TikTok para dentistas: como viralizar e atrair mais pacientes

O TikTok para dentistas já é uma realidade. Afinal, esta rede social teve 175 milhões de downloads, apenas no primeiro trimestre de 2022.

Nesse sentido, tornou-se uma das ferramentas mais poderosas para estratégia de marketing destes profissionais.

Embora não seja uma plataforma de fácil entendimento no início, desde que o TikTok se popularizou houve movimentações entre os profissionais, que buscaram se destacar e tornar seus serviços odontológicos conhecidos.

Contudo, sabemos como a mudança para uma nova rede social pode ser complicada e causar relutância.

Porém, devido a sua popularidade, a ferramenta permite que você alcance diferentes grupos de usuários que engajam com seu conteúdo e promovam com facilidade para clientes em potencial te encontrarem.

Além disso, o TikTok permite alavancar vídeos rápidos por meio de um fenômeno conhecido como viralização, que aumenta a interação do público.

Para facilitar o uso desta rede social e aumentar a disseminação do seu conteúdo, reuni as principais informações que você precisa para começar seu TikTok para dentistas.

Então, continue a leitura e confira:

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O que é TikTok?

Em 2014, existia um aplicativo de nome Musical.ly que se tornou extremamente popular entre jovens com menos de 20 anos. Assim, após 3 anos, a rede social atingiu mais de 200 milhões de usuários.

Logo, um grupo chinês se interessou pela compra do aplicativo e realizou a transação, após negociações o transformou no TikTok como conhecemos hoje.

Embora o nome tenha sido alterado, o objetivo da rede social segue muito semelhante e com alguns recursos adicionais como vídeos de cortes dinâmicos, efeitos sonoros, filtros e músicas.

Portanto, mesmo que algumas pessoas acreditem ser uma perda de tempo investir no TikTok, utilizar esta ferramenta é fundamental para se posicionar com mais proximidade de potenciais pacientes.

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Então, agora que você já conhece o TikTok, vamos conferir porque ele é tão importante para os dentistas.

TikTok para dentistas: como viralizar e atrair mais pacientes | Dental

Por que o uso do TikTok para dentistas é importante?

Primeiro, os dentistas que desejam se manter ativos no mercado precisam acompanhar as tendências e o TikTok é definitivamente uma delas.

Logo, para atrair a atenção dos usuários da Geração Z é preciso entender como a rede social funciona.

Embora possa ser uma moda passageira no universo da internet, os usuários mais novos que usufruem do TikTok estão sempre gerando conteúdos e engajando com outros produtores.

Com essa alta popularidade, possivelmente veremos pessoas de gerações mais antigas migrando para a ferramenta, mesmo que elas atuem como usuários “passivos” que apenas assistem aos conteúdos.

Portanto, a plataforma é uma das maneiras mais eficazes de alcançar esses públicos. Confira alguns dados sobre o TikTok que foram publicados no relatório da Wallaroo Media:

  • Existem mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente
  • É o aplicativo mais baixado da Apple, com 33 milhões de downloads
  • Os usuários passam cerca de 52 minutos na plataforma, todos os dias
  • 90% se envolvem com o aplicativo mais de uma vez durante o dia

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Conhecer novas formas de se conectar com possíveis pacientes permite diversas vantagens, mas não somente isso, com um público engajado você pode aumentar a lucratividade da sua clínica odontológica de outras formas.

Além disso, a maioria dos dentistas ainda não utiliza o TikTok, então você terá uma vantagem competitiva maior ao adotar a ferramenta o quanto antes.

Como ficar de acordo com as questões éticas para produção de conteúdo no TikTok para dentistas?

Primeiramente, é importante saber que o código de ética da odontologia não tem nada contra a rede social, desde que seu consultório esteja com toda a documentação correta e dentro das normativas.

As recomendações são que você coloque o CRO e o nome profissional em todas as plataformas.

Além disso, sua clínica odontológica também deve estar dentro das normas de vigilância sanitária, uma vez que tudo deve estar funcionando plenamente antes da exposição virtual.

Ou seja, o que não pode acontecer é qualquer tipo de constrangimento ao público de forma geral, como sugere o Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Outra dica importante é que o dentista também não pode quebrar o sigilo profissional, ética e veicular informações falsas ou enganosas, menos ainda desvalorizar a profissão.

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Quais são as principais funcionalidades do TikTok?

Na rede social encontram-se inúmeros vídeos com diferentes temas e especialidades. Desde cenas de humor e memes até dublagens, histórias reais, danças e conteúdos de aprendizado.

Além disso, também é possível gravar um dueto respondendo aos vídeos de outros usuários. Para isso, basta criar uma tela dividida com as gravações e as reações são infinitas.

Você pode incluir seus próprios sons ou ainda fazer sincronização com os lábios do áudio de outra pessoa, o que costuma gerar um ótimo engajamento.

Ainda vale ressaltar que os vídeos podem ter de 15 segundos até um minuto de duração. Porém, você também consegue enviar conteúdos mais longos se gravados fora do aplicativo.

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Como ter uma boa performance no TikTok para dentistas?

Se você chegou até aqui então provavelmente está interessado em começar a usar o TikTok para promover sua clínica odontológica. O sentimento não é à toa, uma vez que te aproxima do seu público.

No entanto, existem algumas estratégias e melhores práticas para te ajudar a obter melhores resultados e com mais agilidade.

Continue a leitura que irei compartilhar cada uma delas com você.

Crie um perfil e conteúdos relevantes

Antes de mais nada você deve criar um perfil forte no TikTok, a boa notícia é que é um processo rápido e fácil. Porém, você precisa pensar cuidadosamente nisso.

