bem organizado, uma agenda digital eficiente e um consultório limpo, com os equipamentos e materiais guardados no lugar certo, você vai ganhar tempo!

8. Tenha ferramentas para ganhar tempo 

Gestão de tempo para dentistas de sucesso | Dental Office

Como acabamos de ver, o prontuário eletrônico e a agenda digital podem ajudar muito na sua gestão de tempo!

O prontuário eletrônico vai deixar todas as informações sobre o cliente acessíveis e ao seu alcance o tempo todo. Já a agenda online permite uma melhor organização do dia a dia do dentista.

Além disso, um bom software de gestão para dentistas conta com diversas outras excelentes funcionalidades para melhorar o uso do tempo no seu consultório odontológico.

9. Evite usar redes sociais sem relação com o trabalho 

Durante o horário de trabalho, use as redes sociais apenas se for para se comunicar com os pacientes! Nada de perder tempo no Instagram no intervalo entre as consultas.

Pode parecer que você não fica muito tempo no celular, mas se você somar todo o tempo gasto com ele no decorrer do dia, é fácil perceber que as redes sociais são um risco para sua gestão de tempo.

Além disso, elas desviam o seu foco e podem fortalecer sua sensação de procrastinação, o que vai prejudicar ainda mais seu trabalho.

10. Faça pequenas mudanças no seu consultório

A última dica parece não ter tanta relação com a gestão de tempo, mas não se engane. Ela é fundamental para sua produtividade, para evitar a procrastinação e garantir que você não perca muito tempo em cada tarefa: mude o visual do seu consultório!

Quando você trabalha muitas horas no mesmo lugar, todos os dias, a padronização acaba te afetando. Ela causa um bloqueio mental, que dificulta sua eficiência, alimenta a procrastinação e pode até dar sono.

Já a inovação tem o efeito contrário! Ela rejuvenesce a mente, te deixa mais desperto, atento e animado para trabalhar. 

Por isso, busque fazer pequenas mudanças em seu consultório, desde trocando a decoração até mudando o lugar dos móveis. Tudo é válido!

O que não pode faltar na rotina de um dentista

Além das dicas para preparar sua gestão de tempo, queremos também comentar que tipo de atividades precisam sempre fazer parte do seu planejamento! Afinal, há algumas tarefas que são importantíssimas para a rotina de um dentista.

Confira algumas das principais: 

  • Atendimentos diários: essa é óbvia, não é? Seus atendimentos precisam estar sempre previstos no planejamento.
  • Organização financeira: ficar ligado no seu financeiro é muito importante para garantir a saúde do seu consultório.
  • Aprendizado: dedicar um tempinho para aprender mais é essencial em uma gestão para dentistas de sucesso.
  • Relacionamento com o paciente: tire um tempo para fortalecer o contato com os pacientes e a sua fidelização. Isso é fundamental para o sucesso de um consultório odontológico.
  • Descanse: dedicar um tempo para si mesmo ajuda a manter a saúde mental e a estar disposto para o trabalho.

Esses são só alguns exemplos que não podem faltar no seu dia a dia! Descubra o que mais é essencial para o seu trabalho e lembre de deixar isso sempre programado no seu planejamento diário.

Se quiser saber mais ainda, confira nosso eBook com um checklist de tudo que você precisa para um consultório odontológico de sucesso: