WhatsApp para dentistas: como utilizar a ferramenta?

O WhatsApp se tornou uma ferramenta indispensável para a comunicação no mundo atual, e o universo da odontologia não é exceção. Essa plataforma oferece diversas vantagens para dentistas que desejam otimizar a comunicação com pacientes, agendar consultas, fidelizar clientes e aumentar o lucro da clínica.

Segundo a pesquisa “Mensageria no Brasil”, 76% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para interagir com as marcas. E com o WhatsApp integrado ao seu sistema de gestão, isso ficou ainda mais fácil.

Preparamos um guia completo de como usar a ferramenta com mais praticidade e eficiência. Baixe agora mesmo!

Benefícios da rede social

Não é só texto

Além de textos e ligações, o WhatsApp ainda oferece suporte para vídeos e imagens.

Você pode mandar o seu cartão de visitas, enviar reportagens, imagens, vídeos, áudios e até a localização do seu consultório.

Isso revoluciona a comunicação e o relacionamento com os seus pacientes, abrindo uma imensidão de possibilidades.

Que tal mandar um vídeo de dicas de cuidados odontológicos? Você pode!

Mas, para tudo isso, é preciso tomar alguns cuidados e evitar erros no atendimento, para esse sonho de comunicação não se tornar um pesadelo.

Cuidados para o uso do WhatsApp ser um sucesso

Promova sua identidade visual

Use sempre uma foto de perfil que mostre a cara da sua clínica e aproveite o fato de o WhatsApp permitir o uso de imagens e vídeos para sempre que possível utilizar algo que remeta ao seu trabalho.

Tudo isso pode ajudar a melhorar sua estratégia de marketing odontológico.

Não use o WhatsApp pessoal

Quando se trata de uma clínica odontológica, é comum que existam perfis diferentes, o da clínica e o do dentista. Já quando falamos do profissional que atende sozinho em seu consultório, é comum que os perfis estejam unidos. 

Contudo, é importante que estejam separados, pois além de tornar os atendimentos odontológicos mais organizados, você transmite um ar mais profissional para o seu negócio. 

Além disso, quando o perfil profissional é o mesmo que o pessoal, pode gerar bastante desconforto para o paciente, que em algum momento pode lhe enviar uma mensagem fora do seu horário de serviço e acabar não sendo atendido.

Por esse e entre outros motivos é recomendado o uso de diferentes perfis, para que tudo ocorra da maneira mais profissional possível.

Nunca deixe seu paciente sem resposta

Ninguém gosta de ficar sem resposta! Enviar uma mensagem e não receber qualquer tipo de devolutiva, ainda mais quando é um caso sério, como um tratamento odontológico.

Por isso, nunca deixe de responder mensagens e, se for preciso, defina alguém da sua equipe para se responsabilizar por sempre responder os contatos. Essa atenção certamente vai facilitar a fidelização dos seus clientes.

Cuidado com o que escreve

Lembre-se sempre de que as suas mensagens levam consigo a cara da sua clínica. Pois isso, aproveite para transmitir o que ela tem de melhor.

Sempre busque mostrar profissionalismo, seriedade, comprometimento e conhecimento ao entrar em contato pela rede social. Nesse sentido, evite exagerar nos emoticons.

Não sobrecarregue seus pacientes

É muito legal entrar enviar materiais interessantes para seus pacientes – desde reportagens e dicas de uma boa higiene bucal até mensagens de feliz aniversário.

No entanto, ninguém gosta de Spam. Sobrecarregar seu paciente com mensagens acaba tornando-se um marketing negativo para sua clínica. 

Tenha sempre um planejamento de envio de mensagens, para evitar esse tipo de sobrecarga.

Evitar conversas sobre diagnóstico

Seja você, a secretária ou outra pessoa a responsável por responder no WhatsApp, a possibilidade de confundir algum paciente ou passar alguma informação errada é grande.

Isso gera mal estar e pode terminar se tornando um marketing negativo para a clínica. Por isso, conversas sobre diagnósticos deve ser sempre muito bem avaliadas.

Não conversar sobre valores de tratamentos

O custo de um tratamento é um assunto que deve sempre ser tratado presencialmente ou, no máximo, por ligação telefônica. 

Isso porque muitas vezes o tratamento pode ter um valor elevado e o paciente acaba se assustando.

Pessoalmente, você dentista tem toda a possibilidade de apresentar os motivos do custo e os benefícios do seu tratamento, em uma conversa mais humanizada.

WhatsApp Web X WhatsApp Business

O WhatsApp Web é uma versão web do aplicativo WhatsApp Messenger, que permite que você utilize o WhatsApp no seu computador. Logo, a versão business também é responsiva e pode ser utilizada em um PC. 

Veja o resumo das principais diferenças entre o WhatsApp Web e o WhatsApp Business:

RecursoWhatsApp WebWhatsApp Business
PerfilPerfil básicoPerfil comercial
MensagensMensagens regularesMensagens regulares, mensagens automatizadas
EtiquetasNão disponívelDisponível
Catálogo de produtosNão disponívelDisponível
UsoCelular e computadorCelular e computador

Conte com um software com WhatsApp integrado

A presença do WhatsApp integrado no seu software abre várias possibilidades para um trabalho mais ágil e completo com o aplicativo.

Entre em contato com a Dental Office e descubra como podemos te ajudar a aproveitar ao máximo essa poderosa ferramenta.

Ah, e não deixe de conferir o material especial sobre o uso do WhatsApp que preparamos para você!

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