Como não errar na gestão da sua clínica odontológica

Ser um bom dentista obviamente é a principal parte do caminho para o sucesso da sua clínica odontológica.

No entanto, não dá mais para contar apenas com essas habilidades.

Hoje em dia, ao abrir uma clínica, o dentista também precisa ter um pouco do feeling de um empreendedor, para lidar com a gestão do seu negócio. 

Mesmo ótimos dentistas podem ter problemas em seus empreendimentos por causa de dificuldades na gestão – ainda mais com a competitividade acirrada no mercado odontológico atual.

Então venha conosco, conheça alguns erros que não podem ser cometidos e descubra quais percalços evitar no caminho para sua clínica ser muito mais rentável.

Falta de organização profissional

Um erro bastante comum e que muitas vezes parece não ser tão importante é a falta de uma organização profissional.

Quando não há uma organização profissional, todo o trabalho começa a ficar atropelado, o dentista pode acabar chegando atrasado em consultas, perder prazos e se perder na própria gestão da clínica.

Organização é sinônimo de planejamento, então para evitar essa falta, busque planejar seu dia, sua semana, seu mês. 

Programe suas consultas, o trabalho de gestão que deve ser feito na empresa, os cursos a serem completados no ano e as viagens que você pretende fazer.

Aproveite ferramentas de planejamento, como a Matriz SWOT.

Ela permite ver todas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que envolvem a sua clínica, e permitir um planejamento mais completo.

Além disso, conte com o Dental Office, que oferece controle de agenda, centralização de informações, organização dos processos e mais!

Gestão financeira ineficaz

A gestão financeira da clínica é parte essencial para o sucesso do seu empreendimento, afinal, é ela que controla a receita e as despesas do seu negócio.

Sem um controle financeiro, você não sabe se os gastos com equipamentos dentários estão sendo grandes demais, ou se a inadimplência dos clientes estão causando problemas para as finanças da clínica.

Para evitar esse problema, é preciso acompanhar de perto as finanças, realizar planejamentos financeiros periódicos e saber calcular as métricas financeiras da clínica.

Esse controle pode ser feito de forma manual, mas um software de gestão como o Dental Office disponibiliza ferramentas automatizadas específicas para esse fim, que vão facilitar o processo.

Além disso, um software é de grande valia contra um dos grandes problemas da gestão – ele ajuda a reduzir a inadimplência.

Mas o essencial é nunca deixar a gestão financeira em segundo plano.

Misturar o profissional com o pessoal

Quando você possui a sua própria clínica, é muito fácil deixar os mundos profissional e pessoal se misturarem. Afinal, a clínica faz parte da sua vida, certo?

No entanto, isso pode criar problemas para a gestão financeira, para o planejamento e para tantos setores que podem acabar tornando sua gestão incontrolável. 

É preciso separar os dois mundos, para poder aproveitar o que cada um tem de melhor a oferecer.

Descuidar do marketing

Com a competitividade cada vez maior no setor da odontologia, o marketing se tornou essencial para sua clínica se destacar no mercado.

Mas para não gastar tempo e dinheiro em estratégias de marketing que não darão resultado, é preciso de um cuidado especial.

É preciso conhecer seu público-alvo, desenvolver estratégias, investir no Inbound Marketing de sua clínica e saber agir nas redes sociais.

Veja algumas dicas para utilizar o WhatsApp de forma eficiente e também como aproveitar o Instagram em sua clínica.

Pois sabemos que um atendimento humanizado é um dos caminhos para a fidelização dos seus clientes, e a presença nas redes sociais pode fazer eles se identificarem com o que sua clínica tem a oferecer.

Esquecer do marketing pessoal

O marketing da clínica é fundamental, mas ele se torna muito mais eficiente quando combinado com um bom marketing pessoal.

Ele é o conjunto de estratégias de marketing que vão deixar a imagem do dentista mais popular e atrativa.

Afinal, o dentista é a parte principal de toda a clínica. 

Através dessa construção de imagem, ele ganha o aumento de autoridade, a atenção do cliente e também a atração de novos clientes.

Mas como fazer o marketing pessoal dar certo?

Alguns dos pontos centrais são o cuidado com a imagem e o visual, a presença na comunidade, o uso de um tom de voz adequado ao falar com os pacientes e, principalmente, demonstrar o conhecimento na área.

Não basta ter uma grande formação e ser um excelente profissional. É preciso saber demonstrar isso ao conversar com o seu paciente. 

