Fotografia odontológica: dicas

Tempo de leitura: 5 min

A fotografia está ajudando muitos dentistas na odontologia moderna. Usa-se dela para realizar comparações de antes e pós tratamento, em documentações, propagandas ou até mesmo à apreciação estética.

Sua clínica ou consultório está por fora do assunto? Então, não deixe embarcar nesse post e descobrir o universo da fotografia na odontologia.

Determine um objetivo

Fotógrafa com a camera na mão

Como já dissemos anteriormente, sua clínica ou consultório odontológico pode usar a fotografia e registrar a estética dental do paciente com o antes e depois do tratamento e mostrá-lo o resultado alcançado.

Usa-se também na documentação interna, que servem de parâmetro para melhorias, análise de problemas, diagnóstico e entre outras atribuições. Além disso, alguns dentistas utilizam da fotografia como forma de arte.

É necessário determinar uma finalidade, pois cada um desses objetivos se divergem da técnica fotográfica.

Por exemplo, você pode fazer uma foto com contraste aumentado para mostrar melhor o matiz do dente, isso não documenta necessariamente o real, mas deixará claro a mensagem que pretende passar.  

Legislação

Logo CFO

Antes de tudo é importante consultar o Conselho Federal de Odontologia e o Conselho Regional de Odontologia que tem manuais éticos para publicidade odontológica.

Por isso, não caia no erro de publicar fotografias de ‘antes e depois’ nas redes sociais, isso não é permitido nem mesmo com o consenso do paciente.

Deixamos como fonte de informação o manual de ética do CRO – SP.  

O que necessitamos para fotografar?

Mulher segurando máquina fotográfica

Para fotografar necessitamos de equipamento e técnica:

  • Equipamento:

O equipamento é muito importante para a qualidade que você pretende alcançar nas fotografias.

Pode tirá-las no celular até em câmeras profissionais, o importante é que a qualidade da imagem esteja adequada ao objetivo definido.

CÂMERAS SLR

A câmera SRL possui um sistema de espelhos de movimentação semi-automático que ajuda o fotógrafo a ver exatamente o que será capturado. Esse modelo de câmera é ideal para qualquer objetivo do consultório.

Uma câmera SLR está custando em média de R$ 1.500,00 a R$ 2.000,00.

Camera SLR Nikon

Caso precise de uma foto mais técnica para a documentação será necessário adquirir lentes e flashes, como estes:

[lente macro 100mmm]

Lente Macro

[canon macro ring lite mr-14ex]

Macro Ring

Nesses casos a lente faz toda diferença na fotografia odontológica, porque a câmera SLR sem lente é utilizada como paisagem, foto ampla e aberta, enquanto com a lente, a câmera destaca a região da boca em alta definição.

Sem a lente notará que para focar na região da boca terá que aproximar a câmera próximo dele e isso afetará em toda iluminação e foco da imagem.  

Além disso, é importante adquirir um flashe de acoplar, só assim a imagem ficará em alta qualidade.

  • Técnica:

A técnica é fundamental, pois não adiantará em nada adquirir uma câmera profissional caríssima e não ter um conceito fotográfico pré-definido. Isso se reflete até na maneira de segurar a câmera, a iluminação do ambiente e a perspectiva.

Deixamos a seguir exemplos de técnicas fotográficas que você pode pesquisar mais afundo:

EFEITO BOKEH

O Bokeh é reconhecido principalmente pelo desfoque em forma de disco que é ocasionado pelas luzes ou áreas ao fundo da imagem, parecendo bolinhas, na maior parte dos casos.

Foto de criança sorrindo com efeito bokeh

LENS FLARE

O Lens Flare nada mais é do que uma distorção do raio de luz quando ele entra diretamente pela lente – porém pelas bordas, não exatamente pelo centro.

Foto de mulher com capuz com efeito lens flare

REGRA DOS TERÇOS

Nós já falamos bastante aqui sobre a regra dos terços, uma sugestão para a disposição dos elementos em uma foto, de forma que eles fiquem mais bem distribuídos.

Para isso, é preciso dividir a tela mentalmente em nove partes e tentar enquadrar o elemento principal em um dos quatro pontos centrais, conforme a imagem a seguir:

Regra dos terçosGOLDEN HOUR

Não é só o Lens Flare que aparece melhor (e mais naturalmente) no pôr ou no nascer do sol – esses horários são os “queridinhos” dos fotógrafos.