Para começar você precisa escolher um nome de usuário, é importante que ele seja acessível e profissional ao mesmo tempo. Nada impede que seja seu próprio nome ou da sua clínica odontológica.

Além disso, escolha uma foto de perfil do seu rosto ou até mesmo do logotipo do seu consultório.

Também recomendo que você pense em uma biografia divertida e que chame a atenção dos usuários, para criar um relacionamento com seu público.

Ainda assim, também é possível vincular seu perfil do TikTok a suas outras redes sociais como Instagram, YouTube e Facebook para maximizar sua visibilidade e gerar ainda mais engajamento.

Como ele é conhecido pelos vídeos de tamanho curto, é uma ótima forma de encorajar os usuários a verem seus conteúdos de formato longo nas outras ferramentas.

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Conte sempre com as hashtags

As hashtags não são essenciais para todas as redes sociais, mas são importantes na sua experiência com o TikTok.

Seu funcionamento é muito parecido com o Instagram, onde você adiciona várias a cada postagem e assim suas publicações serão encontradas pelos usuários que procuram os tópicos que você está sinalizando.

Embora o uso de hashtags específicas do segmento ajude você a se conectar com pessoas interessadas em seu conteúdo, você deve incluir outras em pelo menos alguns de seus vídeos.

Por exemplo, hashtags baseadas em localização podem ajudá-lo a se conectar com o público local que poderia se tornar pacientes da sua clínica odontológica.

Além disso, quando são baseadas em interesses e relacionadas ao tema da sua publicação, elas também podem conectar você com um público interessado e receptivo às suas postagens.

Também existem as hashtags que estão em alta no momento e apresentam níveis de interesse acima do normal. Nada te impede de usar em suas publicações para aumentar a visibilidade.

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Torne seu conteúdo divertido

O TikTok é uma rede social jovem e divertida, a maior parte dos usuários tem entre 16 e 24 anos, então considere este público antes de mergulhar na rede social e produzir seus conteúdos.

Contudo, nada te impede de compartilhar informações valiosas na plataforma, elas são uma ótima maneira de se conectar e ganhar confiança do seu público. Porém, apenas lembre de fazer isso de uma forma leve e descontraída.

Nós sabemos como é um desafio transmitir muito conhecimento e ser divertido ao mesmo tempo em 15 segundos.

Sendo assim, você pode prender a atenção dos usuários com seu vídeo no TikTok e em seguida direcioná-los para um conteúdo mais longo fora da plataforma.

Mantenha um conteúdo visual atraente

Uma ótima opção para se destacar no feed do TikTok é optar por vídeos visualmente atrativos e interessantes.

Por exemplo, imagine uma publicação que mostra o processo de manutenção do aparelho, com cores brilhantes ou filtros divertidos. Eles são mais interessantes e prendem a atenção dos usuários.

Dessa forma, aumenta as chances de engajamento, o que envolve ainda mais o seu público.

Você também pode compartilhar sua rotina no consultório e o dia a dia da sua equipe, uma vez que os conteúdos pessoais costumam ser um sucesso, além de procedimentos em alta e tendências do momento.

Ler também: Guia completo da precificação odontológica de sucesso para sua clínica

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Peça para seus clientes postarem sobre você no TikTok

O conteúdo gerado pelos próprios usuários é poderoso em todas as redes sociais e com o TikTok não é diferente.

Assim, você deve criar um conteúdo que envolva seus pacientes e pedir que eles compartilhem sobre suas consultas mais recentes ou as experiências que tiveram com os serviços prestados pela sua clínica odontológica.

Com isso, você cria ainda mais autoridade de marca. Não se esqueça, é claro, de interagir com os usuários e sempre que possível curtir, comentar e responder questionamentos.

Otimize seu conteúdo para a página For You

Ao abrir o TikTok, a primeira coisa que você verá é a página For You. Basicamente, é um fluxo de vídeos selecionados para você pelo algoritmo baseado no conteúdo que você interagiu no passado.

Em suma, a página é personalizada para cada usuário de forma individual e um dos grandes objetivos dos usuários é chegar nela. Nesse caso, as hashtags aqui também se fazem importantes.

No entanto, a melhor maneira de fazer isso é ser consistente na criação de conteúdos que irão ser de interesse do seu público, uma vez que não existe uma fórmula mágica para enganar o algoritmo.

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Use as análises de desempenho para melhorias

Outra opção interessante é atualizar seu perfil pessoal para uma conta profissional gratuita. Com isso, você terá acesso a detalhes de performance e alcance das suas postagens.

Dessa forma, você pode rastrear as visualizações dos vídeos e do seu perfil, contagem de seguidores e até mesmo informações demográficas sobre os usuários que seguem sua conta.

Ou seja, o TikTok para dentistas é uma estratégia muito interessante, então recomendamos que você dê uma chance à ferramenta.

Afinal, a plataforma conta um público incrivelmente envolvido e muitos dentistas já estão presentes e com milhares de seguidores. Sendo assim, só faz sentido migrar para o TikTok e aproveitar a rede social da vez. 

Porém, se você já produz conteúdo relevante para o Instagram, conta com uma base de pessoas engajadas e se encaixa em todos os pré-requisitos, é possível participar do Programa Influenciador Digital do Dental Office.

Entre os benefícios está aproveitar os benefícios por até 3 meses do nosso software odontológico sem custo algum.

Ficou interessado? Então confira agora mesmo como se tornar um influenciador digital do Dental Office.

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