Isso te dá um marketing pessoal muito positivo e esse cliente certamente vai recomendar a sua clínica para amigos e familiares.

Outra estratégia interessante é buscar o seu diferencial: 

Como profissional da odontologia, o que te destaca dos outros dentistas?

Invista nisso e veja o seu marketing pessoal crescer muito!

Não fidelizar seus pacientes

Atrair clientes novos é sempre muito importante para a saúde financeira da sua clínica.

No entanto, é preciso lembrar que clientes fidelizados são garantias de um fluxo de atendimento, agenda cheia e, claro, maior renda.

Por isso é preciso aprender a conquistar o seu cliente desde sua primeira visita – ou mesmo antes de ele chegar até você.

Tenha um ambiente aconchegante, se mostre sempre aberto para tirar dúvidas e faça o paciente se sentir especial.

Conheça neste ebook dez táticas para fidelizar o paciente na odontologia.

Não acompanhar a tecnologia

A tecnologia evolui a olhos vistos e a cada momento há novidades, tanto no próprio setor odontológico quanto na gestão e no marketing.

Por isso, é preciso estar atento para não ficar para trás nesse mercado competitivo.

Afinal, a tecnologia deve ser sua amiga!

A tecnologia de impressão 3D, por exemplo, é uma verdadeira revolução na odontologia. 

Essa tecnologia permite, inclusive, a criação de modelos odontológicos cirúrgicos em 3D, que facilitam muito o planejamento pré-operatório. 

Outro grande auxílio da tecnologia está no seu relacionamento com o cliente.

Com mais agilidade e novos canais de comunicação, uma utilização apropriada da tecnologia pode dar credibilidade para a sua clínica.

O próprio WhatsApp é uma ótima ferramenta para isso, e agora, com o aplicativo integrado ao seu sistema Dental Office, ele se torna ainda mais útil.

A tecnologia também é central no marketing e é preciso estar atento às tendências do Inbound Marketing – um ímã para atrair novos clientes através da produção de conteúdos que interessem para eles.

Por fim, não dá para esquecer da importância de um software digital que atenda as necessidades da sua clínica, mas isso merece um tópico só para si.

Não dar importância para um bom software

Isso é um erro central que vai impedir uma gestão de qualquer clínica.

Afinal, é o software que vai centralizar a maior parte das operações necessárias para sua clínica crescer e se manter no mercado com sucesso.

Se você ainda não adquiriu o seu, a hora de ter um software é agora

Conheça o que o Dental Office tem para oferecer! 

E se, você já utiliza o software, aproveite todas as funcionalidades para facilitar a gestão da sua clínica.

O Dental Office vai te dar todas as ferramentas necessárias para uma organização profissional de qualidade e uma gestão financeira eficaz.

Além disso, ele facilita sua comunicação com os clientes através do WhatsApp integrado.

O software também melhora a experiência do seu cliente e é o melhor caminho para tornar a sua clínica ainda mais rentável.

Dicas bônus!

Tudo isso são peças-chave para o sucesso de uma clínica de odontologia, mas é sempre importante lembrar de outros itens essenciais:

Chegue sempre na hora: Ninguém gosta de esperar, muito menos os clientes.

Então seja pontual e mostre ao seu paciente que o profissionalismo é regra na sua clínica.

Atendimento é tudo: A forma como você atende o seu paciente é chave para conquistá-lo.

Mostre que ele é especial e garanta que ele volte a procurar a sua clínica.

Além disso, um atendimento apropriado facilita também que o seu paciente compreenda e aceite os valores dos procedimentos.

Tenha uma recepção impecável: Não adianta você tomar cuidado com o seu atendimento se a recepção da sua clínica não for bom também.

Invista em treinamentos e em um espaço agradável para que a recepção já faça seu cliente sentir-se confortável com sua clínica.

Mantenha um ambiente limpo e organizado: Uma clínica que não tenha cuidado com sua limpeza não passa confiança. 

Um ambiente sujo é um dos caminhos mais rápidos para garantir que o cliente não volte mais.

Invista em decoração: Uma recepção impecável e um ambiente limpo e organizado mostram profissionalismo.

Mas uma decoração bem feita é o próximo passo para conquistar o cliente.

Isso tudo vai garantir que ele lembre sempre da sua clínica – tanto quando precisar de um procedimento quanto para indicar o seu trabalho para um amigo ou familiar.

Porque a hora de ter um software é agora?
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