Eles são chamados de “Golden Hour”, ou “A Hora de Ouro” no inglês, e são perfeitos para fotografias de retrato ao ar livre.

Golden Hour

Relacionamento com o Paciente

  • EVOLUÇÃO NO TRATAMENTO

Uma sacada genial para manter a constância do paciente durante o processo de tratamento, é mostrar a ele, em todas as sessões, o antes e depois na fotografia.

Assim, ele será engajado a comparecer nas sessões e acompanhar a evolução do tratamento.

  • CAPTURAR PACIENTES COM A EVOLUÇÃO DO TRATAMENTO

Vender um bom plano de tratamento é uma tarefa complicadíssima, porque é nesse momento que o visitante pode-se tornar um paciente.

Por isso, se seu consultório ou clínica odontológica colocar junto com a venda do tratamento a evolução fotográfica, para o representar o resultado do procedimento, isso será um diferencial importante no momento da venda do tratamento.

Porém, se sua clínica ou consultório vende os tratamentos via mídia impressa e marketing digital, não será possível seguir essa estratégia, pois estará cometendo crime ético.

A alternativa para isso é mostrar para esse possível cliente, apenas como exemplo.

  • DIVULGAÇÃO EM REDES SOCIAIS

Redes Sociais

Disponibilizar as fotografias odontológicas nas redes sociais ajudará a promover o consultório.

O paciente 3.0 ou paciente digital só acredita vendo, não adianta apenas falar que os procedimentos são eficazes, você terá que mostrá-los.

Mas, é importante lembrar que temos a barreira da legislação e não poderá colocar nada do paciente nas mídias de publicidade.

Nossa dica é utilizar bancos de imagens gratuitas, como:

FREE IMAGENS

O Free Imagens, possui diversas imagens em alta qualidade, totalmente grátis.

Sorriso feminino

DREAMSTIME

O Dreamstime é considerado um dos maiores banco de imagens do mundo, possuindo 87 milhões de imagens em estoque, com 23 milhões de usuários.

Sorriso antes e depois

Obs: cada plataforma de rede social têm políticas específicas na divulgação de fotografias de antes e depois.

NAPPY

Nappy, é um banco de imagens com apenas modelos negros.

Mulher Sorrindo

Homem Sorrindo

IMCREATOR

Im creator ou Im free, além de possuir as imagens mais utilizadas nos bancos de imagens, possui ainda divisão por categoria intuitiva e muitos ícones.  

Senhor Sorrindo PIXABAY

Outra alternativa é Pixabay uma comunidade de compartilhamento de imagens.

Mulher Sorrindo

Enfim, existem muitos outros bancos de imagens gratuitos ou pagos com fotografias em alta qualidade.

O importante é estar atento aos manuais de ética da CFO, para não cometer nenhuma infração.

Documentação

Outra maneira de utilizar a fotografia no consultório é armazená-la na ficha do paciente, assim o consultório acompanha a evolução, diagnóstica os problemas e melhorias, formula as hipóteses.

Além disto, a fotografia ajudará na comunicação de dentistas e laboratórios protéticos, para os fabricação dos modelos em gesso dos dentes.

Claro, que imprimir cada foto torna-se um trabalho exaustivo, por isso o seu consultório pode contar com o melhor software odontológico, o Dental Office.

Que além de colocar as imagens na ficha do paciente, você consegue organizar os prontuários de maneira intuitiva, colocar os documentos do paciente, registrar os receituários, atestados e todos os dados pessoais.

Enfim:

A fotografia é uma poderosa aliada para o consultório, por isso, planeje-se e determine um objetivo que se enquadre com a realidade do consultório:

  • você pode usá-la para o relacionamento com o paciente, utilizando para engajar, mostrando a evolução do tratamento;
  • Para publicidade, mas fique atento à legislação regional de publicidade odontológica;
  • e ainda utilizá-la para documentação e registro do cadastro de cada paciente.

Assim a fotografia ajudará no gerenciamento, organização, engajamento do paciente e também à publicidade do consultório.

Lembre-se que quanto maior o investimento maiores serão os resultados.

 

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Agradecemos a leitura!

 

Guia Completo: Marketing para Clínicas Odontológicas
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